quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Pinchas - Capitulo 21 - O que seja que sua mão encontre para fazer, faça isso com força

Porção Pinchas

Sinopse

Rabbi Aba diz que os homens justos atraem sua força a partir do poder de Deus quando eles se comprometem a fazer Sua vontade. Despertando a nós mesmos nós acordamos o santo e divino poder, assim qualquer poder que o Outro Lado possa ter tido sobre nós. Rabba Aba nos fala que a força que inclui obras e fala e conhecimento e sabedoria não existe em tudo em Sheol. Nós ouvimos que todos os homens vão realmente à Sheol, mas os justos se levantarão imediatamente, tendo ido até lá para trazer com eles qualquer um que considera o arrependimento mas foi incapaz de se arrepender antes de morrer.

A RELEVÂNCIA DA PASSAGEM:

Lendo estes versos com grande paixão e esforço é semelhante a executar atos espirituais (a vontade nosso Mestre) neste mundo com grande força. Da mesma forma, Satan e o lado escuro de nossa natureza são quebrados pela força do Criador, nos liberando eternamente de sua influência. Todos de nossos pecados são limpos pela virtude dos Justos para que nenhum de nós enfrente o destino do inferno. Sheol, um dos níveis de Inferno, é condenado e encerra permanentemente. Mas um momento antes disso ocorrer, o arrependimento perverso que reside lá está para subir desta dimensão através da virtude dos Justos e de nossos próprios esforços estendido aqui. No parágrafo 134, o texto do Zohar diz: Seu veredicto dos setenta anos é rasgado. Este verso significa que as decisões de um homem são abolidas de sua vida. Aqui vereditos de culpa contra nós nos Mundos Superiores são rasgados. Julgamentos são revogados, para nós e para toda humanidade.


אוֹף הוּא פָּתַח וְאָמַר, מִשְּׁמֵיהּ דר' פִּנְחָס כֹּל אֲשֶׁר תִּמְצָא יָדְךָ לַעֲשׂוֹת בְּכֹחֲךָ עֲשֵׂה וְגוֹ', כַּמָה יָאוּת לֵיהּ לב"נ בְּעוֹד דְּבוּצִינָא דָּלִיק וְשַׁרְיָא עַל רֵישֵׁיהּ, לְאִשְׁתַּדְּלָא וּלְמֶעְבַּד רְעוּתָא דְּמָארֵיהּ. בְּגִין דְּהַהוּא נְהוֹרָא דְּבוּצִינָא, אִיהִי כֹּ"חַ דְּשַׁרְיָא עָלֵיהּ. וע"ד כְּתִיב, יִגְדַּל נָא כֹּחַ יְיָ'. כֹּחַ יְיָ', דָּא הוּא כֹּחַ, דְּשַׁרְיָא עַל רֵישֵׁיהוֹן דְּצַדִּיקַיָּיא, וְכֹל אִינּוּן דְּמִשְׁתַּדְּלִין בִּרְעוּתָא דְּמָארֵיהוֹן. וְעַל דָּא תָּנֵינָן, כָּל הָעוֹנֶה אָמֵן יְהֵא שְׁמֵיהּ רַבָּא מְבָרַךְ בְּכָל כֹּח

134. Então ele começou e disse em nome de Rabbi Pinchas: "Tudo o que tiver a mão para fazer, faça isso com sua força" (Kohelet 9:10). Como é bom para um homem tentar cumprir a vontade de seu Mestre enquanto a chama ainda está queimando e descansando sob sua cabeça. Pela luz da chama que é a força que repousa sobre ele, e sobre está escrito: "deixe o poder do meu Hashem ser grande" (Bemidbar 14:17). "o poder de Hashem" "este é o poder que repousa sobre a cabeça  do justo e de todos aqueles que se comprometem a vontade do seu Mestre, QUE É A SHECHINAH. E sobre o que nós já aprendemos: 'Quem responde com todo o seu poder: 'Amém. Possa Seu grande nome ser abençoado...' - SEU VEREDICTO DE SETENTA ANOS É RASGADO'. 

