domingo, 12 de outubro de 2014

Balak - Capítulo 4 - "Todos os membros da Yeshivah reunidos para estudar o julgamento"

Esta seção nos fala sobre o julgamento após a morte, e nós aprendemos que o anjo Metatron que é cabeça da Yeshivah do Céu, pronuncia a sentença sobre tudo. 


וְהַהוּא רוּחָא דְּבַר נָשׁ סַלְּקָא ע"י דִּתְרֵי מְמָנָן, כֵּיוָן דְּעָאל, קָרִיב לְגַבֵּי חַד עַמּוּדָא דְּשַׁלְהוֹבָא מְלָהֲטָא דְּקַיְּימָא תַּמָּן, וְאַגְּלִים בְּרוּחָא דַּאֲוֵירָא דְּנָשִׁיב בְּהַהוּא עַמּוּדָא, וְכַמָּה אִינּוּן דְּסַלְּקִין לוֹן תַּמָּן. בְּגִין דְּכָל אִינּוּן דְּמִשְׁתַּדְּלֵי בְּאוֹרַיְיתָא, וּמְחַדְּשֵׁי בָּהּ חִדּוּשִׁין, מִיַּד אַכְתּוּב לְגַבֵּי בְּנֵי מְתִיבְתָּא אִינּוּן מִלִּין, כְּדֵין כָּל אִינּוּן בְּנֵי מְתִיבְתָּא אָתָאן לְמֵחֱמֵי לֵיהּ. אִינּוּן תְּרֵין מְמָנָן נָפְקִין, וְסַלְּקִין לֵיהּ לְהַהוּא מְתִיבְתָּא דִּרְקִיעָא, מִיַּד קָרִיב לְגַבֵּי הַהוּא עַמּוּדָא, דְּאַגְלִים תַּמָּן

20. O espírito da pessoa é levantado por dois nomeados. Ao entrar, ele se aproxima de pilar de fogo brilhante que esta lá, coberto de ar do vento que sopra neste pilar. E agora muitos que são ressuscitados lá... (PERDIDO AQUI)... Desde que todos aqueles que estudam a Torah tem novos insights sobre ela, os assuntos são imediatamentos escritos e gravados para estes membros daquela Yeshivah. Então todos os membros da Yeshivah vem para ver ele e aqueles que dois indicados MENCIONADOS ACIMA sai e eleva acima para a Yeshivah do firmamento. Ele imediatamente se aproxima daquele pilar, MENCIONADO ACIMA, onde ele é vestido NA VESTIMENTA MENCIONADA ACIMA. 

עָאל לִמְתִיבְתָּא, וְחָמָאן לֵיהּ, אִי מִלָּה כַּדְּקָא יָאוּת זַכָּאָה אִיהוּ, כַּמָה עִטְרִין מְנַצְצָן, מְעַטְּרִין לֵיהּ כָּל בְּנֵי מְתִיבְתָּא. וְאִי מִלָּה אַחֲרָא הֲוָה, וַוי לֵיהּ לְהַהוּא כִּסּוּפָא, דַּחְיָין לֵיהּ לְבַר, וְקָאֵים גּוֹ עַמּוּדָא, עַד דְּעַיְילֵי לֵיהּ לְדִינָא, רַחֲמָנָא לִשֵׁיזְבָן

21. DEPOIS DE VESTIR AQUELAS VESTIMENTAS, ele entra na Yeshivah e OS MEMBROS DA YESHIVAH o observam. Se os assuntos DE UMA NOVA VISÃO são apropriados, feliz ele está, desde que todos os membros da sessão irão adorná-lo com muitos louros. Se for outra coisa, SIGNIFICA DIZER QUE SE NÃO SEGUE O CAMINHO DA SANTIDADE, ai dele, que para o embaraço e vergonha. Ele é empurrado para fora e vai ficar ao lado do pilar MENCIONADO ACIMA, até ele trazer para a instrução e o julgamento. Possa o Misericordioso nos salvar. 

וְאִית אַחֲרָנִין דְּסַלְּקִין לוֹן תַּמָּן, כַּד קוּדְשָׁא בְּרִיךְ הוּא בִּפְלוּגְתָא בִּבְנֵי מְתִיבְתָּא, וְאַמְרֵי מַאן מוֹכַח, הָא פְּלוֹנִי דְּאוֹכַח מִלָּה. כְּדֵין סַלְּקִין לֵיהּ תַּמָּן, וְאוֹכַח הַהוּא מִלָּה בֵּין קוּדְשָׁא בְּרִיךְ הוּא וּבֵין בְּנֵי מְתִיבְתָּא. וְאִית אַחֲרָנִין דְּסַלְּקִין לוֹן תַּמָּן לְדִינָא, וְדַיְינִין לֵיהּ תַּמָּן, לְבָרְרָא לוֹן, וּלְלַבְּנָא לוֹן

22. Há outros que são criados lá quando o Santo Único, abençoado seja Ele, está na disputa com os membros da Yeshivah, SE O ITEM É PERMITIDO OU PROIBIDO. Eles dizem, Quem deve decidir A LEI? Aqui é assim e assim, O HOMEM SÁBIO DESTE MUNDO, o deixa vir e determinar o assunto, COMO PROCEDER A LEI. Então eles levantam AQUELE HOMEM SÁBIO acima, ali, e ele decide por evidências que disputa legal entre o Santo Único, abençoado seja Ele, e os membros da Yeshivah. Há outros que são criados lá em cima para julgamento e são julgados lá, para serem refinados e purificados.

