Rabbi Shimon disse que o Outro Lado é o conteúdo para controlar os Justos porque então ele pode se dar ao luxo de ignorar o resto do mundo. Por esta afirmação que nós temos a evidência da história de Jô, onde a atenção de Satanás para Jô habilitou Deus para salvar o resto de sua geração. Se os justos são fortes, e eles tem suas aflições e superam o acusador, ele pode salvar toda geração, de fato, assim é como Moisés se tornou o Pastor Fiel sobre Yisrael, e porque ele irá controlá-los no Mundo Vindouro. Moisés pergunta a Rabbi Shimon porque uma pessoa justa é afetada enquanto outra pessoa não o é, e a resposta é que Deus faz apenas o que é necessário: se será suficiente, Ele apenas aflige um, mas se os pecados são generalizados Ele irá também afligir outros homens justos. Moisés fala sobre três tipos de homens justos, todos eles se tornaram uma carruagem para Adão e os patriarcas, e que adquiram com eles a força para sofrer e proteger toda a geração.
A RELEVÂNCIA DESTA PASSAGEM:
A riqueza da sabedoria e cura derrama dessa passagem. Estamos informado que Jó e Moisés eram homens de força espiritual colossal que lutaram e venceram contra Satanás, preocupando-lhe a fim de libertar toda sua geração. Nossa leitura ressuscita sua força e poder, atraindo Satanás de volta para a batalha com estes grandes guerreiros espirituais. O Zohar e o espírito do Jó e Moisés agora suportam o peso do ataque de Satanás para que toda nossa geração esteja livre das garras do Outro Lado. Estes grandes guerreiros garantem sua grande vitória sobre esse inimigo antigo. Além disso, em nossa meditação, nós contribuímos para o desaparecimento de Satanás, reembolsando os justos que lutaram para nós tão corajosamente ao longo dos tempos. As almas justas entre nós aqui e agora param de sofrer em nosso nome. O sino final é tocado e esse conflito cósmico entre a vida e a morte, bom e mau, terminou em último, com Vida e a Bondade. O Zohar então expõe sobre a função espiritual dos órgãos do corpo, incluindo o fígado, o baço,os rins, o coração e os pulmões, e seu relacionamento com o pecado, doença, e os patriarcas. Doença se origina no fígado, causado pelos pecados que nós cometemos, consciente ou inconscientemente, nesta vida ou no passado. Quando a doença ataca, deve haver derramamento de sangue do lado direito do braço, a fim de curar o corpo inteiro. Assim aqui nós invocamos Abraão, que significa o braço direito, para espiritualmente sangrar. Nossos corpos são agora purificados de doenças como nós limpamos nossos pecados e as iniquidades de nossa geração. Esau representa o fígado e Ismael representa o baço. Quando lemos esta leitura, bloqueios negativos em nosso fígado e baço são removidos enquanto as influências destrutivas de Esau e Ismael são dissolvidas em nossa. Nossa meditação invoca a grandeza de Isaac, que representa o Braço Direito lado do julgamento. Sangue é deixado a partir do braço esquerdo, gerando cura e purificação de todas as transgressões. Nossa leitura de convocação do poder de Jacob, que representa o corpo. Snague é com isso deixado em ambos os braços direito e esquerdo, despertando bem estar e limpeza de todas as ofensas. Nossa contemplação sincera destes versos evoca Adão e todos os patriarcas quando a doença e pecado são galopantes na civilização. Sangue é com isto deixado nas veias na cabeça, assim cura e regeneração dos órgãos do corpo, ossos, e sangue, e limpeza deste mundo de todos seus pecados, acabando com doenças transmitias pelo ar e todas as pragas. Finalmente, o processo da cura e regeneração de nossas células e almas são seladas por Moisés, cujo nome é reorganizado no Mem Hei Shin, um dos 72 Nomes de Deus, que inflama a saúde, bem estar e restauração. Todos estes efeitos miraculosos são atingidos por causa da santidade deste livro e a santidade dos Patriarcas. Nosso reconhecimento e apreciação desta verdade magnífica o efeito da cura exponencialmente a cada par de olhos que incidem sobre estes versículos.
