sábado, 29 de novembro de 2014

Miketz - Capítulo 7 - E Joseph era o governador da terra

Sinopse

Esta passagem especula sobre os significados secretos do triunfo do José no Egito. Isso nos conta que sua vitória foi também um contra os poderes ocultos do mal na Esquerda -- que é, "a Má Inclinação."

A relevância da passagem

Egito á uma metáfora para o ego humano, nossa Má Inclinação, que está enraizada na coluna da Esquerda. Força e disciplina para triunfar sobre sobre os desejos egocêntricos e más tendências são convocadas para trás em nossas almas como nós escaneamos as Letras Hebraicas desta passagem. 

וְיוֹסֵף הוּא הַשַּׁלִּיט עַל הָאָרֶץ וגו', ר' יֵיסָא פְּתַח וַאֲמַר, וְעַתָּה יָרוּם רֹאשִׁי עַל אוֹיְבַי סְבִיבוֹתַי וְאֶזְבְּחָה בְּאָהֳלוֹ זִבְחֵי תְרוּעָה אָשִׁירָה וַאֲזַמְּרָה לַיי'. תָּא חֲזֵי, כַּד קוּדְשָׁא בְּרִיךְ הוּא אִתְרְעֵי בֵּיהּ בְּבַר נָשׁ, זָקֵיף לֵיהּ עַל כָּל בְּנֵי עַלְמָא, וְעָבֵיד לֵיהּ רֵישָׁא דְכֹלָּא, וְכֻלְּהוּ שָׂנְאוֹי אִתְכַּפְיָין תְּחוֹתוֹי

106. "E Joseph era o governadora da terra." Rabbi Yesa abriu a discussão com o verso, "E agora minha cabeça será exaltada sobre inimigos ao redor de mim, portanto Eu vou oferecer em Seu tabernáculo sacrifícios com sons de trombeta; irei cantar, e farei melodia para Hashem" (Tehilim 27:6). Venha e veja, Quando o Santo Único, abençoado seja Ele, tem prazer em um homem, Ele o levanta acima de todos os habitantes do mundo e o faz governar sobre eles. Todos os seus inimigos são subjugados sobre ele. 

דָּוִד מַלְכָּא, שָׂנְאוּ לֵיהּ אֲחוֹי, דָּחוֹ לֵיהּ מִנַּיְיהוּ, קוּדְשָׁא בְּרִיךְ הוּא אָרֵים לֵיהּ, עַל כָּל בְּנֵי עַלְמָא, אָתָא חֲמוֹי עָרַק מִקַּמֵיהּ, קוּדְשָׁא בְּרִיךְ הוּא אָרֵים לֵיהּ, עַל כָּל מַלְכוּתֵיהּ, וְכֻלְּהוּ הֲווֹ כָּרְעִין וְסָגְדִין קַמֵּיהּ. וְיוֹסֵף דָּחוּ לֵיהּ אֲחוֹי, לְבָתַר כֻּלְּהוּ כָּרְעוּ וּסְגִידוּ קַמֵּיהּ, הה"ד וַיָּבֹאוּ אֲחֵי יוֹסֵף וַיִּשְׁתַּחֲווּ לוֹ אַפַּיִם אָרְצָה

107. Rei David era odiado e rejeitado por seus irmãos, e o Santo Único, abençoado seja Ele, o levantou acima de todos os outros habitantes do mundo. Ele fugiu de SAUL, seu padrasto, e o Santo Único, abençoado seja Ele, o elevou acima de todos os reis, e todo mundo se ajoelhou e se curvou diante dele. Joseph foi rejeitado pelos seus irmãos, e depois eles se ajoelharam e prostraram diante dele, como está escrito, "E os irmãos de Joseph vieram, e se prostraram diante dele com seus rostos na terra" (Beresheet 42:6). 

דָּבָר אֲחֵר, וְעַתָּה יָרוּם רֹאשִׁי, מַאי וְעַתָּה, כְּמוֹ וְאַתָּה. ר' יְהוּדָה אֲמַר, הָא אִתְּמָר, עֵת דְּאִיהוּ דַרְגָּא עִלָּאָה, וּמַאן אִיהוּ הַהוּא עֵת. דָּא ה"א, וְאִקְרֵי עַתָּה, וְעַתָּה: דָּא אִיהוּ וּבֵי דִינֵיהּ

108. Outra explicação para "E agora (Heb. ve'ata) a minha cabeça será exaltada." ELE PERGUNTA, Qual é o significado de ve'ata? Ele diz, Isso de "como você (Heb. ve'ata)." Rabbi Yehuda disse, Nós aprendemos que et (tempo) é um grau sublime; que tempo é o Hei no nome Yud Hei Vav Hei, a saber a Shechinah chamada ata (agora). Ve'ata com a letra Vav se refere a ZEIR ANPIN e Sua corte de justiça, a Nukva, como o Vav de ve'ata se refere a Zeir Anpin. 

