quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Balak - Capítulo 10 - "Hashem, tu és meu Elohim, irei exaltá-lo"

Rabbi Elazar explica o segredo do ponto alto que é oculto e desconhecido, e o nível onde inquérito pode ser feito primeiro. Ele fala sobre o mundo de Melchizedek o Sumo Sacerdote, que corresponde a Chesed de Zeir Anpin em pé sobre Malchut. Nós ouvimos os tês significados de "Você" no título do verso, e Rabbi Elazar passa a dar duas explicações de "Para você dar duas explicações de "Para Você ter feito coisas maravilhosas." Ele diz que a atual forma do aleph é o início do maior segredo do homem primordial, e ele nos conta porque este é o valor numérico de um. Nós aprendemos que os profetas receberam de Netzach e Hod que são chamados de 'conselhos'. Rabbi Elazar diz que o título do verso é um veículo conciso para todo escondido secreto significado da fé,em que Hashem é Chochmah, "meu Elohim' é Binah, "Você" é Chesed, "maravilha" são as três Colunas Chesed, Gvurah e Tiferet, "conselho de longe" é Netzach e Hod, "fidelidade" é Malchut,e "verdade" é Yesod.


פָּתַח רִבִּי אֶלְעָזָר וְאָמַר, יְיָ' אֱלֹהַי אַתָּה אֲרוֹמִמְךָ אוֹדֶה שִׁמְךָ כִּי עָשִׂיתָ וְגוֹ'. הַאי קְרָא רָזָא דִּמְהֵימְנוּתָא אִיהוּ. יְיָ', רָזָא עִלָּאָה, שֵׁירוּתָא דִּנְקוּדָה עִלָּאָה סְתִימָא דְּלָא יְדִיעַ. אֱלֹהַי, רָזָא קוֹל דְּמָמָה דַּקָּה, וְאִיהוּ שֵׁירוּתָא דְּקַיְּימָא לְשָׁאֲלָא, וְאַסְתִּים וְלָא יְדִיעַ, וְלֵית מַאן דְּאָתִיב עָלֵיהּ, בְּגִין דְּאִיהוּ סָתִים וְטָמִיר וְגָנִיז

156. Rabbi Elazar abriu a discussão com ov erso: "Hashem, Você é meu Elohim; Eu irei exaltá-lo, eu louvarei Seu nome; porque Você fez..." (Yeshayah 25:1). Este verso na escritura é o segredo da Fé. Yud Hei Vav Hei é o topo do segredo e é o início do  ponto mais alto escondido e não conhecido, que é, Aba e Ima para o alto, que são o segredo de Chochmah. E eles estão escondidos de Chochmah, inteiramente desconhecido. "Meu Elohim" é o segredo de "uma voz mansa e delicada" (I Melachim 19:12)  QUE É YISRAEL-SABA E TEVUNAH, QUE É SIGNIFICADO SECRETO DE BINAH. Que é o início daquilo que pode ser controlado. NO ENTANTO, se torna escondido e desconhecido, e não há ninguém que responde a ela; EMBORA ESTEJA DISPONÍVEL PARA CONSULTA, DISPONÍVEL PARA SER REVELADO MAS AO INVÉS NO LUGAR DE ZEIR ANPIN E MALCHUT, porque está oculto, coberto e escondido. 

אַתָּה, דָּא יְמִינָא, שֵׁירוּתָא דְּקַיְּימָא לְשָׁאֲלָא, וּלְאָתָבָא בֵּיהּ, וְהוּא כֹּהֵן עִלָּאָה. כד"א אַתָּה כֹהֵן לְעוֹלָם עַל דִּבְרָתִי מַלְכִּי צֶדֶק. מַאן עַל דִּבְרָתִי מַלְכִּי צֶדֶק. אֶלָּא כֹּהֵן עִלָּאָה דָּא, אִיהוּ דְּקַיְּימָא עַל דָּבָר, בְּגִין דְּהַהוּא דָּבָר לָא קַיְּימָא, אֶלָּא בִּימִינָא. וְהַהוּא דָּבָר מַאן אִיהוּ. מַלְכִּי צֶדֶק, כַּךְ שְׁמֵיהּ. וּמַאי דְּאָמַר דִּבְרָתִי, בְּגִין דְּאִתְקְשַׁר בֵּיהּ בְּדָוִד. וְכָל מִלֵּי שְׁבָחָא דִּילֵיהּ, בְּהַהוּא דָּבָר אַתְיָין. וְעַל דָּא דִּבְרָתִי. ובג"כ, אַתָּה דָּא כֹּהֵן. וְהָא אוֹקִימְנָא, דִּתְלַת דּוּכְתֵּי אִינּוּן, דְּאִקְרֵי כָּל חַד אַתָּה

