sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Balak - Capítulo 12 - Que ouve as palavras de El

Rabbi Shimon explica o grande poder que Bilaam tinha de influenciar as pessoas pela sua fala, no qual ele incluía uma boa parte de verdade. As pessoas pensavam que ele era o maior profeta do mundo, e na verdade ele foi capaz de var com o mais alto El, mas era um estranho El do Outro Lado, não "o" El. Nós ouvimos sobre os mais altos que governam sobre os níveis de contaminação, a quem Bilaam estava conectado. Quando Bilaam estava dando palestras sobre níveis de contaminação das pessoas ao invés as pessoas achavam que ele estava falando sobre santidade. Rabbi Shimon mostra como as partes dos nomes Balakk e Bilaam foram incluídas em cada um e no nome Amalek. 


הַהוּא רָשָׁע דְּבִלְעָם, שַׁבּוּחֵי מְשַׁבַּח גַּרְמֵיהּ בְּכֹלָּא. ועכ"ד, גְּנִיבוּ דְּדַעְתָא קָא גָּנִיב, וְאִסְתַּלָּק בְּמִלּוֹי. בְּמִלִּין זְעִירִין, הֲוָה עָבֵיד רַבְרְבִין. מַה דְּאָמַר עַל אִינּוּן דַּרְגִּין מִלִּין מְסָאֲבִין הֲוָה אָמַר, וּקְשׁוֹט אָמַר. אֲבָל הַהוּא רָשָׁע הֲוָה אָמַר וּמְשַׁבַּח גַּרְמֵיהּ בְּאֹרַח סָתִים, וְאִסְתַּלָּק בְּמִלּוֹי, דְּכָל מַאן דְּהֲוָה שָׁמַע, חָשִׁיב דְּאִסְתַּלָּק עַל כָּל נְבִיאֵי עָלְמָא, דִּכְתִיב שׁוֹמֵעַ אִמְרֵי אֵל וְיוֹדֵעַ דַּעַת עֶלְיוֹן. מַאן גֶּבֶר בְּעָלְמָא, דְּהֲוָה שָׁמַע מִפּוּמֵיהּ מִלִּין אִלֵּין, דְּלָא חָשִׁיב דְּלֵית בְּעָלְמָא נְבִיאָה מְהֵימָנָא כְּגִינֵיהּ

165. O mal Bilaam costumava louvar ele mesmo em tudo. Com tudo isso, ele usou para enganar a mente das pessoas e atingir um nível com sua RETÓRICA no discurso. Ele costumava fazer montanhas num copo de água. Tudo o que ele dizesse era sobre este níveis linguagem imunda, e ele falava a verdade. Entretanto, aquele ser maligno usado para falar e elogiar a si mesmo de uma maneira disfarçada e arrogantemente falava alto ATÉ quem o ouvisse pensaria que havia excedido acima todos os profetas do mundo, como é dito, "O ditado dele, quem ouve as palavras de Ele, e conhece o conhecimento do mais Alto" (Bemidbar 24:16). Quem no mundo poderia ouvir esta conversa, e imaginar qualquer outro profeta no mundo como confiável. 

וּקְשׁוֹט הֲוָה, וְהָכִי הֲוָה. נְאֻם שׁוֹמֵעַ אִמְרֵי אֵל, הָכִי הֲוָה. וְיוֹדֵעַ דַּעַת עֶלְיוֹן הָכִי הֲוָה. וְהַהוּא רָשָׁע הֲוָה אָמַר עַל דַּרְגִין דְּאִתְדְּבַק בְּהוּ, שׁוֹמֵעַ אִמְרֵי אֵל, מִלָה דְּאִיהוּ בִּסְלִיקוּ עִלָּאָה

166. É verdade que foi verdadeiro. "O ditado de quem houve as palavras de El," por isso foi "E conhece o conhecimento do mais alto,"assim foi. Este homem mau falava dos níveis aos quais ele estava ligado. "Quem houve as palavras de El." Ele ouviu os assuntos que são do mais alto nível, e não há nada mais como eles. 

וְהָכִי אָמַר, שׁוֹמֵעַ אִמְרֵי אֵל, הָאֵל לָא כְּתִיב, דְּהָא הָאֵל תָמִים דַּרְכּוֹ. אֲבָל סְתָם אֵל, אֵל אַחֵר אִיהוּ. כִּי לֹא תִשְׁתַּחֲוֶה לְאֵל אַחֵר שׁוֹמֵעַ אִמְרֵי אֵל, מִלָּה זְעֵירָא אִיהִי. וְדָמִי לְמַאן דְּלָא יָדַע, דְּאִיהוּ רַב וְעִלָּאָה. שׁוֹמֵעַ אִמְרֵי אֵל, הַהוּא דְּאִקְרֵי אֵל אַחֵר, דִּכְתִיב כִּי לֹא תִשְׁתַּחֲוֶה לְאֵל אַחֵר

167. Então ele disse, "Quem ouve as palavras de El." Não está escrito: 'o El' desde "como para o El, Seu caminho é perfeito" (Tehilim 18:31). Entretanto, simplesmente, "El," que é outro El, COMO ESTÁ ESCRITO: "porque você deve adorara a nenhum outro El" (Shemot 34:14). PORTANTO, "quem ouve as palavras de El" é apenas uma coisa menor, ainda para quem não tem conhecimento e não reconhecê-lo, parece que ele é um grande e alto desempenho. "Quem ouve as palavras de El" significa que é chamado de um estranho El, como está escrito: "Porque você não deve adorar nenhum outro El."

