quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Pinchas - Capítulo 16 - Todas as nações não balançam - menos Yisrael

Sinopse:

Rabbi Aba reconta que Rabbi Shimon explicou o porque os filhos de Yisrael balançam quando \eles leem a Torah. Nós aprendemos que o espírito do homem é a vela de Deus, da lampejos de luz e movimentos balançando para lá e para cá.

A relevância da passagem:

Nos dizem que Israel oscila para trás e quando aprender a Torah, enquanto nações idólatras estão em repouso constante, ainda congeladas, sem Luz flamejante daTorah sobre elas. Todos nós estamos adorando nações ídolas, de uma forma ou outra. Idolatria não diz respeito as estátuas feitas pelos homens e ícones antes que se curva. Um ídolo é definido como qualquer bem material ou situação externa que controla nossas emoções e comportamentos. Nossas negativas tendências nos levam a nos tornar adoradores de riqueza e discípulos da decadência. Nós somos adoradores de imagens ""as imagens e ícones de nossa cultura, e da auto-imagem que nós achamos que devemos projetar para os outros. Se algum destes determinar ou influenciar nosso degrau de contentamento e alegria da vida. então teremos nos rendido ao controle e cortada nossa conexão com a Luz do Criador, nossa fonte e manancial para a verdadeira realização. Nós removemos o poder e o fascínio dos "ídolos" que nos controlam invocando a Luz libertadora do Criador através dos insights místicos do Rabbi Shimon Bar Yochai. Este grande sábio, nos foi dito, chorou quando eles revelou estes mistérios escondidos. Suas lágrimas caíram novamente, como faíscas de fogo da divindade que acendem a vela do Criador"" nossas almas "" pois que piscam e balançam, para lá e para cá, com prazer, como os segredos da Torah irradiam para os quatro cantos do mundo. 

קַמְנָא וְאָזַלְנָא. וְתּוּקְפָּא דְּשִׁמְשָׁא הֲוָה יַתִּיר, וְדָחִיק לָן בְּאוֹרְחָא. חֲמֵינָן אִילָנִין בְּמַדְבְּרָא, וּמַיִין תְּחוֹתַיְיהוּ. יָתִיבְנָא תְּחוֹת חַד טוּלָא דְּאִילָנָא דְּמַדְבְּרָא. שָׁאִילְנָא לֵיהּ, מַאי הַאי דְּכָל עַמִּין דְּעָלְמָא לָא עַבְדִּין נִעְנוּעָא, אֶלָּא יִשְׂרָאֵל בִּלְחוֹדַיְיהוּ, דְּכַד לָעָאן בְּאוֹרַיְיתָא, מִתְנַעְנְעָן הָכָא וְהָכָא, בְּלָא לִמּוּדָא דְּבַר נָשׁ בְּעָלְמָא, וְלָא יַכְלִין לְמֵיקָם בְּקִיּוּמַיְיהוּ

114. Nós nos levantamos e caminhamos adiante. A intensidade do calor do sol era excessivamente FORTE e tornou difícil para nós continuar. Então nós vemos algumas árvores no deserto, e Eu perguntei a ele, RABBI SHIMON: Você pode explicar para mim porque que de todas as nações do mundo a única que oscila é Yisrael? Pois quando eles estudam a Torah eles balançam para trás e para frente? E isso não é algo que eles aprendem de alguém mais, mas eles simplesmente não podem ficar parados. 

אָמַר לִי, אַדְכַּרְתָּן מִלְּתָא עִלָּאָה, וּבְנֵי עָלְמָא לָא יַדְעִין, וְלָא מַשְׁגִּיחִין. יָתִיב שַׁעֲתָא וּבָכָה, אָמַר, וַוי לִבְנֵי נָשָׁא דְּאַזְלִין כִּבְעִירֵי חַקְלָא, בְּלָא סוּכְלְתָנוּ. בְּמִלָּה דָּא בִּלְחוֹדוֹי אִשְׁתְּמוֹדְעָן נִשְּׁמָתְהוֹן קַדִּישִׁין דְּיִשְׂרָאֵל, בֵּין נִשְׁמָתְהוֹן דְּעַמִין עעכו"ם. נִשְׁמָתְהוֹן דְּיִשְׂרָאֵל אִתְגְּזָרוּ, מִגּוֹ בּוּצִינָא קַדִּישָׁא דְּדָלִיק, דִּכְתִּיב נֵר יְיָ' נִשְׁמַת אָדָם. וְהַאי נֵר בְּשַׁעֲתָא דְּאִתְדְלִיק מִגּוֹ אוֹרַיְיתָא דִּלְעֵילָּא, לָא שָׁכִיךְ נְהוֹרָא עָלֵיהּ אֲפִילּוּ רִגְעָא. וְרָזָא דָּא, אֱלֹֹהִים אַל דֳּמִי לָךְ. כְּגַוְונָא דָּא כְּתִיב, הַמַּזְכִּירִים אֶת יְיָ' אַל דֳּמִי לָכֶם, לָא שְׁכִיכוּ לְכוֹן. נְהוֹרָא דְּשַׁרְגָּא כֵּיוָן דְּאִתְאַחֲדָא גּוֹ פְּתִילָה, הַהוּא נְהוֹרָא לָא שָׁכִיךְ לְעָלְמִין, אֶלָּא מִתְנַעְנְעָא נְהוֹרָא לְכָאן וּלְכָּאן, וְלָא מִשְׁתְּכִיךְ לְעָלְמִין

