וַיִשְׁלַח מַלְאָכִים אֶל בִּלְעָם בֶּן בְּעוֹר וְגוֹ'. הָכָא אִית עֶשְׂרִין וּתְמַנְיָא תֵּיבִין, לָקֳבֵל כ"ח דַּרְגִין דְּחַרְשֵׁי קוּסְמִין דְּצִפּוֹר. וְאִית לְאִסְתַּכְּלָא, מַאן דְּבָעָא לְמַלְּלָא בֵּיהּ בְּבִלְעָם, וּלְאִתְחַבְּרָא בַּהֲדֵיהּ, אֲמַאי שָׁדַר לֵיהּ מִיַּד, עַד לָא יֵיתֵי לְגַבֵּיהּ, מִלִּין בְּפֵירוּשָׁא, דְּקָאָמַר הִנֵּה עַם יָצָא מִמִּצְרַיִם וְעַתָּה לְכָה אָרָה לִי, הֲוָה לֵיהּ לְאִתְחַבְּרָא בַּהֲדֵיהּ בְּקַדְמֵיתָא, וּלְפַיְּיסָא וּלְשׁוֹחֲדָא לֵיהּ, וּלְבָתַר לְאוֹדָעָא לֵיהּ מִלּוֹי
133. "Então ele enviou mensageiros para Bilaam o filho de Beor" (Bemidbar 5-6). Existem 28 palavras aqui, correspondendo para os 28 níveis de de bruxas e feiticeiros mágicos usando um pássaro. Nós precisamos perguntar para quem quisesse falara para Bilaam e aproveitar com ele enviando instruções claras imediatamente antes de se aproximar dele, dizendo, "Eis, há pessoas que saíram do Egito... Vem agora portanto, Eu peço a você, me amaldiçoe" (Ibid. 6). Ele deve primeiro se juntar a ele, insinuou-se, subornou e em seguida o informou do que ele deveria fazer.
אֶלָּא אָמַר רִבִּי יוֹסֵי, מֵהָכָא אִשְׁתְּמוֹדַע דְּהָא יָדַע בָּלָק רְעוּתֵיהּ דְּהַהוּא רָשָׁע, דְּבָעָא לְאִתְיַקְּרָא תָּדִיר בְּמִלִּין רַבְרְבִין, וְלֵית לֵיהּ תִּיאוּבְתָא, אֶלָּא כַּד עָבֵיד בִּישִׁין
134. ELE RESPONDE: Ainda Rabbi Yosi disse que a partir daqui, é reconhecível que Balak já estava ciente dos desejos de malfeitores, e que ele desejava ser repartidos grandes projetos; sua única ambição é para fazer maldades. Portanto, ele estava exaltando-o como se as rédeas estivessem em suas mãos, e para quem ele deseja que ele pode enviar bênçãos ou maldições e vai ser realizado. Também, ele o informou do seu próprio desejo para amaldiçoar Yisrael, pois ele sabia que todo seu desejo era apenas para fazer o mal e causar danos.
בָּלָק קָסָם קְסָמִין וְעָבֵיד חַרְשִׁין וְאַתְקִין צִפָּרָא. וְיָדַע דְּדַרְגִּין דְּמֹשֶׁה עִלָּאִין וְיַקִּירִין, וְחָרָשׁ בְּחַרְשׁוֹי וְקָסָם בְּקִסְמוֹי, וְיָדַע דְּדַרְגִּין דְּבִלְעָם הֲווֹ לָקֳּבְלַיְיהוּ, מִיַּד וַיִשְׁלַח מַלְאָכִים אֶל בִּלְעָם בֶּן בְּעוֹר
135. Balak realizou feitiçaria e bruxaria e construiu um pássaro. Ele estava ciente de que os níveis de Moisés eram sublimes e preciosos: ele elaborou com sua bruxaria, e performou feitiçaria mágica, e estava ciente que os níveis de Balaam foram correspondentes AOS NÍVEIS DE MOISÉS. Imediatamente, "ele enviou mensageiros para Bilaam o filho de Beor."
