quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Balak - Capítulo 11 - Bilaam também, o filho de de Beh fez... matou com uma espada.

Rabbi Elazar pergunta como Bilaam foi morto, e ele recebeu uma explicação superficial de Rabbi Yitzchak que disse que ele foi morto por Pinchas e seu povo. Rabbi Elazar não estava satisfeito com isso, e Rabbi Shimon disse que Bilaam era tão poderoso e sábio no aspecto da esquerda como Moisés nos níveis mais elevados; a questão é, então, como eles estavam habilitados a matá-lo? Como Bilaam tinha ele mesmo elogiado tanto. Rabbi Shimon fala sobre o verso em Mishlei haver com elogiar ele mesmo, dizendo que uma pessoa pode falar sobre a Torah, de modo que as pessoas vão saber que é a partir de suas palavras. 


א"ר אֶלְעָזָר, בִּלְעָם חַיָּיבָא מַאן קָטִיל לֵיהּ, וְהֵיךְ אַקְטִיל. א"ר יִצְחָק, פִּנְחָס וְסִיעָתֵיהּ קַטְלוּהוּ. דִּכְתִּיב הָרְגוּ עַל חַלְלֵיהֶם. וְתָנֵינָן, בְּקַרְתָּא דְּמִדְּיָן הֲוָה עָבֵיד בֶּחָכְמְתָא דְּחַרְשׁוֹי, דְּטָאסִין בַּאֲוִירָא הוּא וּמַלְכִּי מִדְיָן. וְאִלְמָלֵא צִיץ דִּקְדוּשָׁא, וּצְלוֹתָא דְּפִינְחָס, דַּאֲפִילּוּ לְהוֹן עַל קְטִילַיָּיא, הה"ד עַל חַלְלֵיהֶם. וּכְתִיב וְאֶת בִּלְעָם בֶּן בְּעוֹר הַקּוֹסֵם הָרְגוּ בֶּחָרֶב. אָ"ל ר' אֶלְעָזָר, כָּל דָּא יְדַעְנָא

161. Rabbi Elazar perguntou sobre Bilaam, que o matou e como ele foi morto. Rabbi Yitzchak disse, Pinchas e seu povo o mataram, como foi dito, "E eles mataram... ao lado do resto deles" (Bemidbar 31:8).  Nós fomos ensinados que na cidade de Midian, Bilaam estava se apresentando com sua bruxaria e que ele estava voando no ar junto com os reis de Midian. Se não fosse a placa de santo ouro e a oração de Pinchas que os fez cair NO CHÃO sobre seus mortos, ELES NÃO TERIAM SIDO VITORIOSOS SOBRE ELS. O que é que está escrito: "E ELES MATARAM OS REIS DE MIDIAN, ao lado do resto deles" e: "Bilaam também, do filho de Beor, o adivinho, fez os filhos de Yisrael matarem com a espada" (Yehoshua 13:22). Rabbi Elazar disse para ele. Eu sei tudo isso. 

אר"ש, אֶלְעָזָר, כָּל מִלּוֹי דְּבִלְעָם חַיָּיבָא, תַּקִּיפִין אִינּוּן, וְהָא אוּקְמוּהָ חַבְרַיָּיא, דִּכְתִיב וְלֹא קָם נָבִיא עוֹד בְּיִשְׂרָאֵל כְּמֹשֶׁה, וְאָמְרוּ, בְּיִשְׂרָאֵל לֹא קָם אֲבָל באו"ה קָם, וּמַנוּ. בִּלְעָם, וְהָא אוֹקִימְנָא מִלָּה, מֹשֶׁה לֵית דִּכְוָותֵיהּ, בְּכִתְרִין עִלָּאִין. בִּלְעָם לֵית דִּכְוָותֵיהּ, בְּכִתְרִין תַּתָּאִין. דָּא בְּסִטְרָא דִּקְדוּשָּׁה, וְדָא בְּסִטְרָא דִּשְׂמָאלָא. וְאִי כָּל דָּא הֲוָה בִּידֵיהּ, וכ"כ תַּקִּיף בְּחָכְמְתָא, גְּבַר דִּיְשַׁבַּח גַּרְמֵיהּ בְּחֵילָא תַּקִּיף, דִּכְתִיב וְאָנֹכִי אִקָּרֶה כֹּה, אַעְקַר לְכֹה מֵהַאי. הֵיאַךְ יָכִילוּ לְקָטְלָא לֵיהּ

