sábado, 9 de agosto de 2014

Ekev - Capítulo 4 - "Com a semelhança dos seus rostos, eles tinham o rosto de um homem"

Rabbi Shimon faz uma correspondência entre as sete cartas escritas na Tefilin, os sete lobos dos pulmões, os sete dias da semana, as semanas de Peshach para Shavuot, as sete velas do candelabro, os sete planetas, e os sete níveis das Sfirot sobre o qual o universo perdura. Ele fala sobre os quatro semblantes dos Santos Animais. Ele enfatiza que Adão é masculino e feminino. Nós aprendemos que há correspondência entre os quatro rostos e os quatros nomes consagrados de Deus como lemos em 'o Grande, Poderoso, e Maravilhoso El'. A face humana observa todas as criaturas, e todos sobem a observá-lo. Rabbi Shimon fala sobre o segredo do trono, subindo e descendo, e como os quatro semblantes das criaturas são descritas e gravadas, iluminando, brilhando, cintilando e crescendo e como semeiam sementes no mundo. 

כִּי יי' אֱלֺֹהֵיכֶם הוּא אֱלֺֹהֵי הָאֱלֺֹהִים וַאֲדֺנֵי הָאֲדֺנִים הָאֵל הַגָדוֹל וגו'. תַּנֵינָן, וּדְמוּת פְּנֵיהֶם פְּנֵי אָדָם. אֵלִין לָאו אִינוּן כְּאִינוּן כְּרוּבִים, אִינוּן אַנְפֵּי רַבְרְבִין, כְּרוּבִים אַנְפֵּי זוּטְרֵי, כְּרֻבַיָא. פְּנֵי אָדָם, כָּל דְיוּקְנָא כְּלִילָן בְּהוֹ, בְּגִין דְּאִינוּן אַנְפֵּי רַבְרְבִין, וּמִתְּצַיְירִין בְּהוֹ צִיוּרִין גְלִיפִין, בְּגִלוּפֵי שְׁמָא דִּמְפֺרָש, בְּד' סִטְרִין, מִזְרָ"ח מַעֲרָ"ב צָפוֹ"ן דָרוֹ"ם

66. "Hashem, seu Elohim, é o Elohim de Elohim, Senhor dos senhores, um grande El..." (Devarim 10:17). Nós aprendemos que "E a semelhança dos seus rostos, eles tinham o rosto de um homem" (Yechekzel 1:10). Estes são diferentes dos Querubins. Eles tem rostos grandes, enquanto os Querubins tem rostos pequeno como os das crianças. Todas as imagens são compostas em "o rosto de um homem," porque eles tem rostos grandes. Foras gravadas são formadas neles pela gravação do Nome explicitamente pronunciado para as quatro direções  do mundo, leste, oeste, norte e sul. 

מִיכָאֵ"ל רָשִׁים בִּרְשִׁימוּ לִסְטַר דָרוֹם, וְכָל אַנְפִּין מִסְתַּכְּלִין לְגַבֵּי פְּנֵי אָדָ"ם, פְּנֵי אַרְיֵ"ה פְּנֵי נֶשֶׁ"ר פְּנֵי שׁוֹ"ר. אָדָם אִיהוּ דְכַר וְנוּקְבָא, וְלֺֹא אִתְּקְרֵי אָדָם בַּר הָכִי. וּמִנֵיה אִתְּצַיְירִין צִיוּרִין, דְּרֶכֶב אֱלֺֹהִים רִבּוֹתַיִם אַלְפֵי שִׁנְאָן

67. Michael fez uma marca par ao lado sul e todas as três faces do rosto de um leão, a face de um boi, e a face de uma águia olhavam para o rosto de um homem. Um homem é masculino e feminino, e não é chamado um homem sem eles. Disto, DA FACE DO HOMEM, todas as formas foram formadas NO SEGREDO DO VERSO: "As carruagens de Elohim são duas vezes dez mil, milhares e milhares (Heb. shin'an)" (Tehilim 68:18). 

