sábado, 19 de dezembro de 2015

Pinchas - Capítulo 28 - O que agora é primeiro vai ser o último na ressurreição dos mortos

Sinopse:

Rabbi Pinchas ben Yair explica que Deus irá reconstruir um homem na ordem oposta ao que o homem se desintegra, por enquanto o corpo é primeiramente despido de espírito, e em seguida a pele, a carne, os tendões e os ossos apodrecem. 


A relevância desta passagem:

No ato de descrever o fim do processo de morte neste livro sagrado, Pinchas é essencialmente, o lançamento de um golpe de morte para o anjo da morte, abrindo o caminho da ressurreição dos mortos e para a imortalidade. Se a força da morte espreita em qualquer lugar dentro do nosso próprio corpo, os raios de luz lançados por Pinchas o elimina completamente. 



רִבִּי שִׁמְעוֹן הֲוָה אָזִיל מִקַּפּוּטְקִיָּא לְלוּד, ור' יְהוּדָה אָזִיל עִמֵּיהּ, עַד דַּהֲווֹ אָזְלֵי פָּגַע בְּהוּ ר' פִּנְחָס בֶּן יָאִיר, וּתְרֵין גּוּבְרִין טוֹעֲנִין אֲבַתְרֵיהּ. שָׁכִיךְ חֲמָרֵיהּ דר' פִּנְחָס. טָעִינוּ לֵיהּ, וְלָא אָזִיל. אָמַר ר' פִּנְחָס, שְׁבִיקוּ לֵיהּ, דְּהָא רֵיחָא דְּאַנְפִּין חַדְתִּין קָא אָרַח, אוֹ נִסָּא אִתְעָבֵיד לָן הַשְׁתָּא. עַד דְּאִינּוּן תַּמָּן, נָפַק ר' שִׁמְעוֹן מִבָּתַר חַד טִנָרָא. נָטַל חֲמָרָא וְאָזִיל, אָמַר ר' פִּנְחָס, וְלָא אֲמָרִית לְכוּ, דְּהָא רֵיחָא דְּאַנְפִּין חַדְתִּין קָא אָרַח

158. Rabbi Shimon estava viajando de Cappadocia para Lod, e Rabbi Yehuda estava indo com ele. Enquanto eles estavam a caminho, eles foram recebidos pelo Rabbi Pinchas ben Yair e dois motoristas de burros os seguiram. O burro do Rabbi Pinchas parou. Ele o cutucou COM UM ESPORÃO POIS ELE DEVERIA CONTINUAR, mas ele não fez isso. Rabbi Pinchas disse AOS MOTORISTAS DOS BURROS: Deixe-o, para ele poder discernir o cheiro de novos rostos SE APROXIMANDO DE NÓS, ou um milagre irá acontecer para nós. Enquanto eles estavam lá, Rabbi Shimon apareceu de trás de uma rocha, e o burro continuou. Rabbi Pinchas disse. Não tem disse que ele discerniu o cheiro de novos semblantes?

נָחַת וְגָפִיף לֵיהּ ר' פִּנְחָס, וּבָכָה, אָמַר לֵיהּ, חֲמֵינָא בְּחֶלְמִי, דְּאַתְיָא שְׁכִינְתָּא לְגַבִּי, וְיָהָבַת לִי נְבִזְבְּזָן רַבְרְבָן, וְחַדִּינָא בָּהּ. הַשְׁתָּא כְּמָה דַּחֲמֵינָא. אָמַר ר' שִׁמְעוֹן, מִקָּל פַּרְסֵי דַּחֲמָרָךְ, יְדַעְנָא דְּאַנְתְּ הוּא. הַשְׁתָּא חֶדְוָה שְׁלִים. אָמַר ר' פִּנְחָס, נֵתִיב בְּדוּךְ חַד, דְּמִלֵּי דְּאוֹרַיְיתָא אִצְטְרִיךְ צָחוּתָא. אַשְׁכָּחוּ עֵינָא דְּמַיָיא, וְאִילָנָא, יָתְבוּ

159. Rabbi Pinchas desceu DO SEU BURRO, abraçou RABBI SHIMON, e chorou. Ele disse para ele, vi em meu sonho que a Shechinah tinha chegado a mim, e deu-me grandes presentes, e me alegrei com ela. E agora eu vi que TEM VINDO PASSAR. Rabbi Shimon disse: Eu sabia que era você do som dos passos do seu burro. Agora a alegria está completa. Rabbi Pinchas disse, Vamos nos sentar em algum lugar, como a discussão da Torah tem que ser lúcida. Eles acharam um poço de água e uma árvore e sentaram.

אָמַר ר' פִּנְחָס, מִסְתָּכַּל הֲוֵינָא דְּהָא לִתְחִיַּית הַמֵּתִים, בְּאָרְחָא אָחֳרָא יַעְבִּיד לוֹן קוּדְשָׁא בְּרִיךְ הוּא, וּמַה דַּהֲוָה הַשְׁתָּא קַדְמָאָה, לִיהֱוֵי כְּדֵין בַּתְרָאָה. מְנָלָן. מֵאִינּוּן עֲצָמוֹת, הַנְהוּ גַּרְמִין דְּאַחֲיָא לוֹן קוּדְשָׁא בְּרִיךְ הוּא עַל יְדֵי יְחֶזְקֵאל, דִּכְתִּיב וַתִּקְרְבוּ עֲצָמוֹת עֶצֶם אֶל עַצְמוֹ בְּקַדְמֵיתָא, וּלְבָתַר כְּתִיב וְרָאִיתִי וְהִנֵּה עֲלֵיהֶם גִּידִים וּבָשָׂר עָלָה וְגוֹ'. וַיִּקְרַם עֲלֵיהֶם עוֹר מִלְמָעְלָה וְרוּחַ אֵין בָּהֶם. דְּהָא מַה דְּאַפְשִׁיט בְּקַדְמֵיתָא, לִיהֱוֵי בַּתְרָאָה. בְּקַדְמֵיתָא אַפְשִׁיט מֵרוּחָא, וּלְבָתַר עוֹר, וּלְבָתַר בָּשָׂר, וּלְבָתַר עֲצָמוֹת.

160. Rabbi Pinchas disse, Eu observei que a ressurreição dos mortos vai ser realizada em nós pelo Santo Único, abençoado seja Ele, de uma maneira, e que o que é agora primeiro deixar será o último NA RESSURREIÇÃO. Como sabemos disso? A partir desses ossos, aqueles que o Santo Único, abençoado seja Ele, deu vida nas mãos de Ezequiel. No início está escrito: " E os ossos se achegaram, osso por osso" (Yechezkel 37:7), e depois está escrito: "E eis que eu olhei, e, eis, havia tendões sobre eles, e a carne veio"(Ibid. 8) E O MESMO VERSO CONTINUA: "e pele cobre eles acima: mas mas não havia neles fôlego." A partir daqui, também, nós podemos aprender que o que UMA PESSOA tira primeiro será o último a ser colocado novamente. Inicialmente, homem é destituído de espírito, e então sua pela APODRECE, seguida pela carne. ENTÃO OS NERVOS, e finalmente os ossos. NA RESSURREIÇÃO SERÁ O CONTRÁRIO: INICIALMENTE OS OSSOS, ENTÃO OS TENDÕES, SEGUIDO PELA CARNE, E FINALMENTE A PELE.
 

quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Pinchas - Capítulo 26 - Por que Yisrael, que não participa de animais encontrados mortos ou não abatidos ritualmente, são fracos

SINOPSE:

Elias ensina que o coração toma para seu alimento apenas o mais claro e puro do sangue, e este alimento é mais suave e mais fraco do que o resto do alimento.

A RELEVÂNCIA DESTA PASSAGEM:

As influências depuradas aqui limpam nosso sangue de toxinas e venenos. Sais vitais são equilibrados. Gordura, colesterol, e resíduos são extraídos a partir do sangue. Doenças do coração e sangue são tratadas e corrigidas pela Luz. Aflições da pele são curadas. As raízes espirituais de todas as doenças do coração e sangue são exterminadas. Estes são os efeitos físicos pessoais atingidos aqui. Globalmente, toxinas e venenos no ar e em nossas comidas são extraídos de nosso meio ambiente. Espiritualmente, os laços entre os povos de toda fé são desbloqueados e liberados. Ódio, fanatismo e intolerância são removidos para fora de nossas artérias que interconectam os povos do mundo. Luz e amor ficam livres para fluir, harmonizar, e regenerar o corpo coletivo da civilização. 

שְׁאֶלְתָּא אַחֲרָא, דְּיִשְׂרָאֵל לָא אָכְלֵי נְבֵלוֹת וּטְרֵפוֹת, וְטִנּוּפָא וְלִכְלוּכָא דִּשְׁקָצִים וּרְמָשִׂים כִּשְׁאַר עַמִּין, הָכִי הוּא, דְּהָא לִבָּא דְּאִיהוּ רָכִיךְ וְחָלַשׁ, וּמַלְכָּא וְקִיּוּמָא דְּכָל שְׁאַר שַׁיְיפִין, לָא נָטִיל לִמְזוֹנֵיהּ, אֶלָּא בְּרִירוּ וְצָחוּתָא דְּכָל דָּמָא, וּמְזוֹנֵיהּ נָקִי וּבְרִירָא, וְאִיהוּ רָכִיךְ וְחָלִשׁ מִכֹּלָּא, וּשְׁאַר פְּסוֹלֶת אֲנָח לְכָל שַׁיְיפִין, וְכָל שְׁאַר שַׁיְיפִין לָא מַשְׁגִּחִין בְּהַאי, אֶלָּא כָּל פְּסוֹלֶת וּבִישׁ דְּכֹלָּא נַטְלִין, וְאִינּוּן בִּתְקִיפוּ כְּמָה דְּאִתְחֲזֵי לוֹן

154. A outra questão COLOCADA PELO GENTILE foi que Yisrael não participa dos animais encontrados mortos ou aqueles que não foram abatidos ritualmente, nem da imundície e sujeira de répteis e insetos como fazem os outros povos, mas são contudo mais fracos do que eles são. Isso é como ela é. Para o coração, que é macio e fraco e é o rei e o sustento dos outros órgãos, não toma o alimento do homem para seu sustento do que o mais puro e claro de todo o sangue que é feito da comida, e sua comida é limpa e clara e é mais macia e mais fraca do que todo o resto. E isso deixa a questão dos resíduos remanescentes do sangue para os outros órgãos, e os outros órgãos não estão preocupados COMO PARA A LIMPEZA DOS ALIMENTOS, mas toma toda a questão de resíduos, inclusive o pior, e eles são fortes como convém a eles.

וְעַל דָּא בְּכָל שְׁאַר שַׁיְיפִין אִית אֲבַעְבּוּעִין, שְׂאֵת אוֹ סַפַּחַת, סְגִירוּ דְּצָרַעַת. לְלִבָּא, לָאו מִכָּל הָנֵי כְּלוּם, אֶלָּא אִיהוּ נָקִי בְּרִירָא מִכֹּלָּא, לֵית בֵּיהּ מוּמָא כְּלָל. כַּךְ קוּדְשָׁא בְּרִיךְ הוּא נָטִיל לֵיהּ לְיִשְׂרָאֵל דְּאִיהוּ נָקִי וּבְרִירוּ דְּלֵית בֵּיהּ מוּמָא עַל דָּא כְּתִיב, כֻּלָּךְ יָפָה רַעְיָתִי וּמוּם אֵין בָךְ. אָתָא רִבִּי יוֹסֵי, נָשִׁיק יְדוֹי, אָמַר, אִילּוּ לָא אֲתֵינָא לְעָלְמָא, אֶלָּא לְמִשְׁמַע דָּא, דַּיִּ

155. É por isso que todos os outros membros tem erupções de pele e crostas, manchas brilhantes e a lepra ferve, e o coração não tem nenhum deles, pois é limpo e claro, e não tem defeito algum. Assim o Santo Único, abençoado seja Ele, toma Yisrael que é limpa, clara e sem defeito, para Ele mesmo, como a escritura diz: "Você é toda formosa, meu amor; não há defeito em você" (Shir Hashirim 4:7). Rabbi Yosi vem, beija suas mãos, e diz: Se eu tivesse vindo ao mundo só para ouvir isso teria sido suficiente.

segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Pinchas - Capítulo 25 - Por que Yisrael tem mais problemas do que os outros povos

SINOPSE:

Nos dizem que Yisrael é o coração de todo o mundo, e o coração é a única parte do corpo que conhece dor e problema porque incorpora existência e inteligência. Assim é a única parte que está perto de Deus em tudo.

A RELEVÂNCIA DA PASSAGEM:

A luz de cura flui para o coração e para todo o sistema cardiovascular. Além disso, esta Luz aquece e cura nosso coração espiritual, nos transformando em bons, compassivos e pessoas amorosas. A energia da Luz gerada aqui é a alma da humanidade. E assim como o coração fornece o sangue para o corpo, a Luz flui para o corpo coletivo do homem"" as nações do mundo"" nutrem suas almas com divindade a derreter as barreiras da religião e intolerância social. O sofrimento e a dor suportada pelo coração cessa, substituída com gozo e alegria. E o conhecimento do Criador permeia a terra, trazendo paz e amor para toda a civilização.

שְׁאֶלְתָּא אַחֲרָא, דְּוַדַּאי אֲנָן קְרֵבִין לְמַלְכָּא עִלָּאָה, יַתִּיר מִכָּל שְׁאַר עַמִּין. וַדַּאי הָכִי הוּא, דְּיִשְׂרָאֵל עֲבַד לוֹן קוּדְשָׁא בְּרִיךְ הוּא לִבָּא דְּכָל עָלְמָא. וְהָכִי אִינּוּן יִשְׂרָאֵל בֵּין שְׁאַר עַמִּין, כְּלִבָּא בֵּין שַׁיְיפִין, כְּמָה דְּשַׁיְיפִין לָא יַכְלֵי לְמֵיקָם בְּעָלְמָא אֲפִילּוּ רִגְעָא חֲדָא בְּלָא לִבָּא, הָכִי עַמִּין כֻּלְּהוּ, לָא יַכְלִין לְמֵיקָם בְּעָלְמָא, בְּלָא יִשְׂרָאֵל. וְאוֹף הָכִי יְרוּשְׁלֵם בְּגוֹ שְׁאַר אַרְעָאן, כְּלִבָּא בְּגוֹ שַׁיְיפִין. וְעַל דָּא אִיהִי בְּאֶמְצָעִיתָא דְּכוּלֵי עָלְמָא. כְּלִבָּא גּוֹ שַׁיְיפִי

152. a segunda questão PERGUNTADA PELO QUE É GENTIL, É ASSIM: POIS com certeza nós estamos fechados para o Supremo Rei mais do que qualquer outra pessoa. Isso deve ser assim para o Santo Único, abençoado seja Ele, fez Yisrael o coração de todo o mundo, e o relacionamento de Yisrael para as outras nações é como o que o coração para as outras partes do corpo.  E assim como as outras partes do corpo não duram, nem um momento sem o coração, por isso que nenhjm dos outros povos pode existir no mundo sem Yisrael. Jerusalém, também, tem o mesmo relacionamento com os outros países, sendo como o coração para as partes do corpo, que é porque este é o centro do mundo todo como o coração está no centro dos membros. 

וְיִשְׂרָאֵל מִתְנַהֲגָן גּוֹ שְׁאַר עַמִּין, כְּגַוְונָא דְּלִבָּא גּוֹ שַׁיְיפִין. לִבָּא אִיהִי רָכִיךְ וְחָלָשׁ, וְאִיהוּ קִיּוּמָא דְּכָל שַׁיְיפִין, לָא יָדַע מִצַּעֲרָא וְעָקָא וִיגוֹנָא כְּלָל אֶלָּא לִבָּא, דְּבֵיהּ קִיוּמָא, דְּבֵיהּ סוּכְלְתָנוּ, שְׁאַר שַׁיְיפִין לָא אִתְקְרִיב בְּהוּ כְּלָל, דְּהָא לֵית בְּהוּ קִיּוּמָא, וְלָא יַדְעִין מִדִי. כָּל שְׁאַר שַׁיְיפִין לָא קְרִיבִין לְמַלְכָּא, דְּאִיהוּ חָכְמְתָא וְסוּכְלְתָנוּ, דְּשַׁרְיָא בְּמוֹחָא, אֶלָּא לִבָּא. וּשְׁאַר שַׁיְיפִין, רְחִיקִין מִנֵּיהּ, וְלָא יַדְעִין מִנֵּיהּ כְּלָל. כַּךְ יִשְׂרָאֵל, לְמַלְכָּא קַדִּישָׁא קְרִיבִין, וּשְׁאַר עַמִּין רְחִיקִין מִנֵּי

153. E a conduta de Yisrael entre as outras nações é como o coração para os membros inferiores. O coração é mole e fraco, mas da existência a todos os membros. E TODOS OS MEMBROS não conhecem dor, problemas e agonias em tudo, mas só o coração faz, porque nele há existência e inteligência, DOR E ANGÚSTIA não chegam perto das outras partes, pois eles não tem existência e não sabem de nada. Nenhum dos outros membros vem perto do Rei, que é sabedoria e inteligência que mora no cérebro: o coração é a única exceção. Os outros membros estão longe Dele e não sei nada sobre Ele. Assim que é Yisrael está perto do Santo Rei enquanto as outras pessoas estão longe Dele. 

domingo, 15 de novembro de 2015

Pinchas - Capítulo 23 - "à noite ela iria, e no dia seguinte"


Sinopse

ela irá retornar" Rabbi Aba vai novamente sobre a questão de Deus convencer Moisés a dar Sua santa aliança de paz para Pinchas. Nós aprendemos que Malchut tem permissão de Zeir Anpin para viver entre os justos no mundo. Se Pinchas não tivesse sido dado a Malchut ele nunca seria sido capaz de alcançar o sumo sacerdócio.

