sábado, 31 de outubro de 2015

Pinchas - Capítulo 22 - "Seus olhos como uma piscina em Cheshbon"

SINOPSE

Rabbi Yosi é solicitado pela sombra de Rabbi Pinchas ben Yair para lembrar a explicação esotérica da contabilização do valor numérico das letras.

A RELEVÂNCIA DA PASSAGEM:

Ambas ciência e Kabbalah entendem que os números matemáticos são entrelaçados no tecido da realidade. Além disso, as letras e sua estrutura alfabética são parte integrante da realidade. Por exemplo, o DNA em nossas células consiste de quatro letras químicas ""A, T, C e G"" que referem-se a quatro nucleótidos diferentes. Esses quatro nucleótidos  se combinam para formar 20 aminoácidos, que produzem as  "palavras" e "sentenças" compondo o código genético de cada indivíduo. Esta estrutura do alfabeto estende-se a toda matéria física. Assim como letras se combinam para formar palavras, átomos se combinam para criar mais complicadas estruturas assim como as moléculas. Aqui  nos conectamos com o metafísico DNA nível da eralidade"" as letras do Alfabeto Hebraico. Nós ligamos a dimensão de Chochmah e Binah causando piscinas cintilantes de Luz para preencher nossa existência. O conceito de contagem, de acordo com a Kabbalah, indica controle. Assim aqui nós alcançamos controle sobre as estrelas e planetas, alterando nosso destino para garantir uma Redenção Final imediata e doce. 


אָמַר ר' יוֹסֵי, כְּתִיב אַחַת לְאַחַת לִמְצֹא חֶשְׁבּוֹן. חֶשְׁבּוֹן דְּגִימַטְרִייאוֹת דְּקַיְימָן בְּסִיהֲרָא, בְּאָן דַּרְגָּא דִּילָהּ אִינּוּן. לָא אָתִיב לֵיהּ. אָמַר, שְׁמַעְנָא, וְלָא אִדְכַּרְנָא מִלָּה. קָם הַהוּא טוּלָא, וּבָטַשׁ בְּעֵינוֹי דר' אַבָּא, נָפַל עַל אַנְפּוֹי מִגּוֹ דְּחִילוּ. עַד דַּהֲוָה נָפַל עַל אַנְפּוֹי, נָפַל קְרָא בְּפוּמֵיהּ, דִּכְתִּיב, עֵינַיִךְ בְּרֵכוֹת בְּחֶשְׁבּוֹן עַל שַׁעַר בַּת רַבִּים. וְאִלֵּין עַיְינִין דִּילָהּ, פַּרְפְּרָאוֹת לְגוֹ חָכְמָה עִלָּאָה, דְּאִתְמַשְּׁכָא מִלְּעֵילָּא, וּמִגּוֹ חֶשְׁבּוֹן וּתְקוּפִין וְעִבּוּרִין אִתְמַלְּיָין, וְאִתְעָבֵידוּ בְּרֵיכוֹת, דְּנַפְקוּ מִיָּמִין, לְכָל סִטְרִין, עַד דְּאִתְפָּקְדָן לְכָל חוּשְׁבָּן וְעִבּוּרִין דְּסִיהֲרָא דִּלְבַר, וְכֹכָבִין וּמַזָּלֵי לְמֶעְבַּד חֶשְׁבּוֹן, וְדָא אִיהוּ עַל שַׁעַר בַּת רַבִּים, דָּא אִיהִי סִיהֲרָא דִּלְבַר

139. Rabbi Yosi disse: Está escrito: "contando uma coisa para outra, para saber a soma (Heb. cheshbon)" (Kohelet 7:27),  E ELE PERGUNTOU:  o cálculo (Heb. chesbon) do valor numérico pertence a lua, QUE É MALCHUT,  mas em qual de seus níveis? Ele não respondeu, mas disse: Eu tenho ouvido sobre este assunto, mas não me lembro. Essa sombra levantou-se e bateu o Rabbi Aba nos olhos. Ele caiu com o rosto por medo, e enquanto ele estava deitado em seu rosto, um verso veio a ele, que está escrito: "Seus olhos como as piscinas em Heshbon, junto a porta de Bat-rabbim" (lit. 'filha de muitos')" (Shir Hashirim 7:5). A EXPLICAÇÃO É: Este se refere aos olhos DE MALCHUT, A SABER SUA CHOCHMAH QUE É CHAMADA 'OLHOS', e eles são aperitivos, A SABER IGUARIAS para a Chochmah divina que é atraída de acima, DE BINAH, E SEUS OLHOS são preenchidos por acerto de contas e solstícios, equinócios e intercalação da lua e se tornam-se piscinas que fluem fora da direita e em todas as direções até que eles são contados em cada conta e intercalação da lua do lado de fora, A SABER AS PARTES EXTERNAS DE MALCHUT, também das estrelas e constelações "em ordem para alcançar o sol. E isso é "pelo o portão de "Bath-rabbim," que é a lua, QUE É MALCHUT, a partir do exterior.