sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Shoftim - Capítulo 4 - "então você deve fazer a ele como ele tinha pensado em ter feito"

Rabbi Shimon fala sobre o destino de uma testemunha corrupta, e nós aprendemos que tais testemunhas corruptas incluem Samael e a serpente.


פִּקּוּדָא בָּתַר דָּא, לַעֲשׂוֹת לְעֵד זוֹמֵם כַּאֲשֶׁר זָמַם לַעֲשׂוֹת לְאָחִיו. תְּרֵין סַהֲדֵי שִׁקְרָא דְּאִינּוּן סָמָאֵל וְנַחַשׁ, אִי יֵיתוּן לְאַסְהֲדָא סָהֲדוּתָא דְּשֶׁקֶר עַל יִשְׂרָאֵל, דְּטָעוּ בֵּין ו' לְז' דְּאִינּוּן אַתְוָון זוּ. וְהַאי אִיהוּ עַם זוּ יָצַרְתִּי לִי תְּהִלָּתִי יְסַפֵּרוּ

19. O seguinte preceito é fazer uma testemunha falsa falar como ele pensava fazer para seu irmão. Se as duas falsas testemunhas, Samael e a serpente vierem dar falso testemunho contra Yisrael que eles confundiram entre Vav e Zayin, A SABER ENTRE ZEIR ANPIN QUE É CHESED, GVURAH, TIFERET, NETZACH, HOD, YESOD E MALCHUT, QUE É ZAYIN. QUE É, QUE ELES TEM PECADO E DISTANCIADO PELO SEU PECADO O VAV, QUE É ZEIR ANPIN, A PARTIR DO ZAYIN, QUE É MALCHUT, que são as letras de 'zu (Zayin Vav)'. Este é o significado de, "Estas pessoas as quais (Heb. zu) Que formeu para Mim mesmo; eles relatam Meu louvor" (Yeshayah 43:21), A SABER, ISSO SE REFERE PARA O POVO QUE UNE O ZAYIN COM O VAV. 

וְלָא יִתְיַיחֵד ו' עִם ז', אֶלָּא בִּשְׂרֵפַת חָמֵץ, דְּבֵין ו' לְז'. וְאע"ג דְּמִדְּאוֹרַיְיתָא אִיהוּ עַד סוֹף שִׁית, גָּזְרוּ רַבָּנָן, אוֹכְלִין כָּל אַרְבַּע, וְתוֹלִין כָּל חָמֵשׁ, וְשׂוֹרְפִין בִּתְחִלַּת שֵׁשׁ. וְאוֹלְפִי מָארֵי מַתְנִיתִין מִסַהֲדוּתָא דְּשַׁעְתֵּי דְּחָמֵץ, לְסַהֲדוּתָא דִּבְדִיקוֹת דְּסָהֲדֵי, דְּהַהוּא דְּהָרַג אֶת הַנֶּפֶשׁ. וְכֺלָּא מְפֺרָשׁ בְּמַתְנִיתִין. וִיקֻיָים בְּהוֹן, אֲרֵי בְּפִתְגָּמָא דְּחָשִׁיבוּ מִצְרָאֵי לְמֵידָן וְכוּ'. וְהַאי אִיהוּ וַעֲשִׂיתֶם לוֹ כַּאֲשֶׁר זָמַם

20. O Vav vai ser unido com o Zayin somente pela queima do pão de levedura, SIGNIFICA A QUEIMA DA KLIPOT QUE TOMA POSSE entre o Vav e o Zayin QUE É, ENTRE ZEIR ANPIN E MALCHUT. Mesmo que de acordo com as leis da Torah É PERMITIDO COMER para o final da sexta hora do dia, os sábios decretaram que você pode comer para o final da quarta hora, mantendo suspenso durante a quinta hora, e queima no inicio da sexta. Os sábios da Mishnah deduzira a partir do testemunho a respeito das horas da disposição do fermento QUE DE ACORDO COM AS LEIS DA TORAH O TEMPO PARA QUEIMA É PASSADA A SEXTA HORA NA SÉTIMA HORA, para o depoimento sobre o exame das testemunhas que mataram alguém, QUE TAMBÉM REQUEREM SETE EXAMES, COMO MENCIONADO ACIMA, e tudo é explicado na Mishnah. Deve ser cumprido SOBRE SAMAEL E A SERPENTE, "na coisa onde eles houveram soberbamente" (Shemot 18:11), QUE SIGNIFICA, NA MESMA COISA OS EGÍPCIOS PLANEJARAM PUNIR YISRAEL. ELES FORAM PUNIDOS. Que é o significado de: "então você deve fazer com ele, como ele tinha pensado" (Devarim 19:19).