A RELEVÂNCIA DA PESSAGEM:

O Zohar expõe sobre Zeir Anpin,que é o Mundo Superior.Isso relata verdades sobre a Coluna da Direita e Esquerda, que são Misericórdia e Julgamento, respectivamente. Em fazê-lo, o Zohar corrige nosso reino de Malchut. Nós contemplamos versos que falam da  posse de Malchut, a sua realização do sacerdócio, e o segredo da aliança sendo um aspecto de nosso mundo de Malchut quando ela se unirá a Direita Superior, que é Chesed de Zeir Anpin. no futuro, construirá o Templo Sagrado. Quando nós meditamos nestes textos, nós estamos na verdade reconstruindo os dois Templos: Cada um de nós é um microcosmo do Templo. Por isso, a construção do Templo ocorre dentro do nosso próprio corpo físico, criando um lugar onde a Luz do Criador pode descansar sobre nós; e nós levantamos o Templo em Jerusalém, espiritualmente falando, onde a Luz nutre o mundo inteiro, iniciando nossa Redenção Final. Malchut, que não apenas representa nosso mundo mas toda humanidade, então levanta-se e se une a Zeir Anpin, unindo-se em celebração da Luz. 

א"ר אַבָּא לר' יוֹסֵי, הַהוּא מַרְגְּלָא קַדִּישָׁא דַּהֲוָה תְּחוֹת יְדָךְ, מִגּוֹ סִיַּעְתָּא דַּחֲסִידָא קַדִּישָׁא דְּאִיהוּ גַּבָּן, כַּמָּה שַׁפִּיר אִיהוּ, וְאָהֲדַרְנָא בֵּיהּ. דְּהָא וַדַּאי לָא אִצְטְרִיךְ לְאַפָּקָא אִתְּתָא, לְמִשְׁרֵי בַּאֲתָר אַחֲרָא, עַד דְּבַעְלָהּ יַפְקֵד לָהּ וְיָהִיב לָהּ רְשׁוּ לְמֵהַךְ. וְאוֹדְעִין לְבַעְלָהּ בְּקַדְמֵיתָא, וּמְפַיְיסִין לֵיהּ, דְּהוּא יַפְקֵד לָהּ, וְיָהִיב לָהּ רְשׁוּ לְמֵיהַךְ לְהַהוּא אֲתָר. כַּךְ קוּדְשָׁא בְּרִיךְ הוּא פָּיִיס לְמֹשֶׁה, וְעַד דְּיָהַב לֵיהּ רְשׁוּ, וא"ל אֵימָא אַנְתְּ, הִנְנִי נוֹתֵן לוֹ אֶת בְּרִיתִי שָׁלוֹם, לְמִשְׁרֵי בְּגַוֵּויהּ, וְעַד דְּיָהַב לָהּ רְשׁוּ לְמֵהַךְ תַּמָּן, לָא אַזְלַת

140. Rabbi Aba disse para Rabbi Yosi: Essa pérola sagrada que estava em seu poder com a ajuda do santo piedoso que nos visitou,  A SABER O RELATÓRIO DO RABBI PINCHAS BEN YAIR, COM SUA AJUDA A VIR PARA NÓS "isso é tão bonito que Eu tenho que passar por isso novamente. Pois isso certamente é desnecessário tirar a esposa de outro lugar a não ser que seu marido lhe dê comando e permissão para ir. DESSA FORMA, um em primeiro lugar informa o marido e aplaca ele para que ele deva comandar-lhe e dar-lhe permissão para ir para aqule lugar. Então o Santo Único, abençoado seja Ele, aplacado Moisés até ele dar sua permissão. Então Ele disse para ele: 'Você  diz isso" "Eis que lhe dou Meu pacto de paz"" (Bemidbar  25:12), então Ela iria cumprir em PINCHAS, e enquanto não lhe da Sua permissão para ir, Ela não vai. 

מְנָלָן. מִצַּדִּיקוֹ שֶׁל עוֹלָם, דְּיָהִיב לָהּ רְשׁוּ, לְמִשְׁרֵי גּוֹ צַדִּיקֵי בְּהַאי עָלְמָא. וְיָתְבָא עִמְּהוֹן, כְּכַלָּה גּוֹ קִשּׁוּטָהָא. וְצַדִּיקָא דְּעָלְמָא חָמֵי, וְחַדֵּי בְּהַאי. אֲבָל בֵּין דְּרוֹעֵי דְּבַעְלָהּ שְׁכִיבַת, וְאִתְהַדְּרַת לְמֶהֱוֵי בַּהֲדַיְיהוּ, וְתָבַת לְבַעְלָהּ. כד"א, בָּעֶרֶב הִיא בָאָה וּבַבֹּקֶר הִיא שָׁבָה. בָּעֶרֶב הִיא בָאָה, לְגַבֵּי בַּעְלָהּ. וּבַבֹּקֶר הִיא שָׁבָה, לְגַבֵּי צַדִּיקַיָּיא דְּעָלְמָא. וְכֹלָּא בִּרְשׁוּתָא דְּבַעְלָהּ

141. Como sabemos disso? Dos Justos do mundo, QUE É YESOD DE ZEIR ANPIN, que deu permissão para MALCHUT habitar neste mundo entre os justos, e ela habita entre eles como uma noiva com todas as suas jóias, e os Justos do mundo veem isso, e é feliz. Mas ela mente nos branços do marido, QUE É O SEGREDO DA COLUNA DA ESQUERDA E DA COLUNA DA DIREITA, QUE É CHESED E GVURAH DE ZEIR ANPIN, e retorna de lá para estar com os justos, então retorna para seu marido, como está escrito: "na noite ela iria, e no dia seguinte ela voltaria" (Ester 2:14). "à noite ela iria para o marido, A SABER À MEIA-NOITE, POIS ENTÃO É A UNIÃO DA ESQUERDA: "e no dia seguinte" QUE ELA ESTÁ CHEIA DE CHASSADIM DA UNIÃO DA DIREITA, "ela iria voltar" para estar entre os justos do mundo, tudo está sendo feito coma permissão de seu marido, ZEIR ANPIN. 

וּמֹשֶׁה כַּךְ אָמַר, הִנְנִי נוֹתֵן לוֹ אֶת בְּרִיתִי, כְּמָה דְּצַדִּיק דִּלְעֵילָּא נוֹתֵן, אוֹף אֲנָא הִנְנִי נוֹתֵן, מַתָּנָה לְמֶהֲדָר מַתָּנָה אִיהִי. וּבְגִין בְּרִית דָּא, רָוַוח כְּהוּנָה עִלָּאָה. וְאִי לָא תְּהֵא בַּהֲדֵיהּ, לָא אִתְקְשַׁר פִּנְחָס בְּדַרְגָּא דִּכְהוּנָה עִלָּאָה, דְּהָא בְּרִית דַּבְקָא אִיהוּ תָּדִיר בִּימִינָא עִלָּאָה. וִימִינָא עִלָּאָה דָּא, זַמִּין לְמִבְנֵי בֵּי מַקְדְּשָׁא, דְּאִיהוּ בְּרִית

142. O que Moisés disse foi: "Eis que lhe dou o Meu Pacto," QUE É O SEGREDO DE MALCHUT. Assim como o Justo no alto da, então também Eu lhe dou um presente, na condição que o presente retorne, A SABER COMO OS JUSTOS NA MAIS ELEVADA CONDIÇÃO DE SER DEVOLVIDO. COMO  "NA NOITE ELA IRIA E NO DIA SEGUINTE ELA VOLTARIA," COMO EXPOSTO ACIMA, COMO TAMBÉM COM MOISÉS. E se torna seu pacto, ele ganhou o sacerdócio, QUE É O SEGREDO DE CHESED, e se ele não tivesse tido MALCHUT com ele. Pinchas não poderia ter subido ao nível do sumo sacerdócio, pois o pacto ESTÁ NO ASPECTO DE MALCHUT, quando ela está sempre clivada para a direita superior, QUE É CHESED de ZEIR ANPIN. E este canto direito irá, no futuro, construir o Templo, que é o pacto, A SABER MALCHUT. 

sábado, 31 de outubro de 2015

Pinchas - Capítulo 22 - "Seus olhos como uma piscina em Cheshbon"

SINOPSE

Rabbi Yosi é solicitado pela sombra de Rabbi Pinchas ben Yair para lembrar a explicação esotérica da contabilização do valor numérico das letras.

A RELEVÂNCIA DA PASSAGEM:

Ambas ciência e Kabbalah entendem que os números matemáticos são entrelaçados no tecido da realidade. Além disso, as letras e sua estrutura alfabética são parte integrante da realidade. Por exemplo, o DNA em nossas células consiste de quatro letras químicas ""A, T, C e G"" que referem-se a quatro nucleótidos diferentes. Esses quatro nucleótidos  se combinam para formar 20 aminoácidos, que produzem as  "palavras" e "sentenças" compondo o código genético de cada indivíduo. Esta estrutura do alfabeto estende-se a toda matéria física. Assim como letras se combinam para formar palavras, átomos se combinam para criar mais complicadas estruturas assim como as moléculas. Aqui  nos conectamos com o metafísico DNA nível da eralidade"" as letras do Alfabeto Hebraico. Nós ligamos a dimensão de Chochmah e Binah causando piscinas cintilantes de Luz para preencher nossa existência. O conceito de contagem, de acordo com a Kabbalah, indica controle. Assim aqui nós alcançamos controle sobre as estrelas e planetas, alterando nosso destino para garantir uma Redenção Final imediata e doce. 


אָמַר ר' יוֹסֵי, כְּתִיב אַחַת לְאַחַת לִמְצֹא חֶשְׁבּוֹן. חֶשְׁבּוֹן דְּגִימַטְרִייאוֹת דְּקַיְימָן בְּסִיהֲרָא, בְּאָן דַּרְגָּא דִּילָהּ אִינּוּן. לָא אָתִיב לֵיהּ. אָמַר, שְׁמַעְנָא, וְלָא אִדְכַּרְנָא מִלָּה. קָם הַהוּא טוּלָא, וּבָטַשׁ בְּעֵינוֹי דר' אַבָּא, נָפַל עַל אַנְפּוֹי מִגּוֹ דְּחִילוּ. עַד דַּהֲוָה נָפַל עַל אַנְפּוֹי, נָפַל קְרָא בְּפוּמֵיהּ, דִּכְתִּיב, עֵינַיִךְ בְּרֵכוֹת בְּחֶשְׁבּוֹן עַל שַׁעַר בַּת רַבִּים. וְאִלֵּין עַיְינִין דִּילָהּ, פַּרְפְּרָאוֹת לְגוֹ חָכְמָה עִלָּאָה, דְּאִתְמַשְּׁכָא מִלְּעֵילָּא, וּמִגּוֹ חֶשְׁבּוֹן וּתְקוּפִין וְעִבּוּרִין אִתְמַלְּיָין, וְאִתְעָבֵידוּ בְּרֵיכוֹת, דְּנַפְקוּ מִיָּמִין, לְכָל סִטְרִין, עַד דְּאִתְפָּקְדָן לְכָל חוּשְׁבָּן וְעִבּוּרִין דְּסִיהֲרָא דִּלְבַר, וְכֹכָבִין וּמַזָּלֵי לְמֶעְבַּד חֶשְׁבּוֹן, וְדָא אִיהוּ עַל שַׁעַר בַּת רַבִּים, דָּא אִיהִי סִיהֲרָא דִּלְבַר

139. Rabbi Yosi disse: Está escrito: "contando uma coisa para outra, para saber a soma (Heb. cheshbon)" (Kohelet 7:27),  E ELE PERGUNTOU:  o cálculo (Heb. chesbon) do valor numérico pertence a lua, QUE É MALCHUT,  mas em qual de seus níveis? Ele não respondeu, mas disse: Eu tenho ouvido sobre este assunto, mas não me lembro. Essa sombra levantou-se e bateu o Rabbi Aba nos olhos. Ele caiu com o rosto por medo, e enquanto ele estava deitado em seu rosto, um verso veio a ele, que está escrito: "Seus olhos como as piscinas em Heshbon, junto a porta de Bat-rabbim" (lit. 'filha de muitos')" (Shir Hashirim 7:5). A EXPLICAÇÃO É: Este se refere aos olhos DE MALCHUT, A SABER SUA CHOCHMAH QUE É CHAMADA 'OLHOS', e eles são aperitivos, A SABER IGUARIAS para a Chochmah divina que é atraída de acima, DE BINAH, E SEUS OLHOS são preenchidos por acerto de contas e solstícios, equinócios e intercalação da lua e se tornam-se piscinas que fluem fora da direita e em todas as direções até que eles são contados em cada conta e intercalação da lua do lado de fora, A SABER AS PARTES EXTERNAS DE MALCHUT, também das estrelas e constelações "em ordem para alcançar o sol. E isso é "pelo o portão de "Bath-rabbim," que é a lua, QUE É MALCHUT, a partir do exterior. 

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Pinchas - Capitulo 21 - O que seja que sua mão encontre para fazer, faça isso com força

Porção Pinchas

Sinopse

Rabbi Aba diz que os homens justos atraem sua força a partir do poder de Deus quando eles se comprometem a fazer Sua vontade. Despertando a nós mesmos nós acordamos o santo e divino poder, assim qualquer poder que o Outro Lado possa ter tido sobre nós. Rabba Aba nos fala que a força que inclui obras e fala e conhecimento e sabedoria não existe em tudo em Sheol. Nós ouvimos que todos os homens vão realmente à Sheol, mas os justos se levantarão imediatamente, tendo ido até lá para trazer com eles qualquer um que considera o arrependimento mas foi incapaz de se arrepender antes de morrer.

A RELEVÂNCIA DA PASSAGEM:

Lendo estes versos com grande paixão e esforço é semelhante a executar atos espirituais (a vontade nosso Mestre) neste mundo com grande força. Da mesma forma, Satan e o lado escuro de nossa natureza são quebrados pela força do Criador, nos liberando eternamente de sua influência. Todos de nossos pecados são limpos pela virtude dos Justos para que nenhum de nós enfrente o destino do inferno. Sheol, um dos níveis de Inferno, é condenado e encerra permanentemente. Mas um momento antes disso ocorrer, o arrependimento perverso que reside lá está para subir desta dimensão através da virtude dos Justos e de nossos próprios esforços estendido aqui. No parágrafo 134, o texto do Zohar diz: Seu veredicto dos setenta anos é rasgado. Este verso significa que as decisões de um homem são abolidas de sua vida. Aqui vereditos de culpa contra nós nos Mundos Superiores são rasgados. Julgamentos são revogados, para nós e para toda humanidade.


אוֹף הוּא פָּתַח וְאָמַר, מִשְּׁמֵיהּ דר' פִּנְחָס כֹּל אֲשֶׁר תִּמְצָא יָדְךָ לַעֲשׂוֹת בְּכֹחֲךָ עֲשֵׂה וְגוֹ', כַּמָה יָאוּת לֵיהּ לב"נ בְּעוֹד דְּבוּצִינָא דָּלִיק וְשַׁרְיָא עַל רֵישֵׁיהּ, לְאִשְׁתַּדְּלָא וּלְמֶעְבַּד רְעוּתָא דְּמָארֵיהּ. בְּגִין דְּהַהוּא נְהוֹרָא דְּבוּצִינָא, אִיהִי כֹּ"חַ דְּשַׁרְיָא עָלֵיהּ. וע"ד כְּתִיב, יִגְדַּל נָא כֹּחַ יְיָ'. כֹּחַ יְיָ', דָּא הוּא כֹּחַ, דְּשַׁרְיָא עַל רֵישֵׁיהוֹן דְּצַדִּיקַיָּיא, וְכֹל אִינּוּן דְּמִשְׁתַּדְּלִין בִּרְעוּתָא דְּמָארֵיהוֹן. וְעַל דָּא תָּנֵינָן, כָּל הָעוֹנֶה אָמֵן יְהֵא שְׁמֵיהּ רַבָּא מְבָרַךְ בְּכָל כֹּח

134. Então ele começou e disse em nome de Rabbi Pinchas: "Tudo o que tiver a mão para fazer, faça isso com sua força" (Kohelet 9:10). Como é bom para um homem tentar cumprir a vontade de seu Mestre enquanto a chama ainda está queimando e descansando sob sua cabeça. Pela luz da chama que é a força que repousa sobre ele, e sobre está escrito: "deixe o poder do meu Hashem ser grande" (Bemidbar 14:17). "o poder de Hashem" "este é o poder que repousa sobre a cabeça  do justo e de todos aqueles que se comprometem a vontade do seu Mestre, QUE É A SHECHINAH. E sobre o que nós já aprendemos: 'Quem responde com todo o seu poder: 'Amém. Possa Seu grande nome ser abençoado...' - SEU VEREDICTO DE SETENTA ANOS É RASGADO'. 

וַדַּאי אִצְטְרִיךְ לְאִתְּעָרָא כָּל שַׁיְיפוֹי בְּחֵילָא תַּקִּיף בְּגִין דִּבְאִתְּעָרוּתָא תַּקִּיף דְּאִתָּקַף, אִתְּעַר הַהוּא כֹּחַ קַדִּישָׁא עִלָּאָה, וְאִסְתַּלָּק גּוֹ קוּדְשָׁא וְאִתְּבַּר חֵילָא וְתּוּקְפָּא דְּסִטְרָא אַחֲרָא. וע"ד בְּכֹחֲךָ, אִצְטְרִיךְ לְמֶעְבַּד רְעוּתָא דְּמָארָךְ

135.Ele certamente tem que despertar todas as partes do seu corpo com grande poder DO CULTO DO SANTO ÚNICO, ABENÇOADO SEJA ELE, pois por meio deste despertar poderoso que ele convoca-se, ele também desperta este poder sagrado e sublime, QUE É MALCHUT, e ele é elevado em santidade e quebra o poder e posse do Outro Lado. Por isso ESTÁ ESCRITO: "O QUE QUER QUE SEJA SUA MÃO ACHAR PARA FAZER, FAÇA-O COM FORÇA," POIS ISSO É com sua própria força que você deve executar a vontade do seu Mestre.