157. DEPOIS DE EXPLICAR QUE YUD HEI VAV HEI É O SEGREDO DE ABA E IMA QUE ESTÃO ACIMA DE QUALQUER QUESTIONAMENTO, E "MEU ELOHIM," QUE É O SEGREDO DE YISRAEL-SABA E TEVUNAH QUE ESTÃO DISPONÍVEIS PARA CONSULTA, MAS NÃO HÁ NINGUÉM PARA RESPONDER A ELA, ELE EXPLICA COMO: "Você" que é direita, SIGNIFICA CHESED DE ZEIR ANPIN, é o início do que está disponível para consulta e uma resposta a ele. CONTUDO, QUE É APENAS O COMEÇO DESTA REVELAÇÃO, MAS NÃO ESTÁ AINDA REVELADO NISSO, APENAS QUANDO ESTÁ EM MALCHUT. Que é  CHAMADO 'Sumo Sacerdote', como dito, "Você deve ser um sacerdote para sempre, segundo a maneira de Melchizedek" (Tehilim 110:4). ELE QUESTIONA: Este é o superno sacerdote, CHESED DE ZEIR ANPIN, que está em pé sobre a palavras, QUE É MALCHUT, porque esta palavra não suporta com exceção através da direita, QUE É CHESED. Qual é aquela palavra? Que é Melchizedek, o nome DE MALCHUT. A razão pela qual se diz "divrati" (lit. 'palavra de' também 'minha palavra')" ao invés de 'davar' é porque isso estava conectado com David. DESDE QUE DAVID ERA A CARRUAGEM PARA MALCHUT. Todas as palavras de louvor de DAVID vieram através desta palavras e, portanto, é dito, "Minha palavras," SIGNIFICA MINHA MALCHUT. Como um resultado disso, "você" é um sacerdote, QUE É CHESED. Nós já explicamos que há três áreas e cada uma é chamada "você," PORQUE CHOCHMAH É CHAMADA "VOCÊ" E CHESED É CHAMADO "VOCÊ," COMO ESTÁ ESCRITO AQUI. E MALCHUT É CHAMADA "VOCÊ." 

אֲרוֹמִמְךָ כֻּלָּא כַּחֲדָא. אוֹדֶה שִׁמְךָ כַּדְקָא יָאוּת, וְהַאי שֵׁם יְדִיעַ. כִּי עָשִׂיתָ פֶּלֶא, כִּסּוּיָא וּלְבוּשָׁא, לְאִתְלַבְּשָׁא נְהוֹרָא סְתִימָא עַתִּיקָא, רֵאשִׁיתָא דַּרְגָּא עִלָּאָה, אָדָם קַדְמָאָה, טְמִירָא בְּכִסּוּיָא דִּנְהוֹרָא אַחֲרָא

158. AGORA ELE EXPLICA AS PALAVRAS: "EU EXALTAREI VOCÊ" QUE ESTÁ NO VERSO MENCIONADO ACIMA. ELE DIZ, "Eu exaltarei Você," significa em todos TRÊS NOMES, YUD HEI VAV HEI, "MEU ELOHIM," E "VOCÊ," e juntos "Eu louvarei Seu nome" como adequado. Aquele nome é conhecido para ser Malchut chamado 'nome'. Para Você ter feito coisas maravilhosas" (Yeshayah 25:1): "MARAVILHOSO" É UMA LINGUAGEM DE OCULTAÇÃO ISSO SIGNIFICA QUE VOCÊ FEZ uma capa e vestuário para a luz escondida de Atika, QUE É BINAH . O início do nível superior, que é a Chochmah contida, é referida como o homem primordial escondido, então que ele vai ser vestido com uma capa de outra luz QUE É CHASSADIM.

ד"א כִּי עָשִׂיתָ פֶּלֶא, כִּי עָשִׂיתָ אָלֶ"ף. וּמַהוּ אָלֶף. הָא תָּנֵינָן, אָלֶ"ף בֵּי"ת, אָלֶף בִּינָה. אֲבָל דִּיּוּקְנָא דְּא', אִיהוּ תְּלַת סִטְרִין. רֵאשִׁית דְּרָזָא עִלָּאָה דְּאָדָם קַדְמָאָה. בְּגִין, דִּבְדִיוּקְנָא דְּא', אִית תְּרֵין דְּרוֹעִין, חַד מִכָּאן, וְחַד מִכָּאן, וְגוּפָא בְּאֶמְצָעִיתָא, וְכֹלָּא רָזָא חֲדָא. וְאִיהוּ רָזָא דְּיִחוּדָא, א'. ובג"כ אָלֶף לְחוּשְׁבְנָא אֶחָד, וְהַיְינוּ כִּי עָשִׂיתָ פֶּלֶא. וְרַב הַמְנוּנָא סָבָא אָמַר הָכִי, כִּי עַשִׂיתָ פֶּלֶא, פֶּלֶא דָּא הוּא חַד דַּרְגָּא מֵאִינּוּן פְּלָאוֹת חָכְמָה. וּמַאן אִיהוּ. דָּא נָתִיב לֹא יְדָעוֹ עָיִט. וְאִיהוּ פֶּלֶא

