Sinopse
ela irá retornar" Rabbi Aba vai novamente sobre a questão de Deus convencer Moisés a dar Sua santa aliança de paz para Pinchas. Nós aprendemos que Malchut tem permissão de Zeir Anpin para viver entre os justos no mundo. Se Pinchas não tivesse sido dado a Malchut ele nunca seria sido capaz de alcançar o sumo sacerdócio.
A RELEVÂNCIA DA PESSAGEM:
O Zohar expõe sobre Zeir Anpin,que é o Mundo Superior.Isso relata verdades sobre a Coluna da Direita e Esquerda, que são Misericórdia e Julgamento, respectivamente. Em fazê-lo, o Zohar corrige nosso reino de Malchut. Nós contemplamos versos que falam da posse de Malchut, a sua realização do sacerdócio, e o segredo da aliança sendo um aspecto de nosso mundo de Malchut quando ela se unirá a Direita Superior, que é Chesed de Zeir Anpin. no futuro, construirá o Templo Sagrado. Quando nós meditamos nestes textos, nós estamos na verdade reconstruindo os dois Templos: Cada um de nós é um microcosmo do Templo. Por isso, a construção do Templo ocorre dentro do nosso próprio corpo físico, criando um lugar onde a Luz do Criador pode descansar sobre nós; e nós levantamos o Templo em Jerusalém, espiritualmente falando, onde a Luz nutre o mundo inteiro, iniciando nossa Redenção Final. Malchut, que não apenas representa nosso mundo mas toda humanidade, então levanta-se e se une a Zeir Anpin, unindo-se em celebração da Luz.
א"ר אַבָּא לר' יוֹסֵי, הַהוּא מַרְגְּלָא קַדִּישָׁא דַּהֲוָה תְּחוֹת יְדָךְ, מִגּוֹ סִיַּעְתָּא דַּחֲסִידָא קַדִּישָׁא דְּאִיהוּ גַּבָּן, כַּמָּה שַׁפִּיר אִיהוּ, וְאָהֲדַרְנָא בֵּיהּ. דְּהָא וַדַּאי לָא אִצְטְרִיךְ לְאַפָּקָא אִתְּתָא, לְמִשְׁרֵי בַּאֲתָר אַחֲרָא, עַד דְּבַעְלָהּ יַפְקֵד לָהּ וְיָהִיב לָהּ רְשׁוּ לְמֵהַךְ. וְאוֹדְעִין לְבַעְלָהּ בְּקַדְמֵיתָא, וּמְפַיְיסִין לֵיהּ, דְּהוּא יַפְקֵד לָהּ, וְיָהִיב לָהּ רְשׁוּ לְמֵיהַךְ לְהַהוּא אֲתָר. כַּךְ קוּדְשָׁא בְּרִיךְ הוּא פָּיִיס לְמֹשֶׁה, וְעַד דְּיָהַב לֵיהּ רְשׁוּ, וא"ל אֵימָא אַנְתְּ, הִנְנִי נוֹתֵן לוֹ אֶת בְּרִיתִי שָׁלוֹם, לְמִשְׁרֵי בְּגַוֵּויהּ, וְעַד דְּיָהַב לָהּ רְשׁוּ לְמֵהַךְ תַּמָּן, לָא אַזְלַת
140. Rabbi Aba disse para Rabbi Yosi: Essa pérola sagrada que estava em seu poder com a ajuda do santo piedoso que nos visitou, A SABER O RELATÓRIO DO RABBI PINCHAS BEN YAIR, COM SUA AJUDA A VIR PARA NÓS "isso é tão bonito que Eu tenho que passar por isso novamente. Pois isso certamente é desnecessário tirar a esposa de outro lugar a não ser que seu marido lhe dê comando e permissão para ir. DESSA FORMA, um em primeiro lugar informa o marido e aplaca ele para que ele deva comandar-lhe e dar-lhe permissão para ir para aqule lugar. Então o Santo Único, abençoado seja Ele, aplacado Moisés até ele dar sua permissão. Então Ele disse para ele: 'Você diz isso" "Eis que lhe dou Meu pacto de paz"" (Bemidbar 25:12), então Ela iria cumprir em PINCHAS, e enquanto não lhe da Sua permissão para ir, Ela não vai.