כִּי אֵין מַעֲשֵׂה וְחֶשְׁבּוֹן וְגוֹ', בְּגִין דִּבְהַהוּא כֹּחַ אִית מַעֲשֶׂה, אִשְׁתַּדְּלוּתָא לְאִשְׁתַּדְּלָא בְּהַאי עָלְמָא דְּאִקְרֵי מַעֲשֵׂה, עָלְמָא דְּעוֹבָדָא, לְמִשְׁלָם סוֹפָא דְּמַחֲשָׁבָה. וְחֶשְׁבּוֹן, דָּא הוּא עָלְמָא, דְּתַלְיָא בְּדִבּוּרָא, דְּהָא חֶשְׁבּוֹן בְּדִבּוּרָא תַּלְיָיא. וע"ד, כָּל גִּימַטְרִיּאוֹת, וּתְקוּפִין, וְעִבּוּרִין דְּעָלְמָא, בְּסִיהֲרָא הֲווֹ. וְדַעַת, דָּא אִיהוּ רָזָא דְּשִׁית סִטְרִין, דְּתַּלְיָין בְּמַחֲשָׁבָה, וְאִקְרוּן עָלְמָא דְּהַהוּא מַחֲשָׁבָה. וְחָכְמָה, דְּכֹלָּא תַּלְיָיא מִנֵּיהּ

136. "pois não há obra, nem projeto, nem sabedoria, nem conhecimento em Sheol, para onde você vai" (Ibid.). Pois é este poder, que não está indo; a saber, o esforço para envolver este mundo é chamado 'ação', a saber o mundo da ação, para complementar o fim do pensamento. O dispositivo se refere ao mundo que depende do discurso, A SABER MALCHUT, QUE É CHAMADO 'DISCURSO', para um cálculo de dispositivo depende de discurso, e isso é porque toda a numerologia e os solstícios e equinócios são baseados na lua, QUE É MALCHUT, "conhecimento" se refere ao segredo dos seis finais, QUE É ZEIR ANPIN, que é dependente do pensamento, e são chamados do mundo do pensamento, QUE É BINAH. "conhecimento" SE REFERE A CHOCHMAH, sobre a qual tudo é dependente, COMO É DITO: "EM SABEDORIA VOCÊ FEZ TODOS ELES" (TEHILIM 104:24). 

וְכָל אִלֵּין כְּלִילָן בְּהַהוּא כֹּחַ, מַה דְּלָאו הָכִי בְּסִטְרָא דִּשְׁאוֹל, דַּרְגָּא דְּגֵיהִנָּם. דְּהָא כָּל ב"נ דְּלָא אִשְׁתָּדַּל בְּהַאי כֹּ"חַ, בְּהַאי עָלְמָא, לְאַעְלָאָה בֵּיהּ, בְּמַעֲשֶׂה וְחֶשְׁבּוֹן וָדַעַת וְחָכְמָה, סוֹפֵיהּ לְאַעְלָאָה בַּשְּׁאוֹל, דְּלֵית בֵּיהּ מַעֲשֵׂה וְחֶשְׁבּוֹן וְדַעַת וְחָכְמָה. דְּהָא סִטְרָא אָחֳרָא, אֹרַח שְׁאוֹל אִיהִי, דִּכְתִּיב, דַּרְכֵי שְׁאוֹל בֵּיתָהּ. מַאן דְּאִתְרַפֵּי מֵהַאי כֹּ"חַ קַדִּישָׁא, אַתְּקַף בֵּיהּ סִטְרָא אַחֲרָא, דִּשְׁאוֹל בֵּיתָהּ

137. E todos deles, A AÇÃO, OU CÁLCULO, DISPOSITIVO, CONHECIMENTO, E SABEDORIA, são incluídas na mesma força, QUE É A SHECHINAH QUE REPOUSA SOBRE A CABEÇA DOS JUSTOS. Este não é o caso do lado de Sheol, que é o nível de de Gehenom. Pois o final de todo aquele que não tenta com esta força para inseri-lo por meio da escritura, nem dispositivo de contabilidade, sabedoria. Pois o Outro Lado é o caminho para Sheol, como está escsrito: "Sua casa é o caminho para Sheol" (Mishlei 7:27). Quem se torna apático em relação a esta força santa é atacado pelo Outro lado, cuja casa fica em Sheol.

אֲשֶׁר אַתָּה הוֹלֵךְ שָׁמָּה, וְכִי כָּל בְּנֵי עָלְמָא אָזְלֵי לִשְׁאוֹל. אִין. אֲבָל סַלְּקִין מִיַּד, דִּכְתִּיב, מוֹרִיד שְׁאוֹל וַיָּעַל. בַּר אִינּוּן חַיָּיבִין, דְּלָא הִרְהֵרוּ תְּשׁוּבָה לְעָלְמִין, דְּנַחְתִּין וְלָא סַלְּקִין. וַאֲפִילּוּ צַדִּיקִים גְּמוּרִים נַחְתִּין תַּמָּן. אֲמַאי נַחְתִּין. בְּגִין דְּנַטְלִין כַּמָה חַיָּיבִין מִתַּמָּן, וְסַלְּקִין לוֹן לְעֵילָּא. וּמַאן אִינּוּן. אִינּוּן דְּהִרְהֵרוּ בִּתְשׁוּבָה בְּהַאי עָלְמָא, וְלָא יָכִילוּ, וְאִסְתְּלָּקוּ מִן עָלְמָא. וְצַדִּיקַיָּיא נַחְתִּין בְּגִינֵיהוֹן דְּחַיָּיבִין גּוֹ שְׁאוֹל, וְנַטְלִין לוֹן, וְסַלְּקִין לוֹן מִן תַּמָּן

138. "para onde você vai": ELE PERGUNTA, Faça, na verdade, todo homem vai para Sheol? ELE RESPONDE, sim, mas OS JUSTOS se levantarão imediatamente, como está escrito: "Ele traz à Sheol, e traz à tona" (I Shmuel 2:6). Este verso, no entanto, não deve ser aplicado para os ímpios que nunca por um momento consideram arrependimento, pois eles descem PARA SHEOL e não sobem novamente. Até mesmo o completamente justo vai até lá. Por que que deveria ser? Isso é porque eles podem tomar a partir daí uma série de maus e trazê-los de lá. Quem são os QUE ELES TRAZEM A TONA? Eles que consideraram arrependimento neste mundo, mas não foram capazes de se arrepender pois eles morreram. E isso é por estas pessoas ímpias que os justos descem a Sheol e os levam e trazem de lá. 

domingo, 4 de outubro de 2015

Pinchas - Capítulo 19 - Três parceiros: O Santo Único, abençoado seja Ele, um pai e uma mãe

Sinopse:

Nós aprendemos quantos parceiros são responsáveis por criar e sustentar uma pessoa, incluindo Deus e Sua Shechinah, uma mãe e um pai, os anjos, o sol e a lua, as criaturas vivas, as árvores e a semente da terra. No tempo da redenção todos vão se unir e se alegrar.

A relevância desta passagem:

O corpo e a alma do homem são limpos, curados e redimidos através desta poderosa passagem que explica sobre a criação do homem e a Redenção Final. Cura inicia com nossos olhos, ossos, nervos, cérebro, carne, e pele. Nossos pais celestiais; os Patriarcas Abraão, Isaac, e Jacó; e as Matriarcas Sarah, Rivkah, Raquel, e Leah; juntamente com nossos próprios pais se eles habitam no mundo além, vem para fora a mando do Criador para iniciar a alegria suprema. Esta alegria é a Redenção Final; e como o Zohar afirma, não há nenhuma alegria como a da Redenção. A Luz que vai ressuscitar os mortos e convocar as almas do Éden para animar os corpos ressuscitados resplandece como nós visualmente abraçando estes versos. E porque tudo é inflamado pelo Zohar, o processo é rápido, misericordioso e agradável. 

אָמַר קוּדְשָׁא בְּרִיךְ הוּא, אֲנָא וּשְׁכִינְתִּי שׁוּתָּפוּתָא דְּנִשְׁמְתָא, וַאֲבוֹי וְאִמֵּיהּ שׁוּתָּפוּתָא דְּגוּפָא, דַּאֲבוֹי מַזְרִיעַ לוֹבֶן, דְּעַיְינִין, וּדְגַרְמִין, וְגִידִין, וּמוֹחָא. וְאִתְּתָא שְׁחוֹר דְּעַיְינִין, וְשַׂעֲרָא, וּבִשְׂרָא, וּמִשְׁכָא. וְאוֹף הָכִי שְׁמַיָיא וְאַרְעָא. וְכָל חַיָּילִין דִּלְהוֹן, אִשְׁתְּתָּפוּ בִּיצִירָתֵיהּ. מַלְאָכִין, מִנְּהוֹן יֵצֶר הַטּוֹב וְיֵצֶר הָרָע לְמֶהֱוֵי מְצוּיָיר מִתַּרְוַויְיהוּ. שִׁמְשָׁא וְסִיהֲרָא, לְאַנְהָרָא לֵיהּ בִּימָמָא לֵילְיָא. חֵיוָן וּבְעִירָן וְעוֹפִין וְנוּנִין, לְאִתְפַּרְנְסָא מִנְּהוֹן. כָּל אִילָנִין וְזַרְעִין דְּאַרְעָא, לְאִתְפַּרְנְסָא מִנְּהוֹן

126. Ra'aya Meheimna ( O Pastor Fiel) disse ao Santo Único, abençoado seja Ele: 'Eu eMinha Shechinah somos parceiros na alma, pai e mãe de uma pessoa são parentes no corpo, pois seu pai injeta NO BEBÊ, a sabe o branco dos olhos, ossos, nervos, e cérebro,  a mulher FORNECE o preto dos olhos, cabelo, carne e pele. Os céus, a terra, e todos os seus anfitriões também participam na criação do HOMEM. Os anjos, TAMBÉM, PARTICIPAM, POIS para eles a Boa Inclinação e a Má Inclinação, QUE O HOMEM deve ser retratado em ambos. A PARTE DO sol e da lua é dar-lhe luz diz e noite, e mesmo os animais, gado, aves, e peixe PARTICIPAM NO HOMEM, pois ele ganha a vida deles. As árvores e as sementes da terra PARTICIPAM DELE para sustentar e nutri-lo'. 

מַה עָבֵד קוּדְשָׁא בְּרִיךְ הוּא, אַעְקַר לַאֲבוּי וּלְאִמֵּיהּ מִגִּנְתָּא דְּעֵדֶן, וְאַיְיתֵי לְהוּ עִמֵּיהּ, לְמֶהֱוֵי עִמֵּיהּ בְּחֶדְוָה דִּבְנוֹי, וְלֵית חֶדְוָה כְּחֶדְוָה דְּפוּרְקָנָא, דִּכְתִּיב בָּהּ, יִשְׂמְחוּ הַשָּׁמַיִם וְתָגֵל הָאָרֶץ וַיֹּאמְרוּ בַגּוֹיִם יְיָ' מָלָךְ. אָז יְרַנְּנוּ עֲצֵי הַיָּעַר מִלִפְנֵי יְיָ' כִּי בָא לִשְׁפּוֹט אֶת הָאָרֶץ.  ע"כ רעיא מהימנא  

127. O que o Santo Único, abençoado seja Ele, faz? Ele arranca seu pai e mãe do Jardim do Éden e os leva com Ele então que eles devem estar com Ele na alegria dos seus filhos. E ENTÃO É NA HORA DA REDENÇÃO, sobre o qual está escrito: "Deixe os céus estarem felizes, e deixe a terra se regozijar: e diga entre as nações, Hashem reina... Então as árvores do bosque cantarão de alegria diante de Hashem, porque Ele vem para julgar a terra" (I Divrei Hayamim 16:31-33), POIS ENTÃO O SANTO ÚNICO, ABENÇOADO SEJA ELE, TRAZ OS PATRIARCAS E MATRIARCAS DE YISRAEL PARA REGOZIJAREM-SE. Final do Ra'aya Meheimna (o Pastor Fiel). 

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Pinchas - Capítulo 16 - Todas as nações não balançam - menos Yisrael

Sinopse:

Rabbi Aba reconta que Rabbi Shimon explicou o porque os filhos de Yisrael balançam quando \eles leem a Torah. Nós aprendemos que o espírito do homem é a vela de Deus, da lampejos de luz e movimentos balançando para lá e para cá.

A relevância da passagem:

Nos dizem que Israel oscila para trás e quando aprender a Torah, enquanto nações idólatras estão em repouso constante, ainda congeladas, sem Luz flamejante daTorah sobre elas. Todos nós estamos adorando nações ídolas, de uma forma ou outra. Idolatria não diz respeito as estátuas feitas pelos homens e ícones antes que se curva. Um ídolo é definido como qualquer bem material ou situação externa que controla nossas emoções e comportamentos. Nossas negativas tendências nos levam a nos tornar adoradores de riqueza e discípulos da decadência. Nós somos adoradores de imagens ""as imagens e ícones de nossa cultura, e da auto-imagem que nós achamos que devemos projetar para os outros. Se algum destes determinar ou influenciar nosso degrau de contentamento e alegria da vida. então teremos nos rendido ao controle e cortada nossa conexão com a Luz do Criador, nossa fonte e manancial para a verdadeira realização. Nós removemos o poder e o fascínio dos "ídolos" que nos controlam invocando a Luz libertadora do Criador através dos insights místicos do Rabbi Shimon Bar Yochai. Este grande sábio, nos foi dito, chorou quando eles revelou estes mistérios escondidos. Suas lágrimas caíram novamente, como faíscas de fogo da divindade que acendem a vela do Criador"" nossas almas "" pois que piscam e balançam, para lá e para cá, com prazer, como os segredos da Torah irradiam para os quatro cantos do mundo. 

קַמְנָא וְאָזַלְנָא. וְתּוּקְפָּא דְּשִׁמְשָׁא הֲוָה יַתִּיר, וְדָחִיק לָן בְּאוֹרְחָא. חֲמֵינָן אִילָנִין בְּמַדְבְּרָא, וּמַיִין תְּחוֹתַיְיהוּ. יָתִיבְנָא תְּחוֹת חַד טוּלָא דְּאִילָנָא דְּמַדְבְּרָא. שָׁאִילְנָא לֵיהּ, מַאי הַאי דְּכָל עַמִּין דְּעָלְמָא לָא עַבְדִּין נִעְנוּעָא, אֶלָּא יִשְׂרָאֵל בִּלְחוֹדַיְיהוּ, דְּכַד לָעָאן בְּאוֹרַיְיתָא, מִתְנַעְנְעָן הָכָא וְהָכָא, בְּלָא לִמּוּדָא דְּבַר נָשׁ בְּעָלְמָא, וְלָא יַכְלִין לְמֵיקָם בְּקִיּוּמַיְיהוּ

114. Nós nos levantamos e caminhamos adiante. A intensidade do calor do sol era excessivamente FORTE e tornou difícil para nós continuar. Então nós vemos algumas árvores no deserto, e Eu perguntei a ele, RABBI SHIMON: Você pode explicar para mim porque que de todas as nações do mundo a única que oscila é Yisrael? Pois quando eles estudam a Torah eles balançam para trás e para frente? E isso não é algo que eles aprendem de alguém mais, mas eles simplesmente não podem ficar parados. 

אָמַר לִי, אַדְכַּרְתָּן מִלְּתָא עִלָּאָה, וּבְנֵי עָלְמָא לָא יַדְעִין, וְלָא מַשְׁגִּיחִין. יָתִיב שַׁעֲתָא וּבָכָה, אָמַר, וַוי לִבְנֵי נָשָׁא דְּאַזְלִין כִּבְעִירֵי חַקְלָא, בְּלָא סוּכְלְתָנוּ. בְּמִלָּה דָּא בִּלְחוֹדוֹי אִשְׁתְּמוֹדְעָן נִשְּׁמָתְהוֹן קַדִּישִׁין דְּיִשְׂרָאֵל, בֵּין נִשְׁמָתְהוֹן דְּעַמִין עעכו"ם. נִשְׁמָתְהוֹן דְּיִשְׂרָאֵל אִתְגְּזָרוּ, מִגּוֹ בּוּצִינָא קַדִּישָׁא דְּדָלִיק, דִּכְתִּיב נֵר יְיָ' נִשְׁמַת אָדָם. וְהַאי נֵר בְּשַׁעֲתָא דְּאִתְדְלִיק מִגּוֹ אוֹרַיְיתָא דִּלְעֵילָּא, לָא שָׁכִיךְ נְהוֹרָא עָלֵיהּ אֲפִילּוּ רִגְעָא. וְרָזָא דָּא, אֱלֹֹהִים אַל דֳּמִי לָךְ. כְּגַוְונָא דָּא כְּתִיב, הַמַּזְכִּירִים אֶת יְיָ' אַל דֳּמִי לָכֶם, לָא שְׁכִיכוּ לְכוֹן. נְהוֹרָא דְּשַׁרְגָּא כֵּיוָן דְּאִתְאַחֲדָא גּוֹ פְּתִילָה, הַהוּא נְהוֹרָא לָא שָׁכִיךְ לְעָלְמִין, אֶלָּא מִתְנַעְנְעָא נְהוֹרָא לְכָאן וּלְכָּאן, וְלָא מִשְׁתְּכִיךְ לְעָלְמִין

115. Ele disse para mim: Você me fez lembrar de uma questão celestial, mas as pessoas não sabem e não prestam atenção. Ele sentou-se por um tempo e chorou. Então ele disse: Ai das pessoas que vão em torno como os animais do campo, sem entendimento. Nesta matéria sozinha são as almas santas de Yisrael distinguidas das almas das outras pessoas, adoradores de estrelas e constelações. As almas de Yisrael são derivadas  da vela santa, QUE É MALCHUT, como está escrito: "O espírito do homem é a vela de Hashem" (Mishlei 20:27). E quando esta vela é acesa na Torah maior, QUE É ZEIR ANPIN, sua luz não é assim nem sequer por um momento, e este é o segredo do verso: "Elohim, não mantém silêncio" (Tehilim 832), QUE ESTÁ ESCRITO SOBRE MALCHUT. E algo semelhante está escrito SOBRE AS ALMAS: "você que fez menção de Hashem, não mantenha silêncio" (Yeshayah 62:6), A SABER você não tem descanso. Uma vez que a luz da vela tomou conta da torcida, a luz fogo nunca descansa, ao invés, a luz do fogo vai de lá para cá, e nunca fica parada. 