אַדְּהָכִי הָא רַעְיָא מְהֵימָנָא, אָמַר לוֹן, וַאֲמַאי לָקֵי דְּרוֹעָא יְמִינָא. דְּאוֹרַח כָּל מָארֵי אַסְוָותָא דַּאֲקִיזִין בְּקַדְמֵיתָא דְּרוֹעָא יְמִינָא, וְהָא דְּרוֹעָא שְׂמָאלָא אִיהוּ קָרִיב לְלִבָּא, אֲמַאי לָא אֲקִיזִין לֵיהּ. אָמַר לֵיהּ בְּגִין דְקוּדְשָׁא בְּרִיךְ הוּא לָא בָּעֵי לְאַלְקָאָה יַתִּיר, דְּהָא בְּהַאי סַגֵּי, וְאִי אִתְיְקַר מַרְעָא עַל שַׁיְיפִין דְּגוּפָא, אָקִיז דְּרוֹעָא שְׂמָאלָא
95. Enquanto eles estavam falando, o Pastor Fiel a si mesmo veio e disse a eles: E por que estava o braço direito aflito? Porque o caminho de todos os curandeiros é deixar o sangue em primeiro lugar do braço direito? Desde que o braço esquerdo é o que está mais próximo do coração, por que o sangue não é deixado nele? OU, PARA COLOCAR EM QUESTÃO EM OUTRAS PALAVRAS: POR QUE É QUE UM HOMEM JUSTO É AFLIGIDO E O OUTRO NÃO? Ele responde: Porque o Santo Único, abençoado seja Ele, não quer excessivamente a greve, e um HOMEM JUSTO é suficiente. Mas se a doença é grave e se espalha por toas as partes do corpo, sangue é deixado a partir do braço esquerdo TAMBÉM, A SABER OUTROS HOMENS JUSTOS SÃO TAMBÉM AFLIGIDOS.
א"ל, אִי לָא הֲווֹ תַּרְוַויְיהוּ בְּחַד זִמְנָא, יָאוּת אֲבָל אִית צַדִּיק הָכָא, וְאִית צַדִּיק הָכָא, לְדָא אִית מַרְעִין וּמַכְתְּשִׁין, וּלְדָא אִית טִיבוּ. אֲמַאי. אִי אִתְיְיקַר בֵּיהּ מַרְעָא יַקִּיז לְתַרְוַויְיהוּ, דְּאִינּוּן תְּרֵין דְּרוֹעִין, לְמֵיהַב אַסְוָותָא לְכָל שַׁיְיפִין, וְאִי לָא אִתְיְיקַר בֵּיהּ מַרְעָא עַל כָּל שַׁיְיפִין, אֲמַאי אָקִיז לִדְרוֹעָא יְמִינָא, יַתִּיר מִשְּׂמָאלָא. אֶלָּא א"ל אֵימָא אַנְתְּ
96. Ele disse para ele: Se os dois não foram (afligidos) no mesmo tempo, que seria bom, mas sobre o caso dos dois homens justos, aquele que sofre de doenças e problemas, enquanto o outro é tratado com bondade? Por que é que as doenças, A SABER OS PECADOS DA GERAÇÃO, se espalham, no sangue é deixado por ambos deles, A SABER AMBAS AS PESSOAS JUSTAS, que são os dois braços, de modo que a cura pode ser dada para todas as partes DO CORPO, A SABER DE TODA A GERAÇÃO. E no caso onde a doença não se torna mais séria, e que não se espalham pelas partes do corpo, porque é deixado mais sangue no braço direito do que no braço esquerdo? POR QUE UM É FEITO PARA SOFRER E O OUTRO NÃO? Ele disse para ele: Por que você não da a resposta?
אָמַר לֵיהּ, וַדַּאי גּוּפָא וּתְרֵין דְּרוֹעִין, אִינּוּן לָקֳבֵל אֲבָהָן. רֵישָׁא, לָקֳבֵל אָדָם קַדְמָאָה. דְּרוֹעָא יְמִינָא, לָקֳבֵל אַבְרָהָם. דְּרוֹעָא שְׂמָאלָא, לָקֳבֵל יִצְחָק. גּוּפָא, לָקֳבֵל יַעֲקֹב. וּמִלְּגוֹ לְגוּפָא, כָּבֵד לִימִינָא. טְחוֹל לִשְׂמָאלָא. עֵשָׂו וְיִשְׁמָעֵאל. לִבָּא יַעֲקֹב, בְּאֶמְצָעִיתָא. כַּנְפֵי רֵיאָה וְכוּלְיָין, לָקֳבֵל אַבְרָהָם וְיִצְחָק. רֵיאָה מַיִם. דְּאִינּוּן שׁוֹאֲבִין כָּל מִינֵי מַשְׁקִין. כּוּלְיָין אֶשָּׁא, דְּבָשִׁיל זֶרַע דְּנָחִית מִמּוֹחָא
95. Enquanto eles estavam falando, o Pastor Fiel a si mesmo veio e disse a eles: E por que estava o braço direito aflito? Porque o caminho de todos os curandeiros é deixar o sangue em primeiro lugar do braço direito? Desde que o braço esquerdo é o que está mais próximo do coração, por que o sangue não é deixado nele? OU, PARA COLOCAR EM QUESTÃO EM OUTRAS PALAVRAS: POR QUE É QUE UM HOMEM JUSTO É AFLIGIDO E O OUTRO NÃO? Ele responde: Porque o Santo Único, abençoado seja Ele, não quer excessivamente a greve, e um HOMEM JUSTO é suficiente. Mas se a doença é grave e se espalha por toas as partes do corpo, sangue é deixado a partir do braço esquerdo TAMBÉM, A SABER OUTROS HOMENS JUSTOS SÃO TAMBÉM AFLIGIDOS.