יָרוּם רֹאשִׁי, לַאֲרָמָא לָהּ, בִּיקָרָא וּמַלְכוּתָא. עַל אוֹיְבַי סְבִיבוֹתַי, אִלֵּין שְׁאָר מַלְכֵי אַרְעָא. וְאֶזְבְּחָה בְּאָהֳלוֹ, דָּא יְרוּשָׁלַם, בְּאָהֳלוֹ דָּא אֹהֶל מוֹעֵד. זִבְחֵי תְרוּעָה, לְמִשְׁמַע כָּל עַלְמָא. אָשִׁירָה וַאֲזַמְּרָה, מֵהַהוּא סִטְרָא דִתְרוּעָה הִיא, דְּהָא מִתַּמָּן, מֵהַהוּא סִטְרָא דִתְרוּעָה, הִיא אַתְיָא שִׁירָה וְתוּשְׁבַּחְתָּא

109. "E agora minha cabeça será exaltada." Vou levantar minha cabeça através da dignidade e soberania "sobre meus inimigos ao meu redor" os outros reis da terra. "Portanto eu vou oferecer em Seu tabernáculo" se refere a Jerusalém; "Seu tabernáculo" SE SOLETRA COM Vav SE REFERE PARA a Tenda do Encontro "sacrifícios com som de trombeta" que vão ressoar em todo o mundo; "Eu irei cantar, e Eu farei melodia" do lado do som da trombeta, para a partir dai, a música surgir. 

דָּבָר אֲחֵר, וְעַתָּה יָרוּם רֹאשִׁי, דָּא כְּנֶסֶת יִשְׂרָאֵל. עַל אוֹיְבַי סְבִיבוֹתַי, דָּא עֵשָׂו וְכָל אֲפַרְכִין דִּילֵיהּ. וְאֶזְבְּחָה בְּאָהֳלוֹ, אִלֵּין יִשְׂרָאֵל. זִבְחֵי תְרוּעָה, דִּכְתִיב זִבְחֵי אֱלֹקִים רוּחַ נִשְׁבָּרָה, בְּגִין לְאַעֲבָרָא דִינָא מֵעַלְמָא. אָשִׁירָה וַאֲזַמְּרָה, לְאוֹדָאָה וּלְשַׁבְּחָא לְקוּדְשָׁא בְּרִיךְ הוּא, בְּלָא פְּסִיקוּ לְעוֹלָם

110. De acordo com outra explicação, "E agora minha cabeça será exaltada" se refere a Congregação de Yisrael, A SABER A NUKVA CHAMADA AGORA, e a frase, "Acima de meus inimigos ao meu redor" se refere a Esau e seus ministros. "Eu irei oferecer em Seu tabernáculo" em NO MEIO DE Yisrael "sacrifícios com som de trombeta (também: de quebra'), como está escrito, "Os sacrifícios de Elohim são um espírito quebrado" (Tehilim 51:19), a fim de remover o Julgamento do mundo. "Eu irei cantar, para fazer melodia" e Eu irei agradecer o Santo Único, abençoado seja Ele, continuamente, para sempre. 

דָּבָר אֲחֵר, וְעַתָּה יָרוּם רֹאשִׁי, בְּכֹלָּא, יֵצֶר טוֹב עַל יֵצֶר רָע, דִּכְתִיב עַל אוֹיְבַי סְבִיבוֹתַי, דָּא יֵצֶר הָרָע, דְּאִיהוּ סַחֲרָנֵיהּ דְּבַר נָשׁ, וְאִיהוּ שָׂנְאֵיהּ בְּכֹלָּא. וְאֶזְבְּחָה בְאָהֳלוֹ זִבְחֵי תְרוּעָה, דָּא אוֹרַיְיתָא, דְּאִתְיְהִיבַת מִסִּטְרָא דְאֶשָּׁא, כְּדִכְתִיב מִימִינוֹ אֵשׁ דָּת לָמוֹ, דְּהָא בְּגִין אוֹרַיְיתָא, יָרוּם רֵישֵׁיהּ, וְאִתָּבְרוּ כָּל שָׂנְאוֹי קֳדָמוֹי, כְּדִכְתִיב תַכְרִיעַ קָמַי תַּחְתָּי