כְּגַוְונָא דָּא, יִשְׂרָאֵל, דְּנִשְׁמָתַיְיהוּ מִגּוֹ הַהוּא נְהוֹרָא דְּשַׁרְגָּא, כֵּיוָן דְּאָמַר מִלָּה חֲדָא דְּאוֹרַיְיתָא, הָא נְהוֹרָא דָּלִיק, וְלָא יֵכְלוּן אִינּוּן לְאִשְׁתַּכְּכָא, וּמִתְנַעְנֵעָן לְכָאן וּלְכָּאן, וּלְכָל סִטְרִין. כִּנְהוֹרָא דְּשַׁרְגָּא, דְּהָא נֵר יְיָ' נִשְׁמַת אָדָם כְּתִיב

116. Isso é como é com Yisrael, também, para suas almas são da luz da mesma vela, QUE É MALCHUT. Uma vez que se tem levantado um assunto Torah, a luz começa a queimar, e eles são incapazes de obter alívio, mas balançam de cá para lá, e de um lado para o outro, como uma chama de vela treme, por isso está escrito: "O espírito do homem é a vela de Hashem."

וּכְתִיב, אָדָם אַתֶּם, אַתֶּם קְרוּיִין אָדָם, וְלָא אוּמִין עכו"ם. נִשְׁמָתִין דְּעַמִּין עכו"ם, מִדְעִיכוּ דְּקָשׁ, בְּלָא נְהוֹרָא דְּשָׁרֵי עָלַיְיהוּ. וע"ד מִשְׁתַּכְכִין, וְלָא מִתְנַעְנְעָן, דְּהָא לֵית לוֹן אוֹרַיְיתָא, וְלָא דַּלְקִין בָּהּ, וְלָאו נְהוֹרָא שַׁרְיָיא בְּהוֹן, אִינּוּן קַיְימִין כְּעֵצִים בְּגוֹ נוּרָא דְּדָלִיק, בְּלָא נְהוֹרָא דְּשַׁרְיָא עָלַיְיהוּ, וע"ד מִשְׁתַּכְכִין בְּלָא נְהוֹרָא כְּלָל. א"ר יוֹסֵי, דָּא אִיהוּ בְּרִירוּ דְּמִלָּה, זַכָּאָה חוּלָקִי דְּזָכֵינָא לְהַאי, לְמִשְׁמַע דָּא

117. E está escrito: "Mas você... são homens" (Yechezkel 34:31). Isso significa que você, e não as nações do mundo, são chamados 'homens'. As almas dos ídolos adorando povos são de palha extinta, com nenhuma luz repousando sobre eles. Isso é porque eles estão em repouso e não balançam, pois eles não tem TORAH pela qual são inflamadas e nenhuma luz repousa sobre eles. ISSO É PORQUE eles ficam como árvores em um incêndio, queimando sem luz repousando sobre eles. Rabbi Yosi disse: Então isso é a explicação do assunto. Feliz é minha sorte que eu merecia ouvir deste assunto. 

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Pinchas - Capítulo 15 - O pulso do paciente no exílio de Edom


Sinopse
A metáfora de Yisrael como um paciente doente é usada para mostrar como os filhos de Yisrael estão se saindo enquanto no exílio. Com a descrição dos dez sopros do Shofar nós vemos como a duração do exílio e a vinda da redenção estão indicadas.

A RELEVÂNCIA DA PASSAGEM:
Cada um de nós, individualmente, é Israel. O exílio falado no Zohar é nosso exílio; a saber, a falta de saúde, realização e alegria em nossa vida. Cura, redenção, e liberdade inicia aqui com a explosão majestosa do Shofar. A coação que tem marcado nosso exílio fica dizimada, pois a Redenção está agora sobre nós. Nossos corações são curados, espiritualmente e fisicamente. Doenças cardiovasculares são curadas. O pulso do homem começa a bater forte e devagar como a de um campeão Olímpico. O Zohar comenta sobre um juramento que o Criador trava guerra com Amaleque. Amaleque significa as dúvidas e incertezas que mancham nossos corações e nos desconecta da verdade da Luz. Amaleque é agora morto pelos lasers como a Luz que atiram para fora do Shofar. O som da liberdade é ouvido por todo o mundo através do arranjo musical do Yud Hei Vav Hei, os 72 Nomes, e a pulsação, reverberações rítmicas do chifre do carneiro. O Zohar revela que os justos sofrem doenças para expiar os pecados de sua geração. Aqui, o Zohar desempenha o papel dos Justos, absorvendo doenças em nosso nome. A Luz da Cura é inflamada por este fenômeno e nós usamos para curar nossas doenças. Mas a Luz é ilimitada, infinita. Portanto, uma surpresa mortal está na loja para o Outro Lado: Nós agora utilizamos esta Luz de Cura e brilho de volta para as almas virtuosas entre nós que sofreram por nossa geração. E isso tudo é abençoadamente irônico que nós, o leitor comum, pode agora curar os Justos, usando sua própria Luz e compartilhar de volta com eles em profunda gratidão por seu apoio incondicional. Em adição, esta exposição dramática de energia destrói todas as doenças e enfermidades que existem no corpo e na alma do homem. "Todos os pecados ""desde o tempo de Adão até agora ""são expiados pela Luz destes versos divinamente inspirados. Eles anulam o poder do Outro Lado. 


וּכְעַן צָרִיךְ אַסְיָא, לְמִנְדַּע בְּכַמָּה דַּרְגִּין אִסְתָּלַּק דְּפִיקוּ דְּהַהוּא חוֹלֶה בְּגָלוּתָא דֶּאֱדוֹם, דְּאִתְּמַר עָלֵיהּ שֶׁחוֹלַת אַהֲבָה אָנִי. דְּהָא כַּמָה אַסְיָין אִתְכְּנָשׁוּ עָלֵיהּ, לְמִנְדַּע קֵץ דְּמַרְעָא דִּילֵיהּ, בְּאִלֵּין דְּפִיקִין, וְלָא הֲוָה חַד מִנַּיְיהוּ דְּאִשְׁתְּמוֹדַע בְּהוֹן, דִּדְפִיקוּ דְּהַהוּא חוֹלֶה, לָא כָּל אַסְיָא בָּקִי לְאִשְׁתְּמוֹדַע בֵּיהּ, דְּאִית דְּפִיקִין דקשר"ק קש"ק קר"ק, דְּאָמַר נָבִיא עָלַיְיהוּ כְּמוֹ הָרָה תַּקְרִיב לָלֶדֶת תָּחִיל תִּזְעַק בַּחֲבָלֶיהָ

104. E agora existe a necessidade de um médico que por quantos graus o pulso do paciente, YISRAEL, tem aumentado no exílio de Edom, pois é dito sobre ele "que Eu sou doente de amor" (Shir Hashirim 5:8). Pois um número de doutores reunidos sobre ele a considerar a taxa do pulso com o objetivo de saber quando sua doença chegaria para um fim, mas nenhum deles poderia compreendê-lo, pois nenhum médico é competente para ler as batidas do pulso de um paciente em particular, pois há batidas de T'kiahâ "Sh'varimâ "T'ruahâ "T'kiah, T'kiah Sh'varim T'kiah, T'kiah T'ruah T'kiah, como o profeta disse sobre eles: "Como uma mulher grávida, cujo tempo do parto se aproxima, está em dor e chora em suas dores do parto" (Yeshayah 26:17). 

וְכֻלְּהוּ עֶשֶׂר שׁוֹפָרוֹת, כְּלִילָן בִּתְלַת, דְּאִינּוּן סִימַן קש"ר, דְּאִיהוּ תְּקִיעָה שְׁבָרִים תְּרוּעָה. וּתְקִיעָה אַחְזֵי אֲרִיכוּ דְּגָלוּתָא, שְׁבָרִים קְרִיבוּ דְּגָלוּתָא. תְּרוּעָה בֵּיהּ יֵיתֵי פּוּרְקָנָא, דְּאַחְזֵי דּוֹחֲקָא בָּתַר דּוֹחֲקָא, וְלֵית רְוָוחָא בֵּין דָּא לְדָא, דְּוַדַּאי כֵּיוָן דִּשְׁאַר עַמִּין מְעַכְּבִין לוֹן לְיִשְׂרָאֵל בְּגָלוּתָא, דּוֹחֲקָא דִּלְהוֹן מְקָרֵב לוֹן פּוּרְקָנָא. אוֹף הָכִי מְהִירוּ דִּדְפִיקוּ דָּא בָתֶר דָּא, בֵּיהּ נָפִיק נַפְשָׁא דב"נ, בָּתַר דְּלֵית רֶיוַח בֵּין דָּא לְדָא

105. E todos os dez sopros do Shofar, QUE SÃO T'KIAH SH1VARIM - T'RUAH T'KIAH, T'KIAH SH'VARIM T'KIAH, T'KIAH, T'KIAH T'RUAH T'KIAH, estão incluídos nas três T'kiah Sh'varim T'ruah. POIS ELES INCLUEM APENAS ESTAS TRÊS DIFERENTES VARIAÇÕES DE SOPROS. T'kiah representa o cumprimento do exílio. Sh'varim ENSINA SOBRE a proximidade do exílio, e T'uah sobre a vinda da redenção, POIS OS SONS DA T'RUAH ensina sobre a coação depois da coação com nenhum descanso sobre eles. E claramente, uma vez que as outras nações fazem o exílio de Yisrael mais difícil, é o constrangimento que eles sofrem que traz a redenção mais perto. E assim é, também, em nosso caso de pulso do paciente: COMO as batidas vem mais forte, uma depois da outra, com nenhum espaço entre elas, a alma do homem o deixa. 

קשר"ק קש"ק קר"ק, אִיהוּ דְּשַׁוֵּי קש"ר, תְּקִיעָה שְׁבָרִים תְּרוּעָה. דְּאִתְעַבָּר בֵּיהּ שֶׁקֶר מִן עָלְמָא, דְּבֵיהּ אוֹמָאָה, מִלְחָמָה לַיְיָ' בַּעֲמָלֵק. יִתְּעַר בְּעָלְמָא. שִׁיר פָּשׁוּט, וְכָפוּל, וּמְשׁוּלָשׁ, וּמְרוּבָּע. דְּאִיהוּ סָלִיק אַתְוָון דִּילֵיהּ, י', י"ה, יה"ו, יהו"ה, ע"ב. בְּהַהוּא זִמְנָא, וּבְכֵן צַדִּיקִים יִרְאוּ וְיִשְׂמָחוּ וִישָׁרִים יַעֲלוֹזוּ וַחֲסִידִים בְּרִנָּה יָגִילוּ. ו' תּוֹסֶפֶת, אֲלַף שְׁתִיתָאָה. קוֹדֶם דִּילֵיהּ עָקֵ"ב, חָרַב בֵּי מַקְדְּשָׁא, וּלְבָתַר דִּילֵיהּ, עַד תַּשְׁלוּם רָעָב, יִהְיֶה עֶרֶב. הה"ד עֶרֶב וִידַעְתֶּם כִּי יְיָ' הוֹצִיא אֶתְכֶם וְגוֹ'. כִּי עַבְדֶּךָ עָרַב אֶת הַנַּעַר וְגוֹ'.  ע"כ רעיא מהימנא        

106. T'kiah Sh'varim-T'ruah T'kiah, T'kiah Sh'varim T'kiah, T'kiah T'ruah T'kiah, QUE SÃO O SEGREDO QUE BATE DO EXÍLIO, COMO ACIMA, faz Kof Shin Resh (Heb. kesher - Port. 'laço'), as iniciais de T'kiah Sh'varim Truah, pelo qual a falsidade (Heb. sheker, Shin Kof Resh) é removido do mundo. Em relação a este foi o juramento: "Hashem fará guerra contra o Amalek" (Shemot 17:16), POIS A REDENÇÃO VIRÁ VIR PELOS SONS DA T'KIAH SH'VARIM-T'RUAH T'KIAH, T'KIAH SH'VARIM T'KIAH, T'KIAH TRUAH T'KIAH. E ENTÃO um simples, triplo e quadruplo som surgirá no mundo, onde as letras DO YUD HEI VAV HEI irá multiplicar-se E SE JUNTAR. PRIMEIRO IRA VIR Yud, ENTÃO Yud-Hei, ENTÃO Yud-Hei-Vav E ENTÃO Yud Hei Vav Hei, ONDE YUD É O SOM SIMPLES, YUD-HEI DUPLO, YUD-HEI-VAV É TRIPLO E YUD HEI VAV HEI É QUÁDRUPLO, E SEU VALOR NUMÉRICO JUNTO É O TOTAL DE 72. NO MOMENTO DA REDENÇÃO ESTE NOME DE 72 IRÁ DESPERTAR. Naquele tempo A ORAÇÃO FOI RESPONDIDA: 'E portanto (Heb. uv'chen) os justos verão e se alegrarão, a exultar alegre e ereta a piedade na música'. O VALOR NUMÉRICO DE 'UV'CHEN', É 78, A SABER 72 COM A ADIÇÃO DE SEIS, QUE Ó VALOR DE VAV. Isso somado ao Vav REFERE-SE AO sexto milênio. O Segundo Templo foi destruído 172 anos antes O QUINTO MILÊNIO, QUE É, A DESTRUIÇÃO DO TEMPLO VINDO 172 ANOS MAIS CEDO, ANTES DO QUINTO MILÊNIO. E depois disso ELE VAI CHEGAR DEPOIS DO QUINTO MILÊNIO  e no final do Resh Ayin Bet (272) ANOS DO SEXTO MILÊNIO. POIS O EXÍLIO DEVE DURAR 1.220 ANOS, PARA CUMPRIR: "VOCÊ, O SALOMÃO, PODE TER MIL, E OS QUE GUARDAM SEU FRUTO DUZENTOS" (SHIR HASHIRIM 8:12). COM A REVELAÇÃO DO NOME DE 72, ISSO EQUIVALE A 1272. OS 172 ANOS PRECEDEM O QUINTO MILÊNIO PODEM OU NÃO FAZER PARTE DESTA CONTA. POR ISSO SE DIZ "ATÉ COMPLETAR 272... (HEB. RA'AV RESH, AYIN, BET)." Como no verso "À noite (Heb. erev, Ayin Resh Bet) e você saberá que Hashem trouxe você para fora, etc." (Shemot 16:6), e,"Porque seu servo se tornou um fiador (Heb. arav, Ayin Resh Bet) para o rapaz" (Beresheet 44:32). Você deve saber que todas aquelas datas mencionadas no Zohar referem-se ao despertar a partir de acima, que ocorrerá nestes momentos de redenção. Mas certamente isso depende das ações das pessoas e arrependimento. Final do Ra'aya Meheimna (O Pastor Fiel) Uma Sinopse Rabbi Aba lembra um momento em que ele perguntou a Rabbi Shimon porque os justos são punidos pelos pecados da geração, e foi dito que ele espia os pecados do mundo. Ele havia dito que os mortais são parte de um corpo. Rabbi Aba aprendeu que normalmente um homem justo é suficiente para expiar todos, mas se há muito pecado então mais homens justos são atingidos. Quando os homens justos morrem então tudo está curado e expiado. 

עַד דַּהֲווֹ יַתְבֵי, חָמוּ חַד טוּלָא דְּקַיְימָא עָלַיְיהוּ, אַזְלָא וְאַתְיָא, אַזְלָא וְאַתְיָא, בְּגוֹ בֵּיתָא. תַּוְּוהוּ. א"ר אַבָּא, יוֹסֵי בְּנִי, אֵימָא לָךְ מַה דַּהֲוָה לִי עִם בּוּצִינָא קַדִּישָׁא. יוֹמָא חַד הֲוֵינָן אַזְלִינָן בְּבִקְעָתָא דְּאוֹנוֹ, וַהֲוֵינָן לָעָאן בְּאוֹרַיְיתָא, כָּל הַהוּא יוֹמָא, וּמִגּוֹ תּוּקְפָּא דְּשִׁמְשָׁא אוֹתְבֵנָין גַּבֵּי חַד טִינָרָא, בְּגוֹ נוּקְבָּא חֲדָא

107. Enquanto eles ainda estavam sentados, eles viram uma sombra permanente sobre os que iam e vinham, de lá para cá na casa. Eles ficaram surpresos. Rabbi Aba disse: Yosi, meu filho, Eu vou dizer o que aconteceu comigo quando Eu estava com o Santo Luminoso, QUE É RABBI SHIMON, um dia quando nós estávamos caminhando no Vale do Ono, e engajados em toda Torah naquele dia, e por causa da intensidade do calor do sol, nós sentamos em um nicho sob uma rocha. 

