sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Balak - Capítulo 3 - "E ele me mostrou Joshua o Sumo Sacerdote"

RabbiChiya nos conta que uma pessoa é tentada muitas vezes durante sua vida e após a morte, e ele diz que Deus é sempre preenchida com compaixão e não quer julgar as pessoas de acordo com seus atos. Rabbi Shimon nos fala sobre três níveis de compaixão, e ele nos conta sobre os membros da Yeshivah acima que se reúnem para considerar a sentença de uma pessoa. 


וַיֹּאמֶר מוֹאָב אֶל זִקְנֵי מִדְיָן עַתָּה יְלַחֲכוּ וְגוֹ'. ר' חִיָּיא פָּתַח, וַיַּרְאֵנִי אֶת יְהוֹשֻׁעַ הַכֹּהֵן הַגָּדוֹל עוֹמֵד לִפְנֵי מַלְאַךְ יְיָ' וְגוֹ'. כַּמָה אִית לֵיהּ לב"נ, לְאִסְתַּמְּרָא אוֹרְחוֹי בְּהַאי עָלְמָא, וּלְמֵהַךְ בְּאֹרַח קְשׁוֹט. בְּגִין דְּכָל עוֹבָדוֹי דב"נ כְּתִיבִין קַמֵּי מַלְכָּא, וּרְשִׁימִין קַמֵּיהּ, וְכֻלְּהוּ בְּמִנְיָינָא. נְטוּרֵי תַּרְעֵי קַיְימִין וְסָהֲדִין, קַיְימֵי וְתָבְעֵי דִּינָא תְּרִיצִין. וְדַיָּינָא קַיְּימָא לְקַבְּלָא סַהֲדוּתָא, וְאִינּוּן דְּטַעֲנוּ טָעַנְתָּא מְרַחְשָׁן, וְלָא יְדִיעַ אִי יֵהֲכוּן מִימִינָא, וְאִם יִשְׂמָאֲלוּן מִשְּׂמָאלָא

16."E Moab disse para os anciãos de Midian, "Agora esta multidão lamberá..." (Bemidbar 22:4). Rabbi Chiya abriu a discussão com o verso: "E ele me mostrou Joshua o Sumo Sacerdote de pé diante do anjo de Hashem" (Zecharyah 3:1). Quanto deve um homem assistir seus modos neste mundo no caminho verdadeiro, desde que todas as ações da pessoa são gravadas diante do Rei e são inscritas diante Dele, e todos dão contados. Os guardas no portão de pé dão evidências e requerem a verdadeira justiça, e o julgamento esta pronto para receber as provas. Aqueles que têm reivindicações PARA SUAS JUSTIFICAÇÕES murmuram e não sabem se eles devem ir para o lado direito ou virar para o lado esquerdo. 

דְּהָא כַּד רוּחֵי בְּנֵי נָשָׁא נָפְקֵי מֵהַאי עָלְמָא, כַּמָה אִינּוּן מְקַטְרְגִין דְּקַיְימִין קַמַּיְיהוּ, וְכָרוֹזִין נָפְקִין הֵן לְטָב הֵן לְבִישׁ, כְּפוּם מַה דְּנָפִיק מִן דִּינָא. דְּתַנְיָא, בְּכַמָּה דִּינִין אִתְּדָּן ב"נ בְּהַאי עָלְמָא, בֵּין בְּחַיּיוֹי, בֵּין לְבָתַר. דְּהָא כָּל מִלּוֹי בְּדִינָא אִינּוּן. וְקוּדְשָׁא בְּרִיךְ הוּא תָּדִיר בְּרַחֲמָנוּ, וְרַחֲמוֹי עַל כֹּלָּא, וְלָא בָּעֵי לְדַיָּינָא בְּנֵי נָשָׁא כְּפוּם עוֹבָדֵיהוֹן, דְּהָכִי אָמַר דָּוִד, אִם עֲוֹנוֹת תִּשְׁמֹר יָהּ יְיָ' מִי יַעֲמוֹד. הָכָא אִית לְאִסְתַּכְּלָא, כֵּיוָן דְּאָמַר אִם עֲוֹנוֹת תִּשְׁמֹר יָ"הּ, אֲמַאי אֲדֹנָי

17. Quando os espíritos humanos saíram deste mundo, muitos acusadores levantaram-se sobre eles e proclamaram a sair, ambos para seu próprio benefício e para seu detrimento, de acordo com o resultado de seu julgamento; nós somos ensinados que uma pessoa é tentada muitas vexes neste mundo, ambos durante seu tempo de vida e também depois, uma vez que todas as palavras são através do julgamento. O Santo Único, abençoado seja Ele, esta sempre preenchido com compaixão, e Sua misericórdia esta sobre tudo, e Ele não quer julgar as pessoas de acordo com seus feitos. Isso é o que David disse, "Se Você, Yah, deve marcar iniquidades. Adonai, quem poderia estar" (Tehilim 130:3). Aqui nós temos que observar, desde que ele disse Yud-Hei. Por que ELE DISSE EM ADIÇÃO Adonai? Teria sido suficiente dizer, 'Se Você, Yah, deve marcar iniquidades,quem poderia estar'. 

