quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Toldot - Capítulo 12 - E ele disse: Ela é minha irmã

Sinopse
Aqui a discussão explica porque Abraham e Isaac responderam como acima quando eles foram questionados sobre suas esposas. Este episódio é ligado a Shechinah, a Divina Presença do Criador na realidade física. O duplo significado da palavra irmã é revelado como uma alusão aos Patriarcas que tem própria conexão com a Shechinah, que é a fonte da felicidade humana e proteção. Os Rabinos depois discutem a natureza e onde é o paradeiro da morada da Shechinah, que residem ambos com suas esposas na Terra Santa.


A RELEVÂNCIA DA PASSAGEM:

A Shechinah pode somente habitar dentro de nós, oferecendo proteção e realização, quando nós estamos um estado positivo e alegre de espírito. O momento que uma pessoa se sente deprimida, negativa, ou vitimizada, a Shechinah parte. Um estado positivo de mente e apreciação é convocado através desta mensagem, assim para atrair a Sechinah para nossas vidas. Esta Luz também serve para enriquecer nossas relações conjugais. 


וַיִּשְׁאֲלוּ אַנְשֵׁי הַמָּקוֹם לְאִשְׁתּוֹ וַיֹּאמֶר אֲחוֹתִי הִיא, כְּמָה דַּאֲמַר אַבְרָהָם, בְּגִין דִּשְׁכִינְתָּא הֲוָה עִמֵּיהּ, וְעִם אִתְּתֵיהּ, וּבְגִין שְׁכִינְתָּא קָאֲמַר, דִּכְתִיב אֱמוֹר לַחָכְמָה אֲחוֹתִי אָתְּ, וְעַל דָּא אִתְתַּקַּף, וַאֲמַר אֲחוֹתִי הִיא. תוּ, אַבְרָהָם וְיִצְחָק, הָכֵי אִתְחֲזֵי, דְּוַדַּאי בְּגִין קְרָא דִּכְתִיב אֲחוֹתִי רַעֲיָתִי יוֹנָתִי תַמָּתִי, וּבְגִין כָּך וַדַּאי, אִתְחֲזֵי לוֹן לוֹמַר, אֲחוֹתִי הִיא, וְע"ד אִתְתַּקָּפוּ צַדִּיקַיָיא בֵּיהּ בְּקוּדְשָׁא בְּרִיךְ הוּא

96. "E o homem do lugar perguntou a ele de sua esposa: e ele disse,'Ela é minha irmã" (Beresheet 26:7), que é, como Abraham disse, "ELA É MINHA IRMÃO," SE REFERE A SHECHINAH. Para a Shechinah era como Isaac e sua esposa, e ele disse da Shechinah, "ELA É MINHA IRMÃ," como está escrito, "Dizer para a sabedoria,'você é minha irmã'" (Misheli 7:4). Assim, ele estava fortalecido PELA SHECHINAH e disse, "Ela é minha irmã," Abraham e Isaac mereceram DIZER DA SHECHINAH, "ELA É MINHA IRMÃ." Isso é asseguradamente por causa do verso EM QUE ZEIR ANPIN DISSE PARA A SHECHINAH, "Minha irmã, meu amor, minha pomba, minha imaculada" (Shir Hashirim 5:2),  ABRAHAM E ISAAC ERA A CARRUGEM PARA ZEIR ANPIN e portanto dignos, COMO ZEIR ANPIN, de dizer SOBRE A SHECHINAH, "Ela é minha irmã." Assim, O Justo estava fortalecido pelo Santo Único, abençoado seja Ele, QUE É, ELES SE TORNARAM UMA CARRUAGEM PARA ELE. 

וַיְהִי כִּי אָרְכוּ לוֹ שָׁם הַיָּמִים וגו'. אֶת רִבְקָה אִשְׁתּוֹ דַּיְיקָא, דָּא שְׁכִינְתָּא, דַּהֲוַת עִמָּהּ דְּרִבְקָה. דָּבָר אֲחֵר, וְכִי ס"ד דְּיִצְחָק הֲוָה מְשַׁמֵּשׁ עַרְסֵיהּ בִּימָמָא, דְּהָא תָּנִינָן יִשְׂרָאֵל קַדִּישִׁין אִינוּן, וְלָא מְשַׁמְשֵׁי עַרְסַיְיהוּ בִּימָמָא, וְיִצְחָק דַּהֲוָה קַדִּישׁ הֲוָה מְשַׁמֵּשׁ עַרְסֵיהּ בִּימָמָא

97. E aconteceu que, quando ele teve um bom tempo com Rivkah sua esposa" (Beresheet 26:8): ELE DISSE "com (Heb. et) Rivkah sua esposa," precisamente, que se refere a Shechinah que estava com Rivka, porque Et ('com'), como nós sabemos, é o nome da Shechinah. Outra explicação pergunta se nós poderíamos conceber se Isaac exerceria suas funções conjugais durante o dia. Nós aprendemos que os filhos de Yisrael são santos e se abstém de coabitação durante o dia. Portanto, como poderia Isaac, que era santo, coabitar durante o dia? 

