domingo, 4 de outubro de 2015

Pinchas - Capítulo 19 - Três parceiros: O Santo Único, abençoado seja Ele, um pai e uma mãe

Sinopse:

Nós aprendemos quantos parceiros são responsáveis por criar e sustentar uma pessoa, incluindo Deus e Sua Shechinah, uma mãe e um pai, os anjos, o sol e a lua, as criaturas vivas, as árvores e a semente da terra. No tempo da redenção todos vão se unir e se alegrar.

A relevância desta passagem:

O corpo e a alma do homem são limpos, curados e redimidos através desta poderosa passagem que explica sobre a criação do homem e a Redenção Final. Cura inicia com nossos olhos, ossos, nervos, cérebro, carne, e pele. Nossos pais celestiais; os Patriarcas Abraão, Isaac, e Jacó; e as Matriarcas Sarah, Rivkah, Raquel, e Leah; juntamente com nossos próprios pais se eles habitam no mundo além, vem para fora a mando do Criador para iniciar a alegria suprema. Esta alegria é a Redenção Final; e como o Zohar afirma, não há nenhuma alegria como a da Redenção. A Luz que vai ressuscitar os mortos e convocar as almas do Éden para animar os corpos ressuscitados resplandece como nós visualmente abraçando estes versos. E porque tudo é inflamado pelo Zohar, o processo é rápido, misericordioso e agradável. 

אָמַר קוּדְשָׁא בְּרִיךְ הוּא, אֲנָא וּשְׁכִינְתִּי שׁוּתָּפוּתָא דְּנִשְׁמְתָא, וַאֲבוֹי וְאִמֵּיהּ שׁוּתָּפוּתָא דְּגוּפָא, דַּאֲבוֹי מַזְרִיעַ לוֹבֶן, דְּעַיְינִין, וּדְגַרְמִין, וְגִידִין, וּמוֹחָא. וְאִתְּתָא שְׁחוֹר דְּעַיְינִין, וְשַׂעֲרָא, וּבִשְׂרָא, וּמִשְׁכָא. וְאוֹף הָכִי שְׁמַיָיא וְאַרְעָא. וְכָל חַיָּילִין דִּלְהוֹן, אִשְׁתְּתָּפוּ בִּיצִירָתֵיהּ. מַלְאָכִין, מִנְּהוֹן יֵצֶר הַטּוֹב וְיֵצֶר הָרָע לְמֶהֱוֵי מְצוּיָיר מִתַּרְוַויְיהוּ. שִׁמְשָׁא וְסִיהֲרָא, לְאַנְהָרָא לֵיהּ בִּימָמָא לֵילְיָא. חֵיוָן וּבְעִירָן וְעוֹפִין וְנוּנִין, לְאִתְפַּרְנְסָא מִנְּהוֹן. כָּל אִילָנִין וְזַרְעִין דְּאַרְעָא, לְאִתְפַּרְנְסָא מִנְּהוֹן

126. Ra'aya Meheimna ( O Pastor Fiel) disse ao Santo Único, abençoado seja Ele: 'Eu eMinha Shechinah somos parceiros na alma, pai e mãe de uma pessoa são parentes no corpo, pois seu pai injeta NO BEBÊ, a sabe o branco dos olhos, ossos, nervos, e cérebro,  a mulher FORNECE o preto dos olhos, cabelo, carne e pele. Os céus, a terra, e todos os seus anfitriões também participam na criação do HOMEM. Os anjos, TAMBÉM, PARTICIPAM, POIS para eles a Boa Inclinação e a Má Inclinação, QUE O HOMEM deve ser retratado em ambos. A PARTE DO sol e da lua é dar-lhe luz diz e noite, e mesmo os animais, gado, aves, e peixe PARTICIPAM NO HOMEM, pois ele ganha a vida deles. As árvores e as sementes da terra PARTICIPAM DELE para sustentar e nutri-lo'. 

מַה עָבֵד קוּדְשָׁא בְּרִיךְ הוּא, אַעְקַר לַאֲבוּי וּלְאִמֵּיהּ מִגִּנְתָּא דְּעֵדֶן, וְאַיְיתֵי לְהוּ עִמֵּיהּ, לְמֶהֱוֵי עִמֵּיהּ בְּחֶדְוָה דִּבְנוֹי, וְלֵית חֶדְוָה כְּחֶדְוָה דְּפוּרְקָנָא, דִּכְתִּיב בָּהּ, יִשְׂמְחוּ הַשָּׁמַיִם וְתָגֵל הָאָרֶץ וַיֹּאמְרוּ בַגּוֹיִם יְיָ' מָלָךְ. אָז יְרַנְּנוּ עֲצֵי הַיָּעַר מִלִפְנֵי יְיָ' כִּי בָא לִשְׁפּוֹט אֶת הָאָרֶץ.  ע"כ רעיא מהימנא  

127. O que o Santo Único, abençoado seja Ele, faz? Ele arranca seu pai e mãe do Jardim do Éden e os leva com Ele então que eles devem estar com Ele na alegria dos seus filhos. E ENTÃO É NA HORA DA REDENÇÃO, sobre o qual está escrito: "Deixe os céus estarem felizes, e deixe a terra se regozijar: e diga entre as nações, Hashem reina... Então as árvores do bosque cantarão de alegria diante de Hashem, porque Ele vem para julgar a terra" (I Divrei Hayamim 16:31-33), POIS ENTÃO O SANTO ÚNICO, ABENÇOADO SEJA ELE, TRAZ OS PATRIARCAS E MATRIARCAS DE YISRAEL PARA REGOZIJAREM-SE. Final do Ra'aya Meheimna (o Pastor Fiel).