אֲמֵינָא לֵיהּ, מַאי הַאי, דִּבְכָל שַׁעֲתָא דְּחַיָּיבִין אַסְגִּיאוּ בְּעָלְמָא, וְדִינָא שַׁרְיָיא בְּעָלְמָא, זַכָּאִין דִּבְּהוֹן לָקָאן עָלַיְיהוּ. דְּהָכִי תָּנֵינָן, בְּחוֹבָא דְּדָרָא, קַדִּישַׁיָּיא וְצַדִּיקַיָּיא יִתָּפְסוּן. אֲמַאי, אִי בְּגִין דְּאִינּוּן דְּלָא מוֹכִיחִין לְעָלְמָא עַל עוֹבָדַיְיהוּ, כַּמָּה אִינּוּן דְּמוֹכִיחִין, וְלָא מְקַבְּלֵי מִנַּיְיהוּ, וְצַדִּיקַיָּיא אִתְכַּפְיָין קַמַּיְיהוּ. וְאִי בְּגִין דְּלָא הֲוֵי מַאן דְּיָגִין עַל עָלְמָא, לָא יֵהוֹן מֵתִין, וְלָא יִתָּפְסוּן בְּחוֹבַיְיהוּ, דְּהָא חֶדְוָוה אִיהוּ לְצַדִּיקַיָּיא בְּאִבּוּדָא דִּלְהוֹן

108. Eu pedi para ele me explicar porque é que, sempre que o números dos maus no mundo aumenta e o Julgamento recai sobre o mundo,  os justos entre eles são feridos em sua conta. Pois isso é o que aprendemos sobre os pecados das gerações: que este é o santo e justo que foram punidos. Por que isso deveria ser assim. Poderia ser porque eles não admoestando o mundo sobre suas obras? Pois há muitos que fazem admoestação, mas eles não irão aceitar isso deles então eles são subjugados perante aqueles QUE NÃO ESCUTAM A ELES. ASSIM POR QUE ELES SÃO PUNIDOS PARA O PECADOS DA GERAÇÃO. Ou talvez isso seja porque o mundo não tem proteção E OS JUTOS SÃO PUNIDOS E MORREM ENTÃO QUE O MAU PODE EXISTIR EM SEU MÉRITO? E EU O PERGUNTEI: Foram os justos não mortos e não punidos pelos pecados DOS ÍMPIOS, MAS SE OS ÍMPIOS PERECEREM, então isto não seria um motivo de alegria para os justos que os ímpios deveriam perecer? COMO ESCRITO "MAS QUANDO PERECEM OS ÍMPIOS, HÁ JUBILAÇÃO" (MISHLEI 11:10). 

א"ל, בְּחוֹבָה דְּדָרָא וַדַּאי מִתָּפְסִין צַדִּיקַיָּיא, וְהָא אוֹקִימְנָא הָנֵי מִילֵי. אֲבָל בְּשַׁעֲתָא דְּיִתָּפְסוּן צַדִּיקַיָּיא בְּמַרְעִין, אוֹ בְּמַכְתְּשִׁין, בְּגִין לְכַפְּרָא עַל עָלְמָא הֲוֵי, כְּדֵין יִתְכַּפְּרוּן כָּל חוֹבֵי דָּרָא, מְנָלָן. מִכָּל שַׁיְיפֵי גּוּפָא, בְּשַׁעֲתָא דְּכָל שַׁיְיפִין בְּעָאקוּ, וּמְרָע סַגֵּי שַׁרְיָיא עָלַיְיהוּ, שַׁיְיפָא חֲדָא אִצְטְרִיךְ לְאַלְקָאָה, בְּגִין דְּיִתְסּוּן כֻּלְּהוּ, וּמַנוּ. דְּרוֹעָא. דְּרוֹעָא אַלְקֵי וְאַפִּיקוּ מִינֵּיהּ דָּמָא, כְּדֵין הָא אַסְוָותָא לְכָל שַׁיְיפֵי גּוּפָא

109. Ele disse para mim: Os justos são certamente chamados pelos pecados da geração, e nós já discutimos esses assuntos. Mas quando os jutos são pegos com doenças e pestes, a fim de expiar os pecados do mundo, pois então é efetuado expiação dos pecados da geração, COMO O LADO DA SANTIDADE É ASSIM ERGUIDO E O OUTRO LADO RENDE-SE. Como nós sabemos sobre isso? Nós aprendemos isso das outras partes do corpo estão em problema e uma séria doença prevalece neles, um dos membros tem que sofrer, de modo que todos eles devem estar saudáveis. E que É O MEMBRO QUE ESTÁ SOFRENDO? Isso é por causa do braço, a partir do qual o sangue é deixado, e então todas as partes do corpo recuperam a saúde. 

אוֹף הָכִי בְּנֵי עָלְמָא אִינּוּן שַׁיְיפִין דָּא עִם דָּא. בְּשַׁעֲתָא דְּבָעֵי קוּדְשָׁא בְּרִיךְ הוּא לְמֵיהַב אַסְוָותָא לְעָלְמָא, אַלְקֵי לְחַד צַדִּיקָא בֵּינַיְיהוּ, בְּמַרְעִין וּבְמַכְתְּשִׁין, וּבְגִינֵיהּ יָהִיב אַסְוָותָא לְכֹלָּא. מְנָלָן. דִּכְתִּיב וְהוּא מְחוֹלָל מִפְּשָׁעֵינוּ מְדוּכָּא מֵעֲוֹנוֹתֵינוּ וְגוֹ'. וּבַחֲבוּרָתוֹ נִרְפָּא לָנוּ. וּבַחֲבוּרָתוֹ, אֲקָזוּתָא דְּדָמָא, כְּמַאן דְּאָקִיז דְּרוֹעָא, וּבְהַהוּא חַבּוּרָא נִרְפָא לָנוּ, אַסְוָותָא הוּא לָנָא לְכָל שַׁיְיפִין דְּגוּפָא

110. E assim é que todas as pessoas são partes do corpo juntos. Quando o Santo Único, abençoado seja Ele, deseja conceder cura para o mundo. Ele inflige doenças e pestes em um homem justo do meio deles, e, por causa dele, da cura para todos. Onde é que vamos aprender o que é isso? Do verso: "Mas ele foi ferido por causa de nossa transgressão nós fomos sarados" (Yeshayah 53:5), "e por seu prejuízo": isso se refere a locação de sangue, como aquele que deixa sangue de seu braço, no que há lesão "nós somos curados," que é para dizer, nós, todas as partes do corpo, encontram cura. 

וּלְעוֹלָם לָא אַלְקֵי צַדִּיקָא, אֶלָּא לְמֵיהַב אַסְוָותָא לְדָרָא, וּלְכַפְּרָא עָלַיְיהוּ. דְּהָא נִיחָא לְסִטְרָא אַחֲרָא דְּדִינָא שַׁלְטָא עַל זַכָּאָה יַתִּיר מִכֹּלָּא, דְּלָא חָיִישׁ כְּדֵין לְכָל עָלְמָא, וְלָא אַשְׁגַּח בְּהוּ, מֵחֶדְוָה דְּשַׁלִּיט עָלֵיהּ. וְהַהוּא זַכָּאָה זָכֵי לְשׁוּלְטָנָא עִלָּאָה, בְּהַאי עָלְמָא, וּבְעָלְמָא דְּאָתֵי. צַדִּיק וְטוֹב לוֹ, דְּלָא חָיִישׁ קוּדְשָׁא בְּרִיךְ הוּא לְכַפְּרָא עַל עָלְמָא

111. E Ele nunca fere o homem justo a menos que seja a fim de conceder a cura para geração e para fazer expiação dos seus pecados, pois o Outro Lado prefere MAIS DO QUE TUDO que Julgamento deve ter controle sobre os justos, pois ele então não considera o resto do mundo importante e ele não o vigia por causa de sua grande alegria que ele tem controle SOBRE OS JUSTOS. E a pessoa justa QUE SOFRE POR CAUSA DA GERAÇÃO merece governo celestial, neste mundo e no Mundo Vindouro. E ONDE EXISTE um homem justo com quem as coisas estão indo bem, a explicação é que o Santo Único, abençoado seja Ele, não está em causa para fazer expiação par ao mundo.

אֲמֵינָא לֵיהּ, אִלּוּ לָא הֲווֹ בְּחַד זִמְנָא, יָאוּת. אֲבָל אִית צַדִּיק הָכָא, וְאִית צַדִּיק הָכָא, לְדָא אִית מַרְעִין וּמַכְתְּשִׁין, וּלְדָא אִית כָּל טִיבוּ דְּעָלְמָא. אָמַר לִי, בְּחַד מִנַּיְיהוּ אוֹ תְּרֵין סַגֵּי, דְּלָא בָּעָא קוּדְשָׁא בְּרִיךְ הוּא לְאַלְקָאָה כֹּלָּא, כְּמָה דְּלָא אִצְטְרִיךְ אֶלָּא דְּרוֹעָא חֲדָא, לְאַלְקָאָה וּלְאָקָזָאָה לְמֵיהַב אַסְוָותָא לְכָל שַׁיְיפִין. אוֹף הָכָא, בְּחַד צַדִּיקָא סַגֵּי

112. Eu disse a ele: MAS SE HÁ DOIS HOMENS JUSTOS, ONDE UM DELES É JUSTO QUE SOFRE MAL POR ELE, ENQUANTO O OUTRO É JUSTO QUE FLORESCE? Se eles não vivem no mesmo tempo, ENTÃO O QUE ELES DISSERAM faz sentido QUE É, QUE O HOMEM JUSTO QUE FLORESCE VIVE NO TEMPO QUANDO O SANTO ÚNICO, ABENÇOADO SEJA ELE, NÃO ESTÁ PREOCUPADO COM SUA EXPIAÇÃO NO MUNDO, ENQUANTO OS HOMENS JUSTOS QUE SOFREM EM VIDA POR UM TEMPO QUANDO O SANTO ÚNICO, ABENÇOADO SEJA ELE, ESTÁ PREOCUPADO EM FAZER EXPIAÇÃO PARA O MUNDO. Mas o que acontece com o caso onde há dois homens justos, um aqui e outro ali, ambos vivendo NO MESMO TEMPO, e um sofre de doenças e pestilências enquanto o outro aproveita todas as coisas boas do mundo? Ele diz para mim: Um, ou possivelmente dois, homens justos são suficientes PARA A EXPIAÇÃO DA GERAÇÃO, pois o Santo Único, abençoado seja Ele, não precisa ferir todos eles, tal como é desnecessário ferir e tirar sangue de mais de um braço, a fim de conceder saúde para as outras partes DO CORPO. Da mesma forma, aqui também, um homem justo é suficiente. .

וְאִי אִתְּקַף בֵּיהּ מְרָע, עַל כָּל שַׁיְיפִין, כְּדֵין אִצְטְרִיךְ תְּרֵין דְּרוֹעִין לְאָקָזָאָה. אוֹף הָכִי, אִי אַסְגִּיאוּ חוֹבִין יַקִּירִין עַל עָלְמָא, כְּדֵין כָּל זַכָּאִין אַלְקוּן, לְמֵיהַב אַסְוָותָא עַל כָּל דָּרָא. אֲבָל בִּזְמַן דְּלָא אַסְגִּיאוּ כָּל כַּךְ, כְּדֵין חַד זַכָּאָה אַלְקֵי, וּשְׁאַר צַדִּיקַיָּא בִּשְׁלָם, דְּהָא לָא אִצְטְרִיךְ עָלְמָא דְּיִלְקוּן כֻּלְּהוּ. אִתְסִיאוּ עַמָּא. אִתְסִיאוּ צַדִּיקַיָּיא. וּלְזִמְנִין דְּכָל יוֹמֵיהוֹן קַיְימִין בְּמַרְעִין, לְאַגָּנָא עַל דָּרָא. מִיתוּ, הָא אַתְּסֵי כֹּלָּא, וְאִתְכְּפַּר. לְזִמְנִין דְּחוֹבִין אִינּוּן יַקִּירִין יַתִּיר

113. Mas se a doença atinge todas as partes do corpo, isso é então necessário para deixar o sangue a partir de ambos os casos. Então também em nosso caso. Se o número de pecados sérios no mundo aumentar, então todos os justos têm de ser feridos a fim de conceder a cura para toda geração. Mas quando eles não são muitos, então apenas um homem justo é ferido, e os outros justos vivem em paz, pois o mundo não está em tal necessidade para serem desbaratados. E se as pessoas são curadas, os justos são também curados, mas o que acontece algumas vezes é que OS JUSTOS são infligidos com doenças ao longo de suas vidas a fim de proteger a geração, num momento QUANDO OS PECADOS SÃO MAIS PESADOS. Quando OS JUSTOS morrem, então tudo é curado, e expiado. 

segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Pinchas - Capítulo 14 - Por que os justos são punidos pelas iniquidades de sua geração

Sinopse:

Rabbi Shimon disse que o Outro Lado é o conteúdo para controlar os Justos porque então ele pode se dar ao luxo de ignorar o resto do mundo. Por esta afirmação que nós temos a evidência da história de Jô, onde a atenção de Satanás para Jô habilitou Deus para salvar o resto de sua geração. Se os justos são fortes, e eles tem suas aflições e superam o acusador, ele pode salvar toda geração, de fato, assim é como Moisés se tornou o Pastor Fiel sobre Yisrael, e porque ele irá controlá-los no Mundo Vindouro. Moisés pergunta a Rabbi Shimon porque uma pessoa justa é afetada enquanto outra pessoa não o é, e a resposta é que Deus faz apenas o que é necessário: se será suficiente, Ele apenas aflige um, mas se os pecados são generalizados Ele irá também afligir outros homens justos. Moisés fala sobre três tipos de homens justos, todos eles se tornaram uma carruagem para Adão e os patriarcas, e que adquiram com eles a força para sofrer e proteger toda a geração. 

A RELEVÂNCIA DESTA PASSAGEM:

A riqueza da sabedoria e cura derrama dessa passagem. Estamos informado que Jó e Moisés eram homens de força espiritual colossal que lutaram e venceram contra Satanás, preocupando-lhe a fim de libertar toda sua geração. Nossa leitura ressuscita sua força e poder, atraindo Satanás de volta para a batalha com estes grandes guerreiros espirituais. O Zohar e o espírito do Jó e Moisés agora suportam o peso do ataque de Satanás para que toda nossa geração esteja livre das garras do Outro Lado. Estes grandes guerreiros garantem sua grande vitória sobre esse inimigo antigo. Além disso, em nossa meditação, nós contribuímos para o desaparecimento de Satanás, reembolsando os justos que lutaram para nós tão corajosamente ao longo dos tempos. As almas justas entre nós aqui e agora param de sofrer em nosso nome. O sino final é tocado e esse conflito cósmico entre a vida e a morte, bom e mau, terminou em último, com Vida e a Bondade. O Zohar então expõe sobre a função espiritual dos órgãos do corpo, incluindo o fígado, o baço,os rins, o coração e os pulmões, e seu relacionamento com o pecado, doença, e os patriarcas. Doença se origina no fígado, causado pelos pecados que nós cometemos, consciente ou inconscientemente, nesta vida ou no passado. Quando a doença ataca, deve haver derramamento de sangue do lado direito do braço, a fim de curar o corpo inteiro. Assim aqui nós invocamos Abraão, que significa o braço direito, para espiritualmente sangrar. Nossos corpos são agora purificados de doenças como nós limpamos nossos pecados e as iniquidades de nossa geração. Esau representa o fígado e Ismael representa o baço. Quando lemos esta leitura, bloqueios negativos em nosso fígado e baço são removidos enquanto as influências destrutivas de Esau e Ismael são dissolvidas em nossa. Nossa meditação invoca a grandeza de Isaac, que representa o Braço Direito lado do julgamento. Sangue é deixado a partir do braço esquerdo, gerando cura e purificação de todas as transgressões. Nossa leitura de convocação do poder de Jacob, que representa o corpo. Snague é com isso deixado em ambos os braços direito e esquerdo, despertando bem estar e limpeza de todas as ofensas. Nossa contemplação sincera destes versos evoca Adão e todos os patriarcas quando a doença e pecado são galopantes na civilização. Sangue é com isto deixado nas veias na cabeça, assim cura e regeneração dos órgãos do corpo, ossos, e sangue, e limpeza deste mundo de todos seus pecados, acabando com doenças transmitias pelo ar e todas as pragas. Finalmente, o processo da cura e regeneração de nossas células e almas são seladas por Moisés, cujo nome é reorganizado no Mem Hei Shin, um dos 72 Nomes de Deus, que inflama a saúde, bem estar e restauração. Todos estes efeitos miraculosos são atingidos por causa da santidade deste livro e a santidade dos Patriarcas. Nosso reconhecimento e apreciação desta verdade magnífica o efeito da cura exponencialmente a cada par de olhos que incidem sobre estes versículos. 





אַדְּהָכִי הָא רַעְיָא מְהֵימָנָא, אָמַר לוֹן, וַאֲמַאי לָקֵי דְּרוֹעָא יְמִינָא. דְּאוֹרַח כָּל מָארֵי אַסְוָותָא דַּאֲקִיזִין בְּקַדְמֵיתָא דְּרוֹעָא יְמִינָא, וְהָא דְּרוֹעָא שְׂמָאלָא אִיהוּ קָרִיב לְלִבָּא, אֲמַאי לָא אֲקִיזִין לֵיהּ. אָמַר לֵיהּ בְּגִין דְקוּדְשָׁא בְּרִיךְ הוּא לָא בָּעֵי לְאַלְקָאָה יַתִּיר, דְּהָא בְּהַאי סַגֵּי, וְאִי אִתְיְקַר מַרְעָא עַל שַׁיְיפִין דְּגוּפָא, אָקִיז דְּרוֹעָא שְׂמָאלָא

95. Enquanto eles estavam falando, o Pastor Fiel a si mesmo veio e disse a eles: E por que estava o braço direito aflito? Porque o caminho de todos os curandeiros é deixar o sangue em primeiro lugar do braço direito? Desde que o braço esquerdo é o que está mais próximo do coração, por que o sangue não é deixado nele? OU, PARA COLOCAR EM QUESTÃO EM OUTRAS PALAVRAS: POR QUE É QUE UM HOMEM JUSTO É AFLIGIDO E O OUTRO NÃO? Ele responde: Porque o Santo Único, abençoado seja Ele, não quer excessivamente a greve, e um HOMEM JUSTO é suficiente. Mas se a doença é grave e se espalha por toas as partes do corpo, sangue é deixado a partir do braço esquerdo TAMBÉM, A SABER OUTROS HOMENS JUSTOS SÃO TAMBÉM AFLIGIDOS. 