וְיוֹדֵעַ דַּעַת עֶלְיוֹן, עַל כָּל דַּרְגִּין דִּמְסָאֳבוּ, אִינּוּן דִּמְנַהֲגֵי אַרְבָּא דְּיַמָּא וּסְעָרָא. אַרְבְּעִין חָסֵר חַד אִינּוּן. וְהַהוּא רַב הַחוֹבֵל, דְּכֻלְּהוּ מִתְנַהֲגֵי עַל יְדוֹי, אִיהוּ עֶלְיוֹן עַל כֻּלְּהוּ. בְּדָא הֲוָה מִתְדָּבַק הַהוּא רָשָׁע, וְאָמַר דְּהֲוָה יָדַע דַּעַת עֶלְיוֹן, דַּרְגָּא דְּאִיהוּ עֶלְיוֹן עַל כֻּלְּהוּ מְנָהֲגֵי אַרְבָּא. מַאן שָׁמַע הָכִי דְּלָא אִתְבְּהִיל בְּדַעְתֵּיהּ, וְיֵימָּא דְּלָא הֲוָה כְּגִינֵיהּ בְּעָלְמָא. אֶלָּא הַהוּא רָשָׁע מַשְׁבַּח גַּרְמֵיהּ בְּאֹרַח סָתִים וְאָמַר מִלֵּי קְשׁוֹט, וְגָנִיב דַּעְתָא דִּבְנֵי עָלְמָא

168. " E conhece o conhecimento do Altíssimo.' A EXPLICAÇÃO É que O ALTÍSSIMO sobre todos os níveis de contaminação  são os que orientam e conduzem o navio no mar e os ventos da TEMPESTADE. Eles são quarenta menos um. O capitão do navio, que leva a todos, é o mais alto de todos. Em que este ALTÍSSIMO, este maligno estava ligado, e sobre ele, ele disse que ele conhecia "o conhecimento do mais Alto," significa o mais alto nível de todos que orientam os navios DA CORRUPÇÃO. Quem poderia ouvir sua conversa e não ficar com medo em sua mente e dizer que não havia ninguém como ele! Entretanto,, que um mau usado para aclamar ele mesmo de uma maneira vaga e falar palavras verdadeiras, exceto que ele usou para enganar as mentes das pessoas sobre os níveis de corrupção. E os que ouviram pensaram que ele estava falando sobre a maior santidade. 

אֲשֶׁר מַחֲזֵה שַׁדַּי יֶחֱזֶה, מַאן דְּשָׁמַע דָּא, חָשִׁיב דְּהֲוָה חָמֵי מַה דְּלָא חָמֵי אַחֲרָא בְּעָלְמָא. מַחֲזֵה שַׁדַּי, דָּא עַנְפָא חֲדָא, מֵאִינּוּן עַנְפִין דַּהֲווֹ נָפְקִין מִשַּׁדַּי. וְלָמָּה. דִּבְחָכְמְתָא דָּא, אַחְזֵי תְּלַת, לָקֳבֵל ש' דְּשַׁדַּי, לָקֳבֵל תְּלַת עַנְפִין דְּבֵיהּ, וְאַחְזֵי תְּרֵין נְבִיאִין, בַּדֵי עֲרָבוֹת, דְּתַמְכִין בֵּיהּ. לָקֳבֵל ע' תְּרֵין עַנְפִין דְּעֵינָא בִּישָׁא, לְסַתְמָא לוֹן. כַּד אָתָא בָּלָק, אָמַר אֲנָא אֵיכוּל לוֹן. עֲמָלֵק בַּהֲדֵי חָכְמְתָא דָּא אָתָא לְגַבַּיְיהוּ, וְיָכִיל לוֹן

169. "Quem vê a visão de Shadai":  Quem ouve isso pensa que ele realmente costumava ver o que nenhum outro visionário viu. NO ENTANTO, "a visão de Shadai" é um ramo dos ramos que emergem do nome Shadai. Porque ISSO É ASSIM? Porque entre esta sabedoria DELES não são vistos três RAMOS, correspondentes ao Shin de Shadai que correspondem aos três ramos DO SHIN DE SHADAI, QUE SÃO CHESED, GVURAH E TIFERET. São vistos CORRESPONDENTES para os dois profetas, QUE SÃO NETZACH E HOD que suportam TIFERET E correspondem aos 72 ramos do mau olhado, QUE CORRESPONDEM AO NOME DE 72 DE SANTIDADE, QUE É O SEGREDO DO OLHO BENEVOLENTE, para bloqueá-los, E TUDO ISSO EXISTE EM CHOCHMAH DA KLIPOT. Quando Balak veio, ele disse para ele mesmo, eu vou ser bem sucedido contra eles, desde que Amalek atacou-os com esta sabedoria e obteve sucesso contra eles. 