מְנָלָן. מִצַּדִּיקוֹ שֶׁל עוֹלָם, דְּיָהִיב לָהּ רְשׁוּ, לְמִשְׁרֵי גּוֹ צַדִּיקֵי בְּהַאי עָלְמָא. וְיָתְבָא עִמְּהוֹן, כְּכַלָּה גּוֹ קִשּׁוּטָהָא. וְצַדִּיקָא דְּעָלְמָא חָמֵי, וְחַדֵּי בְּהַאי. אֲבָל בֵּין דְּרוֹעֵי דְּבַעְלָהּ שְׁכִיבַת, וְאִתְהַדְּרַת לְמֶהֱוֵי בַּהֲדַיְיהוּ, וְתָבַת לְבַעְלָהּ. כד"א, בָּעֶרֶב הִיא בָאָה וּבַבֹּקֶר הִיא שָׁבָה. בָּעֶרֶב הִיא בָאָה, לְגַבֵּי בַּעְלָהּ. וּבַבֹּקֶר הִיא שָׁבָה, לְגַבֵּי צַדִּיקַיָּיא דְּעָלְמָא. וְכֹלָּא בִּרְשׁוּתָא דְּבַעְלָהּ
141. Como sabemos disso? Dos Justos do mundo, QUE É YESOD DE ZEIR ANPIN, que deu permissão para MALCHUT habitar neste mundo entre os justos, e ela habita entre eles como uma noiva com todas as suas jóias, e os Justos do mundo veem isso, e é feliz. Mas ela mente nos branços do marido, QUE É O SEGREDO DA COLUNA DA ESQUERDA E DA COLUNA DA DIREITA, QUE É CHESED E GVURAH DE ZEIR ANPIN, e retorna de lá para estar com os justos, então retorna para seu marido, como está escrito: "na noite ela iria, e no dia seguinte ela voltaria" (Ester 2:14). "à noite ela iria para o marido, A SABER À MEIA-NOITE, POIS ENTÃO É A UNIÃO DA ESQUERDA: "e no dia seguinte" QUE ELA ESTÁ CHEIA DE CHASSADIM DA UNIÃO DA DIREITA, "ela iria voltar" para estar entre os justos do mundo, tudo está sendo feito coma permissão de seu marido, ZEIR ANPIN.
וּמֹשֶׁה כַּךְ אָמַר, הִנְנִי נוֹתֵן לוֹ אֶת בְּרִיתִי, כְּמָה דְּצַדִּיק דִּלְעֵילָּא נוֹתֵן, אוֹף אֲנָא הִנְנִי נוֹתֵן, מַתָּנָה לְמֶהֲדָר מַתָּנָה אִיהִי. וּבְגִין בְּרִית דָּא, רָוַוח כְּהוּנָה עִלָּאָה. וְאִי לָא תְּהֵא בַּהֲדֵיהּ, לָא אִתְקְשַׁר פִּנְחָס בְּדַרְגָּא דִּכְהוּנָה עִלָּאָה, דְּהָא בְּרִית דַּבְקָא אִיהוּ תָּדִיר בִּימִינָא עִלָּאָה. וִימִינָא עִלָּאָה דָּא, זַמִּין לְמִבְנֵי בֵּי מַקְדְּשָׁא, דְּאִיהוּ בְּרִית
142. O que Moisés disse foi: "Eis que lhe dou o Meu Pacto," QUE É O SEGREDO DE MALCHUT. Assim como o Justo no alto da, então também Eu lhe dou um presente, na condição que o presente retorne, A SABER COMO OS JUSTOS NA MAIS ELEVADA CONDIÇÃO DE SER DEVOLVIDO. COMO "NA NOITE ELA IRIA E NO DIA SEGUINTE ELA VOLTARIA," COMO EXPOSTO ACIMA, COMO TAMBÉM COM MOISÉS. E se torna seu pacto, ele ganhou o sacerdócio, QUE É O SEGREDO DE CHESED, e se ele não tivesse tido MALCHUT com ele. Pinchas não poderia ter subido ao nível do sumo sacerdócio, pois o pacto ESTÁ NO ASPECTO DE MALCHUT, quando ela está sempre clivada para a direita superior, QUE É CHESED de ZEIR ANPIN. E este canto direito irá, no futuro, construir o Templo, que é o pacto, A SABER MALCHUT.