162. Rabbi Shimon disse, Elazar todas as palavras de Bilaam o ímpio são duras. O amigos já explicaram antes, como está escrito: "E nunca mais se levantou nenhum profeta em Yisrael como Moisés" (Devarim 34:10). Eles disseram que um tal surgiu mas não em Yisrael, mas entre as nações do mundo. Quem era ele? Este foi Bilaam. Nós já explicamos neste assunto que como não há ninguém como Moisés nas coroas mais altas, não há ninguém como Bilaam nas coroas mais inferiores, esta no aspecto da santidade e que um no aspecto da esquerda desde que ele tinha tudo em seu poder e era tão forte na sabedoria, uma pessoa que se gabou com grande poder, como está escrito: "Enquanto eu ir para a reunião lá (Heb. coh)" (Bemidbar 23:15). O SIGNIFICADO É QUE ELE QUERIA DIZER, Eu vou extirpar coh, QUE É MALCHUT , daqui. Como eles foram capazes, então, de matá-lo?

אֶלָּא בְּסִפְרָא דְּחָכְמְתָא דִּשְׁלֹמֹה מַלְכָּא הָכִי אָמַר, תְּלַת סִימָנִין אִינּוּן. סִימַן לַעֲבֵרָה, יְרָקוֹן. סִימַן לַשְׁטוּת, מִלִּין. סִימַן דְּלָא יָדַע כְּלוּם, שַׁבּוּחֵי. וְדָא אַכְרַע לִשְׁאַר, שׁוֹטֶה בְּכָל עֲבֵירוֹת, כֹּלָּא אִית בֵּיהּ

163. ELE RESPONDE: Entretanto, no livro de sabedoria do Rei Salomão, diz o seguinte que há três indicações, uma indicação de transgressão é ciúme, uma indicação de bobagem É falar MUITO e uma indicação que ele sabe nada é aquele que mantém ostentação. Esse QUE SE GABA superou os demais, desde que ele é um tolo. Ele é SUSPEITO em todas as transgressões pecaminosas e tem tudo nele. 

וְהָא כְּתִיב יְהַלֶּלְךָ זָר וְלֹא פִיךָ, וְאִם לָא זָר. פִיךָ. לָאו הָכִי. אֶלָּא אִי לָא הֲוֵי מַאן דְּאִשְׁתְּמוֹדַע לָךְ, אַפְתַּח פּוּמָךְ לְמַלְּלָא בְּאוֹרַיְיתָא, וּלְאוֹדָעָא מִלֵּי קְשׁוֹט בְּאוֹרַיְיתָא. וּכְדֵין פְּתִיחוּ דְּפוּמָךְ בְּאוֹרַיְיתָא, יְשַׁבְּחוּן מִילָךְ, וְיִנְדְּעוּן מַאן אַנְּתְּ, דְּלֵית מִלָּה בְּעָלְמָא דְּיִשְׁתְּמוֹדְעוּן לֵיהּ לב"נ, אֶלָּא בְּזִמְנָא דְּאַפְתַּח פּוּמֵיהּ. פּוּמֵיהּ הוֹדַע לִבְנֵי נָשָׁא מַאן הוּא

164. ELE PERGUNTA: Ainda está escrito: "Deixe outro homem louvar você, e não por sua própria boca" (Mishlei 27:2), QUE SIGNIFICA que se não há nenhum estranho para elogiá-lo, então deixe sua própria boca. ELE RESPONDE: Não é assim. NO entanto, A EXPLICAÇÃO É se há um que reconhece você, abra sua boca para falar os assuntos da Torah. Informe as coisas verdadeiras que estão na Torah e então, abra sua boca nos assuntos da Torah, eles irão louvar suas palavras e irão saber quem você é. Não há no mundo que fale mais sobre uma pessoa, como quando ela abre a boca, e sua boca informa que pessoa ela é.