quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Prêambulo - Capítulo 11 - Você é Meu parceiro

Desta seção do Zohar nós aprendemos que nosso objetivo primário na vida é completar e aperfeiçoar a criação através de nossa transformação espiritual e crescimento. Em adição, Rabbi Shimon implora a seus estudantes para não compartilharem ou falarem de conhecimento espiritual que não é derivado diretamente da boca de seu professor. Fazendo isso, ele avisa, pode causar morte e trazer destruição para nosso mundo físico. A força para fazer nossas próprias correções na vida e para completar o pensamento da criação é nos dado no momento que escaneamos esta seção. Nós adquirimos a disciplina para sempre permanecer no verdadeiro caminho do conhecimento, e nós ganhamos força para evitar a tentação pelos caminhos mais fáceis mas menos poderosos ensinamentos. 


בְּרֵאשִׁית. ר' שִׁמְעוֹן פְּתַח, וָאָשִׂים דְּבָרַי בְּפִיךָ. כַּמָּה אִית לֵיהּ לְבַר נָשׁ לְאִשְׁתַּדְּלָא בְּאוֹרַיְיתָא יְמָמָא וְלֵילְיָא, בְּגִין דְּקָדוֹשׁ בָּרוּךְ הוּא צַיֵּית לְקָלְהוֹן דְּאִינוּן דְּמִתְעַסְּקֵי בְּאוֹרַיְיתָא, וּבְכָל מִלָּה דְאִתְחַדֵּשׁ בְּאוֹרַיְיתָא, עַל יְדָא דְהַהוּא דְּאִשְׁתַּדַּל בְּאוֹרַיְיתָא, עָבֵיד רְקִיעָא חָדָא

61. Beresheet. Rabbi Shimon abriu a discussão com o verso, "E eu tenho colocado Minhas palavras em sua boca" (Yeshayah 51:16). Como é importante  para a pessoa estudar laboriosamente a Torah dia e noite. Muito importante, porque o Santo Único, abençoado seja Ele, ouve com atenção as vozes que se ocupam no estudo da Torah. E cada palavra que recebe uma nova interpretação no estudo da Torah cria um novo Firmamento. 

תְּנַן בְּהַהִיא שַׁעֲתָא דְּמִלָּה דְּאוֹרַיְיתָא אִתְחַדְּשַׁת מִפּוּמֵיהּ דְּבַר נָשׁ, הַהִיא מִלָּה סַלְקָא, וְאִתְעַתְּדַת קַמֵּיהּ דְּקָדוֹשׁ בָּרוּךְ הוּא. וְקָדוֹשׁ בָּרוּךְ הוּא נָטֵיל לְהַהִיא מִלָּה, וּנְשֵׁיק לָהּ, וְעַטַּר לָהּ בְּשַׁבְעִין עִטְרִין גְּלִיפִין וּמְחַקְּקָן. וּמִלָּה דְּחָכְמְתָא דְּאִתְחַדְּשָׁא, סַלְקָא וְיַתְבָא עַל רֵישָׁא דְּצַדִּיק חַי עַלְמִין. וְטָסָא מִתַּמָּן, וְשָׁטָא בְּשִׁבְעִין אֶלֶף עַלְמִין, וּסְלֵיקַת לְגַבֵּי עַתִּיק יוֹמִין וְכָל מִלִּין דְּעַתִּיק יוֹמִין, מִלִּין דְּחָכְמְתָא אִינוּן בְּרָזִין סְתִימִין עִלָּאִין

62. Nós temos aprendido que no momento que uma nova interpretação da Torah é apresentada por qualquer pessoa, essa palavra ascende e encontra o Santo Único, abençoado seja Ele, recebe este assunto e o beija. Ele também adorna com setenta esculturas e coroas inscritos. E esta nova palavra de conhecimento que é revelada é então colocada sobre a cabeça dos Justos que vivem para sempre. Então ele voa e flutua através de 70.000 mundo até alcançar Atik Yomin, QUE É A SEFIRAH DE KETER. E todas as palavras de Atik Yomin são palavras de sabedoria que compreendem mistérios sublimes e ocultos. 