א"ל, אִי לָא הֲווֹ תַּרְוַויְיהוּ בְּחַד זִמְנָא, יָאוּת אֲבָל אִית צַדִּיק הָכָא, וְאִית צַדִּיק הָכָא, לְדָא אִית מַרְעִין וּמַכְתְּשִׁין, וּלְדָא אִית טִיבוּ. אֲמַאי. אִי אִתְיְיקַר בֵּיהּ מַרְעָא יַקִּיז לְתַרְוַויְיהוּ, דְּאִינּוּן תְּרֵין דְּרוֹעִין, לְמֵיהַב אַסְוָותָא לְכָל שַׁיְיפִין, וְאִי לָא אִתְיְיקַר בֵּיהּ מַרְעָא עַל כָּל שַׁיְיפִין, אֲמַאי אָקִיז לִדְרוֹעָא יְמִינָא, יַתִּיר מִשְּׂמָאלָא. אֶלָּא א"ל אֵימָא אַנְתְּ
96. Ele disse para ele: Se os dois não foram (afligidos) no mesmo tempo, que seria bom, mas sobre o caso dos dois homens justos, aquele que sofre de doenças e problemas, enquanto o outro é tratado com bondade? Por que é que as doenças, A SABER OS PECADOS DA GERAÇÃO, se espalham, no sangue é deixado por ambos deles, A SABER AMBAS AS PESSOAS JUSTAS, que são os dois braços, de modo que a cura pode ser dada para todas as partes DO CORPO, A SABER DE TODA A GERAÇÃO. E no caso onde a doença não se torna mais séria, e que não se espalham pelas partes do corpo, porque é deixado mais sangue no braço direito do que no braço esquerdo? POR QUE UM É FEITO PARA SOFRER E O OUTRO NÃO? Ele disse para ele: Por que você não da a resposta?
אָמַר לֵיהּ, וַדַּאי גּוּפָא וּתְרֵין דְּרוֹעִין, אִינּוּן לָקֳבֵל אֲבָהָן. רֵישָׁא, לָקֳבֵל אָדָם קַדְמָאָה. דְּרוֹעָא יְמִינָא, לָקֳבֵל אַבְרָהָם. דְּרוֹעָא שְׂמָאלָא, לָקֳבֵל יִצְחָק. גּוּפָא, לָקֳבֵל יַעֲקֹב. וּמִלְּגוֹ לְגוּפָא, כָּבֵד לִימִינָא. טְחוֹל לִשְׂמָאלָא. עֵשָׂו וְיִשְׁמָעֵאל. לִבָּא יַעֲקֹב, בְּאֶמְצָעִיתָא. כַּנְפֵי רֵיאָה וְכוּלְיָין, לָקֳבֵל אַבְרָהָם וְיִצְחָק. רֵיאָה מַיִם. דְּאִינּוּן שׁוֹאֲבִין כָּל מִינֵי מַשְׁקִין. כּוּלְיָין אֶשָּׁא, דְּבָשִׁיל זֶרַע דְּנָחִית מִמּוֹחָא
97. Ele disse para ele: Certamente o corpo e os dois braços representam os três patriarcas e a cabeça para Adão. O braço direito corresponde a Abraão e o braço esquerdo a Isaac, enquanto o corpo representa Jacob. Dentro do corpo, o fígado a direita, o baço para a esquerda, QUE SÃO AS DUAS KLIPOT DE Esau e Ishmael. O coração é Jacob, entre eles. Os pulmões e os rins representam Abraão e Isaac, o pulmão sendo água, INSINUANDO CHESED, para O PULMÃO atrair todos os tipos de porções, enquanto os rins são fogo, que cozinha a semente que desce do cérebro.