פְּתוֹרָה: שְׁמָא דְּאַתְרָא הֲוָה. כד"א, מִפְּתוֹר אֲרַם נַהֲרַיִם לְקַלְלֶךָּ. אֲמַאי אִקְרֵי הָכִי. בְּגִין דִּכְתִּיב, הָעוֹרְכִים לַגַּד שֻׁלְחָן. וּפָתוֹרָא הֲוָה מְסַדֵּר תַּמָּן כָּל יוֹמָא. דְּהָכִי הוּא תִּקּוּנָא דְּסִטְרִין בִּישִׁין, מְסַדְּרִין קַמַּיְיהוּ פְּתוֹרָא בְּמֵיכְלָא וּבְמִשְׁתְּיָיא, וְעַבְדִּין חַרְשִׁין, וּמְקַטְרִין לְקַמֵּי פְּתוֹרָא, וּמִתְכַּנְשִׁין תַּמָּן כָּל רוּחִין מִסְאֲבִין, וְאוֹדְעִין לוֹן מַה דְּאִינּוּן בָּעָאן. וְכָל חַרְשִׁין וְקוֹסְמִין דְּעָלְמָא עַל הַהוּא פְּתוֹרָא הֲווֹ, ובג"כ אִקְרֵי שְׁמָא דְּאַתְרָא הַהוּא פְּתוֹרָא. דְּהָכִי קוֹרִין בְּאֲרַם נַהֲרַיִם לַשֻׁלְחָן פְּתוֹרָא
136. Petor é um nome de um lugar, como esta escrito: "De Petor de Aram Naharaim (Port. 'dois rios') para amaldiçoar você" (Devarim 23:5). Por que foi chamado desta maneira? Porque esta escrito: "Isso aconteceu uma mesa para Fortuna" (Yeshayah 65:11). Ele colocou uma mesa todos os dias, uma vez que é costume dos lados maus. Eles montaram para eles uma mesa com comida e bebida, realizaram feitiçaria, e fumaram incenso diante da mesa. Então todos os espíritos impuros ali reunidos e os informou de tudo o que eles quiseram. E toda a mágica e feitiçaria no
mundo estava naquela mesa, que é porque do nome do lugar chamado 'Petorah', uma vez que a mesa é chamada 'Petora' em Aram Naharaim (Port.'dois rios').
פָּתַח וְאָמַר וְעָשִׂיתָ שֻׁלְחָן עֲצֵי שִׁטִּים וְגוֹ'. וּכְתִיב וְנָתַתָּ עַל הַשֻּׁלְחָן לֶחֶם פָּנִים וְגוֹ'. כָּל אִינּוּן מָאנֵי קוּדְשָׁא, בָּעָא קוּדְשָׁא בְּרִיךְ הוּא לְמֶעְבַּד קַמֵּיהּ, לְאַמְשָׁכָא רוּחָא קַדִישָׁא מֵעֵילָּא לְתַתָּא. הַהוּא רָשָׁע דְּבִלְעָם, הֲוָה מְסַדֵּר הָכִי לְסִטְרָא אַחֲרָא. וַהֲוָה מְסַדֵּר שֻׁלְחָן, וְנָהֲמָא דְּאִקְרֵי לֶחֶם מְגוֹאָל, כְּמָה דְּאִתְּמַר. דְּהָכִי אָזִיל סְטָר אַחֲרָא בָּתַר קְדוּשָׁה, כְּקוֹף בָּתַר בְּנֵי נָשָׁא. וּשְׁלֹמֹה מַלְכָּא צָוַוח וְאָמַר, כִּי מֶה הָאָדָם שֶׁיָּבֹא אַחֲרֵי הַמֶּלֶךְ אֵת אֲשֶׁר כְּבָר עָשׂוּהוּ. וְהָא אִתְּמַר קְרָא דָּא
137. Ele abriu a discussão com o verso: "Você deve também fazer uma mesa de acácia" (Shemot 25:23) e: "E você deve definir sobre os pães na proposição da mesa..." (Ibid. 30). O Santo Único, abençoado seja Ele, deseja ter todos os utensílios santos feitos por Ele, a fim de chamar o Espírito Santo de cima para baixo. O perverso Bilaam preparou similarmente para o Outro Lado, e ele preparou uma mesa e o pão que é chamado "pão nojento" (Malachi 1:7). Como nos foi ensinado, O Outro Lado segue a santidade como um macaco atrás das pessoas. E o Rei Salomão chorou e disse, "Pois o que o homem pode fazer que vem depois do rei? Mesmo aquilo que já foi feito" (Kohelet 2:12) DESEJANDO POR IMITAR ELE, E SER COMO ELE, e que já foi ensinado neste versículo.