וְהַהִיא מִלָּה סְתִימָא דְחָכְמְתָא דְּאִתְחַדְּשַׁת הָכָא, כַּד סַלְקָא אִתְחַבְּרַת בְּאִינוּן מִלִּין דְּעַתִּיק יוֹמִין, וְסַלְקָא וְנַחְתָא בַּהֲדַיְיהוּ, וְעָאלַת בְּתַמְנֵיסַר עָלְמִין גְּנִיזִין דְּעַיִן לֹא רָאֲתָה אֱלֹהִים זוּלָתֶךָ, נַפְקֵי מִתַּמָּן, וְשָׁאטָן וְאַתְיָין מְלֵיאָן וּשְׁלֵמִין, וְאִתְעַתָּדוּ קַמֵּי עַתִּיק יוֹמִין. בְּהַהִיא שַׂעֲתָא אָרַח עַתִּיק יוֹמִין בְּהַאי מִלָּה וְנִיחָא קַמֵּיהּ, מִכֹּלָא. נָטֵיל לְהַהִיא מִלָּה, וְאַעְטַר לָהּ בִּתְלַת מְאָה וְשַׁבְעִין אֶלֶף עִטְרִין. הַהִיא מִלָּה טָסַת וְסַלְקָא וְנַחְתָא וְאִתְעֲבִידָא רְקִיעָא חָדָא

63. Quando este assunto escondido da sabedoria é revelado aqui NESTE MUNDO como ele sobe, ele junta as palavras de Atik Yomin e vai para cima e para baixo junto deles. Então entra 18 mundos escondidos que "nem o olho viu, Elohim, ao lado de Você" (Yeshayah 64:4). Depois disso, eles deixam lá para flutuar em torno antes de serem apresentados em total perfeição para Atik Yomin. Nesta fase, Atik Yomin cheira o odor do assunto, e Ele acha mais desejável - MAIS DESEJÁVEL, DE FATO, QUE QUALQUER OUTRA COISA. Ele então o pega e coroa com 370.000 coroas. E a frase, QUE REVELA UMA NOVA IDEIA DA TORAH, voa alto - subindo e descendo antes do pouso. Assim, um céu é feito DE TI. 

וְכֵן כָּל מִלָּה וּמִלָּה דְּחָכְמְתָא, אִתְעַבְדִּין רְקִיעִין קַיָּימִין בְּקִיּוּמָא שְׁלִים קַמֵּי עַתִּיק יוֹמִין, וְהוּא קָרֵי לוֹן שָׁמַיִם חֲדָשִׁים: שָׁמַיִם מְחוּדָשִׁים, סְתִימִין דְּרָזִין דְּחָכְמְתָא עִלָּאָה. וְכָל אִינוּן שְׁאָר מִלִּין דְּאוֹרַיְיתָא דְּמִתְחַדְּשִׁין, קַיָּימִין קַמֵּי קֻדְשָׁא בְּרִיךְ הוּא, וְסָלְקִין וְאִתְעֲבִידוּ אַרְצוֹת הַחַיִּים. וְנַחְתִין, וּמִתְעַטְּרִין לְגַבֵּי אֶרֶץ חַד, וְאִתְחַדַּשׁ וְאִתְעֲבֵיד כֹּלָא אֶרֶץ חֲדָשָׁה, מֵהַהִיא מִלָּה דְּאִתְחַדַּשׂ בְּאוֹרַיְיתָא

64. E de toda matéria de saberia muitos céus sãos feitos.  Eles estão em plena perfeição na frente de Atik Yomin, que os chama "Novos Céus". EM OUTRAS PALAVRAS, 'Renovados Céus' PORQUE ELES ESTÃO escondidos por segredos secretos da sabedoria sublime. Enquanto todas as outras frase e dizeres da Torah que foram reveladas recentemente QUE NÃO PERTENCEM A ESTE ASPECTO SUBLIME DE CONHECIMENTO diante do Santo Único, abençoado seja Ele, estas palavras de sabedoria ascenderão e se tornarão as terras dos vivos. Eles então descem e são colocados como uma coroa sobre um determinado território. Assim, tudo é renovado e se torna uma nova terra POR MEIO da frase da Torah que foi recentemente descoberta. 