וּבְגִין דְּאַבְרָהָם אִיהוּ מַיִם, שַׁוֵּי זַרְעֵיהּ בְּגָלוּתָא דֶּאֱדוֹם וּבְגִין דָּא כָּבֵד לִימִינָא דְּאַבְרָהָם, וּמָרָה, דְּכָבֵד חֶרֶב דִּילֵיהּ, אִיהִי מָרָה, אִתְּמַר בָּהּ וְאַחֲרִיתָהּ מָרָה כַלַּעֲנָה. וְאִי חוֹבִין מִתְרַבִּין בִּבְנוֹי דְּאַבְרָהָם דְּאִינּוּן בְּגָלוּתָא דֶּאֱדוֹם, אִתְיְקַר בֵּיהּ מְרָע עָלַיְיהוּ מִסִּטְרָא דְּכָבֵד, דְּרוֹעָא יְמִינָא צָרִיךְ לְאַלְקָאָה לְאָקָזָא דָּמֵיהּ מִנֵּיהּ, דְּמַאן דְּנַטְלִין מִנֵּיהּ מָמוֹנֵיהּ, כְּאִילּוּ שְׁפִיכוּ דָּמֵיהּ, וְאִשְׁתְּאַר עָנִי, דְּעָנִי חָשׁוּב כַּמֵּת
98. E desde que Abraão é a água, A SABER CHESED, SE, PORTANTO, SUA DESCENDÊNCIA PREJUDICA CHESED, Ele coloca sua prole no exílio de Edom, QUE É A QUESTÃO DOS RESÍDUOS DE GVURAH A PARTIR DA ESQUERDA, E ELES RECEBEM SEU CASTIGO: POR CAUSA DELES SENDO O OPOSTO DE SUA NATUREZA. Isso é porque o fígado é do fel que está no fígado a direita de Abraão, A SABER PARA A DIREITA DO CORPO, sua espoada, A SABER MALCHUT DA KLILPH DE ESAU sendo o fel (Heb. marah). Sobre isso está escrito: "Mas seu fim é amargoso (Heb. marah) como o absinto" (Mishlei 5:4). E se os pecados aumentam entre os filhos de Abraão, A SABER ENTRE AQUELES QUE SE ESTENDEM DO LADO DE CHESED, que são colocados no exílio de Edom, e a doença se espalha sobre eles a partir do lado do fígado, eles têm que ser feridos e o sangue tem que ser deixado no braço direito, A SABER DAQUELES JUSTOS QUE VEM DO LADO DE CHESED, E NÃO DAQUELES DO LADO DE GVURAH, POIS O DEFEITO NAQUELES DO LADO DE CHESED. E 'quem que tenha levado seu dinheiro é como seu sangue foi derramado', pois ele permanece pobre, e um homem pobre é considerado como morto.
וְאִי חוֹבִין מִתְרַבִּין מִסִּטְרָא דִּבְנֵי יִצְחָק, דְּאִינּוּן בְּגָלוּתָא בֵּין יִשְׁמָעֵאל, בֵּי מַרְעֵיהּ יִתְיְקַר מִסִּטְרָא דִּטְחוֹל לִשְׂמָאלָא, וְצָרִיךְ לְאָקָזָא דְּרוֹעָא שְׂמָאלָא, וְלָא יַתִּיר
99. Mas se os pecados aumentam entre os filhos de Isaac, A SABER AQUELES QUE DESCENDEM DELE PREJUDICAM A QUALIDADE DE GVURAH, QUE É O SEGREDO DE ISAAC, eles são ENTÃO colocados no exílio entre Ishmael, QUE É A KLIPAH DA DIREITA, QUE É O OPOSTO DA NATUREZA DOS FILHOS DE ISAAC, A FIM DE AUMENTAR SUA PUNIÇÃO. A doença se espalha a partir do longo do baço, que é para a direita DO CORPO E CONTROLA OS FILHOS DE ISAAC QUE É DEFICIENTE DA NATUREZA DA ESQUERDA. E o sangue tem PORTANTO deve ser deixado no braço esquerdo. QUE É PRA DIZER, QUE DOS JUSTOS QUE VEM DO LADO DE GVURAH, e não de quaisquer outros. ISSO OCORRE PORQUE OS DEFICIENTES AQUI SÃO AQUELES QUE NÃO VEM DE ABRAÃO, O BRAÇO DIREITO, DE ISAAC, O BRAÇO ESQUERDO.