וַדַּאי אִצְטְרִיךְ לְאִתְּעָרָא כָּל שַׁיְיפוֹי בְּחֵילָא תַּקִּיף בְּגִין דִּבְאִתְּעָרוּתָא תַּקִּיף דְּאִתָּקַף, אִתְּעַר הַהוּא כֹּחַ קַדִּישָׁא עִלָּאָה, וְאִסְתַּלָּק גּוֹ קוּדְשָׁא וְאִתְּבַּר חֵילָא וְתּוּקְפָּא דְּסִטְרָא אַחֲרָא. וע"ד בְּכֹחֲךָ, אִצְטְרִיךְ לְמֶעְבַּד רְעוּתָא דְּמָארָךְ

135.Ele certamente tem que despertar todas as partes do seu corpo com grande poder DO CULTO DO SANTO ÚNICO, ABENÇOADO SEJA ELE, pois por meio deste despertar poderoso que ele convoca-se, ele também desperta este poder sagrado e sublime, QUE É MALCHUT, e ele é elevado em santidade e quebra o poder e posse do Outro Lado. Por isso ESTÁ ESCRITO: "O QUE QUER QUE SEJA SUA MÃO ACHAR PARA FAZER, FAÇA-O COM FORÇA," POIS ISSO É com sua própria força que você deve executar a vontade do seu Mestre.

כִּי אֵין מַעֲשֵׂה וְחֶשְׁבּוֹן וְגוֹ', בְּגִין דִּבְהַהוּא כֹּחַ אִית מַעֲשֶׂה, אִשְׁתַּדְּלוּתָא לְאִשְׁתַּדְּלָא בְּהַאי עָלְמָא דְּאִקְרֵי מַעֲשֵׂה, עָלְמָא דְּעוֹבָדָא, לְמִשְׁלָם סוֹפָא דְּמַחֲשָׁבָה. וְחֶשְׁבּוֹן, דָּא הוּא עָלְמָא, דְּתַלְיָא בְּדִבּוּרָא, דְּהָא חֶשְׁבּוֹן בְּדִבּוּרָא תַּלְיָיא. וע"ד, כָּל גִּימַטְרִיּאוֹת, וּתְקוּפִין, וְעִבּוּרִין דְּעָלְמָא, בְּסִיהֲרָא הֲווֹ. וְדַעַת, דָּא אִיהוּ רָזָא דְּשִׁית סִטְרִין, דְּתַּלְיָין בְּמַחֲשָׁבָה, וְאִקְרוּן עָלְמָא דְּהַהוּא מַחֲשָׁבָה. וְחָכְמָה, דְּכֹלָּא תַּלְיָיא מִנֵּיהּ

136. "pois não há obra, nem projeto, nem sabedoria, nem conhecimento em Sheol, para onde você vai" (Ibid.). Pois é este poder, que não está indo; a saber, o esforço para envolver este mundo é chamado 'ação', a saber o mundo da ação, para complementar o fim do pensamento. O dispositivo se refere ao mundo que depende do discurso, A SABER MALCHUT, QUE É CHAMADO 'DISCURSO', para um cálculo de dispositivo depende de discurso, e isso é porque toda a numerologia e os solstícios e equinócios são baseados na lua, QUE É MALCHUT, "conhecimento" se refere ao segredo dos seis finais, QUE É ZEIR ANPIN, que é dependente do pensamento, e são chamados do mundo do pensamento, QUE É BINAH. "conhecimento" SE REFERE A CHOCHMAH, sobre a qual tudo é dependente, COMO É DITO: "EM SABEDORIA VOCÊ FEZ TODOS ELES" (TEHILIM 104:24). 