שִׁנְאָן, כְּלָלָא דְּכֻּלְהוּ צִיוּרֵי, שׁוֹ"ר, נֶשֶׁ"ר, אַרְיֵ"ה, ן' דָא אִיהוּ אָדָם. פְּשִׁיטוּ דְּאִתְּכְלִיל כְּחָדָא, בְּרָזָא דְכַר וְנוּקְבָא. וְכֻּלְהוּ אַלְפִין וְרִבְבָן, כֻּלְהוּ נָפְקִין מֵהַנֵּי רָזָא שִׁנְאָן. מֵהַנֵּי דְיוּקְנִין מִתְּפַּרְשָׁן כָּל חַד וְחַד בְּסִטְרַיְיהוּ, כְּמָה דְּאִתְּחַזֵי לוֹן

68. Shin'an NO VERSO contém todas as formas, PORQUE É A SIGLA de shor (Port. 'boi), aryeh (Port. 'leão'), nesher (Port. 'águia'), e final Nun é Adão (Port. 'homem'), que é a expansão do significado de macho e fêmea que são incluídos juntos. Todos os milhares e dezenas de pessoas saem destes SERES VIVOS que são o segredo de shin'an, e dessas formas, cada parte para seu próprio aspecto como convém a ele. 

אֵלִין אִינוּן דְּקָא מְשַׁלְבָן חַד בְּחַד, וְכָּלִיל חַד בְּחַד, לְמֶהֱוֵי כֺּל חַד כָּלִיל בְּחַבְרֵיה, שׁוֹ"ר נֶשֶׁ"ר אַרְיֵ"ה אָדָ"ם, אִתְנַהֲגָן בְּרָזָא דְּאַרְבַּע שְׁמָהָן גְלִיפָן סַלְקִין לְאִתְנַהֲגָא וּלְאִסְתַּכְּלָא

69. Todos estes estão integrados um no outro e são compostas um do outro, então que um poderia estar incluído no outro. DESTES, o boi, águia, leão, e o homem são mantidos pelo segredo dos quatro nomes gravados, QUE SÃO 'O GRANDE E PODEROSO E TERRÍVEL EL', que sobem para manter e observar. 

סַלִיק לְאִתְנַהֲגָא וּלְאִסְתַּכְּלָא שׁוֹר לְאַנְפֵּי אָדָם, סָלִיק שְׁמָא אַחֲרָא, מִתְעַטְרָא מְחָקְקָא בְּרָזָא דִּתְּרֵין גְוָונִין, וְאִיהוּ אֵל. כְּדֵין אִתְהֲדַר לְאַחוֹרָא, כֻּרְסְיָיא חָקִיק וְגָלִיף לֵיה, וְאִתְרְשִׁים לְאִתְנַהֲגָא בְּרָזָא דִּשְׁמָא דָא

70. O boi subiu para manter e observar a face do homem. Outro nome é adornado e inscrito por duas cores. É o nome 'El'. Em seguida volta, e o Trono gravado e esculpido, e esta marcado POR ISSO para ser mantido o segredo do seu nome. 

וְסַלִיק לְאִתְנַהֲגָא וּלְאִסְתַּכְּלָא נֶשֶׁר לְאַנְפֵּי אָדָם, סָלִיק שְׁמָא חָדָא, מִתְעַטְּרָא מִתְנַהֲגָא בְּרָזָא דִּתְּרֵין אַנְפִּין וּגְוָונִין, לְאִתְנַהֲגָא לְאִסְתַּלְקָא בִּסְלִיקוּ ג בְּעִטוּרָא, וְאִיהוּ גָדוֹל, כְּדֵין אִתְהֲדַר לְאַחוֹרָא, וְכֻּרְסְיָיא חָקִיק וְגָלִיף לֵיה, ואִתְרְשִׁים לאִתְנַהֲגָא בְּרָזָא דִּשְׁמָא דָא

71. A águia passou a ser mantido para observar a face do homem. Um home sobre, e esta adornado e inscrito por duas faces e cores, para observar no aumento da coroa, que é  O NOME 'Grande'. Em seguida ele vai voltar, e o Trono gravado e esculpido é marcado de forma a ser mantido pelo segredo do seu nome. 

סַלִיק לְאִתְנַהֲגָא וּלְאִסְתַּכְּלָא אַרְיֵה לְאַנְפֵּי אָדָם, סַלִיק שְׁמָא חָדָא מִתְעַטְּרָא מְחָקְקָא בְּרָזָא דִּתְּרֵין אַנְפִּין וּגְוָונִין, לְאִתְתַּקְפָא וּלְאִתְקַשְׁרָא בְּתוּקְפֵיה, וְאִיהוּ גִּבּוֹר. כְּדֵין אִתְהֲדַר לְאֲחוֹרָא, וְכֻּרְסְיָיא חָקִיק וְגָלִיף לֵיה, וְאִתְרְשִׁים לְאִתְנַהֲגָא בְּרָזָא דִּשְׁמָא דָא

72. O leão se levantou para ser mantido a observar a face de um homem. Um nome levante, e esta adornado e inscrito por duas face e cores, para ser fortalecido e conectado a Gvurah (poder); este é o nome 'Poderoso'.  Em seguida ele vai voltar, e o Trono gravado e esculpido é marcado de forma a ser mantido pelo segredo do seu nome. 