אֶלָּא, וַדַּאי אֲבִימֶלֶךְ חַכִּים הֲוָה, וְאִיהוּ אִסְתַּכַּל בְּאִצְטַגְנִינוּתָא דִילֵיהּ, דְּאִיהוּ חַלּוֹן, כְּתִיב הָכָא בְּעַד הַחַלּוֹן, וּכְתִיב הָתָם בְּעַד הַחַלּוֹן נִשְׁקָפָה וַתְּיַבֵּב אֵם סִיסְרָא, מַה לְּהַלָּן בְּאִצְטַגְנִינוּתָא, אוֹף ה"נ בְּאִצְטַגְנִינוּתָא, וְחָמָא, דְּלָא הֲוָה, כְּמָה דַהֲוָה אֲמַר יִצְחָק, אֶלָּא וַדַּאי אִיהוּ מְצַחֵק עִמָּהּ, וְאִיהִי אִתְּתֵיהּ. וּכְדֵין וַיִּקְרָא אֲבִימֶלֶךְ לְיִצְחָק וַיֹּאמֶר וגו'. רִבִּי יוֹסֵי אֲמַר, יָאוֹת הֲוָה אֲבִימֶלֶךְ לְמֶעְבַּד לְיִצְחָק, כְּמָה דַעֲבַד לְאַבְרָהָם, בַּר דְּהָא אוֹכַח לֵיהּ קוּדְשָׁא בְּרִיךְ הוּא בְּקַדְמֵיתָא

98. ELE RESPONDE, Seguradamente Abimelech era sábio e olhou para a sabedoria das estrelas, que é chamado uma 'janela', como está escrito aqui, "fora da janela" (Beresheet 26:8), e em outros lugares, "A mãe de Sisra olhou fora da janela" (Shoftim 5:28). Como A JANELA lá SE REFERE  a astrologia. E ele viu lá que não era como Isaac disse, mas que ele certamente estava brincando com ela, e ela era sua esposa. Então, "Abimelech chamou Isaac" (Beresheet 26:9) Rabbi Yosi disse que teria que vir a convir para Abimelech para fazer isso a Isaac E PEGAR SUA ESPOSA, como ele fez a Abraham, se não fosse o Santo Único, abençoado seja Ele, que o reprovou anteriormente PELO QUE ELE FEZ A ABRAHAM, DIZENDO "EIS, VOCÊ É HOMEM MORTO, POR CAUSA DA MULHER..." (BERESHEET 20:3). 

תָּא חֲזֵי, כְּתִיב כִּי אָמַרְתִּי רַק אֵין יִרְאַת אֱלֹהִים בַּמָּקוֹם הַזֶּה, אֲמַר רִבִּי אַבָּא, בְּג"כ אֲמַר אֲחוֹתִי הִיא, בְּגִין לְאִתְדַּבָּקָא בִּשְׁכִינְתָּא, דִּכְתִיב אֱמוֹר לַחָכְמָה אֲחוֹתִי אָתְּ. מַאי טַעְמָא, בְּגִין דִּבְהוֹ לָא הֲוָה מְהֵימְנוּתָא, דְּאִי מְהֵימְנוּתָא, אִשְׁתַּכַּח בֵּינַיְיהוּ, לָא הֲוָה אִצְטְרִיךְ, אֲבָל מִגּוֹ דְּלָא הֲוָה בֵּינַיְיהוּ מְהֵימְנוּתָא, אֲמַר הָכֵי, וּבְגִין כָּך אֲמַר כִּי אָמַרְתִּי רַק אֵין יִרְאַת אֱלֹהִים בַּמָּקוֹם הַזֶה, אֵין יִרְאַת אֱלֹהִים, דָּא מְהֵימְנוּתָא

99. Venha e veja, está escrito, "Porque eu pensei", 'Certamente o medo de Elohim não está neste lugar'" (Beresheet 20:11). De acordo com Rabbi Aba, esta é a razão porque ele disse, "Ela é minha irmã." Ele queria  agpegar-se a Shechinah, como está escrito, "Diga a sabedoria, [A SABER, A SHECHINAH] voc}e é minha irmã." Por que? Porque eles não tinham nenhuma fé neles, pois se eles tivessem fé, ele não precisaria disso. Mas porque eles não tinham nenhuma fé, ele disse, 'ELA É MINHA IRMÃ'. Ele portanto disse, "Porque eu pensei, 'Certamente o medo Elohim não está neste lugar." O medo de Elohim é Fé. 

אֲמַר רִבִּי אֶלְעָזָר, בְּגִין דְּלָא שַׁרְיָא שְׁכִינְתָּא, לְבַר מֵאַרְעָא קַדִּישָׁא, וְעַל דָּא אֵין יִרְאַת אֱלֹהִים בַּמָּקוֹם הַזֶּה, דְּלַאו אַתְרֵיהּ הוּא, וְלָא שַׁרְיָא הָכָא, וְיִצְחָק אִתְתַּקַּף בֵּיהּ בִּמְהֵימְנוּתָא, דְּחָמָא דְהָא שְׁכִינְתָּא גוֹ אִתְּתֵיהּ שַׁרְיָא

100. Rabbi Elazar disse que isso é porque a Shechinah não vive fora da Terra Santa. Portanto, não há medo do Elohim neste lugar, COMO MEDO SIGNIFICA SHECHINAH. Este não é Seu lugar, E Ela não habita aqui. E Isaac foi fortalecido pela fé, QUE É A SHECHINAH, quado ele viu a Sechinah habitando em sua esposa.