וְשָׁדַר לְבִלְעָם, וְאָ"ל, אֲנָא תְּרֵי אַתְוָון דַּעֲמָלֵק אִית בִּי, דְּאִינּוּן ל"ק, דְּאִינּוּן סִיּוּמָא דַּעֲמָלֵק. אֲנָא לִי ל"ק, ועמלק ל"ק, לִי סִיּוּמָא, וּבָךְ שֵׁירוּתָא ב"ל. א"ל ר"ש, הָכִי אֵימָא שֵׁירוּתָא דְּבָלָק ב"ל, וְשִׁירוּתָא דְּבִלְעָם ב"ל, שֵׁירוּתָא דְּבָלָק הֲוָה בֵּיהּ בְּבִלְעָם. וְסִיּוּמָא דַּעֲמָלֵק, הֲוָה בֵּיהּ בְּבָלָק, וְסִיּוּמָא דְּבִלְעָם, הֲוָה שֵׁירוּתָא דַּעֲמָלֵק

170. Ele enviou a Bilaam e disse para ele, eu tenho dentro do meu nome as duas letras de Amalek, que são Lamed Kof, o final do nome Amalek. Eu tenho Lamed Kof,e o final de Amalek é Lamed Kof. Eu tenho o final. E você te o início, Bet Lamed. Rabbi Shimon disse para ele, Aqui está como eu disse isso. O início do DO NOME Balak é Bet Lamed e o início do nome de Bilamm é Bet Lamed; daí, o início de Balak era com Bilaam. O final DO NOME de Amalek, SIGNIFICA LAMED KOF, estava em Balak e o fim de Bilaam, QUE É AM é no início de Amalek. ENTÃO NÓS ACHAMOS QUE O NOME FINAL DE BILAAM QUE É AM E O NOME DE BALAK NO FINAL. QUE É LAMED KOF, SOLETRADO AMALEK. 

וְאִי תֵּימָא דְּלָא נֵיכוּל לְהוֹן, בְּגִין דְּחַרְשַׁיָּא דְּרַבֵּהוֹן מֹשֶׁה, דְּהֲוָה פָּשִׁיט יְדֵיהּ, הַאי יְדָא אִית בְּאִלֵּין רַבְרְבִין, דְּיַכְלֵי בְּחַרְשִׁין לְאִתְתַּקְּפָא יַתִיר. וְהַיְינוּ דִּכְתִיב וּקְסָמִים בְּיָדָם, בִּידֵיהֶם לָא כְּתִיב, אֶלָּא בְּיָדָם, יְדָא לָקֳבֵל יְדָא, הָכִי שָׁדַר לֵיהּ בָּלָק לְבִלְעָם

171. Você pode dizer que nós não podemos ter sucesso contra eles por causa da feitiçaria do seu mestre Moisés, quando ele estende sua mão, SIGNIFICA "MOISÉS ESTENDEU SUA MÃO SOBRE O MAR" (SHEMOT 14:27) E OUTRAS INSTÂNCIAS. Aqui, esta mão existe  entre estes chefes, que são mais poderosos com bruxaria. Isso é o que está escrito: "Adivinhação na sua mão" (Bemidbar 22:7). Não está escrito: 'em suas mãos', mas ao invés: "em suas mãos," significa mão contra mão DE MOISÉS, que é como Balak enviou para Bilaam. 

וּלְהָכִי מַחֲזֵה שַׁדַּי כִּדְאַמָרָן, וּלְהָכִי אִתְעֲנָשׁוּ, וְאִתְעֲנָשׁוּ לְעֵילָּא, וְאִקְרוּן מַחֲזֵה, כד"א וּמוּל מֶחֱזָה אֶל מֶחֱזָה. עַנְפָא דְּנָפַק מִתַּמָּן. וּמַאן הַהוּא מַחֲזֶה עֲזָא וְעַזָאֵל, דְּאִינּוּן נוֹפֵל וּגְלוּי עֵינָיִם, וְאִיהוּ מַחֲזֵה שַׁדַּי, דְּהֲוָה חָמָא נוֹפֵל וּגְלוּי עֵינָיִם

172. (ALGO FALTANDO AQUI). Portanto, "quem vê a visão (Heb. machazeh) de Shadai" é como nós explicamos. Portanto, eles foram punidos acima, e eles foram chamados 'visionários', como está escrito: "E luz (Heb. mechezeh) esta contra luz" (I Melachim 7:5), que é o ramo que emerge daqui.  Quem é aquele visionário? Que é Uza e Azael, que são os "caindo, mas mantendo seus olhos abertos" (Bemidbar 24:4) e que é "visão de Shadai," que ele viu quando caiu e com olhos abertos... (algo faltando aqui).