וְאִי חוֹבִין מִתְרַבִּין בִּבְנֵי יַעֲקֹב, דְּאִינּוּן אֲחִידָן לִתְרֵין סִטְרִין, דְּאִינּוּן מְפוּזָרִים בִּבְנֵי עֵשָׂו וְיִשְׁמָעֵאל, הָא מַרְעָא אִתְיְקַר עַל גּוּפָא, וּבָעֵי לְאָקָזָא ב' דְּרוֹעִין. וְאִי כֻּלְּהוּ תְּלַת בְּמַרְעִין כַּחֲדָא. הָא מַרְעָא סָלִיק לְרֵישָׁא, וּבָעֵי לְאָקָזָא וְרִידִין דְּרֵישָׁא, וְאִלֵּין תְּלַת אִתְעָבֵידוּ מֶרְכָּבָה לְאָדָם קַדְמָאָה וְלַאֲבָהָן, וּבְהוֹן אִתְתְּקָפוּ לְמִסְבַּל יִיסוּרִין, לְאַגָּנָא עַל דָּרָא לְאַרְבַּע סִטְרֵי דְּעָלְמָא
100. E se os pecados aumentam entre os filhos de Jacob, A SABER AQUELES DESCENDEM DELE COMPROMETEM SUA NATUREZA, QUE INCLUI AMBOS LADOS, CHESED E GVURAH, que estão espalhados NO EXÍLIO entre os filhos de Esau e Ishmael, A SABER NA KLIPOT DA DIREITA E DA ESQUERDA, então a doença se espalha pelo corpo, QUE É O ASPECTO DE JACOB, e o sangue tem que ser deixado de ambos os braços. Mas se todos os três deles, A SABER AQUELES TIRADOS DE JACOB, DE ISAAC, E DE ABRAÃO, estão doentes juntos, A SABER TODOS ELES TEM MANCHADO SUAS PRÓPRIAS RAÍZES, a doença então sobe para a cabeça, e o sangue tem que ser deixado nas veias que estão na cabeça. E estes três TIPOS DE PESSOAS JUSTAS, QUE DESCENDEM DE ABRAÃO, ISAAC E JACOB, se tornam uma Carruagem para Adão e os patriarcas, que adquirem a partir deles força para sofrer tormentos e proteger as gerações ao longo dos quatro ventos do mundo.
וַוי לֵיהּ לְדָרָא, דְּגַרְמִין דְּיִלְקוּן אֲבָהָן וְאָדָם קַדְמָאָה, וְאִלֵּין צַדִּיקַיָּיא דְּבֵינַיְיהוּ, דְּלֵית אַפְרָשׁוּתָא בֵּין אִלֵּין צַדִּיקַיָּא, לַאֲבָהָן וְאָדָם, דְּאִינּוּן נִשְׁמָתִין דִּלְהוֹן, וְדוֹחֲקָא וְצַעֲרָא וִיגוֹנָא דִּלְהוֹן, מָטֵי לַאֲבָהָן וְאָדָם. כְּגַוְונָא דְּיַמָּא, אִלֵּין נַחֲלִין דְּנָפְקִין מִתַּמָּן, אִי חוֹזְרִין עֲכוּרִין וּמְלוּכְלָכִין לְיַמָּא, הָא יַמָּא נָטִיל מִן עָכִירוּ וְלִכְלוּכָא דִּלְהוֹן. וּבְחֵילָא דְּיַמָּא דְּאִיהִי תַּקִּיפָא, לָא סְבִילַת לִכְלוּכָא דִּלְהוֹן, וּזְרִיקַת לֵיהּ לְבַר, וְאִשְׁתְּאָרוּ נַחֲלִין צְלִילִין וְדַכְיָין מֵהַהוּא לִכְלוּךְ
101. Ai da geração que faz com que os patriarcas e Adão sejam atingidos, e os homens justos entre eles, bem como, não diferença entre os justos DA GERAÇÃO e os patriarcas e Adão. Isso é porque aqueles JUSTOS são suas almas DELES EXTRAÍDAS e sua angústia, dor, e aflição para chegar aos patriarcas e Adão. Isto é como o mar quando um número de rios fluem fora dele e retornam para ele, impuros e sujos, e o mar recebe sua impureza e sujeira. E porque a força do mar, pois é forte, ele não segura a sujeira, mas joga para fora, e os rios permanecem claros e puros, sem a sujeira.