אָדָם אִסְתַּכֵּל בְּכֻּלְהוּ, וְכֻּלְהוּ סַלְקִין וּמִסְתַּכְּלִין בֵּיה, כְּדֵין כֻּלְהוּ אִצְטַיְירָן בִּגְלוּפַיְיהוּ בְּצִיוּרָא דָא, בְּרָזָא דִּשְׁמָא חַד, דְּאִקְרֵי נּוֹרָא. וּכְדֵין כְּתִיב עֲלַיְיהוּ, וּדְמוּת פְּנֵיהֶם פְּנֵי אָדָם. כֻּלְהוּ כְּלִילָן בְּהַאי דְּיוֹקְנָא, וְהַאי  דְּיוֹקְנָא כָּלִיל לוֹן

73. O ROSTO DE um homem observa todas as criaturas vivas, e todos se levantam e o observam. Todos eles tomam forma, por suas gravuras, nesta forma no segredo pelo significado do nome chamado 'Terrível'. Esta escrito sobre eles que: "E a semelhança dos seus rostos, eles tinham o rosto de um homem." Eles estão todos incluídos nesta forma, e esta forma os engloba. 

וְעַל רָזָא דָא, אִתְּקְרֵי קב"ה, הָאֵל הַגָּדוֹל הַגִּבּוֹר וְהַנּוֹרָא. דְּהָא שְׁמָהָן אֵלִין גְלִיפִין אִינוּן לְעֵילָא, בְּרָזָא דִּרְתִּיכָא עִלָאָה, כְּלִילָא בְּאַרְבַּע אַתְּוָון ידוד, דְּאִיהוּ שְׁמָא דְּכָּלִיל כָּל דְּיוּקְנִין, אֵלִין מְחָקְקָן גְלִיפִין בְּכֻּרְסַיָיא, וְכֻּרְסַיָיא גְלִיפָא מְרַקְמָא בְּהוֹ. חַד לִיְמִינָא, וְחַד לִשְׁמָאלָא, וְחַד לְקַמָא, וְחַד לְאַחוֹרָא. רְשִׁימָא בְּד' סִטְרִין דְּעַלְמָא

74. Devido a este significado secreto, o Santo Único, abençoado seja Ele, é chamado 'o grande, poderoso e terrível El', porque estes nomes são altas correções pela Carruagem Celestial, e isso esta incluído nas quatro letras de Yud Hei Vav Hei, que é o Nome que abrange todas as formas. Estas formas são gravadas e esculpidas no Trono e o Trono esta gravado e bordado com eles, um a direita e um para esquerda e um para a frente e um para trás, atribuído as quatro direções do mundo. 

כֻּרְסְיָיא כַּד סַלְקָא, רְשִׁימָא בְּאַרְבַּע דְּיוּקְנִין אֵלִין. אֵלִין אַרְבַּע שְׁמָהָן עִלָאִין, נָטְלִין לְהַאי כֻּרְסְיָיא. וְכֻּרְסְיָיא אִתְכְּלֵל בְּהוּ, עַד דְּנָקְטָא וְלָקְטָא אִינוּן עִנוּגִין וְכִּסוּפִין, נָחֲתָא מַלְיָיא כְּאִילָנָא דְּמַלֵי עַנְפִין לְכָל סְטַר, וּמַלְיָיא אִיבִין. כֵּיוָן דְּנָחֲתָא, נְפָקוּ אֵלִין ד' דְּיוּקְנִין, מְצוּיָרִין בְּצִיוּרַיְיהוּ, גְלִיפִין מְנַהֲרָן, נְצִיצָן מְלַהֲטָן, וְאִינוּן זַרְעִין זַרְעָא עַל עָלְמָא

75. Quando o Trono sobe, é marcado por estas quatro formas. Estes quatro nomes grandiosos suportam este Trono, e o Trono é composto deles até o Trono receber e colectar estes prazeres e delícias. DEPOIS DO TRONO desce completamente carregado, como uma árvore cheia de galhos em todas as direções e carregada de frutas. Após O TRONO desce, as quatro formas DAS VIVAS CRIATURAS saem formadas, gravadas, iluminadas, brilhando e cintilando, e eles semeiam o mundo.