115. Ele disse para mim: Você me fez lembrar de uma questão celestial, mas as pessoas não sabem e não prestam atenção. Ele sentou-se por um tempo e chorou. Então ele disse: Ai das pessoas que vão em torno como os animais do campo, sem entendimento. Nesta matéria sozinha são as almas santas de Yisrael distinguidas das almas das outras pessoas, adoradores de estrelas e constelações. As almas de Yisrael são derivadas  da vela santa, QUE É MALCHUT, como está escrito: "O espírito do homem é a vela de Hashem" (Mishlei 20:27). E quando esta vela é acesa na Torah maior, QUE É ZEIR ANPIN, sua luz não é assim nem sequer por um momento, e este é o segredo do verso: "Elohim, não mantém silêncio" (Tehilim 832), QUE ESTÁ ESCRITO SOBRE MALCHUT. E algo semelhante está escrito SOBRE AS ALMAS: "você que fez menção de Hashem, não mantenha silêncio" (Yeshayah 62:6), A SABER você não tem descanso. Uma vez que a luz da vela tomou conta da torcida, a luz fogo nunca descansa, ao invés, a luz do fogo vai de lá para cá, e nunca fica parada. 


כְּגַוְונָא דָּא, יִשְׂרָאֵל, דְּנִשְׁמָתַיְיהוּ מִגּוֹ הַהוּא נְהוֹרָא דְּשַׁרְגָּא, כֵּיוָן דְּאָמַר מִלָּה חֲדָא דְּאוֹרַיְיתָא, הָא נְהוֹרָא דָּלִיק, וְלָא יֵכְלוּן אִינּוּן לְאִשְׁתַּכְּכָא, וּמִתְנַעְנֵעָן לְכָאן וּלְכָּאן, וּלְכָל סִטְרִין. כִּנְהוֹרָא דְּשַׁרְגָּא, דְּהָא נֵר יְיָ' נִשְׁמַת אָדָם כְּתִיב

116. Isso é como é com Yisrael, também, para suas almas são da luz da mesma vela, QUE É MALCHUT. Uma vez que se tem levantado um assunto Torah, a luz começa a queimar, e eles são incapazes de obter alívio, mas balançam de cá para lá, e de um lado para o outro, como uma chama de vela treme, por isso está escrito: "O espírito do homem é a vela de Hashem."

וּכְתִיב, אָדָם אַתֶּם, אַתֶּם קְרוּיִין אָדָם, וְלָא אוּמִין עכו"ם. נִשְׁמָתִין דְּעַמִּין עכו"ם, מִדְעִיכוּ דְּקָשׁ, בְּלָא נְהוֹרָא דְּשָׁרֵי עָלַיְיהוּ. וע"ד מִשְׁתַּכְכִין, וְלָא מִתְנַעְנְעָן, דְּהָא לֵית לוֹן אוֹרַיְיתָא, וְלָא דַּלְקִין בָּהּ, וְלָאו נְהוֹרָא שַׁרְיָיא בְּהוֹן, אִינּוּן קַיְימִין כְּעֵצִים בְּגוֹ נוּרָא דְּדָלִיק, בְּלָא נְהוֹרָא דְּשַׁרְיָא עָלַיְיהוּ, וע"ד מִשְׁתַּכְכִין בְּלָא נְהוֹרָא כְּלָל. א"ר יוֹסֵי, דָּא אִיהוּ בְּרִירוּ דְּמִלָּה, זַכָּאָה חוּלָקִי דְּזָכֵינָא לְהַאי, לְמִשְׁמַע דָּא

117. E está escrito: "Mas você... são homens" (Yechezkel 34:31). Isso significa que você, e não as nações do mundo, são chamados 'homens'. As almas dos ídolos adorando povos são de palha extinta, com nenhuma luz repousando sobre eles. Isso é porque eles estão em repouso e não balançam, pois eles não tem TORAH pela qual são inflamadas e nenhuma luz repousa sobre eles. ISSO É PORQUE eles ficam como árvores em um incêndio, queimando sem luz repousando sobre eles. Rabbi Yosi disse: Então isso é a explicação do assunto. Feliz é minha sorte que eu merecia ouvir deste assunto.