וְעַל דָּא כְּתִיב כִּי כַּאֲשֶׁר הַשָּׁמַיִם הַחֲדָשִׁים וְהָאָרֶץ הַחֲדָשָׁה אֲשֶׁר אֲנִי עוֹשֶׂה, עוֹמְדִים לְפָנַי וגו'. עָשִׂיתִי לָא כְתִיב, אֶלָּא עוֹשֶׂה, דַּעֲבֵיד תָּדִיר מֵאִינוּן חִדּוּשִׁין וְרָזִין דְּאוֹרַיְיתָא, וְעַל דָּא כְתִיב וָאָשִׂים דְּבָרַי בְּפִיךָ וּבְצֵל יָדִי כִּסִּיתִיךָ לִנְטֹעַ שָׁמַיִם וְלִיסוֹד אָרֶץ. הַשָּׁמַיִם לָא כְתִיב, אֶלָּא שָׁמָיִם

65. Sobre este assunto, esta escrito, "Porque como os novos céus e a nova terra, que hei de fazer, estarão diante de Mim, diz Hashem, assim será a tua descendência e o seu nome permanece" (Yeshayah 66:22). Ele não diz 'Eu fiz', mas sim "Eu faço," NO TEMPO PRESENTE, PORQUE, Ele constantemente faz NOVOS CÉUS E TERRAS para ose segredos e os novos ensinamentos da Torah. E sobre este assunto, esta escrito, "E eu coloquei Minhas palavras em sua boca, e eu cobri você na sombra de Minha mão, que eu possa plantar céus, e lançar as bases da terra" (Yeshayah 51:16). Ele não diz 'os céus,' mas sim "céus," SEM O ARTIGO DEFINIDO. ISSO SIGNIFICA QUE ELE NÃO ESTA COMPREENDOS OS CÉUS, MAS OS CÉUS QUE SÃO FEITOS NOVOS DOS ENSINAMENTOS E DECLARAÇÕES DA TORAH. 

אָמָר רָבִּי אֶלְעָזָר מַהוּ וּבְצֵל יָדִי כִּסִּיתִיךָ. אֲמַר לֵיהּ בְּשַׁעֲתָא דְאִתְמְסַר אוֹרַיְיתָא לְמֹשֶׁה, אֲתוֹ כַּמָּה רִבּוֹא דְּמַלְאֲכֵי עִלָּאִין, לְאוֹקְדָא לֵיהּ בְּשַׁלְהוֹבָא דְפוּמְהוֹן, עַד דַּחֲפָא עֲלֵיהּ קָדוֹשׁ בָּרוּךְ הוּא. וְהַשְׁתָּא דְהַאי מִלָּה סָלְקָא וְאִתְעַטְּרָא וְקָיְימָא קַמֵּי קָדוֹשׁ בָּרוּךְ הוּא, אִיהוּ חָפֵי עַל הַהִיא מִלָּה, וְכַסֵּי עַל הַהוּא בַּר נָשׁ, דְּלָא יִשְׁתְּמוֹדַע לְגַבַּיְיהוּ, אֶלָּא קָדוֹשׁ בָּרוּךְ הוּא. וְלָא יְקַנְּאוּן לְגַבֵּיהּ, עַד דְּאִתְעֲבֵיד מֵהַהִיא מִלָּה, שָׁמַיִם חֲדָשִׁים וְאֶרֶץ חֲדָשָׁה. הה"ד וּבְצֵל יָדִי כִּסִּיתִיךָ לִנְטוֹעַ שָׁמַיִם וְלִיסוֹד אָרֶץ. מִכָּאן דְּכָל מִלָּה דְסָתִים מֵעֵינָא, סָלְקָא לְתוֹעַלְתָּא עִלָּאָה. הה"ד וּבְצֵל יָדִי כִּסִּיתִיךָ. וַאַמַּאי אִתְחֲפֵי וְאִתְכַּסֵּי מֵעֵינָא, בְּגִין לְתוֹעַלְתָּא עִלָּאָה. הה"ד לִנְטוֹעַ שָׁמַיִם וְלִיסוֹד אָרֶץ, כְּמָה דְּאִתְּמָר

66. Rabbi Elazar então perguntou, qual é o significado de"Eu cobri com a sombra de minha mão?" Ele lhe disse, quando a Torah foi dada para Moisés, muitas dezenas de milhares de anjos do alto estavam a ponto de queimá-lo com as chamas de suas bocas, mas o Santo Único, abençoado seja Ele, o protegeu. Então agora, quando a nova explicação sobre a Torah é proferida, o que foi dito se levanta, é coroado, e então está diante do Santo Único, abençoado seja Ele. E Ele guarda o que foi dito e abriga a pessoa que disse isso para que possa ser conhecida somente por Ele e para parar os anjos invejá-lo até o novo céu e terra serem feitos desta palavra. Então é dito, "Eu cobri você na sombra de Minha mão, que Eu possa plantar céus, e lançar as fundações da terra." E disto nós aprendemos que tudo que é escondido do olho tem uma vantagem superna, como expresso em "Eu cobri você na sombra de Minha mão." Mas porque deveria isso ser coberto e escondido fora vista? Então para que possa receber o benefício superno. Como é dito, "que Eu possa plantar céus e lançar as fundações  da terra," como nós aprendemos. EM OUTRAS PALAVRAS, PARA FAZER NOVO CÉUS E TERRA FORA DELA. 

