וְהַשָּׂטָן, מַאן וְהַשָּׂטָן. הַהוּא דִּמְמָנָא, עַל נַפְשָׁתָא בְּגֵיהִנָּם, דְּתִיאוּבְתֵּיה לְמֵיסַב לֵיהּ, וְתָדִיר קַיְּימָא וְאָמַר הַב הַב, הָבוּ חַיָּיבִין לְגֵּיהִנָם. לְשִׂטְנוֹ, לְאַדְכְּרָא חוֹבוֹי. כְּדֵין וַיֹּאמֶר יְיָ' אֶל הַשָּׂטָן יִגְעַר בְּךָ הַשָּׂטָן וְיִגְעַר ה' בְּךָ, תְּרֵין גְּעָרוֹת אֲמַאי. אֶלָּא חַד לְדוּמָה. וְחַד, לְהַהוּא דְּנָפְקָא מִגֵּיהִנָּם, דְּקַיְּימָא תָּדִיר לְאַסְטָאָה
26. ELE PERGUNTA SOBRE O QUE ELE DIZ: "E o adversário (Heb. Satan) ESTAVA A SUMA MÃO DIREITA PARA IMPEDI-LO" (ZECHARYAH 3:1). O que é "o adversário"? ELE RESPONDE: Aquele que for nomeado para as almas em Gehehom, cujo desejo é levá-lo PARA GEHENOM, que esta sempre presente e diz, De, de ao ímpio para Gehenom. "Para o impedir' significa mencionar suas iniquidades. Então, "Hashem disse disse para adversário, "Hashem te repreende, O adversário; mesmo Hashem... repreende você" (Ibid.) ELE PERGUNTA: Por que duas repreensões? ELE RESPONDE: Uma PARA O ANJO Dumah, QUE É O CHEFE NOMEADO DA GEHENOM, e um para aquele que deixa Gehenom, que esta constantemente pronto para frustrar, SIGNIFICA O ADVERSÁRIO.
ת"ח, הַהוּא שָׂטָן עִלָּאָה נָחִית כְּמָה דְּאוּקְמוּהָ, דְּאַגְלִים בְּדִיּוּקְנָא דְּשׁוֹר, וְכָל אִינּוּן רוּחִין בִּישִׁין, דְּאִתְּדָנוּ לְאַעֲלָא בַּגֵיהִנָּם, לָחִיךְ לוֹן בְּרִגְעָא חֲדָא, וְחָטַף לוֹן, וְנָחִית וְיָהַב לוֹן לְדוּמָה, לְבָתַר דְּבָלַע לוֹן. וְדָא הוּא דִּכְתִּיב, וַיֹּאמֶר מוֹאָב אֶל זִקְנֵי מִדְיָן עַתָּה יְלַחֲכוּ הַקָּהָל אֶת כָּל סְבִיבוֹתֵינוּ כִּלְחוֹךְ הַשּׁוֹר, דְּאִשְׁתְּמוֹדַע, הַשּׁוֹר דְּקַיְּימָא לְבִישׁ עַל כָּל בְּנֵי עָלְמָא. אֵת יֶרֶק הַשָּׁדֶה, אִינּוּן רוּחִין דִּבְנֵי נָשָׁא, דְּאִינּוּן יֶרֶק הַשָּׂדֶה. הַשָּׂדֶה, הַהוּא שָׂדֶה דְּאִשְׁתְּמוֹדַע
27. Venha e veja, o adversário celestial desce, como nós já explIcamos, sendo transformado num boi. Todos estes maus espíritos foram sentenciados para entrar em Gehenom, ele os lambe um instante e os agarra, e desce e os da para Dumah, depois que os engole. Isso é o que é dito: "E Moab disse para os anciãos de Midian, 'Agora esta comitiva lambem tudo sobre nós, como os bois lambem..." '(Bemidbar 22:4). Que é o que boi conhecia, QUE É O ADVERSÁRIO, que esta constantemente pronto para causar o mal para todos os habitantes do mundo. "A erva do campo" (Ibid.), são os espíritos das pessoas, que são a erva do campo. "O campo" é que certo campo, SIGNIFICA MALCHUT.
א"ר יוֹסֵי, א"ה, חַכִּים הֲוָה בָּלָק. אָ"ל וַדַּאי, וְהָכִי אִצְטְרִיךְ לֵיהּ לְמִנְדַּע כָּל אָרְחוֹי דְּהַהוּא שׁוֹר, וְאִי לָא יַדְעֵי לְהוּ, לָא יָכִיל לְמֶעְבַּד חֲרָשׁוֹי וְקִסְמוֹי. א"ר יוֹסֵי וַדַּאי הָכִי הוּא, וְיָאוּת אַמָרְת. וְתוּקְפֵּיהּ דְּהַהוּא שׁוֹר, מִכִּי מַכְרִיזוּ עַל הַתְּבוּאָה. כָּל אִינּוּן יוֹמִין דְּמַכְרִיזִין וְכָל יוֹמִין דְּמַכְרִיזֵי עַל רוּחֵיהוֹן דִּבְנֵי נָשָׁא. וְאִינּוּן יוֹמֵי נִיסָן, וְיוֹמֵי תִּשְׁרֵי, וְהָא אִתְּמַר
28. Rabbi Yosi disse, se assim, Balak era um homem sábio, DESDE QUE ELE ESTAVA CIENTE QUE SATAN SE TRANSFORMAVA NA FORMA DE UM BOI. Ele disse para ele mais certamente ELE ERA UM SÁBIO. Da mesma forma, ele precisava saber todos os hábitos deste boi e se ele não estivesse familiarizado com eles, ele não teria sido capaz de performar sua bruxaria e magia. Rabbi Yosi disse, Que é certamente por isso, e você falou bem. O poder deste boi é, quando eles proclamam sobre o cultivo dos grãos... (ALGO PERDIDO)... todos estes dias que estão sendo proclamados, e todos os dias que eles proclamam sobre os espíritos das pessoas. Eles são os dias Nissan e os dias de Tishrei, como nós já aprendemos.