111. Outra explicação de "E agora minha cabeça será exaltada" É QUE MINHA CABEÇA É UMA ALUSÃO PARA A BOA INCLINAÇÃO. ELE REZOU para que em cada aspecto a Boa Inclinação SERÃO LEVANTADOS acima da Má Inclinação, como está escrito, "Acima dos meus inimigos ao meu redor", que é uma alusão para a Má Inclinação que rodeia e odeia o homem. "Eu vou oferecer em seu tabernáculo sacrifícios com som de trombeta" se refere AO ESTUDO DA Torah, que foi dada do lado do fogo, como está escrito, "De Sua direita havia uma lei para eles o fogo" (Devarim 33:2). Através da Torah deve ser sua cabeça ser levantada e seus inimigos subjugados diante dele, como está escrito, "Você abate abaixo de mim aqueles que levantam contra mim" (Tehilim 18:40). 

דָּבָר אֲחֵר וְעַתָּה יָרוּם רֹאשִׁי, לְאִתְכְּלָלָא בַּאֲבָהָן, דְּהָא דָוִד מַלְכָּא, אִית לֵיהּ לְאִתְדַּבָּקָא בַּאֲבָהָן, וּכְדֵין יִתְרוֹמֵם וְסָלֵיק לְעֵילָא, וְאִיהוּ בְּחַד קִשּׁוּרָא בְּהוֹ. עַל אוֹיְבַי סְבִיבוֹתַי, אִלֵּין אִינוּן דְּבִסְטַר שְׂמָאלָא, כֻּלְּהוּ מָארֵי דִינִין, דְּמִתְכַּוְּנִין לְחַבָּלָא, וּכְדֵין שִׁמְשָׁא אִתְחַבַּר בְּסִיהֲרָא, וַהֲוֵי כֹּלָּא חָד

112. Outra explicação do verso, "E agora minha cabeça será exaltada" é o que isso significa, que Eu serei incluído com os pais, para Rei David tinha cortado os Patriarcas em a fim de estar unido com eles NO SEGREDO DAS QUATRO PERNAS e para estar ligado acima e erguido acima deles. "Sobre meus inimigos ao meu redor" se refere aqueles do lado esquerdo, todos eles acusadores tinham intenção de destruição. QUANDO ELE É LEVANTADO ACIMA DELES, o sol, ZEIR ANPIN, é unido com a lua,  A NUKVA, e tudo se torna um. 

תָּא חֲזֵי, כְּתִיב וְיוֹסֵף הוּא הַשַּׁלִּיט עַל הָאָרֶץ, דָּא שִׁמְשָׁא דְּשַׁלִּיט בְּסִיהֲרָא, וְנָהֵיר לָהּ, וְזָן לָהּ. הוּא הַמַּשְׁבִּיר לְכָל עַם הָאָרֶץ, דְּהָא הַהוּא נָהָר דְּנָגֵיד וְנָפֵיק, מִנֵּיהּ אִתְזָנוּ כֻּלְּהוּ, וּמִתַּמָּן פָּרְחִין נִשְׁמָתִין לְכֹלָּא, וּבְגִין דָּא כֻּלְּהוּ סָגְדִין לְגַבֵּיהּ דְּהַהוּא אֲתַר, דְּהָא לֵית לָךְ מִלָּה בְּעַלְמָא, דְּלָא תָּלֵי בְּמַזָּלָא וְאוֹקְמוּהָ

113. Venha e veja, Está escrito, "E José foi o governador da terra." JOSÉ é o sol, ZEIR ANPIN, PARA JOSEPH É YESOD DE ZEIR ANPIN, que governa sobre a lua, A NUKVA, brilhando sobre e a sustentando. "e era ele que vendia sobre todo o povo da terra," como o rio que flui e SAI DO ÉDEM, YESOD CHAMOU JOSÉ, suplementos de todo mundo com alimento. De lá as almas DE TODOS OS HOMENS emergem. Por isso, todo mundo se curva diante daquele lugar, pois não há nada no mundo que não dependa de Mazal, YESOD, como já foi explicado.