וְלֵאמֹר לְצִיּוֹן עַמִּי אָתָּה. וְלֵאמֹר לְאִינוּן תַּרְעִין וּמִלִּין דִּמְצוּיָינִין אִלֵּין עַל אִלֵּין, עַמִּי אָתָּה. אַל תִּקְרֵי עַמִּי אָתָּה, אֶלָּא עִמִּי אָתָּה, לְמֶהֱוֵי שׁוּתָּפָא עִמִּי, מָה אֲנָא בְּמִלּוּלָא דִילִי עֲבָדִית שָׁמַיִם וָאָרֶץ, כד"א בִּדְבַר ה' שָׁמַיִם נַעֲשׂוּ אוֹף הָכֵי אַתְּ. זַכָּאִין אִינוּן דְּמִשְׁתַּדְּלֵי בְּאוֹרַיְיתָא

67. "E diz para Zion, Vocês são Meu povo" (Yehayah 51:16). A frase "e diz para Zion," SIGNIFICA DIZER para aqueles portões e aquelas palavras que são declaradas um pelo outro, SE REFERINDO AOS NOVOS ENSINAMENTOS DA TORAH, 'Vocês são Meu povo' (Heb. ami ata). Não pronuncie it ami ata mas ao invés imi Ata (Port. 'vocês estão comigo') QUE SIGNIFICA, 'ser Meu parceiro.' Assim como Eu fiz os céus e a terra com Minhas palavras, como esta escrito, "Pela palavra de Hashem os céus foram feitos" (Tehilim 33:6), assim será você POR SUAS PALAVRAS DE SABEDORIA FAZER NOVOS CÉUS E TERRA. Feliz são aqueles que se ocupam com a Torah. 

וְאִי תֵימָא דְּמִלָּה דְכָל ב"נ דְּלָא יָדַע עָבֵיד דָּא. תָּא חֲזֵי, הַהוּא דְּלָא אוֹרְחֵיהּ בְּרָזִין דְּאוֹרַיְיתָא, וְחִדֵּשׁ מִלִּין דְּלָא יְדַע עַל בּוּרְיֵיהוֹן כִּדְקָא יָאוֹת הַהִיא מִלָּה סַלְקָא, וְנָפֵיק לְגַבֵּי הַהִיא מִלָה אִישׁ תַּהְפּוּכוֹת לְשׁוֹן שָׁקֶר, מִגּוֹ נוּקְבָא דִתְהוֹמָא רַבָּא, וְדָלֵג חֲמֵשׁ מְאָה פַּרְסֵי לְקַבְּלָא לְהַהִיא מִלָּה, וְנָטֵיל לָהּ וְאָזֵיל בְּהַהִיא מִלָּה לְגוֹ נוּקְבֵיהּ, וְעָבֵיד בָּהּ רְקִיעָא דְשָׁוְא, דְּאִקְרֵי תֹּהוּ

68. E então, você pode dizer que as palavras DE UMA NOVA EXPLICAÇÃO por qualquer pessoa, MESMO uma que não saiba O QUE ELE ESTA DIZENDO, tem o mesmo efeito. Venha e veja, entretanto, o que acontece quando uma pessoa que não é familiar com os segredos Torah traz uma nova explicação de que ele não conhece exatamente a verdade, como ele deveria. Nessas circunstâncias, que a palavra DA NOVA EXPLICAÇÃO sobe para cima, e "um homem perverso" (Mishlei 16:29), 'uma língua mentirosa' sai para agarrá-lo. Ele emerge da caverna do grande abismo, da um salto de 500 metros para receber esta palavra, então ele agarra, retorna com ela para sua parceira, e faz um falso céu fora dele, que é chamado Tohu (Caos). 