כְּגַוְונָא דְּאִימָא, דְּדָכִיאָת לִכְלוּכִין דִּבְנָהָא זְעִירִין, הָכִי אֲבָהָן מְדַכְּאִין חוֹבִין וְלִכְלוּכִין דִּבְנַיְיהוּ דְּיִשְׂרָאֵל, כַּד אִשְׁתְּכָחוּ בְּהוֹן צַדִּיקַיָּיא בְּעוֹבָדֵיהוֹן, תַּקִּיפִין לְמִסְבַּל יִיסוּרִין עַל דָּרֵיהוֹן. בְּהַהוּא זִמְנָא לֵית אַפְרְשָׁא בְּהוֹן. אָתוּ כֻּלְּהוּ וּבָרִיכוּ לֵיהּ, וְאָמְרוּ לֵיהּ סִינַ"י סִינַ"י, דְקוּדְשָׁא בְּרִיךְ הוּא וּשְׁכִינְתֵּיהּ מַלִּיל בְּפוּמוֹי, מַאן יָכִיל לְקַיְּימָא קַמֵּיהּ בְּכֹלָּא. זַכָּאָה חוּלָקָנָא, דְּזָכֵינָא לְחַדְּשָׁא חִבּוּרָא קַדְמָאָה דָּא בָּךְ, לְאַנְהָרָא שְׁכִינְתָּא בְּגָלוּתָא
102. Ele também pode ser comparado a uma mãe que limpa a sujeira dos filhos pequenos. De tal forma que os patriarcas limpam os pecados e a sujeira dos seus filhos, Yisrael, quando há entre eles pessoas de atos de justiça que são fortes o suficiente para sofrer tormentos por causa geração. Naquele tempo não há diferença entre eles E OS PATRIARCAS, POIS ELES LIMPAM OS PECADOS DA GERAÇÃO COMO OS PATRIARCAS. Eles todos vieram e abençoaram ele, O PASTOR FIEL, e disseram para ele: Sinai, Sinai, através de cuja boca o Santo Único, abençoado seja Ele, e Sua Shechinah falam, que é capaz de enfrentá-lo em qualquer ASSUNTO? Feliz é nossa porção que temos merecido a rever e atualizar novos assuntos nesta primeira parte da compilação através de você, para iluminar a Shechinah no exílio.
וּבְגִין דְּאַבְרָהָם אִיהוּ מַיִם, שַׁוֵּי זַרְעֵיהּ בְּגָלוּתָא דֶּאֱדוֹם וּבְגִין דָּא כָּבֵד לִימִינָא דְּאַבְרָהָם, וּמָרָה, דְּכָבֵד חֶרֶב דִּילֵיהּ, אִיהִי מָרָה, אִתְּמַר בָּהּ וְאַחֲרִיתָהּ מָרָה כַלַּעֲנָה. וְאִי חוֹבִין מִתְרַבִּין בִּבְנוֹי דְּאַבְרָהָם דְּאִינּוּן בְּגָלוּתָא דֶּאֱדוֹם, אִתְיְקַר בֵּיהּ מְרָע עָלַיְיהוּ מִסִּטְרָא דְּכָבֵד, דְּרוֹעָא יְמִינָא צָרִיךְ לְאַלְקָאָה לְאָקָזָא דָּמֵיהּ מִנֵּיהּ, דְּמַאן דְּנַטְלִין מִנֵּיהּ מָמוֹנֵיהּ, כְּאִילּוּ שְׁפִיכוּ דָּמֵיהּ, וְאִשְׁתְּאַר עָנִי, דְּעָנִי חָשׁוּב כַּמֵּת
98. E desde que Abraão é a água, A SABER CHESED, SE, PORTANTO, SUA DESCENDÊNCIA PREJUDICA CHESED, Ele coloca sua prole no exílio de Edom, QUE É A QUESTÃO DOS RESÍDUOS DE GVURAH A PARTIR DA ESQUERDA, E ELES RECEBEM SEU CASTIGO: POR CAUSA DELES SENDO O OPOSTO DE SUA NATUREZA. Isso é porque o fígado é do fel que está no fígado a direita de Abraão, A SABER PARA A DIREITA DO CORPO, sua espoada, A SABER MALCHUT DA KLILPH DE ESAU sendo o fel (Heb. marah). Sobre isso está escrito: "Mas seu fim é amargoso (Heb. marah) como o absinto" (Mishlei 5:4). E se os pecados aumentam entre os filhos de Abraão, A SABER ENTRE AQUELES QUE SE ESTENDEM DO LADO DE CHESED, que são colocados no exílio de Edom, e a doença se espalha sobre eles a partir do lado do fígado, eles têm que ser feridos e o sangue tem que ser deixado no braço direito, A SABER DAQUELES JUSTOS QUE VEM DO LADO DE CHESED, E NÃO DAQUELES DO LADO DE GVURAH, POIS O DEFEITO NAQUELES DO LADO DE CHESED. E 'quem que tenha levado seu dinheiro é como seu sangue foi derramado', pois ele permanece pobre, e um homem pobre é considerado como morto.
