quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Shoftim - Capítulo 2 - As quatro mortes de Samael


Aprendemos sobre a sentença recomendada para vários crimes. O significado secreto de "justiça, justiça você deve perseguir" é mostrado na construção do nome Yud Hei Vav Hei, que corresponde a parte superior, corpo e lados da espada. Lemos sobre o Julgamento na corte do alto e o julgamento da corte aqui no mundo. A bainha da espada da justiça está a ser dito o nome Adonai, e nós vemos a relevância para os dezoito graças na oração que é recitada em pé. Nós lemos que Samael tem que ser sentenciado pela espada, como ele é o ministro chefe de Edom acima, e o texto fala sobre o estrangulamento e apedrejamento de Samael e a serpente também. O nome Yud Hei Vav Hei é dito para ser a morte de Samael e da Serpente, e a vida dos filhos de Yisrael. Aqui nós lemos sobre a queima de Samael, e somos levados a ver como nossos corpos  são as árvores que são combustíveis, e como a luz dentro de nós nos permite incinerar Samael por meio da maior Sabedoria; quando o fogo da exaltação se resume a oferta da lenha do sacrífico, qualquer estrangeiro que se aproxima será queimado no fogo. 


פִּקּוּדָא בָּתַר דָּא, לָדוּן בְּסַיִיף. לָדוּן בְּחֶנֶק. לָדוּן בְּדִין סְקִילָה. לָדוּן בְּדִין שְׂרֵיפָה. לָדוּן בְּסַיִיף לְמַאן. לְסָמָאֵל. הה"ד, כִּי רִוְּתָה בַשָׁמַיִם חַרְבִּי הִנֵּה עַל אֱדוֹם תֵּרֵד

2. O seguinte preceito é punir pela espada, por estrangulamento, por apedrejamento, e por fogo. Quem você pune pela espada? ELE RESPONDE: Samael, como esta escrito, "Pois Minha espada esta saciada no céu, eis que descerá sobre Edom" (Yeshayah 34:5), SIGNIFICA SOBRE SAMAEL, QUE É O MINISTRO DE EDOM. 


חֶרֶב דְּקוּדְשָׁא בְּרִיךְ הוּא, י' רֵישָׁא דְּחַרְבָּא. ו' גּוּפָא דְּחַרְבָּא. הֵ"א הֵ"א, תְּרֵין פִּיפִיּוֹת דִּילָהּ. צֶדֶק צֶדֶק תִּרְדּוֹף, חַתְכִין תְּרֵין דִּינִין, דִּינָא מִפִּי ב"ד דִּלְעֵילָּא, וְדִינָא מִפִּי ב"ד דִּלְתַּתָּא. וּמֵהָכָא אִשְׁתְּמוֹדָע, אֵין אָדָם נוֹקֵף אֶצְבָּעוֹ מִלְּמַטָּה עַד שֶׁנִּתַּן לוֹ רְשׁוּת מִלְּמַעְלָה

3. A espada do Santo Único, abençoado seja Ele, Yud DE HEI VAV HEI, é o topo da espada. O Vav DE YUD HEI VAV HEI é o corpo da espada,  enquanto os dois Hei's DE YUD HEI VAV HEI são as duas bordas da espada, QUE SÃO O SIGNIFICADO SECRETO DE: "justiça, apenas justiça, você perseguira" (Devarim 16:20). Dois veredictos são decididos (lit. 'cortar'), um da corte celestial e um da corte terrena. Disso entendemos que uma pessoa não pode fazer a menor coisa aqui embaixo a menos que a permissão seja dada de cima. 