פְּתוֹרָה: שְׁמָא דְּאַתְרָא הֲוָה. כד"א, מִפְּתוֹר אֲרַם נַהֲרַיִם לְקַלְלֶךָּ. אֲמַאי אִקְרֵי הָכִי. בְּגִין דִּכְתִּיב, הָעוֹרְכִים לַגַּד שֻׁלְחָן. וּפָתוֹרָא הֲוָה מְסַדֵּר תַּמָּן כָּל יוֹמָא. דְּהָכִי הוּא תִּקּוּנָא דְּסִטְרִין בִּישִׁין, מְסַדְּרִין קַמַּיְיהוּ פְּתוֹרָא בְּמֵיכְלָא וּבְמִשְׁתְּיָיא, וְעַבְדִּין חַרְשִׁין, וּמְקַטְרִין לְקַמֵּי פְּתוֹרָא, וּמִתְכַּנְשִׁין תַּמָּן כָּל רוּחִין מִסְאֲבִין, וְאוֹדְעִין לוֹן מַה דְּאִינּוּן בָּעָאן. וְכָל חַרְשִׁין וְקוֹסְמִין דְּעָלְמָא עַל הַהוּא פְּתוֹרָא הֲווֹ, ובג"כ אִקְרֵי שְׁמָא דְּאַתְרָא הַהוּא פְּתוֹרָא. דְּהָכִי קוֹרִין בְּאֲרַם נַהֲרַיִם לַשֻׁלְחָן פְּתוֹרָא
136. Petor é um nome de um lugar, como esta escrito: "De Petor de Aram Naharaim (Port. 'dois rios') para amaldiçoar você" (Devarim 23:5). Por que foi chamado desta maneira? Porque esta escrito: "Isso aconteceu uma mesa para Fortuna" (Yeshayah 65:11). Ele colocou uma mesa todos os dias, uma vez que é costume dos lados maus. Eles montaram para eles uma mesa com comida e bebida, realizaram feitiçaria, e fumaram incenso diante da mesa. Então todos os espíritos impuros ali reunidos e os informou de tudo o que eles quiseram. E toda a mágica e feitiçaria no
mundo estava naquela mesa, que é porque do nome do lugar chamado 'Petorah', uma vez que a mesa é chamada 'Petora' em Aram Naharaim (Port.'dois rios').
פָּתַח וְאָמַר וְעָשִׂיתָ שֻׁלְחָן עֲצֵי שִׁטִּים וְגוֹ'. וּכְתִיב וְנָתַתָּ עַל הַשֻּׁלְחָן לֶחֶם פָּנִים וְגוֹ'. כָּל אִינּוּן מָאנֵי קוּדְשָׁא, בָּעָא קוּדְשָׁא בְּרִיךְ הוּא לְמֶעְבַּד קַמֵּיהּ, לְאַמְשָׁכָא רוּחָא קַדִישָׁא מֵעֵילָּא לְתַתָּא. הַהוּא רָשָׁע דְּבִלְעָם, הֲוָה מְסַדֵּר הָכִי לְסִטְרָא אַחֲרָא. וַהֲוָה מְסַדֵּר שֻׁלְחָן, וְנָהֲמָא דְּאִקְרֵי לֶחֶם מְגוֹאָל, כְּמָה דְּאִתְּמַר. דְּהָכִי אָזִיל סְטָר אַחֲרָא בָּתַר קְדוּשָׁה, כְּקוֹף בָּתַר בְּנֵי נָשָׁא. וּשְׁלֹמֹה מַלְכָּא צָוַוח וְאָמַר, כִּי מֶה הָאָדָם שֶׁיָּבֹא אַחֲרֵי הַמֶּלֶךְ אֵת אֲשֶׁר כְּבָר עָשׂוּהוּ. וְהָא אִתְּמַר קְרָא דָּא
137. Ele abriu a discussão com o verso: "Você deve também fazer uma mesa de acácia" (Shemot 25:23) e: "E você deve definir sobre os pães na proposição da mesa..." (Ibid. 30). O Santo Único, abençoado seja Ele, deseja ter todos os utensílios santos feitos por Ele, a fim de chamar o Espírito Santo de cima para baixo. O perverso Bilaam preparou similarmente para o Outro Lado, e ele preparou uma mesa e o pão que é chamado "pão nojento" (Malachi 1:7). Como nos foi ensinado, O Outro Lado segue a santidade como um macaco atrás das pessoas. E o Rei Salomão chorou e disse, "Pois o que o homem pode fazer que vem depois do rei? Mesmo aquilo que já foi feito" (Kohelet 2:12) DESEJANDO POR IMITAR ELE, E SER COMO ELE, e que já foi ensinado neste versículo.