וְאִי חוֹבִין מִתְרַבִּין מִסִּטְרָא דִּבְנֵי יִצְחָק, דְּאִינּוּן בְּגָלוּתָא בֵּין יִשְׁמָעֵאל, בֵּי מַרְעֵיהּ יִתְיְקַר מִסִּטְרָא דִּטְחוֹל לִשְׂמָאלָא, וְצָרִיךְ לְאָקָזָא דְּרוֹעָא שְׂמָאלָא, וְלָא יַתִּיר
99. Mas se os pecados aumentam entre os filhos de Isaac, A SABER AQUELES QUE DESCENDEM DELE PREJUDICAM A QUALIDADE DE GVURAH, QUE É O SEGREDO DE ISAAC, eles são ENTÃO colocados no exílio entre Ishmael, QUE É A KLIPAH DA DIREITA, QUE É O OPOSTO DA NATUREZA DOS FILHOS DE ISAAC, A FIM DE AUMENTAR SUA PUNIÇÃO. A doença se espalha a partir do longo do baço, que é para a direita DO CORPO E CONTROLA OS FILHOS DE ISAAC QUE É DEFICIENTE DA NATUREZA DA ESQUERDA. E o sangue tem PORTANTO deve ser deixado no braço esquerdo. QUE É PRA DIZER, QUE DOS JUSTOS QUE VEM DO LADO DE GVURAH, e não de quaisquer outros. ISSO OCORRE PORQUE OS DEFICIENTES AQUI SÃO AQUELES QUE NÃO VEM DE ABRAÃO, O BRAÇO DIREITO, DE ISAAC, O BRAÇO ESQUERDO.
וְאִי חוֹבִין מִתְרַבִּין בִּבְנֵי יַעֲקֹב, דְּאִינּוּן אֲחִידָן לִתְרֵין סִטְרִין, דְּאִינּוּן מְפוּזָרִים בִּבְנֵי עֵשָׂו וְיִשְׁמָעֵאל, הָא מַרְעָא אִתְיְקַר עַל גּוּפָא, וּבָעֵי לְאָקָזָא ב' דְּרוֹעִין. וְאִי כֻּלְּהוּ תְּלַת בְּמַרְעִין כַּחֲדָא. הָא מַרְעָא סָלִיק לְרֵישָׁא, וּבָעֵי לְאָקָזָא וְרִידִין דְּרֵישָׁא, וְאִלֵּין תְּלַת אִתְעָבֵידוּ מֶרְכָּבָה לְאָדָם קַדְמָאָה וְלַאֲבָהָן, וּבְהוֹן אִתְתְּקָפוּ לְמִסְבַּל יִיסוּרִין, לְאַגָּנָא עַל דָּרָא לְאַרְבַּע סִטְרֵי דְּעָלְמָא
100. E se os pecados aumentam entre os filhos de Jacob, A SABER AQUELES DESCENDEM DELE COMPROMETEM SUA NATUREZA, QUE INCLUI AMBOS LADOS, CHESED E GVURAH, que estão espalhados NO EXÍLIO entre os filhos de Esau e Ishmael, A SABER NA KLIPOT DA DIREITA E DA ESQUERDA, então a doença se espalha pelo corpo, QUE É O ASPECTO DE JACOB, e o sangue tem que ser deixado de ambos os braços. Mas se todos os três deles, A SABER AQUELES TIRADOS DE JACOB, DE ISAAC, E DE ABRAÃO, estão doentes juntos, A SABER TODOS ELES TEM MANCHADO SUAS PRÓPRIAS RAÍZES, a doença então sobe para a cabeça, e o sangue tem que ser deixado nas veias que estão na cabeça. E estes três TIPOS DE PESSOAS JUSTAS, QUE DESCENDEM DE ABRAÃO, ISAAC E JACOB, se tornam uma Carruagem para Adão e os patriarcas, que adquirem a partir deles força para sofrer tormentos e proteger as gerações ao longo dos quatro ventos do mundo.
וַוי לֵיהּ לְדָרָא, דְּגַרְמִין דְּיִלְקוּן אֲבָהָן וְאָדָם קַדְמָאָה, וְאִלֵּין צַדִּיקַיָּיא דְּבֵינַיְיהוּ, דְּלֵית אַפְרָשׁוּתָא בֵּין אִלֵּין צַדִּיקַיָּא, לַאֲבָהָן וְאָדָם, דְּאִינּוּן נִשְׁמָתִין דִּלְהוֹן, וְדוֹחֲקָא וְצַעֲרָא וִיגוֹנָא דִּלְהוֹן, מָטֵי לַאֲבָהָן וְאָדָם. כְּגַוְונָא דְּיַמָּא, אִלֵּין נַחֲלִין דְּנָפְקִין מִתַּמָּן, אִי חוֹזְרִין עֲכוּרִין וּמְלוּכְלָכִין לְיַמָּא, הָא יַמָּא נָטִיל מִן עָכִירוּ וְלִכְלוּכָא דִּלְהוֹן. וּבְחֵילָא דְּיַמָּא דְּאִיהִי תַּקִּיפָא, לָא סְבִילַת לִכְלוּכָא דִּלְהוֹן, וּזְרִיקַת לֵיהּ לְבַר, וְאִשְׁתְּאָרוּ נַחֲלִין צְלִילִין וְדַכְיָין מֵהַהוּא לִכְלוּךְ
101. Ai da geração que faz com que os patriarcas e Adão sejam atingidos, e os homens justos entre eles, bem como, não diferença entre os justos DA GERAÇÃO e os patriarcas e Adão. Isso é porque aqueles JUSTOS são suas almas DELES EXTRAÍDAS e sua angústia, dor, e aflição para chegar aos patriarcas e Adão. Isto é como o mar quando um número de rios fluem fora dele e retornam para ele, impuros e sujos, e o mar recebe sua impureza e sujeira. E porque a força do mar, pois é forte, ele não segura a sujeira, mas joga para fora, e os rios permanecem claros e puros, sem a sujeira.