וְטָס בְּהַהוּא רְקִיעָא, הַהוּא אִישׁ תַּהְפּוּכוֹת, שִׁיתָּא אַלְפֵי פַּרְסֵי בְּזִמְנָא חָדָא, כֵּיוָן דְּהַאי רְקִיעָא דְשָׁוְא קָאֵים, נָפְקַת מִיָּד אֵשֶׁת זְנוּנִים, וְאַתְקֵיף בְּהַהוּא רְקִיעָא דְשָׁוְא, וְאִשְׁתַּתְּפַת בֵּיהּ. וּמִתַּמָּן, נָפְקַת וְקָטְלַת כַּמָּה אֲלָפִין וְרִבְוָון, בְּגִין דְּכַד קָיְימַת בְּהַהוּא רְקִיעָא, אִית לָהּ רְשׁוּ וִיכָלְתָּא לְמֶהֱוֵי טָס כָּל עָלְמָא בְּרִגְעָא חֲדָא

69. O perverso em seguida voa em que céu FALSO, transcorrendo 6.000 metros em um salto. E em seguida esse falso céu é formado, uma esposa de prostituição surge, aproveita deste falso paraíso, e se junta a ele. De lá,  ela deixa para matar milhares e dezenas de milhares. Porque enquanto ela acrescenta a este céu, ela tem a autoridade e habilidade para voar e atravessar o mundo inteiro num instante. 

וְעַל דָּא כְּתִיב, הוֹי מוֹשְׁכֵי הֶעָוֹן בְּחַבְלֵי הַשָׁוְא. הֶעָוֹן, דָּא דְכוּרָא. וְכַעֲבוֹת הָעֲגָלָה חַטָּאָה. מַאן חַטָּאָה, דָּא נוּקְבָא דְאִקְרֵי חַטָּאָה. אִיהוּ מָשִׁיךְ, הַהוּא דְאִקְרֵי עָוֹן, בְּאִינוּן חַבְלֵי הַשָּׁוְא, וּלְבָתַר, כַּעֲבוֹת הָעֲגָלָה חַטָּאָה, לְהַהִיא נוּקְבָא דְאִקְרֵי חַטָּאָה, דְּתַמָּן אִתְתַּקְפַת לְמֶהֱוֵי טָס לְקַטְלָא בְּנֵי נָשָׁא, וְעַל דָּא כִּי רַבִּים חֲלָלִים הִפִּילָה, מַאן הִפִּילָה, דָּא הַהִיא חַטָּאָה דְּקָטְלַת בְּנֵי נְשָׁא. מָאן גָּרֵים דָּא, תַּלְמִיד חָכָם דְּלָא מָטֵי לְהוֹרָאָה וּמוֹרֶה, רַחֲמָנָא לִשֵּׁזְבָן


70. E sobre este assunto, esta escrito, "Ai daqueles que atraem iniquidades com cordas de vaidade" (Yeshayah 5:18). "Iniquidade" é relatada para o Masculino. "e pecado como um carrinho de corda" (Ibid.). O que é pecado? Este é a fêmea, a saber a esposa da prostituição. O gênero esta implícito na frase, "e pecado como se fosse um carrinho de corda." Ele, QUE PECA, atrai iniquidade,  A SABER O MACHO DA KLIPAH, com estas cordas de vaidade. E depois: "atrai o pecado como se fosse com um carrinho de corda." ENTÃO ELE TRAI SOBRE ELE MESMO que as fêmeas, que são chamadas "pecado," como ela cresce forte e voa para matar os seres humanos. Portanto, "ela tem derrubado muitos mortais feridos" (Mishlei 7:26). Quem "tem derrubado?" Aquele pecado que mata seres humanos. E quem causou isso tudo? O estudante de direito que não ganhou o direito de ensinar, mas assim o faz. Então Assim pode o Misericordioso nos salvar!


אָמַר רַבִּי שִׁמְעוֹן לְחַבְרַיָיא בְּמָטוּתָא מִנַּיְיכוֹ, דְּלָא תִפְקוּן מִפּוּמַיְיכוּ מִלָּה דְאוֹרַיְיתָא דְלָא יְדַעְתּוּן וְלָא שְׁמַעְתּוּן מֵאִילָנָא רַבְרְבָא כִּדְקָא יָאוֹת, בְּגִין דְּלָא תֶהֱווֹן גָּרְמִין לְהַהוּא חַטָּאָה לְקַטְלָא אֻכְלוֹסִין דְּב"נ לְמַגָּנָא. פָּתְחוּ כָּלְהוֹן וַאֲמָרוּ, רַחֲמָנָא לִשֵּׁזְבָן, רַחֲמָנָא לִשֵּׁזְבָן

71. Rabbi Shimon disse para todos os seus amigos, Eu imploro a vocês todos que pronunciem qualquer palavras da Torah que não ouviram de uma grande árvore e não aprenderam corretamente. Então que você possa não ser a causa daquela esposa de prostituição matar multidões de pessoas sem razão! Eles todos respondem: Possa O Misericordioso nos salvar a todos!