159. Outra explicação de: "Para Você ter feito coisas maravilhosas (Heb. pele)":  A SABER, Vocês fizeram Aleph, desde que Pele é soletrada com as mesmas letras de Aleph. Qual é o significado de Aleph? Nós aprendemos que Aleph Bet SIGNIFICA Aleph Binah (lit. 'ensinar para aprender'). Ainda a forma de Aleph é de três lados, ESQUERDA, DIREITA E CENTRO, que é o início do maior segredo do homem primordial. QUE SÃO AS TRÊS COLUNAS EM BINAH, A FONTE DA IMAGEM DO HOMEM, QUE É MOCHIN DE ZEIR ANPIN. Para na forma da Aleph são dois braços, um para cada lado, QUE SÃO AS DUAS COLUNAS DE CHESED E GVURAH QUE SÃO  O SUPERIOR YUD E SEU INFERIOR YUD, e o corpo no centro; QUE É O VAV ENTRE OS DOIS YUD'S. Tudo tem um significado, que ele está em um significado com a explicação que Pele é Chochmah sendo vestida em Chassadim, desde que esta vestimenta não acontece exceto através das três Colunas. Que é o segredo da unificação deste Aleph e que é também porque Alepah TEM O VALOR NUMÉRICO DE um. Que é o significado de: "Para Você que tem feito coisas maravilhosas (Heb. pele), " QUE É O SEGREDO DE ALEPH. E Rav Hammuna Saba (o ancião) disse isso, "Para Você que tem feito coisas maravilhosas.''Esta maravilha é um nível destas maravilhas escondidas de Chochmah. Qual é? "Existe um caminho que nenhum pássaro conhece" (Iyov 28:7), QUE É O QUINQUAGÉSIMO PORTÃO. E que é uma coisa maravilhosa. 

עֵצוֹת מֵרָחוֹק קָרָא לְהַאי בְּקַדְמֵיתָא פֶּלֶא, וְהָכָא אָמַר פֶּלֶא עֵצוֹת מֵרָחוֹק. אֶלָּא הָתָם אִצְטְרִיךְ לְמִמְנֵי שִׁית סִטְרִין לְדַרְגִּין עִלָּאִין, פֶּלֶא יוֹעֵץ אֵל גִּבּוֹר אֲבִי עַד שַׂר שָׁלוֹם. וְהָכָא, לָא אָתָא לְמִמְנֵי חוּשְׁבָּנָא. אֲבָל עֵצוֹת מֵרָחוֹק מַאי נִינְהוּ. תְּרֵי בַּדֵי עֲרָבוֹת. דְּכָל עֵיטָא דִּנְבִיאֵי מִתַּמָּן אַתְיָא. אִינּוּן אִקְרוּן עֵצוֹת מֵרָחוֹק. אֱמוּנָה אוֹמֶן, תְּרֵין דְּאִינּוּן חַד, נָהָר וְגַן. דָּא נָפִיק מֵעֵדֶן, וְדָא אִשְׁתְּקֵי מִינֵּיהּ. הָא הָכָא, כָּל רָזָא סְתִימָא דִּמְהֵימְנוּתָא

160. "Conselhos de longe" (Yeshayah 25:1): ELE PERGUNTA: Primeiro ele chama de "maravilhoso" E NÃO DIZ QUE 'CONSELHOS ANTIGOS', ainda aqui ele diz: "maravilhosas coisas conselhos antigos (também: 'de longe')." QUAL É A DIFERENÇA? ELE RESPONDE: Isso é porque ele teve que contar seis extremidades dos níveis mais altos. PORTANTO, ELE DIZ, "Maravilhoso (Heb. pele), conselheiro, um poderoso El, o pai eterno, o príncipe da paz" (Yeshayah 9:5). EL É CHESED, PODEROSO É GVURAH, O PAI É TIFERET, ETERNA É NETZACH, PRÍNCIPE É HOD, E PAZ É YESOD. E aqui, ele não vem para contar  OS NÍVEIS. ELE PERGUNTA: No entanto, o que são "conselhos de longe"? ELE RESPONDE: Eles são os dois ramos de salgueiro, QUE SÃO NETZACH E HOD E SÃO CHAMADOS 'CONSELHOS', desde que todos os conselhos dos profetas decorrem de lá e são chamados 'conselhos de longe' DESDE QUE OS PROFETAS RECEBERAM DE NETZACH E HOD. "Na fidelidade e verdade" (Yeshayah 25:1): Estes são os dois que são um, DESDE QUE ELES SÃO o rio e o Jardim QUE SÃO YESOD E MALCHUT. Este RIO, YESOD, sai do Éden e este JARDIM, QUE É MALCHUT, fica regada a partir dele. Nós achamos aqui NO VERSO DAS ESCRITURAS: "HASHEM VOCÊ É MEU ELOHIM," o inteiro significado escondido da Fé, COMO DEFINIDO DESDE QUE Hashem é Chochmah: "meu Elohim" é Binah; 'Você' é Chesed; 'maravilhso' são as três Colunas, Chesed, Gvurah e Tiferet; 'conselho de longe' são Netzah e Hod: 'fidelidade' é Malchut; e 'verdade' É Yesod.