כְּגַוְונָא דְּאִימָא, דְּדָכִיאָת לִכְלוּכִין דִּבְנָהָא זְעִירִין, הָכִי אֲבָהָן מְדַכְּאִין חוֹבִין וְלִכְלוּכִין דִּבְנַיְיהוּ דְּיִשְׂרָאֵל, כַּד אִשְׁתְּכָחוּ בְּהוֹן צַדִּיקַיָּיא בְּעוֹבָדֵיהוֹן, תַּקִּיפִין לְמִסְבַּל יִיסוּרִין עַל דָּרֵיהוֹן. בְּהַהוּא זִמְנָא לֵית אַפְרְשָׁא בְּהוֹן. אָתוּ כֻּלְּהוּ וּבָרִיכוּ לֵיהּ, וְאָמְרוּ לֵיהּ סִינַ"י סִינַ"י, דְקוּדְשָׁא בְּרִיךְ הוּא וּשְׁכִינְתֵּיהּ מַלִּיל בְּפוּמוֹי, מַאן יָכִיל לְקַיְּימָא קַמֵּיהּ בְּכֹלָּא. זַכָּאָה חוּלָקָנָא, דְּזָכֵינָא לְחַדְּשָׁא חִבּוּרָא קַדְמָאָה דָּא בָּךְ, לְאַנְהָרָא שְׁכִינְתָּא בְּגָלוּתָא
102. Ele também pode ser comparado a uma mãe que limpa a sujeira dos filhos pequenos. De tal forma que os patriarcas limpam os pecados e a sujeira dos seus filhos, Yisrael, quando há entre eles pessoas de atos de justiça que são fortes o suficiente para sofrer tormentos por causa geração. Naquele tempo não há diferença entre eles E OS PATRIARCAS, POIS ELES LIMPAM OS PECADOS DA GERAÇÃO COMO OS PATRIARCAS. Eles todos vieram e abençoaram ele, O PASTOR FIEL, e disseram para ele: Sinai, Sinai, através de cuja boca o Santo Único, abençoado seja Ele, e Sua Shechinah falam, que é capaz de enfrentá-lo em qualquer ASSUNTO? Feliz é nossa porção que temos merecido a rever e atualizar novos assuntos nesta primeira parte da compilação através de você, para iluminar a Shechinah no exílio.
אָמַר לוֹן, רַבָּנָן דְּכָל דָּרָא הֲוִיתוּ בִּזְמַנֵּיהוֹן, כ"ש בּוּצִינָא קַדִּישָׁא, דְּנָהִיר חָכְמָתֵיהּ בְּכָל דָּרִין דַּהֲווֹ אֲבַּתְרֵיהּ, אַל תִּתְּנוּ דֳּמִי לְקוּדְשָׁא בְּרִיךְ הוּא בְּאוֹרַיְיתָא, עַד יֵעָרֶה עָלֵינוּ רוּחַ קֻדְשָׁא דְּהָא לָא אִית רְשׁוּ לְאִשְׁתַּמְּשָׁא בִּמְטַטְרוֹ"ן שַׂר הַפָּנִים אֶלָּא לָךְ, דְּאַתְוָון דִּילֵיהּ רְמִיזִין בִּשְׁמָךְ
103. Ele lhes disse: Sábios de todas as gerações durante cujo tempo você tenha sido OU SERÁ, e como muito mais que o Santo Luminoso, QUE É, RABBI SHIMON, cuja sabedoria irá brilha nas gerações que virão depois deles: não dê o Santo Único, abençoado seja Ele, tranquilo na Torah até que o Santo Espírito seja derramado sobre nós. (PARECE HAVER UMA LACUNA NO TEXTO AQUI). Pois ninguém mas você pode usar Metatron o grande príncipe, desde que seu nome é anunciado nas iniciais deles. POIS AS LETRAS INICIAIS DAS PALAVRAS METATRON O GRANDE PRÍNCIPE SÃO MEM SHIN HEI, QUE SOLETRAM MOISÉS.