א"ל, אִי לָא הֲווֹ תַּרְוַויְיהוּ בְּחַד זִמְנָא, יָאוּת אֲבָל אִית צַדִּיק הָכָא, וְאִית צַדִּיק הָכָא, לְדָא אִית מַרְעִין וּמַכְתְּשִׁין, וּלְדָא אִית טִיבוּ. אֲמַאי. אִי אִתְיְיקַר בֵּיהּ מַרְעָא יַקִּיז לְתַרְוַויְיהוּ, דְּאִינּוּן תְּרֵין דְּרוֹעִין, לְמֵיהַב אַסְוָותָא לְכָל שַׁיְיפִין, וְאִי לָא אִתְיְיקַר בֵּיהּ מַרְעָא עַל כָּל שַׁיְיפִין, אֲמַאי אָקִיז לִדְרוֹעָא יְמִינָא, יַתִּיר מִשְּׂמָאלָא. אֶלָּא א"ל אֵימָא אַנְתְּ

96. Ele disse  para ele: Se os dois não foram (afligidos) no mesmo tempo, que seria bom, mas sobre o caso dos dois homens justos, aquele que sofre de doenças e problemas, enquanto o outro é tratado com bondade? Por que é que as doenças, A SABER OS PECADOS DA GERAÇÃO, se espalham, no sangue é deixado por ambos deles, A SABER AMBAS AS PESSOAS JUSTAS, que são os dois braços, de modo que a cura pode ser dada para todas as partes DO CORPO, A SABER DE TODA A GERAÇÃO. E no caso onde a doença não se torna mais séria, e que não se espalham pelas partes do corpo, porque é deixado mais sangue no braço direito do que no braço esquerdo? POR QUE UM É FEITO PARA SOFRER E O OUTRO NÃO? Ele disse para ele: Por que você não da a resposta? 

אָמַר לֵיהּ, וַדַּאי גּוּפָא וּתְרֵין דְּרוֹעִין, אִינּוּן לָקֳבֵל אֲבָהָן. רֵישָׁא, לָקֳבֵל אָדָם קַדְמָאָה. דְּרוֹעָא יְמִינָא, לָקֳבֵל אַבְרָהָם. דְּרוֹעָא שְׂמָאלָא, לָקֳבֵל יִצְחָק. גּוּפָא, לָקֳבֵל יַעֲקֹב. וּמִלְּגוֹ לְגוּפָא, כָּבֵד לִימִינָא. טְחוֹל לִשְׂמָאלָא. עֵשָׂו וְיִשְׁמָעֵאל. לִבָּא יַעֲקֹב, בְּאֶמְצָעִיתָא. כַּנְפֵי רֵיאָה וְכוּלְיָין, לָקֳבֵל אַבְרָהָם וְיִצְחָק. רֵיאָה מַיִם. דְּאִינּוּן שׁוֹאֲבִין כָּל מִינֵי מַשְׁקִין. כּוּלְיָין אֶשָּׁא, דְּבָשִׁיל זֶרַע דְּנָחִית מִמּוֹחָא

97. Ele disse para ele: Certamente o corpo e os dois braços representam os três patriarcas e a cabeça para Adão. O braço direito corresponde a Abraão e o braço esquerdo a Isaac, enquanto o corpo representa Jacob. Dentro do corpo, o fígado a direita, o baço para a esquerda, QUE SÃO AS DUAS KLIPOT DE Esau e Ishmael. O coração é Jacob, entre eles. Os pulmões e os rins representam Abraão e Isaac, o pulmão sendo água, INSINUANDO CHESED, para O PULMÃO atrair todos os tipos de porções, enquanto os rins são fogo, que cozinha a semente que desce do cérebro. 

וּבְגִין דְּאַבְרָהָם אִיהוּ מַיִם, שַׁוֵּי זַרְעֵיהּ בְּגָלוּתָא דֶּאֱדוֹם וּבְגִין דָּא כָּבֵד לִימִינָא דְּאַבְרָהָם, וּמָרָה, דְּכָבֵד חֶרֶב דִּילֵיהּ, אִיהִי מָרָה, אִתְּמַר בָּהּ וְאַחֲרִיתָהּ מָרָה כַלַּעֲנָה. וְאִי חוֹבִין מִתְרַבִּין בִּבְנוֹי דְּאַבְרָהָם דְּאִינּוּן בְּגָלוּתָא דֶּאֱדוֹם, אִתְיְקַר בֵּיהּ מְרָע עָלַיְיהוּ מִסִּטְרָא דְּכָבֵד, דְּרוֹעָא יְמִינָא צָרִיךְ לְאַלְקָאָה לְאָקָזָא דָּמֵיהּ מִנֵּיהּ, דְּמַאן דְּנַטְלִין מִנֵּיהּ מָמוֹנֵיהּ, כְּאִילּוּ שְׁפִיכוּ דָּמֵיהּ, וְאִשְׁתְּאַר עָנִי, דְּעָנִי חָשׁוּב כַּמֵּת

98. E desde que Abraão é a água, A SABER CHESED, SE, PORTANTO, SUA DESCENDÊNCIA PREJUDICA CHESED, Ele coloca sua prole no exílio de Edom, QUE É A QUESTÃO DOS RESÍDUOS DE GVURAH A PARTIR DA ESQUERDA, E ELES RECEBEM SEU CASTIGO: POR CAUSA DELES SENDO O OPOSTO DE SUA NATUREZA. Isso é porque o fígado é do fel que está no fígado a direita de Abraão, A SABER PARA A DIREITA DO CORPO, sua espoada, A SABER MALCHUT DA KLILPH DE ESAU sendo o fel (Heb. marah). Sobre isso está escrito: "Mas seu fim é amargoso (Heb. marah) como o absinto" (Mishlei 5:4). E se os pecados aumentam entre os filhos de Abraão, A SABER ENTRE AQUELES QUE SE ESTENDEM DO LADO DE CHESED, que são colocados no exílio de Edom, e a doença se espalha sobre eles a partir do lado do fígado, eles têm que ser feridos e o sangue tem que ser deixado no braço direito, A SABER DAQUELES JUSTOS QUE VEM DO LADO DE CHESED, E NÃO DAQUELES DO LADO DE GVURAH, POIS O DEFEITO NAQUELES DO LADO DE CHESED. E 'quem que tenha levado seu dinheiro é como seu sangue foi derramado', pois ele permanece pobre, e um homem pobre é considerado como morto. 

וְאִי חוֹבִין מִתְרַבִּין מִסִּטְרָא דִּבְנֵי יִצְחָק, דְּאִינּוּן בְּגָלוּתָא בֵּין יִשְׁמָעֵאל, בֵּי מַרְעֵיהּ יִתְיְקַר מִסִּטְרָא דִּטְחוֹל לִשְׂמָאלָא, וְצָרִיךְ לְאָקָזָא דְּרוֹעָא שְׂמָאלָא, וְלָא יַתִּיר

99. Mas se os pecados aumentam entre os filhos de Isaac, A SABER AQUELES QUE DESCENDEM DELE PREJUDICAM A QUALIDADE DE GVURAH, QUE É O SEGREDO DE ISAAC, eles são ENTÃO colocados no exílio entre Ishmael, QUE É A KLIPAH DA DIREITA, QUE É O OPOSTO DA NATUREZA DOS FILHOS DE ISAAC, A FIM DE AUMENTAR SUA PUNIÇÃO. A doença se espalha a partir do longo do baço, que é para a direita DO CORPO E CONTROLA OS FILHOS DE ISAAC QUE É DEFICIENTE DA NATUREZA DA ESQUERDA. E o sangue tem PORTANTO deve ser deixado no braço esquerdo. QUE É PRA DIZER, QUE DOS JUSTOS QUE VEM DO LADO DE GVURAH, e não de quaisquer outros. ISSO OCORRE PORQUE OS DEFICIENTES AQUI SÃO AQUELES QUE NÃO VEM DE ABRAÃO, O BRAÇO DIREITO, DE ISAAC, O BRAÇO ESQUERDO. 

וְאִי חוֹבִין מִתְרַבִּין בִּבְנֵי יַעֲקֹב, דְּאִינּוּן אֲחִידָן לִתְרֵין סִטְרִין, דְּאִינּוּן מְפוּזָרִים בִּבְנֵי עֵשָׂו וְיִשְׁמָעֵאל, הָא מַרְעָא אִתְיְקַר עַל גּוּפָא, וּבָעֵי לְאָקָזָא ב' דְּרוֹעִין. וְאִי כֻּלְּהוּ תְּלַת בְּמַרְעִין כַּחֲדָא. הָא מַרְעָא סָלִיק לְרֵישָׁא, וּבָעֵי לְאָקָזָא וְרִידִין דְּרֵישָׁא, וְאִלֵּין תְּלַת אִתְעָבֵידוּ מֶרְכָּבָה לְאָדָם קַדְמָאָה וְלַאֲבָהָן, וּבְהוֹן אִתְתְּקָפוּ לְמִסְבַּל יִיסוּרִין, לְאַגָּנָא עַל דָּרָא לְאַרְבַּע סִטְרֵי דְּעָלְמָא

100. E se os pecados aumentam entre os filhos de Jacob,  A SABER AQUELES DESCENDEM DELE COMPROMETEM SUA NATUREZA, QUE INCLUI AMBOS LADOS, CHESED E GVURAH, que estão espalhados NO EXÍLIO entre os filhos de Esau e Ishmael, A SABER NA KLIPOT DA DIREITA E DA ESQUERDA, então a doença se espalha pelo corpo, QUE É O ASPECTO DE JACOB, e o sangue tem que ser deixado de ambos os braços. Mas se todos os três deles,  A SABER AQUELES TIRADOS DE JACOB, DE ISAAC, E DE ABRAÃO, estão doentes juntos, A SABER TODOS ELES TEM MANCHADO SUAS PRÓPRIAS RAÍZES, a doença então sobe para a cabeça, e o sangue tem que ser deixado nas veias que estão na cabeça. E estes três  TIPOS DE PESSOAS JUSTAS, QUE DESCENDEM DE ABRAÃO, ISAAC E JACOB, se tornam uma Carruagem para Adão e os patriarcas, que adquirem a partir deles força para sofrer tormentos e proteger as gerações ao longo dos quatro ventos do mundo. 

וַוי לֵיהּ לְדָרָא, דְּגַרְמִין דְּיִלְקוּן אֲבָהָן וְאָדָם קַדְמָאָה, וְאִלֵּין צַדִּיקַיָּיא דְּבֵינַיְיהוּ, דְּלֵית אַפְרָשׁוּתָא בֵּין אִלֵּין צַדִּיקַיָּא, לַאֲבָהָן וְאָדָם, דְּאִינּוּן נִשְׁמָתִין דִּלְהוֹן, וְדוֹחֲקָא וְצַעֲרָא וִיגוֹנָא דִּלְהוֹן, מָטֵי לַאֲבָהָן וְאָדָם. כְּגַוְונָא דְּיַמָּא, אִלֵּין נַחֲלִין דְּנָפְקִין מִתַּמָּן, אִי חוֹזְרִין עֲכוּרִין וּמְלוּכְלָכִין לְיַמָּא, הָא יַמָּא נָטִיל מִן עָכִירוּ וְלִכְלוּכָא דִּלְהוֹן. וּבְחֵילָא דְּיַמָּא דְּאִיהִי תַּקִּיפָא, לָא סְבִילַת לִכְלוּכָא דִּלְהוֹן, וּזְרִיקַת לֵיהּ לְבַר, וְאִשְׁתְּאָרוּ נַחֲלִין צְלִילִין וְדַכְיָין מֵהַהוּא לִכְלוּךְ

101. Ai da geração que faz com que os patriarcas e Adão sejam atingidos, e os homens justos entre eles, bem como, não diferença entre os justos DA GERAÇÃO e os patriarcas e Adão. Isso é porque  aqueles JUSTOS são suas almas DELES EXTRAÍDAS e sua angústia, dor, e aflição para chegar aos patriarcas e Adão. Isto é como o mar quando um número de rios fluem fora dele e retornam para ele, impuros e sujos, e o mar recebe sua impureza e sujeira. E porque a força do mar, pois é forte, ele não segura a sujeira, mas joga para fora, e os rios permanecem claros e puros, sem a sujeira. 

כְּגַוְונָא דְּאִימָא, דְּדָכִיאָת לִכְלוּכִין דִּבְנָהָא זְעִירִין, הָכִי אֲבָהָן מְדַכְּאִין חוֹבִין וְלִכְלוּכִין דִּבְנַיְיהוּ דְּיִשְׂרָאֵל, כַּד אִשְׁתְּכָחוּ בְּהוֹן צַדִּיקַיָּיא בְּעוֹבָדֵיהוֹן, תַּקִּיפִין לְמִסְבַּל יִיסוּרִין עַל דָּרֵיהוֹן. בְּהַהוּא זִמְנָא לֵית אַפְרְשָׁא בְּהוֹן. אָתוּ כֻּלְּהוּ וּבָרִיכוּ לֵיהּ, וְאָמְרוּ לֵיהּ סִינַ"י סִינַ"י, דְקוּדְשָׁא בְּרִיךְ הוּא וּשְׁכִינְתֵּיהּ מַלִּיל בְּפוּמוֹי, מַאן יָכִיל לְקַיְּימָא קַמֵּיהּ בְּכֹלָּא. זַכָּאָה חוּלָקָנָא, דְּזָכֵינָא לְחַדְּשָׁא חִבּוּרָא קַדְמָאָה דָּא בָּךְ, לְאַנְהָרָא שְׁכִינְתָּא בְּגָלוּתָא

102. Ele também pode ser comparado a uma mãe que limpa a sujeira dos filhos pequenos. De tal forma que os patriarcas limpam os pecados e a sujeira dos seus filhos, Yisrael, quando  há entre eles pessoas de atos de justiça que são fortes o suficiente para sofrer tormentos por causa geração. Naquele tempo não há diferença entre eles E OS PATRIARCAS, POIS ELES LIMPAM OS PECADOS DA GERAÇÃO COMO OS PATRIARCAS. Eles todos vieram e abençoaram ele, O PASTOR FIEL, e disseram para ele: Sinai, Sinai, através de cuja boca o Santo Único, abençoado seja Ele, e Sua Shechinah falam, que é capaz de enfrentá-lo em qualquer ASSUNTO? Feliz é nossa porção que temos merecido a rever e atualizar novos assuntos nesta primeira parte da compilação através de você, para iluminar a Shechinah no exílio. 


אָמַר לוֹן, רַבָּנָן דְּכָל דָּרָא הֲוִיתוּ בִּזְמַנֵּיהוֹן, כ"ש בּוּצִינָא קַדִּישָׁא, דְּנָהִיר חָכְמָתֵיהּ בְּכָל דָּרִין דַּהֲווֹ אֲבַּתְרֵיהּ, אַל תִּתְּנוּ דֳּמִי לְקוּדְשָׁא בְּרִיךְ הוּא בְּאוֹרַיְיתָא, עַד יֵעָרֶה עָלֵינוּ רוּחַ קֻדְשָׁא דְּהָא לָא אִית רְשׁוּ לְאִשְׁתַּמְּשָׁא בִּמְטַטְרוֹ"ן שַׂר הַפָּנִים אֶלָּא לָךְ, דְּאַתְוָון דִּילֵיהּ רְמִיזִין בִּשְׁמָךְ

103. Ele lhes disse: Sábios de todas as gerações durante cujo tempo você tenha sido OU SERÁ, e como muito mais que o Santo Luminoso, QUE É, RABBI SHIMON, cuja sabedoria irá brilha nas gerações que virão depois deles: não dê o Santo Único, abençoado seja Ele, tranquilo na Torah até que o Santo Espírito seja derramado sobre nós. (PARECE HAVER UMA LACUNA NO TEXTO AQUI). Pois ninguém mas você pode usar Metatron o grande príncipe, desde que seu nome é anunciado nas iniciais deles. POIS AS LETRAS INICIAIS DAS PALAVRAS METATRON O GRANDE PRÍNCIPE SÃO MEM SHIN HEI, QUE SOLETRAM MOISÉS. 

domingo, 16 de agosto de 2015

Pinchas - Capítulo 12 - Vinho faz feliz o coração do homem... as árvores ciprestes

SINOPSE

O 'vinho' é dito ser a Torah, mas nós somos informados que os segredos da Torah devem ser divulgados para aqueles que temem a Deus. As cores vermelha e branco do vinho são ditas aqui são Julgamento e Misericórdia. Este é o significado que certos mandamentos e bênçãos são realizados com vinho. "O coração do homem" significa dois corações, que de Binah e que de Malchut, e nós lemos a numerologia das palavras, letras e vogais associadas com esta lição. A seguir Rabbi Elazar pergunya a seu pai como Nabad e Abihu poderiam ter reencarnado em Pinchas quando  ele já estava vivo no tempo de suas mortes. Rabbi Shimon responde que ambos Nadab e Abihu morreram sem filhos então eles não serviam para o sacerdócio. Quando Pinchas viu a tribo de Shimon vindo atrás dele sua alma fugiu para fora dele de terror; então as almas não alteradas de Nadab e Abihu se juntaram com sua alma e todas retornaram para seu corpo. Depois disso ele mereceu o sacerdócio. Rabbi Shimon explica que o mandamento de Deus para pendurar os chefes contra o sol demonstra que todos devem fazer as pazes com sua alma no mesmo nível em que pecou. Rabbi Shimon fala por um longo tempo sobre o sustento que é fornecido para os justos.