נַרְתְּקָא דְּחַרְבָּא אֲדֺנָי. תַּמָּן אִשְׁתְּכַח דִּינָא. בְּק"ש יֱדֺוִד. חַרְבָּא דְּקוּדְשָׁא בְּרִיךְ הוּא, עָלָהּ אִתְּמַר רוֹמְמוֹת אֵל בִּגְרוֹנָם וְחֶרֶב פִּיפִיּוֹת בְּיָדָם. בְּצַדִּיק חַי עָלְמִין, כָּלִיל חַ"י בִּרְכָאן, דְּבֵיהּ אֲדֺנָי שְׂפָתַי תִּפְתָּח, וּפִי בֵּיהּ עָאל חַרְבָּא בְּנַרְתִּיקָהּ, וַחֲמַת הַמֶּלֶךְ שָׁכָכָה, וּמִתְחַבְּרִין תְּרֵין שְׁמָהָן יְאֲהדֺוָנָהִי

4. A bainha da espada, O RECIPIENTE ONDE A ESPADA ESTA ESCONDIDA, é o nome Adonai. Existe EM ADONAI, as letras do Julgamento foram achadas, DESDE QUE EM ADONAI ESTÃO AS LETRAS ALEPH E DIN (PORT. 'JULGAMENTO'). Na leitura da Sh'ma esta o significado secreto de Yud Hei Vav Hei, que é a espada do Santo Único, abençoado seja Ele, COMO MENCIONADO ACIMA. Sobre isso, esta escrito: "Os autos louvores de Elohim em sua garganta, e uma espada de dois gumes em suas mãos" (Tehilim 149:6), COMO FOI EXPLICADO ACIMA. Nos justos, a vida do mundo, esta incluída todas as dezoito bênçãos, SIGNIFICA QUE ATRAVÉS DOS JUSTOS, YESOD DE ZEIR ANPIN, REALIZA A UNIÃO DE ZEIR ANPIN E MALCHUT DE GRANDEZA, QUE É O SEGREDO DAS DEZOITO BÊNÇÃOS NA ORAÇÃO AMIDAH. Nele, "Adonai meus lábios abertos, e minha boca" (Tehilim 51:17) "Minha boca," SIGNIFICA QUE YESOD ABRE MALCHUT, QUE É CHAMADO CHAMADO 'ADONAI'. Nele, EM YESOD, as espadas entram em sua bainha. QUE É O SIGNIFICADO DA UNIÃO DE YUD HEI VAV HEI COM ADONAI QUE É REALIZADO ATRAVÉS DE YESOD. "Então a ira do rei foi pacificada" (Ester 7:10), PORQUE A KLIPOT FOI CONSUMIDA PELA UNIFICAÇÃO DA LEITURA DO SH'MA. AGORA PELA ORAÇÃO AMIDAH, ELES JÁ NÃO TEM A ESPERA E A RAIVA DIMINUI. Os dois nomes são unidos, Yud-Aleph-Hei-Dalet-Vav-Nun-Hei-Yud, QUE É A INTEGRAÇÃO DE DOIS NOMES YUD HEI VAV HEI E ADONAI.

לָדוּן בְּחֶנֶק. זַרְקָא, תַּמָּן קַו, י' כְּרִיכָא בֵּיהּ, וְקַו, ו' דְּאִתְפַּשְּׁטָא מִנֵּיהּ. בֵּיהּ תָּפִיס לְסָמָאֵל, וַיִּשָּׂאוּהוּ בַמּוֹט בִּשְׁנָיִם. מַאי מוֹט דְּהַהוּא רָשָׁע. אָדָם דְּאִיהוּ יוֹ"ד הֵ"א וָא"ו הֵ"א, מַ"ה, וְד' אַתְוָון יֱדֺוִ"ד, הֲרֵי תִּשְׁעָה וְאַרְבָּעִים, כְּחוּשְׁבָּן תִּשְׁעָה וְאַרְבָּעִים אַתְוָון, דְּאִינּוּן בְּשִׁית תֵּיבִין דְּיִחוּדָא עִלָּאָה, וּבְשִׁית תֵּיבִין דְּיִחוּדָא תַּתָּאָה, דְּאִינּוּן ו' ו', וְהַאי וַיִּשָּׂאוּהוּ בַמּוֹט בִּשְׁנָיִם, בְּפִרוּדָא מִנַּיְיהוּ, בְּלָא א' בְּאֶמְצַע וָ"ו, דְּלֵית יִחוּדָא לְסִטְרָא אַחֲרָא, אֶלָּא וַיִּשָּׂאוּהוּ בַמּוֹט בִּשְׁנָיִם, סָמָאֵל וּבַת זוּגֵיהּ, עוֹלָם הַנִפְרָדִים

