segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Pinchas - Capítulo 25 - Por que Yisrael tem mais problemas do que os outros povos

SINOPSE:

Nos dizem que Yisrael é o coração de todo o mundo, e o coração é a única parte do corpo que conhece dor e problema porque incorpora existência e inteligência. Assim é a única parte que está perto de Deus em tudo.

A RELEVÂNCIA DA PASSAGEM:

A luz de cura flui para o coração e para todo o sistema cardiovascular. Além disso, esta Luz aquece e cura nosso coração espiritual, nos transformando em bons, compassivos e pessoas amorosas. A energia da Luz gerada aqui é a alma da humanidade. E assim como o coração fornece o sangue para o corpo, a Luz flui para o corpo coletivo do homem"" as nações do mundo"" nutrem suas almas com divindade a derreter as barreiras da religião e intolerância social. O sofrimento e a dor suportada pelo coração cessa, substituída com gozo e alegria. E o conhecimento do Criador permeia a terra, trazendo paz e amor para toda a civilização.

שְׁאֶלְתָּא אַחֲרָא, דְּוַדַּאי אֲנָן קְרֵבִין לְמַלְכָּא עִלָּאָה, יַתִּיר מִכָּל שְׁאַר עַמִּין. וַדַּאי הָכִי הוּא, דְּיִשְׂרָאֵל עֲבַד לוֹן קוּדְשָׁא בְּרִיךְ הוּא לִבָּא דְּכָל עָלְמָא. וְהָכִי אִינּוּן יִשְׂרָאֵל בֵּין שְׁאַר עַמִּין, כְּלִבָּא בֵּין שַׁיְיפִין, כְּמָה דְּשַׁיְיפִין לָא יַכְלֵי לְמֵיקָם בְּעָלְמָא אֲפִילּוּ רִגְעָא חֲדָא בְּלָא לִבָּא, הָכִי עַמִּין כֻּלְּהוּ, לָא יַכְלִין לְמֵיקָם בְּעָלְמָא, בְּלָא יִשְׂרָאֵל. וְאוֹף הָכִי יְרוּשְׁלֵם בְּגוֹ שְׁאַר אַרְעָאן, כְּלִבָּא בְּגוֹ שַׁיְיפִין. וְעַל דָּא אִיהִי בְּאֶמְצָעִיתָא דְּכוּלֵי עָלְמָא. כְּלִבָּא גּוֹ שַׁיְיפִי

152. a segunda questão PERGUNTADA PELO QUE É GENTIL, É ASSIM: POIS com certeza nós estamos fechados para o Supremo Rei mais do que qualquer outra pessoa. Isso deve ser assim para o Santo Único, abençoado seja Ele, fez Yisrael o coração de todo o mundo, e o relacionamento de Yisrael para as outras nações é como o que o coração para as outras partes do corpo.  E assim como as outras partes do corpo não duram, nem um momento sem o coração, por isso que nenhjm dos outros povos pode existir no mundo sem Yisrael. Jerusalém, também, tem o mesmo relacionamento com os outros países, sendo como o coração para as partes do corpo, que é porque este é o centro do mundo todo como o coração está no centro dos membros. 

וְיִשְׂרָאֵל מִתְנַהֲגָן גּוֹ שְׁאַר עַמִּין, כְּגַוְונָא דְּלִבָּא גּוֹ שַׁיְיפִין. לִבָּא אִיהִי רָכִיךְ וְחָלָשׁ, וְאִיהוּ קִיּוּמָא דְּכָל שַׁיְיפִין, לָא יָדַע מִצַּעֲרָא וְעָקָא וִיגוֹנָא כְּלָל אֶלָּא לִבָּא, דְּבֵיהּ קִיוּמָא, דְּבֵיהּ סוּכְלְתָנוּ, שְׁאַר שַׁיְיפִין לָא אִתְקְרִיב בְּהוּ כְּלָל, דְּהָא לֵית בְּהוּ קִיּוּמָא, וְלָא יַדְעִין מִדִי. כָּל שְׁאַר שַׁיְיפִין לָא קְרִיבִין לְמַלְכָּא, דְּאִיהוּ חָכְמְתָא וְסוּכְלְתָנוּ, דְּשַׁרְיָא בְּמוֹחָא, אֶלָּא לִבָּא. וּשְׁאַר שַׁיְיפִין, רְחִיקִין מִנֵּיהּ, וְלָא יַדְעִין מִנֵּיהּ כְּלָל. כַּךְ יִשְׂרָאֵל, לְמַלְכָּא קַדִּישָׁא קְרִיבִין, וּשְׁאַר עַמִּין רְחִיקִין מִנֵּי

153. E a conduta de Yisrael entre as outras nações é como o coração para os membros inferiores. O coração é mole e fraco, mas da existência a todos os membros. E TODOS OS MEMBROS não conhecem dor, problemas e agonias em tudo, mas só o coração faz, porque nele há existência e inteligência, DOR E ANGÚSTIA não chegam perto das outras partes, pois eles não tem existência e não sabem de nada. Nenhum dos outros membros vem perto do Rei, que é sabedoria e inteligência que mora no cérebro: o coração é a única exceção. Os outros membros estão longe Dele e não sei nada sobre Ele. Assim que é Yisrael está perto do Santo Rei enquanto as outras pessoas estão longe Dele.