מְנָלָן. מִצַּדִּיקוֹ שֶׁל עוֹלָם, דְּיָהִיב לָהּ רְשׁוּ, לְמִשְׁרֵי גּוֹ צַדִּיקֵי בְּהַאי עָלְמָא. וְיָתְבָא עִמְּהוֹן, כְּכַלָּה גּוֹ קִשּׁוּטָהָא. וְצַדִּיקָא דְּעָלְמָא חָמֵי, וְחַדֵּי בְּהַאי. אֲבָל בֵּין דְּרוֹעֵי דְּבַעְלָהּ שְׁכִיבַת, וְאִתְהַדְּרַת לְמֶהֱוֵי בַּהֲדַיְיהוּ, וְתָבַת לְבַעְלָהּ. כד"א, בָּעֶרֶב הִיא בָאָה וּבַבֹּקֶר הִיא שָׁבָה. בָּעֶרֶב הִיא בָאָה, לְגַבֵּי בַּעְלָהּ. וּבַבֹּקֶר הִיא שָׁבָה, לְגַבֵּי צַדִּיקַיָּיא דְּעָלְמָא. וְכֹלָּא בִּרְשׁוּתָא דְּבַעְלָהּ
141. Como sabemos disso? Dos Justos do mundo, QUE É YESOD DE ZEIR ANPIN, que deu permissão para MALCHUT habitar neste mundo entre os justos, e ela habita entre eles como uma noiva com todas as suas jóias, e os Justos do mundo veem isso, e é feliz. Mas ela mente nos branços do marido, QUE É O SEGREDO DA COLUNA DA ESQUERDA E DA COLUNA DA DIREITA, QUE É CHESED E GVURAH DE ZEIR ANPIN, e retorna de lá para estar com os justos, então retorna para seu marido, como está escrito: "na noite ela iria, e no dia seguinte ela voltaria" (Ester 2:14). "à noite ela iria para o marido, A SABER À MEIA-NOITE, POIS ENTÃO É A UNIÃO DA ESQUERDA: "e no dia seguinte" QUE ELA ESTÁ CHEIA DE CHASSADIM DA UNIÃO DA DIREITA, "ela iria voltar" para estar entre os justos do mundo, tudo está sendo feito coma permissão de seu marido, ZEIR ANPIN.
וּמֹשֶׁה כַּךְ אָמַר, הִנְנִי נוֹתֵן לוֹ אֶת בְּרִיתִי, כְּמָה דְּצַדִּיק דִּלְעֵילָּא נוֹתֵן, אוֹף אֲנָא הִנְנִי נוֹתֵן, מַתָּנָה לְמֶהֲדָר מַתָּנָה אִיהִי. וּבְגִין בְּרִית דָּא, רָוַוח כְּהוּנָה עִלָּאָה. וְאִי לָא תְּהֵא בַּהֲדֵיהּ, לָא אִתְקְשַׁר פִּנְחָס בְּדַרְגָּא דִּכְהוּנָה עִלָּאָה, דְּהָא בְּרִית דַּבְקָא אִיהוּ תָּדִיר בִּימִינָא עִלָּאָה. וִימִינָא עִלָּאָה דָּא, זַמִּין לְמִבְנֵי בֵּי מַקְדְּשָׁא, דְּאִיהוּ בְּרִית
142. O que Moisés disse foi: "Eis que lhe dou o Meu Pacto," QUE É O SEGREDO DE MALCHUT. Assim como o Justo no alto da, então também Eu lhe dou um presente, na condição que o presente retorne, A SABER COMO OS JUSTOS NA MAIS ELEVADA CONDIÇÃO DE SER DEVOLVIDO. COMO "NA NOITE ELA IRIA E NO DIA SEGUINTE ELA VOLTARIA," COMO EXPOSTO ACIMA, COMO TAMBÉM COM MOISÉS. E se torna seu pacto, ele ganhou o sacerdócio, QUE É O SEGREDO DE CHESED, e se ele não tivesse tido MALCHUT com ele. Pinchas não poderia ter subido ao nível do sumo sacerdócio, pois o pacto ESTÁ NO ASPECTO DE MALCHUT, quando ela está sempre clivada para a direita superior, QUE É CHESED de ZEIR ANPIN. E este canto direito irá, no futuro, construir o Templo, que é o pacto, A SABER MALCHUT.