A RELEVÂNCIA DA PASSAGEM: 

Esta passagem é um poço de sabedoria que executa incomensuravelmente profundo, capaz de produzir inúmeros volumes de revistas médicas se todos os seus segredos fossem desvendados e traduzidos para a palavra escrita. Como o Zohar fala da importância do vinho - vermelho e branco - e a alegria do coração que o vinho proporciona , não se pode notar a semelhança com o sangue correndo em nossas veias, e para nosso coração. Sangue é feito de células vermelhas e brancas. As células brascas são constantemente atentas para doenças, lutando contra germes e infecções que entram no corpo. As células vermelhas do sangue fornecem oxigênio para o corpo e removem os resíduos. Kabalisticamente, qualquer forma de doença é considerado julgamento. A eliminação da doença  e Julgamento das células vermelhas. Uma rosa, o Zohar nos diz, também transmite julgamento e misericórdia - indicados pelo branco - e vermelho -  rosas coloridas, e por seus espinhos e doce aroma. Seus espinhos representam julgamento, e sua fragrância representa misericórdia. De fundamental importância para o leitor são as forças de cura que se irradiam destes mistérios antigos: Nosso sangue é purificado, removendo germes e infecções em virtude de nossa leitura meditativa. Sangue Os coágulos de sangue e outras doenças de sangue relacionadas são curadas. Fisicamente, vinho é uma rica fonte de flavonoides fenólicos, que são oxidantes efetivos. Antioxidantes combatem a aterosclerose, ou entupimento das artérias. O álcool do vinho altera os níveis de lipídeos do sangue através da redução do colesterol e aumenta a lipoproteína (HDL) de alta densidade, que retardam ou até mesmo revertem a formação de placas de colesterol nas artérias. Estes efeitos são manifestamente físicos do poder espiritual do vinho. Assim, como nossos olhos agora bebem do copo de vinho, suas bênçãos são despertadas. Luz "QUE É ATRAÍDA DE BINAH" purga a fúria e vingança que queima em nossos corações. Raiva endurece nosso coração e entope nossas artérias. Agora que ele se acalmou e se alegrou, nossas artérias são desbloqueadas e desmarcadas, e o colesterol é reduzido. Nossos corações se tornam preenchidos com amor, bondade e misericórdia, fortalecendo este órgão vital enquanto a limpeza de nosso sangue de toxinas bacterianas e virais, e resíduos e venenos microbianos. Nossos pecados são a fonte de todas as doenças. E nós aprendemos do Zohar que "em qualquer nível que um homem peque perante o Santo Único, abençoado seja Ele, ele tem fazer as pazes com sua alma no mesmo nível." A Luz agora atraída de Pinchas remedia nossos pecados, passado e presente, medida por medida, gerando a cura e a restauração final. Nós invocamos a essência do anjo Metatron, que encarna a restauração da juventude e imortalidade, que, de acordo com o Zohar, ocorre através da "ILUMINAÇÃO DE CHOCHMAH, QUE É ATRAÍDA DE BINAH." Assim, os versos que falam dos mistérios de Metatron revertem o processo de envelhecimento e declínio da função fisiológica. Células são revertidas para o seu estado embrionário - uma célula tronco - onde eles estão agora purificados e livres para repovoar e regenerar o corpo humano, eternamente. A ciência médica reconhece hoje que o Zohar revelou há muito tempo - células tronco realizam o que tem sido chamado "atos de ressurreição biológica." A enzima telomerase imortal faz com que as células se dividam por um tempo indeterminado, ao invés de morrer. A essência espiritual da telomerase floresce em nossas células normas saudáveis, enquanto desaparece a partir de células tumorais. "As árvores Ciprestes são sua casa," nos dizem, que indica o ponto médio entre Chesed e Gvurah que é Misericórdia e Julgamento, respectivamente. A filha de Abraão senta entre as árvores Ciprestes. Ela é piedosa, tendo obras realizadas de benevolência. Assim, através desta passagem nós somos infundidos com amor - bondade e Luz de Chochmah e Binah, criando balanço entre julgamento e misericórdia, nossas células do sangue brancas e vermelhas, e nosso coração e nossa alma. Isso reduz o julgamento e cura a doença. 


וְיַיִן יְשַׂמַּח לְבַב אֱנוֹשׁ, דָּא יֵינָא דְּאוֹרַיְיתָא. דְּהָכִי סָלִיק יַיִן, כְּחוּשְׁבַּן סוֹ"ד. וּמַה יַיִ"ן צָרִיךְ לְמֶהֱוֵי סָתִים וְחָתִים, דְּלָא יִתְנְסַּךְ לע"ז. אוֹף הָכִי צָרִיךְ לְמֶהֱוֵי סָתִים וְחָתִים סוֹד דְּאוֹרַיְיתָא, וְכָל רָזִין דִּילָהּ, וְלָא אִשְׁתַּקְיָין אֶלָּא לִירֵאָיו. וְלָאו לְמַגָנָא עַבְדִין כַּמָּה פִּקוּדִין בַּיַיִן, וּמְבָרְכִין בֵּיהּ לְקוּדְשָׁא בְּרִיךְ הוּא, וְיַיִן אִית לֵיהּ תְּרֵי גַּוְונִין, חִיוָּר וְסוּמָק, דִּינָא וְרַחֲמֵי, וְהַיְינוּ ב' תּוֹסֶפֶת בָּיַיִן. כְּגַוְונָא דְּשׁוֹשַׁנָּה חִיוָּרָא וְסוּמָקָא. חִוָּור מִסִּטְרָא דִּימִינָא, סוּמָק מִסִּטְרָא דִּשְׂמָאלָא

68. "Vinho alegra o coração do homem" (Tehilim 104:15). Este é o vinho da Torah, para o valor numérico da palavra yayin (Port. 'vinho') é o mesmo das letras de sod (Port. 'segredo'). Assim como o vinho tem de ser mantido lacrado para que ele não seja usado em libação para a adoração de ídolos, então também tem que o segredo da Torah é fechado e selado, e nenhum dos seus segredos é divulgado a não ser para aqueles que O temem. E não é atoa que vários julgamentos são realizados com vinho, e bênçãos para o Santo Único, abençoado seja Ele, é dito. Vinho em em duas cores: branco e vermelho, que são Julgamento e Misericórdia. E isso é porque nós temos adicionado Bet (=2) em be'yayin ('com vinho'). ESTE BET SUGERE JULGAMENTO E MISERICÓRDIA. Isso é como a rosa que tem nele ambos branco e vermelho "branco do lado direito QUE É CHESED, e vermelho do lado esquerdo QUE É GVURAH. 


וּמַאי לְבַב אֱנוֹשׁ, לֵב הו"ל לְמֵימַר. אֶלָּא אִית לֵב מָסוּר לַלֵּב. וְאִינּוּן ל"ב אֱלֹֹהִים דְּעוֹבָדָא דִּבְרֵאשִׁית, ב' מִן בְּרֵאשִׁית, ל' מִן לְעֵינֵי כָּל יִשְׂרָאֵנל, אִיהוּ ל"ב תִּנְיָינָא. דָּא לֵ"ב לֵ"ב שְׁנַיִם ס"ד, חֲסַר תְּמַנְיָא לְע"ב, דְּאִיהוּ וַיְכֻלּוּ. אִינּוּן שִׁבְעָה יְמֵי בְּרֵאשִׁית. תְּמִינָאָה מַאי הִיא. ז' יְמֵי בְּרֵאשִׁית, עִם זֶה סֵפֶר תּוֹלְדוֹת אָדָם. זֶה ע"ב, בְּחוּשְׁבָן בַּיַיִן

69. ELE PERGUNTA, o que é "o coração (Heb. levav) do homem"? Ele deveria ter usado "lev (Port. 'coração')." ELE RESPONDE, há um coração (Heb. lev) dá ao coração (Heb. lev). Eles ão O PRIMEIRO Lamed Bet (=32) vezes Elohim nos trabalhos da Criação, E ESTE LEV É O SEGREDO DE BINAH. O SEGUNDO LEV (LAMED-BET) É  o Bet de Beresheet("No início"), e o Lamed de "nos olhos de (Heb. le'einei) toda Yisrael" (Devarim 34:12). E ESTAS DUAS LETRAS, O BET NO INÍCIO DA TORAH E O LAMED COM QUE TERMINA, TAMBÉM FORMA A PALAVRA LEV, A SABER O CORAÇÃO DE MALCHUT. ISSO É PORQUE ESTÁ ESCRITO LEVAV. PARA O VINHO, QUE É A ILUMINAÇÃO DE CHOCHMAH, É REVELADO E ALEGRA O CORAÇÃO (HEB. LEV) DE BINAH E O CORAÇÃO (HEB. LEV) DE MALCHUT, DE ONDE O HOMEM RECEBE ISSO. O VALOR NUMÉRICO DE duas vezes lev é 64, que é oito menos 72;e 72 É O VALOR NUMÉRICO DE vayuchulu ("E... onde finalizou") (Beresheet 2:1). MAS É O NOME DE AYIN BET (72) EM ALUSÃO A VAYCHULU, O SEGREDO DO NOME DA ILUMINAÇÃO DE CHOCHMAH, QUE ELE DEVE ESTAR EM ALUSÃO A AQUELES LEV LEV? ELE RESPONDE, estes são os sete dias da Criação EM SI, EM QUE O LEV OU 32 ELOHIM BRILHAM. ELES SÃO UNIDOS PARA O NÚMERO 64. MAS 64 E 7 SÃO APENAS 71, E E NÓS SOMOS AINDA UM CURTO. ELE PERGUNTA, o que do oitavo, PARA COMPLETAR A 72? ELE RESPONDE, ISSO SÃO os sete dias da Criação junto com "Este é o livro das gerações de Adão" (Beresheet 5:1), QUE É TAMBÉM CONSIDERADO PARA SER UM DIA DA CRIAÇÃO. Este é 72, como o valor numérico das letras de beyanin ('com vinho'). QUE É O SEGREDO DA ILUMINAÇÃO DE CHOCHMAH COMO NÓS DISCUTIMOS ACIMA. 

מַאי לְהַצְהִיל פָּנִים מִשָּׁמֶן. אִינּוּן י"ב פָּנִים, ד' דְּאַרְיֵה, ד' דְּשׁוֹר, ד' דְּנֶשֶׁר, דְּאִינּוּן מִיכָאֵל אַרְיֵה, אַרְבַּע אַנְפִּין דִּילֵיהּ יֶהֹוֶ"ה. אַרְבַע אַנְפִּין דְּשׁוֹר, וְאִיהוּ גַּבְרִיאֵל, וְאִינּוּן יַהֹוַ"ה. ד' אַנְפִּין דְּנֶשֶׁר, וְאִיהוּ נוּרִיאֵל, וְאִינּוּן יִהֹוְ"ה. וְאִינּוּן מְמָנָן, תְּחוֹת חֶסֶ"ד פַּחַ"ד אֶמֶ"ת, דַּרְגִּין דִּתְלַת אֲבָהָן. וְאוֹקְמוּהָ רַבָּנָן, הָאָבוֹת הֵן הֵן הַמֶרְכָּבָה. וְסַלְּקִין נְהוֹרִין לְחֻשְׁבָּן יַבֹּ"ק. וְאִינּוּן מֶלֶךְ מַלַךְ יִמְלוֹךְ, יְהֹוָ"ה אֶהְיֶ"ה אֲדֹנָ"י. סַךְ הַכֹּל יַבֹּ"ק

70. ELE PERGUNTA, Qual é o significado de "óleo para iluminar seu rosto" (Tehilim 104:15)? E RESPONDE, estes são os doze rostos: quatro para o leão, quatro do boi, e quatro da águia. Há Michael o leão, QUE É O SEGREDO DE CHESED. Suas quatro faces são AS QUATRO LETRAS Yud Hei Vav Hei, ONDE O YUD E O VAV TEM A VOGAL SEGOL ("E"). As quatro faces do boi, que é Gabriel, A SABER GVURAH, são QUATRO LETRAS Yud Hei Vav Hei, QUE YUD E VAV TEM A VOGAL PATACH ("A"). As quatro faces da águia, que é Nuriel, são AS QUATRO LETRAS Yud Hei Vav hei, QUANDO O YUD TEM A VOGAL CHIRIK ("I"), E O VAV TEM TEM SH'VA (SEMI-VOGAL). Eles são nomeados no âmbito DAS TRÊS SFIROT DE ZEIR ANPIN "Chesed, Medo e Verdade, QUE SÃO CHESED, GVURAH E TIFERET. Estes são os graus dos três patriarcas, ABRAHAM, ISAAC E JACOB. os sábios ensinam: 'os patriarcas são as Carruagens'. As luzes DOS DOZE SEMBLANTES adicionam a Yud Bet Kof que são 'reinos', 'reinou' e 'irá reinar'. Eles s;ao o segredo do Yud Hei Vav Hei, Eheyeh e Adonai, para o total DO VALOR NUMÉRICO DESTES TRÊS NOMES é Yud Bet Kof, QUE É 112. 

רִבִּי שִׁמְעוֹן הֲוָה יָתִיב וְלָעֵי בְּפָרְשְׁתָא דָּא, אָתָא לְקַמֵּיהּ ר' אֶלְעָזָר בְּרֵיהּ, א"ל, נָדָב וַאֲבִיהוּא מַאי עֲבִידְתַיְיהוּ בְּפִנְחָס. אִי לָא הֲוָה פִּנְחָס בְּעָלְמָא כַּד מִיתוּ, וּבָתַר אָתָא לְעָלְמָא וְאַשְׁלִים דּוּכְתַיְיהוּ שַׁפִּיר. אֲבָל פִּנְחָס בְּעָלְמָא הֲוָה, וְנִשְׁמָתֵיהּ בֵּיהּ בְּקִיּוּמָא קָאֵי

71. Rabbi Shimon estava sentado e se engajando no estudo desta porção, quando seu filho, Rabbi Elazar, veio para ele e perguntou: Como é que se explica que Nadab e Abihu foram CAPAZES DE ENCARNAM em Pinchas? Pinchas não estava no mundo quando eles morreram, e ele apenas veio ao mundo depois, E ELES ENTÃO ENCARNARAM NELE, e ele aperfeiçoou suas almas, que teria sido bom. Mas Pinchas estava vivo NO MOMENTO QUANDO NADAB E ABIHU MORRERAM, e sua alma já existia nele, ENTÃO COMO PODERIA ELES TEREM ENCARNADO NELE?

א"ל בְּרִי, רָזָא עִלָּאָה הָכָא, וְהָכִי הוּא. דִּבְשַׁעֲתָא דְּאִסְתָּלָקוּ מִן עָלְמָא, לָא הֲווֹ מִתְטַמְּרָן תְּחוֹת גַּדְפֵּי טִנָרָא קַדִישָׁא. מ"ט. בְּגִין דִּכְתִּיב וּבָנִים לֹא הָיוּ לָהֶם, דְּאַזְעִירוּ דִּיּוּקְנָא דְּמַלְכָּא, דְּהָא אִינּוּן לָא אִתְחָזוּן לְשַׁמְּשָׁא בִּכְהוּנָה רַבָּה

72. Ele respondeu: Meu filho, há um segredo divino aqui: Quando NADAB E ABIHU deixaram o mundo, eles não se abrigaram sob as asas do Espírito de Rocha, QUE É MALCHUT. A razão para isso é encontrada no verso: "E Nadab e Abihu... não tiveram filhos" (Bemidbar 3:4). Que é, eles diminuíram a imagem do Rei, POIS ELES NÃO REALIZARAM O PRECEITO DE SER FRUTÍFERO E MULTIPLICAR, PRODUZINDO FILHOS NA IMAGEM DE ELOHIM. Por esta razão eles não foram equipados para servir no sumo sacerdócio.

בְּשַׁעֲתָא דְּקַנֵּי פִּנְחָס עַל בְּרִית קַדִישָׁא, וְעָאל בְּגוֹ כַּמָה אוּכְלוֹסִין, וְסָלִיק לוֹן, לְגַיִיפִין עַל רוּמְחָא, לְעֵינֵיהוֹן דְּכָל יִשְׂרָאֵל. כַּד חָמָא שִׁבְטָא דְּשִׁמְעוֹן בְּכַמָּה אֻכְלוּסִין דְּאָתוּ לְגַבֵיהּ, פַּרְחָא נִשְׁמָתֵיהּ מִנֵּיהּ, וּתְרֵין נִשְׁמָתִין דַּהֲווֹ עַרְטִירָאִין בְּלָא דּוּכְתָא, אִתְקְרִיבוּ בָּהּ, וְאִתְכְּלִילוּ כַּחֲדָא, וְאִתְהַדְּרַת נִשְׁמָתֵיהּ, כְּלִילָא רוּחָא, דְּאִתְכְלִיל בִּתְרֵין רוּחִין, וְאִתְתָּקָפוּ בֵּיהּ, כְּדֵין רָוַוח דּוּכְתַיְיהוּ, לְמֵיהֱוֵי כַּהֲנָא מַה דְּלָא אִתְחֲזֵי מִן קַדְמַת דְּנָא

73. Quando Pinchas foi zeloso como Santo Pacto e entrou entre as multidões e ergueu os adúlteros na ponta da lança a vista de todos de Yisrael, ele viu a tribo de Shimon vindo até ele em grande número, e a alma de Pinchas fugiu dele DEVIDO AO MEDO. ENTÃO as duas almas que estavam nuas, A SABER AS ALMAS SE ALTERAÇÃO DE NABAD E ABIHU, aproximaram da alma de Pinchas e estavam juntas com ele, e sua alma ENTÃO retornou para ele, incluindo o espírito, que compreende dois espíritos, e eles o ajudaram. E então ganharam o direito ao sacerdócio em seu lugar DE NABAD E ABIHI, para o qual não tinha prévio ajuste. 

וע"ד כְּתִיב, זְכָר נָא מִי הוּא נָקִי אָבָד, דְּלָא אִתְאֲבִיד בְּהַהִיא שַׁעֲתָא, וְלָא אָבִיד רוּחֵיהּ כַּד פַּרְחָה מִנֵּיהּ. וְאֵיפֹה יְשָׁרִים נִכְחָדוּ. אִלֵּין בְּנֵי אַהֲרֹן, דְּאִתְהַדְרוּ לְעָלְמָא, מַה דְּאָבַד בְּחַיֵּיהוֹן. וע"ד כְּתִיב בֵּיהּ בְּפִנְחָס בֶּן בֶּן, תְּרֵי זִמְנֵי. פִּנְחָס בֶּן אֶלְעָזָר בֶּן


74. E sobre isso está escrito: "Lembre-se, agora, que aquele que era inocente jamais pereceu?" (Iyov 4:7). ISSO FOI DITO SOBRE PINCHAS, que não pereceu no momento, e não perdeu seu espírito quando ele fugiu dele. O mesmo verso continua: "onde foram os restos cortados?" Isso se referem aos filhos de Aaron, NADAB E ABIHU, que retornaram ao mundo REENCARNANDO EM PINHCAS E o que  eles perderam em sua vida FOI CORRIGIDO, A SABER O CUMPRIMENTO DA ALIANÇA. Isso é porque a palavra filho é usada duas vezes se referindo a Pinchas: "Pinchas o filho de Elazar, o filho de Aaron" (Bemidbar 25:11), NOS ENSINADO SOBRE AS DUAS ALMAS QUE ENCARNARAM NELE, A SABER OS FILHOS DE AARON. ASSIM O FILHO DE ELAZAR SE REFERE A PINCHAS, E O FILHO DE AARON SE REFERE A NADAB E ABIHU. 