אָ"ל ר' יוֹסֵי, א"ה בְּלָא דִּינָא אִתְפְּטַר בַּר נָשׁ וְאִסְתַּלָּק מֵהַאי עָלְמָא. וְאִי בְּדִינָא אִסְתַּלָּק, אֲמַאי אִתְּדָּן זִמְנָא אַחֲרִינָא. אָ"ל, הָכִי אוֹלִיפְנָא, וְהָכִי שְׁמַעְנָא, דְּהָא וַדַּאי בְּדִינָא אִסְתַּלָּק ב"נ מֵהַאי עָלְמָא, אֲבָל עַד לָא יֵיעוּל לִמְחִיצָתְהוֹן דְּצַדִּיקַיָּא, סַלְקֵי לֵיהּ לְדִינָא, וְתַמָּן אִתְּדָּן בְּהַהוּא מְתִיבְתָּא דִּרְקִיעָא

23. Rabbi Yosi disse para ele, se assim for, PARECE QUE uma pessoa deixa e partes deste mundo sem julgamento. Se ele se afasta por julgamento, QUE É, ELE JÁ FOI JULGADO ACIMA, porque então esta ele em julgamento uma segunda vez NA YESHIVAH DO FIRMAMENTO? Ele responde para ele, Que é o caminho que me foi ensinado e foi assim que ouvi. Certamente uma pessoa que parte deste mundo é julgada. No entanto, antes de entrar na presença dos justos, ele é levantado para UM SEGUNDO julgamento para  uma decisão em que Yeshivah do firmamento. 

וְתַמָּן קַיְּימָא הַהוּא מְמָנָא דְּגֵיהִנָּם לְאַסְטָאָה. זַכָּאָה אִיהוּ מַאן דְּזָכֵי מִן דִּינָא, וְאִי לָאו הַהוּא מְמָנָא דְּגֵיהִנָּם נָטִיל לֵהּ, בְּשַׁעֲתָא דְּמַסְרִין לֵיהּ בִּידוֹי, וּמִקְלַע לֵיהּ מִתַּמָּן לְתַתָּא, כְּמַאן דְּמִקְלַע אַבְנָא בְּקוּסְפִתָא דִּכְתִּיב וְאֵת נֶפֶשׁ אוֹיְבֶיךָ יְקַלְעֶנָּה בְּתוֹךְ כַּף הַקָּלַע וְגוֹ'. וְשַׁדֵּי לֵיהּ לְגֵּיהִנָם, וְקַבִּיל עוֹנְשֵׁיהּ כְּפוּם מַה דְּאִתְדָּן

24. NO YESHIVAH DO FIRMAMENTO fica o nomeado de Gehenom para processar. Feliz é aquele que foi encontrado em culpa para o julgamento. Se não, o nomeado de Gehehom o pega quando eles o afundam para baixo, como alguém que lança uma pedra ao fundo, como esta escrito: "E as almas de seus inimigos, então ele jogará ao longe, como do côncavo de uma funda..." (I Shmuel 25:29). O nomeado o joga em Gehenom e ele recebe a punição de acordo com sua sentença. 

ת"ח, וַיַּרְאֵנִי אֶת יְהוֹשֻׁעַ הַכֹּהֵן הַגָּדוֹל עוֹמֵד לִפְנֵי מַלְאַךְ וְגוֹ', דְּסָלִיקוּ לֵיהּ לְדִינָא, גּוֹ הַהוּא מְתִיבְתָּא דִּרְקִיעָא, בְּשַׁעֲתָא דְּאִתְפְּטָר מֵהַאי עָלְמָא. עוֹמֵד לִפְנֵי מַלְאַךְ יְיָ', דָּא הוּא הַהוּא נַעַר, רֵישׁ מְתִיבְתָּא, דְּאִיהוּ חָתִיךְ דִּינָא עַל כֹּלָּא

25. Venha e veja: "E ele me mostrou Joshua o Sumo Sacerdote diante do anjo de Hashem" (Zecharyah 3:1) significa que eles despertaram acima para julgamento na Yeshivah do firmamento, depois ele saiu deste mundo. "Diante do anjo de Hashem": Essa é a mesma juventude, SIGNNIFICA O ANJO METATRON, QUE É CHAMADO 'JUVENTUDE', que é a cabeça da Yeshivah NA YESHIVAH DO FIRMAMENTO. E ele pronuncia a sentença sobre tudo.