תָּא חֲזֵי, בְּאוֹרַיְיתָא בְּרָא קָדוֹשׁ בָּרוּךְ הוּא עָלְמָא, וְהָא אוֹקְמוּהָ, דִּכְתִיב וָאֶהְיֶה אֶצְלוֹ אָמוֹן, וָאֶהְיֶה שַׁעֲשׁוּעִים יוֹם יוֹם. וְאִיהוּ אִסְתַּכַּל בָּהּ זִמְנָא, וּתְרֵין וּתְלָתָא וְאַרְבַּע זִמְנִין, וּלְבָתַר אֲמַר לוֹן, וּלְבָתַר עָבֵיד בָּהּ עַבִידְתָּא. לְאוֹלְפָא לִבְנֵי נְשָׁא דְּלָא יֵיתוֹן לְמִטְעֵי בָּהּ. כד"א אָז רָאָהּ וַיְסַפְּרָהּ הֱכִינָהּ וְגַם חֲקָרָהּ וַיֹּאמֶר לָאָדָם

72. Venha e veja, o Santo Único, abençoado seja Ele, criou o mundo usando a Torah. E isso foi explicado no verso, "Então Eu estava com Ele como uma enfermeira, e Eu estava diariamente todo Seu deleite" (Mishlei 8:30). ISSO SE APLICA PARA A TORAH, COM QUE O SANTO ÚNICO, BENDITO SEJA ELE, SE DIVERTIU ELE MESMO POR 2.000 ANOS ANTES DA CRIAÇÃO DO MUNDO. Ele olhou para a Torah uma vez, duas vezes, três vezes. A quarta vez Ele se dirigiu a eles. Eventualmente, Ele usou a Torah para ensinar as pessoas como não ser enganado e como não entendem isso. Como isso esta escrito, "Então Ele viu e manifestou isso; Ele estabeleceu isso e o procurou para fora. Ele disse para o homem..." (Iyov 28:27-28). "ENTÃO ELE VIU," ISTO É UMA VEZ; "DECLAROU ISSO," ISSO É DUAS VEZES; "ELE ESTABELECEU ISSO," ISTO É TRÊS VEZES; E "PROCURARAM ISSO FORA," ISSO É A QUARTA. ENTÃO ELE CONTOU A ELES, COMO ESTA ESCRITO, "E ELE DISSE PARA O HOMEM...

וְלָקֳבֵיל אַרְבַּע זִמְנִין אִינוּן, דִּכְתִיב, אָז רָאָהּ, וַיְסַפְּרָהּ, הֱכִינָהּ, וְגַם חֲקָרָהּ, בְּרָא קוּדְשָׁא בְּרִיךְ הוּא מַה דִּבְרָא. וְעַד לָא אַפֵּיק עֲבִידְתֵּיהּ, אָעֵיל אַרְבַּע תֵּבִין בְּקַדְמֵיתָא, דִּכְתִיב, בְּ'רֵאשִׁית בָּ'רָא אֱ'לֹהִים אֶ'ת, הָא אַרְבַּע. וּלְבָתַר הַשָּׁמַיִם. אִינוּן לָקֳבֵיל אַרְבַּע זִמְנִין דְּאִסְתַּכַּל קָדוֹשׁ בָּרוּךְ הוּא  בְּאוֹרַיְיתָא עַד לָא יָפֵיק עֲבִידְתֵּיהּ לְאוּמְנוּתֵיהּ

73. Então de acordo com estas quatro vezes (ou etapas), expressas como, "Então Ele viu isso e declarou isso; Ele estabeleceu isso e procurou isso." O Santo Único criou o que Ele havia criado. E Ele não cumpriu Sua missão até Ele trazer a luz quatro palavras. Portanto esta escrito, "No início Elohim criou o ..." (Beresheet 1:1) que contém quatro palavras. Depois disso, A PRÓXIMA PALAVRA ESCRITA É UM "céu." Então estes correspondem as quatro vezes que o Santo Único, abençoado seja Ele, olhou na Torah antes Dele trazer suas obras a realidade.