5. O PRECEITO de punir por estrangulamento. NA MARCA DA CANTINELA Zarka ha uma linha com um Yud entrelaçado em torno dela a linha é o Vav que se estende do Yud. Com AQUELE VAV, Samael é pego. ISSO ESTA DE ACORDO COM O SIGNIFICADO DE: "E ELES levaram entre dois em um polo" (Bemidbar 13:23). Qual é o polo do ímpio SAMAEL? ELE RESPONDE: Este é o homem, que e Yus-Vav-Dalet-Hei-Aleph-Vav-Hei-Apeph, que é 45 NO VALOR NUMÉRICO. Junto com as quatro letras de Yud Hei Vav Hei o total é 49, como o número de 49 letras da superna unificação, QUE É SH'MA YISRAEL e em seis palavras da unificação inferior, QUE É'ABENÇOADO É O NOME DO SEU REINO", que é Vav (=). Que é o significado de: "e eles levaram entre dois em um polo", separado deles, sem o Aleph entre os dois Vavs, porque não ha união do Outro Lado. Em vez disso, "eles levaram entre dois em um polo," Samael e seu parceiro, o mundo da separação. 

בְּחֶבֶל דְּיֵחָנֵק בָּהּ, אֲחִידָן הֵ"א הֵ"א, בְּה' אֶצְבְּעָאן דְּיַד יְמִינָא, וּבְה' דְּיַד שְׂמָאלָא. ו' חֶבֶל. י' חֲנִיקָא דִּלְהוֹן. שְׁמָא דַּיְדֺוָ"ד, מִיתָה לְסָמָאֵ"ל וְנָחָשׁ, וְחַיִּים לְיִשְׂרָאֵל. וּבג"ד רְאוּ עַתָּה כִּי אֲנִ"י אֲנִי הוּא וְאֵין אֱלֹהִים עִמָּדִי אֲנִי אָמִית לֵאלֹהִים אֲחֵרִים בִּשְׁמִי, וּלְכָל דְּלָא הֵימְנוּ בִּי. וַאֲחֲיֶּה לְאִינּוּן דְּהֵימְנִין וְנַטְרִין פִּקּוּדִין דִּילִי

6. Para a corda que a qual SAMAEL vai ser estrangulado estao ligados  Hei-Hei (=cinco), significa os cinco dedos da mão direita e os cinco dedos da mão esquerda. O Vav é a corda. O Yud é o estrangulamento DE SAMAEL E A SERPENTE. O Nome Yud Hei Vav Hei é a morte para Samael e a serpente e vida para Yisrael. Portanto, esta escrito: "Veja agora que eu, mesmo eu, sou ele, e não ha Elohim comigo. Eu mato" (Devarim 32:39) outro Elohim com Meu Nome e todos aqueles que não acreditam em Mim "e eu faço viver" (Ibid.) aqueles que acreditam em Mim e observam meu mandamentos. 

לָדוּן בִּסְקִילָה לְסָמָאֵל, בְּאֶבֶן דְּאִיהִי יוֹ"ד, זָרִיק לָהּ לְגַבֵּיהּ, בַּחֲמֵשׁ אֶצְבְּעָן דְּאִינּוּן ה', וּבַקָּנֶה דִּדְרוֹעָא דְּאִיהוּ ו', וּבַכָּתֵף דְּתַמָּן ה'. וְזָרִיק לָהּ לְגַבֵּיהּ מַחֲשָׁבָה, דְּאִיהוּ שְׁמָא מְפֺרָשׁ יוֹ"ד הֵ"א וָא"ו הֵ"א

7. Para punir Samael com apedrejamento, QUE É com uma pedra, que é o Yud. É jogado nele com cinco deles, que são o Hei, e com o braço estendido, que é o Vav, e com o ombro, onde o Hei reside. E o pensamento lança AQUELA PEDRA nele, que é explicitamente pronunciado o nome Yud Hei Vav Hei. 