מַה כְּתִיב לְעֵילָּא מִפָּרַשְׁתָא דָּא. וַיֹּאמֶר יְיָ' אֶל מֹשֶׁה קַח אֶת כָּל רָאשֵׁי הָעָם וְהוֹקַע אוֹתָם לַיְיָ' נֶגֶד הַשָּׁמֶשׁ. וְכִי עַל דְּקַטְלִין בְּלֵילְיָא, אוֹ עַל דְּקַטְלִין בִּימָמָא בְּיוֹמָא דְּעִיבָא, כְּתִיב נֶגֶד הַשָּׁמֶשׁ. אָמַר ר' יְהוּדָה, דִּתְהֵא מִיתָתְהוֹן בְּאִתְגַּלְיָיא, כְּמָה דְּחָבוּ בְּאִתְגַּלְיָיא

75. O que as escrituras dizem antes deste capítulo? "E Hashem disse para Moisés: Toma todas as cabeças do povo, e as enforque antes de Hashem contra o sol" (Bemidbar 25:4). ELE PERGUNTA: E quando eles são mortos durante a noite ou em dias nublados? Escritura ADVERTE QUE ELES DEVEM SER MORTOS contra o sol. QUAL É O SIGNIFICADO DE "CONTRA O SOL." Rabbi Yehuda diz: "CONTRA O SOL" SIGNIFICA QUE assim como seu pecado foi em público então sua morte deve ser em público. 

א"ר שִׁמְעוֹן, לָאו בְּגִין כַּךְ אִתְּמַר. אֶלָּא מֵהָכָא אוֹלִיפְנָא, בְּדַרְגָא דְּחָב ב"נ לְקוּדְשָׁא בְּרִיךְ הוּא, לְהַהוּא אֲתָר אִצְטְרִיךְ לְמֶעְבַּד תְּקַנְתָּא לְנַפְשֵׁיהּ. אִינּוּן חָבוּ בִּבְרִית קַדִישָׁא דְּאִקְרֵי שֶׁמֶשׁ. בְּגִין כַּךְ דִּינָא וְתִקּוּנָא דִּילְהוֹן אִיהוּ כְּנֶגֶד הַשֶּׁמֶשׁ, וְלָאו בַּאֲתָר אַחֲרָא. מִכָּאן דְּלָא אִצְטְרִיךְ ב"נ לְתַקְּנָא נַפְשֵׁיהּ, אֶלָּא בְּהַהוּא אֲתָר דְּחָב לְגַבֵיהּ וּמַאן דְּלָא יַעְבִּיד הָכִי, לֵית לֵיהּ תִּקּוּנָא לְעָלְמִין כַּדְּקָא יָאוּת

76. Rabbi Shimon disse: Esta não foi a razão pela qual foi dito "CONTRA O SOL," mas a partir desta nós aprendemos que qualquer que seja o nível os pecados de um homem perante o Santo Único, abençoado seja Ele, ele deve fazer as pazes com sua alma no mesmo nível. Eles pecaram no Santo Pacto, que é chamado 'sol', e isso é porque sua correção é contra o sol, O SEGREDO DO PACTO, e não em outro lugar. Segue-se um homem que necessita corrigir suas más ações que cometeu apenas no lugar onde ele pecou, e que se ele tenta remediá-los em outro lugar MAS NÃO ONDE ELE PECOU ele nunca irá fazer apropriadamente.

רִבִּי חִיָּיא פָּתַח, יִשְׂבְּעוּ עֲצֵי יְיָ' אַרְזֵי לְבָנוֹן אֲשֶׁר נָטָע, מַה כְּתִיב לְעֵילָּא, וְיַיִן יְשַׂמַּח לְבַב אֱנוֹשׁ וְגוֹ'. וְכִי מַאי הַאי לְהַאי. אֶלָּא הָכִי אוֹלִיפְנָא, דִּכְתִּיב מַצְמִיחַ חָצִיר לַבְּהֵמָה וְגוֹ'. וְכִי שְׁבָחָא דִּבְהֵמָה דְּאִית לָהּ חָצִיר אָתָא דָּוִד לְמֵימַר בְּרוּחַ קוּדְשָׁא. אֶלָּא מַצְמִיחַ חָצִיר, אִלֵּין אִינּוּן שִׁתִּין אֲלַף רִבּוֹא דְּמַלְאָכִין, שְׁלִיחָן, דְּאִתְבְּרִיאוּ בְּיוֹמָא תִּנְיָינָא דִּבְרֵאשִׁית, וְכֻלְּהוּ אֶשָּׁא מְלָהֲטָא. אִלֵּין אִינּוּן חָצִיר. אֲמַאי חָצִיר. בְּגִין דְּצַמְחִין כֶּחָצִיר דָּא בְּעָלְמָא, דְּכָל יוֹמָא וְיוֹמָא אִתְקְצִירוּ הַשְׁתָּא, וּלְבָתַר צַמְחִין וּמְהַדְּרִין כְּמִלְּקַדְּמִין

77. Rabbi Chyia começou: "As árvores de Hashem saciadas; os cedros de Lebanon que Ele ele plantou" (Tehilim 104:16), e antes disso, "Vinho faz alegre o coração do homem, óleo para iluminar seu rosto" (Ibid. 15). ELE PERGUNTA. Qual é a conexão entre estes dois assuntos? E RESPONDE, Nós aprendemos como o que segue: "Ele faz com que a grama brote para o gado..." (Ibid. 14). E David realmente veio com o Espírito Santo para anunciar os louvores do gado que tem grama? ELE RESPONDE, Não, mas "Ele faz com que a grama brote" se refere aos sessenta mil vezes dez mil anjos, mensageiros, que foram criados no segundo dia da Criação. Todos eles são de fogo ardente. São eles que são destinados a grama. Por que eles são grama? Isso é porque eles crescem no mundo assim como a grama; um dia é cortado curto, mas então em seguida cresce como anteriormente. 

וע"ד כְּתִיב מַצְמִיחַ חָצִיר לַבְּהֵמָה, הה"ד יוֹדֵעַ צַדִּיק נֶפֶשׁ בְּהֶמְתּוֹ, וְתָנֵינָן, אֲלַף טוּרִין סַלְּקִין לָהּ בְּכָל יוֹמָא וְיוֹמָא. וְכָל טוּרָא וְטוּרָא שִׁתִּין רִבּוֹא הֲוֵי, וְהִיא אָכְלָה

78. E isso é porque o verso diz: "Ele faz com que a grama brote para o gado." ESTE É O SEGREDO DE MALCHUT NO ASPECTO DE YUD HEI VAV HEI, TOTALMENTE ESCRITO COM AS LETRAS HEI'S. QUE TEM O MESMO VALOR NUMÉRICO, 52, COMO A PALAVRA BEHEMAH (PORT. 'GADO'), como está escrito: "Um homem Justo (YESOD) diz respeito a vida dos seus animais (MALCHUT)" (Mishlei 12:10). E nós temos aprendido que um milhar de montanhas sobem ATÉ MALCHUT todo dia e cada uma das montanhas é sessenta vezes dezenas de milhares DE ANJOS QUE SÃO CHAMADOS 'GRAMA', COMO MENCIONADO ACIMA, e MALCHUT os devora. 

וְעֵשֶׂב לַעֲבוֹדַת הָאָדָם, אִלֵּין אִינּוּן נִשְׁמָתְהוֹן דְּצַדִּיקַיָּיא, דְּהַהוּא אָדָם דְּרָכִיב וְשָׁלִיט עַל בְּהֵמָה דָּא אָכִיל, וְאָעִיל לוֹן בְּגַוֵּויהּ, וּבִזְכוּתֵהוֹן אִתְּזָן כָּל עָלְמָא מֵהַהוּא אָדָם, דִּכְתִּיב בֵּיהּ, וְעַל דְּמוּת הַכִּסֵּא דְּמוּת כְּמַרְאֵה אָדָם וְגוֹ'. וע"ד כְּתִיב הָאָדָם, הַהוּא דְּאִשְׁתְּמוֹדַע, בְּגִין לְהוֹצִיא לֶחֶם מִן הָאָרֶץ, לְאַפָּקָא מְזוֹנָא לְעָלְמָא מִן הָאָרֶץ קַדִּישָׁא

79. "e plantas para o serviço do (lit. 'o') homem" (Tehilim 104:14). Estas são as almas dos justos, para que o homem,  A SABER ZEIR ANPIN, que está montando e controlando o animal, A SABER MALCHUT, os devora e os leva em si mesmo. QUE É PARA DIZER, AS ALMAS DOS JUSTOS SE LEVANTAM E SÃO INCORPORADAS EM ZEIR NO SEGREDO DE MAYIN NUKVIN (lit. 'ÁGUAS FEMININAS'), A FIM DE UNIR ZEIR ANPIN E MALCHUT. E é para seu crédito que o mundo inteiro é alimentado do homem, QUE É ZEIR ANPIN, POIS CAUSA SUA UNIÃO COM MALCHUT. E A COMIDA É CONCEDIDA A MALCHUT, E MALCHUT DISTRIBUI PARA O MUNDO TUDO, como está escrito: "e  sobre a semelhança do trono havia uma semelhança como a aparência de um homem alto sobre ele..." (Yechezkel 1:26). Que é porque é dito "pois o serviço do homem," COM O ARTIGO DEFINIDO "QUE É , AQUELE HOMEM ESPECÍFICO, A SABER ZEIR ANPIN. E isso é a fim de "tire o alimento da terra" (Tehilim 104:14), A SABER para trazer provisões para o mundo para toda santa terra, QUE É MALCHUT. 

וְיַיִן, דָּא חַמְרָא עַתִּיקָא דְּנָגִיד מִלְעֵילָּא. יְשַׂמַּח לְבַב אֱנוֹשׁ, אֱנוֹשׁ: דָּא רָזָא דְּהַהוּא נַעַר, דְּסָלִיק לְסִיבוּ, וְאִתְהַדָּר כְּמִלְּקַדְּמִין. וע"ד כְּתִיב, אֱנוֹשׁ כֶּחָצִיר יָמָיו

80. "e vinho" é vinho velho atraído a partir de cima, A SABER A ILUMINAÇÃO DE CHOCHMAH, QUE É ATRAÍDA DE BINAH. "alegra o coração do homem (Heb. enosh)." Enosh aqui se refere ao segredo que os jovens não atingiram a velha idade, e depois retorna PARA SER JOVEM como antigamente. ISSO É METATRON, PRÍNCIPE DO MUNDO, QUE DIZ: "EU FUI NOVO, E AGORA SOU VELHO" (TEHILIM 37:25), QUE É SEGREDO DE "CORREU E RETORNOU" (YECHEZEL 1:14). QUANDO ELE "CORRE" PARA RECEBER CHOCHMAH, ELE É VELHO, E QUANDO ELE ESTÁ NO SEGREDO DE "RETORNAR," ELE É JOBEM, a Escritura portando diz SOBRE ELE: "Assim como para o homem (Heb. enosh), seus dias são como grama" (Tehilim 103:15), POIS ELE É COMO GRAMA QUE É CORTADA E CRESCE NOVAMENTE. QUANDO ELE RETORNA PARA A JUVENTUDE, SUAS PRIMEIRAS TRÊS SEFIROT SÃO CORTADAS, MAS DEPOIS ELE NOVAMENTE FICA VELHO, A SABER CRESCE NOVAMENTE, MAS DEPOIS ELE ATINGE A IDADE DE VELHO, A SABER CRESCE NOVAMENTE, E ENTÃO ASSIM POR DIANTE. 

לְהַצְהִיל פָּנִים, אִלֵּין אִינּוּן פָּנִים: דְּאִקְרוּן אַנְפֵּי רַבְרְבֵי, וְאַנְפֵּי זוּטְרֵי. מִשָּׁמֶן: מִנְּגִידוּ דְּעָלְמָא דְּאָתֵי, מְשַׁח וּרְבוּ קַדִּישָׁא עִלָּאָה. וְלֶחֶם לְבַב אֱנוֹשׁ יִסְעָד, הַהוּא לֶחֶם דְּאֲזִילוּ שְׁחָקִים, וְטַחֲנָן מַנָא לְמֵיכְלָא דְּצַדִּיקַיָּיא סְתָמָא, וּמִתַּמָּן אִתְנְגִיד לְכַמָּה חַיָּילִין, דְּאִקְרוּן לְבַב אֱנוֹשׁ. וְכֹלָּא אָתָא מִנְּגִידוּ עִלָּאָה

81. "para iluminar seu rosto" (Tehilim 104:15): estas são as faces que são chamadas 'grandes semblantes' e 'pequenos semblantes'. AS TRÊS PRIMEIRAS SEFIROT COMPLETAS DO MASCULINO E FEMININO SÃO OS SEMBLANTES GRANDES, E AS TRÊS PRIMEIRAS SEFIROT DOS SEIS FINAIS DO MASCULINO E FEMININO SÃO OS PEQUENOS SEMBLANTES. "(lit. 'de') óleo" (Ibid.), significa que flui do Mundo Vindouro, A SABER DE BINAH, DE ONDE o óleo deriva, assim como sublime, santa grandeza. "e pão que sustenta o coração do homem" (Ibid.), que é o pão sobre os quais os céus, QUE SÃO O SEGREDO DE NETZACH E HOD, doam e moem a maná para a comida dos justos em geral, QUE É O SEGREDO DE YESOD E MALCHUT, QUE SÃO CHAMADOS 'JUSTOS' E 'JUSTIÇA', QUEM ACEITA O MAYIN NUKVIN QUE NETZACH E HOD ALISAM PARA ELES. DE ONDE é atraído para um número de visitantes que são chamados "o coração do homem." E tudo vem do fluxo sublime, DE BINAH. 

יִשְׂבְּעוּ עֲצֵי יְיָ', אִלֵּין אִינּוּן אִילָנִין עִלָּאִין פְּנִימָאִין. אַרְזֵי לְבָנוֹן אֲשֶׁר נָטָע, דְּהָא אִתְעֲקָרוּ וְנָטַע לוֹן קוּדְשָׁא בְּרִיךְ הוּא. מַאי בֵּין עֲצֵי יְיָ', לְאַרְזֵי לְבָנוֹן. עֲצֵי יְיָ', אִלֵּין עֵץ הַחַיִּים, וְעֵץ הַדַּעַת וְטוֹב וָרָע. אַרְזֵי לְבָנוֹן, אִלֵּין חַמְשִׁין תַּרְעִין, דְּאִקְרוּן חָמֵשׁ מֵאוֹת שָׁנָה

82. "As árvores de Hashem são saciadas" (Ibid. 16), estas são as árvores supernas internas,  A SABER ZEIR ANPIN E MALCHUT. "Os cedros do Líbano que Ele plantou" (Ibid.): Eles são ZEIR ANPIN E MALCHUT, que são arrancadas DO SEU LUGAR. O Santo Único, abençoado seja Ele, QUE É O EMANADOR, os plantou NO LUGAR DE BINAH. Qual é a conexão entre as árvores de Hashem e os cedros do Líbano? AS ÁRVORES DE HASHEM se referem a Árvore da Vida, QUE É ZEIR ANPIN, e a Árvore do Conhecimento do Bem e Mal, QUE É MALCHUT. Os cedros do Líbano são os cinquenta portões DE BINAH que ele plantou NO MASCULINO E FEMININO, que são chamados 'quinhentos anos', POIS ELES SÃO O SEGREDO DE BINAH, CHESED, GVURAH, TIFERET, NETZACH E HOD, MASCULINO E FEMININO SOBEM PARA A PELAGEM. EM TERMOS DE ZEIR ANPIN, CUJAS SEFIROT SÃO DEZ, ELES SÃO CINQUENTA, ENQUANTO EM TERMOS DE BINAH, CUJA SEFIROT É CONTADA EM CENTENAS, ELES SÃO QUINHENTOS. 

אֲשֶׁר נָטָע. אֲשֶׁר שָׁם צִפֳּרִים יְקַנֵּנוּ, בְּטוּלְיהוֹן, מְקַנְּנָן נִשְׁמָתֵהוֹן דְּצַדִּיקַיָּיא, וְכָל חַיָּילִין קַדִּישִׁין אִתְּזָנוּ מִתַּמָּן. חֲסִידָה, בְּרָתֵיהּ דְּאַבְרָהָם אָבִינוּ, דְּאִקְרֵי חָסִיד, וְעָבֵד חֶסֶד עִם כָּל בְּנֵי עָלְמָא, בג"כ אִקְרֵי חֲסִידָה. בְּרוֹשִׁים בֵּיתָה. בֵּין דְּרוֹעֵי עָלְמָא יָתְבָאע"כ רעיא מהימנא

83. "que Ele plantou, onde os pássaros fizeram seus ninhos" (Tehilim 104:16-17). Na sombra DE ZEIR ANPIN E MALCHUT as almas dos jutos fizeram seus ninhos, e todos os santos convidados são alimentados dali. A cegonha (Heb. chasidah) É MALCHUT, que é filha do Patriarca Abraham, que é chamado 'piedoso' (Heb. chasid), e que performou atos de bondade (Heb. Chesed) para todas as pessoas. Isso é porque MALCHUT é chamada 'uma cegonha'. "As árvores ciprestes são sua casa" (Ibid. 17): isso significa que ela é situada entre os braços do mundo, QUE SÃO CHESED E GVURAH DE ZEIR ANPIN. ESTES TORNARAM-SE PARA ELA CHOCHMAH E BINAH, QUE SÃO CABEÇAS (HEB. RASHIM), QUE É PORQUE ELE DISSE, "AS ÁRVORES CIPRESTES (HEB. BEROSHIM) SÃO SUA CASA" QUE É PARA DIZER: SUA CASA É PARA AS CABEÇAS (HEB. BERASHIM). Fim de Ra'aya Meheimna (o Pastor Fiel).