וְכָל אִלֵּין כְּלִילָן בְּהַהוּא כֹּחַ, מַה דְּלָאו הָכִי בְּסִטְרָא דִּשְׁאוֹל, דַּרְגָּא דְּגֵיהִנָּם. דְּהָא כָּל ב"נ דְּלָא אִשְׁתָּדַּל בְּהַאי כֹּ"חַ, בְּהַאי עָלְמָא, לְאַעְלָאָה בֵּיהּ, בְּמַעֲשֶׂה וְחֶשְׁבּוֹן וָדַעַת וְחָכְמָה, סוֹפֵיהּ לְאַעְלָאָה בַּשְּׁאוֹל, דְּלֵית בֵּיהּ מַעֲשֵׂה וְחֶשְׁבּוֹן וְדַעַת וְחָכְמָה. דְּהָא סִטְרָא אָחֳרָא, אֹרַח שְׁאוֹל אִיהִי, דִּכְתִּיב, דַּרְכֵי שְׁאוֹל בֵּיתָהּ. מַאן דְּאִתְרַפֵּי מֵהַאי כֹּ"חַ קַדִּישָׁא, אַתְּקַף בֵּיהּ סִטְרָא אַחֲרָא, דִּשְׁאוֹל בֵּיתָהּ

137. E todos deles, A AÇÃO, OU CÁLCULO, DISPOSITIVO, CONHECIMENTO, E SABEDORIA, são incluídas na mesma força, QUE É A SHECHINAH QUE REPOUSA SOBRE A CABEÇA DOS JUSTOS. Este não é o caso do lado de Sheol, que é o nível de de Gehenom. Pois o final de todo aquele que não tenta com esta força para inseri-lo por meio da escritura, nem dispositivo de contabilidade, sabedoria. Pois o Outro Lado é o caminho para Sheol, como está escsrito: "Sua casa é o caminho para Sheol" (Mishlei 7:27). Quem se torna apático em relação a esta força santa é atacado pelo Outro lado, cuja casa fica em Sheol.

אֲשֶׁר אַתָּה הוֹלֵךְ שָׁמָּה, וְכִי כָּל בְּנֵי עָלְמָא אָזְלֵי לִשְׁאוֹל. אִין. אֲבָל סַלְּקִין מִיַּד, דִּכְתִּיב, מוֹרִיד שְׁאוֹל וַיָּעַל. בַּר אִינּוּן חַיָּיבִין, דְּלָא הִרְהֵרוּ תְּשׁוּבָה לְעָלְמִין, דְּנַחְתִּין וְלָא סַלְּקִין. וַאֲפִילּוּ צַדִּיקִים גְּמוּרִים נַחְתִּין תַּמָּן. אֲמַאי נַחְתִּין. בְּגִין דְּנַטְלִין כַּמָה חַיָּיבִין מִתַּמָּן, וְסַלְּקִין לוֹן לְעֵילָּא. וּמַאן אִינּוּן. אִינּוּן דְּהִרְהֵרוּ בִּתְשׁוּבָה בְּהַאי עָלְמָא, וְלָא יָכִילוּ, וְאִסְתְּלָּקוּ מִן עָלְמָא. וְצַדִּיקַיָּיא נַחְתִּין בְּגִינֵיהוֹן דְּחַיָּיבִין גּוֹ שְׁאוֹל, וְנַטְלִין לוֹן, וְסַלְּקִין לוֹן מִן תַּמָּן

138. "para onde você vai": ELE PERGUNTA, Faça, na verdade, todo homem vai para Sheol? ELE RESPONDE, sim, mas OS JUSTOS se levantarão imediatamente, como está escrito: "Ele traz à Sheol, e traz à tona" (I Shmuel 2:6). Este verso, no entanto, não deve ser aplicado para os ímpios que nunca por um momento consideram arrependimento, pois eles descem PARA SHEOL e não sobem novamente. Até mesmo o completamente justo vai até lá. Por que que deveria ser? Isso é porque eles podem tomar a partir daí uma série de maus e trazê-los de lá. Quem são os QUE ELES TRAZEM A TONA? Eles que consideraram arrependimento neste mundo, mas não foram capazes de se arrepender pois eles morreram. E isso é por estas pessoas ímpias que os justos descem a Sheol e os levam e trazem de lá.