אֶלָּא, תְּלָת דַּרְגִּין דְּרַחֲמֵי אַדְכַּר דָּוִד הָכָא. אִם עֲוֹנוֹת תִּשְׁמֹר יָהּ, אִם חוֹבִין סַגִיאוּ, עַד דְּסַלְּקִין לְעֵילָּא לְגַבֵּי אַבָּא וְאִמָּא, הָא אֲדֹנָי דְּאִיהוּ רַחֲמֵי. וְאִי שְׁמָא דָּא, אע"ג דְּאִיהוּ רַחֲמֵי, יִתְּעַר בְּדִינָא וְכָל דַּרְגִּין אַסְתִּימוּ בְּדִינָא, דַּרְגָּא חֲדָא אִית דְּנֶהְדַּר לְגַבֵּיהּ, דְּכָל אַסְוָותִין מִינֵּהּ נָפְקִין, אִיהוּ יָחוֹס עֲלָן, וּמַאן אִיהוּ, מִי. מִ"י יַעֲמוֹד וַדַּאי. מִ"י יִרְפָּא לָךְ. וע"ד יָהּ אֲדֹנָי אִי אִלֵּין שְׁמָהָן יִסְתְּמוּן מִנָן, מִ"י יַעֲמוֹד, דְּכָל אֹרְחִין דְּתִיוּבְתָּא פְּתִיחָן מִנֵּיהּ

18. ELE RESPONDE: Porque há três níveis de compaixão que David menciona aqui, QUE SÃO YUD-HEI, ADONAI E 'QUEM.' "Se Você, Yah, deve marcar iniquidades": QUE É ABA E IMA REFERIDOS POR YUD-HEI COMO EXPLICADO. Se as iniquidades são tantas que eles tem subido acima para Aba e Ima, então este é "Adonai," que é Misericórdia. Embora este nome ADONAI é misericordioso, vai ser despertado em julgamento, e todos os níveis vão ser bloqueados através do Julgamento. No entanto há ainda um nível que nós podemos recorrer, como todos os remédios emanados disso, que se deve ter misericórdia de nós. Que um é 'QUEM' QUE É BINAH, "quem poderia estar" PARA NÓS com certeza, como dizemos, "Quem pode curar você" (Eichah 2:13). Portanto, se estes DOIS nomes, Yud-Hei Adonais, foram selados e escondidos dele  "quem poderia estar," porque todas as estradas que levam ao arrependimento são abertas a partir dele. 

ת"ח, יְהוֹשֻׁעַ בֶּן יְהוֹצָדָק צַדִּיק גָּמוּר הֲוָה, גַּבְרָא דַּהֲוָה עָאל לִפְנַי לִפְנִים, דְּעַיְילוּהּו לִמְתִיבְתָּא דִּרְקִיעָא. אִתְכְּנָשׁוּ כָּל בְּנֵי מְתִיבְתָּא תַּמָּן, לְעַיְּינָא בְּדִינֵיהּ. וְכַךְ אָרְחוֹי דְּהַהוּא מְתִיבְתָּא דִּרְקִיעָא, כַּד עַיְילֵי לֵיהּ לְדִינָא, כָּרוֹזָא נָפִיק וְאַכְרִיז, כָּל בְּנֵי מְתִיבְתָּא עוּלוּ. לְאִדָּרָא טְמִירָא. וּבֵי דִּינָא מִתְכַּנְּשֵׁי

19. Venha e veja Joshua, filho de Yehotzedek, era inteiramente justo, um homem que costumava entrar no santuário mais interno. Ele ressuscitou para Yeshivah nos céus, e todos os membros da Yeshivah estavam reunidos para considerar sua sentença. Essas são as maneiras de Yeshivah do firmamento, quando eles trazem em O ESPÍRITO para ser julgado. Uma proclamação é tocada, todos os membros da Yeshivah entram em uma câmara escondida e o tribunal se reúne em sessão.