לָדוּן בִּשְׂרֵפָה לְסָמָאֵל. עֵצִים לְאַדְלְקָא בְּהוֹן נוּרָא. זַכָּאָה אִיהוּ גּוּפָא דְּאִיהוּ עֵץ, וְאֵבָרִים דִּילֵיהּ עֵצִים, לְאוֹקְדָא בְּהוֹן אֶשָּׁא, דְּאִיהוּ נֵר מִצְוָה, בְּכָל אֵבֶר, לְאוֹקְדָא לְסָמָאֵל, בִּשְׁכִינְתָּא עִלָּאָה, בְּעֵץ דְּאִיהוּ תִּפְאֶרֶת, וּבְכָל עֵצִים דַּאֲחִידָן בֵּיהּ, דִּבְזִמְנָא דְּאֵשׁ עַל גָּבוֹהַּ נָחִית. הֲוָה, עַל גַּבֵּי עֵצִים דְּקָרְבְּנָא, וְהַזָּר הַקָּרֵב יוּמָת, דְּאִתּוֹקַד בֵּיהּ, הה"ד וְהָאֵשׁ עַל הַמִּזְבֵּחַ תּוּקַד בּוֹ. זַכָּאָה אִיהוּ מַאן דְּאָחִיד בְּאִילָנָא דְּחַיֵּי, בְּגוּפֵיהּ, בְּאֵבָרִים דִּילֵיהּ, נֵר כָּל עַנְפָא וְעַנְפָא נֵר מִצְוָה ברמ"ח פִּקּוּדִין דִּילֵיהּ

8. Para punir Samael com a queima, ATRAVÉS madeira (ou: 'árvore') com a qual acende o fogo. Abençoado é aquele corpo que é de madeira. Seus membros são peças de madeira que o fogo vai queimar, que é fogo dos mandamentos, em cada membro, para queimar Samael PELA Shechinah superna, QUE É BINAH, com uma árvore que é Tiferet, e com todas as árvores, SIGNIFICA SFIROT, que são ligadas PARA TIFERET. Quando o fogo desce do mais alto para a lenha do sacrifício, "o estrangeiro que vem perto será morto" (Bemidbar 1:51), porque ele vai ser queimado NO FOGO. Que é o significado de: "E o fogo no altar ficara acesso nele" (Vayikra 6:5). Abençoado é ele que é ligado a Árvore da Vida, QUE É ZEIR ANPIN, com seu corpo e membros, para ele é uma vela. Cada ramo é uma vela de um mandamento com seus 248 mandamentos positivos QUE CORRESPONDEM AS 248 PARTES DO CORPO, QUE É, UM MANDAMENTO PARA CADA PARTES DO CORPO. 

כַּד אֲחִידָן בֵּיהּ תַּרְוַויְהוּ, יִתְקְיָּים וַיַּרְא וְהִנֵּה הַסְּנֶה בּוֹעֵר בָּאֵשׁ וְהַסְּנֶה אֵינֶנּוּ אוּכָּל. וְסָמָאֵל וְנָחָשׁ וְכָל מְמָנָן דִּילֵיהּ, דְּאִינּוּן קוֹצִין, אִתּוֹקָדוּ. וַעֲנְפִין דִּסְנֶה, וְאִיבָּא דִּילֵיהּ, וְעָלִין דִּילֵיהּ, לָא אִתּוֹקָדוּ. דָּא אַחְזֵי לֵיהּ קוּדְשָׁא בְּרִיךְ הוּא

9. Quando ambos A ÁRVORE DA VIDA E OS MANDAMENTOS DA VELA, QUE SÃO ZEIR ANPIN E MALCHUT, estão ligados PARA AQUELE HOMEM, este verso será aplicado: "a sarça ardia com fogo, mas a sarça não era consumida" (Shemot 3:2),  A SABER, HOMEM. Samael e a serpente e todos seus ministérios, LIGADOS AO CORPO DO HOMEM, que são espinhos, serão queimados mas os ramos dos arbustos e seus frutos não serão queimados . O Santo Único, abençoado seja Ele, disse isso a Moisés.