Porção de Pinchas
Sinopse
Rabbi Shimon nos conta que todos que estudam a Torah a Noite sãor eforçados pela Shechinah, e isso é ainda mais verdadeiro para aqueles que guardam a aliança. Ele diz que Yisrael teria sido destruída se Pinchas não tivesse matado Cozbi e Zimri, mas seu atos apaziguou a ira de Deus. Finalmente nós ouvimos que se uma pessoa reencarna pela segunda vez sem melhorar sua alma ele traiu a verdade de Deus.
A relevância desta passagem
A Shechinha nos protege e fortifica nosso sistema imunológico, pessoalmente e globalmente. Sua presença remove doenças transmitidas pelo ar do nosso planeta e purga de nossos corpos as forças negativas que trazem doenças. Por esta razão, as almas Justas da antiguidade e presente devotam seu tempo e energia para estudar a Torah depois da meia noite. Seus esforços acumulados agora estão inflamados para que a Terra e todos seus habitantes possam possuir a divida presença chamada Shechinah. Doenças são dizimadas pela luz de cura que brilha aqui, enquanto o coletivo sistema imunológico da humanidade é sustentado, para sempre nos protegendo do flagelo da doença. A energia resultante por meio da ação de Pinchas abole todas as sentenças de morte e doença decretadas sobre nós. Esta energia limpa os resíduos negativos criados por crimes sexuais e corrupção. Embora possamos não merecer tanta misericórdia, nossa apreciação do poder do Zohar de Rabbi Shimon pode garantir completa nulificação. Finalmente, nossos esforços para compartilhar tudo que recebemos com nossos amigos e inimigos, assegura para nós mudança e crescimento espiritual. Assim, nós não temos, e não devemos nunca, trair "a verdade do Rei."
ר"ש אָמַר הַאי קְרָא רָזָא דְּחָכְמְתָא אִית בֵּיהּ. הַיּוֹשֶׁבֶת בַּגַנִּים, דָּא כְּנֶסֶת יִשְׂרָאֵל, דְּאִיהִי בְּגָלוּתָא עִם יִשְׂרָאֵל, וְאַזְלָא עִמְּהוֹן בְּעַקְתַּיְיהוּ. חֲבֵרִים מַקְשִׁיבִים לְקוֹלֵךְ, מַשִׁרְיָין עִלָּאִין. כֻּלְּהוּ צַיְיתִין לְקוֹלֵךְ, לְקוֹל תּוּשְׁבַּחְתֵּךְ בְּגָלוּתָא. הַשְׁמִיעִינִי, כד"א הַרְאִינִי אֶת מַרְאַיִךְ הַשְׁמִעִינִי אֶת קוֹלֵךְ. הַשְׁמִעִינִי, קָלָא דְּאִינּוּן חַבְרַיָּיא דְּמִשְׁתַּדְּלֵי בְּאוֹרַיְיתָא דְּהָא לֵית תּוּשְׁבַּחְתָּא קַמָּאי, כְּאִינּוּן דְּמִשְׁתַּדְּלֵי בְּאוֹרַיְיתָא
3. Rabbi Shimon disse: Este verso tem si o segredo da sabedoria. "Você s que habitam nos jardins" (Shir Hashirim 8:13) se refere a Congregação de Yisrael, QUE É MALCHUT, que esta com Yisrael no exílio e os acompanha em seus problemas. "os companheiros ouvem por sua voz..." (Ibid.) se refere aos campos dos ANJOS celestiais, os quais ouvem sua voz, a voz de seus louvores no exílio. "Ma faz ouvir isso" (Ibid.) é como se diz: "me deixe ver o seu rosto, me deixe ouvir a sua voz" (Shir Hashirim 2:14). "me deixe ouvir sua voz" se refere a voz daqueles companheiros que se dedicam a Torah, pois não tenho nenhum elogio, como a aqueles que se dedicam a Torah.
אָמַר ר"ש, כִּבְיָכוֹל, כָּל אִינּוּן דְּזַכָּאן לְאִשְׁתַּדְּלָא בְּאוֹרַיְיתָא, וּמִכַּד פָּלִיג לֵילְיָא, וְאַתְיָין בְּמַטְרוֹנִיתָא כַּד נָהִיר יְמָמָא, לְקַבְּלָא אַנְפֵּי מַלְכָּא, אַתְקִיף וְאַחֲסִין בִּשְׁכִינְתָּא. וְלֹא עוֹד, אֶלָּא דְּשַׁרְיָא בֵּיהּ חוּט שֶׁל חֶסֶד, כְּמָה דְּאוֹקִימְנָא
4. Rabbi Shimon disse: É como se todos aqueles que tem o privilégio de se dedicar a Torah a meia-noite e anuncia o dia começar a amanhecer vem com a Rainha para saldar o Rei, cresce mais forte e toma posse da Shechinah. Além disso, um fio de graça paira sobre essa pessoa como os sábios explicaram.
ת"ח, כָּל מַאן דְּזָכֵי לְאִתְתָּקַף בִּשְׁכִינְתָּא, יִסְתְּמַר גַּרְמוֹהִי מֵאִנּוּן מִלִּין דַּאֲחִידָן לָקֳבְלָהּ. כְּגוֹן מַאן. אִינּוּן דְּלָא מְשַׁקְּרֵי בְּאָת קַדִישָׁא, כְּגוֹן בַּת אֵל נֵכָר. וְכָל מַאן דְּנָטִיר גַּרְמֵיהּ, כִּבְיָכוֹל כְּנֶסֶת יִשְׂרָאֵל אֲחִידָא בֵּיהּ, וְנַטְרָא לֵיהּ, וְהִיא אַקְדִּימַת לֵיהּ שְׁלָם. וכ"ש אִי זָכֵי וְקָּנֵי לְהַאי
5. Venha e veja: Todos que tem o privilégio de se ligar a Shechinah ganha proteção para ele mesmo a partir destas questões que são consideradas opostas PARA A SHECHINAH. Quem é protegido? Aqueles que não falsificam pelo sinal da Santa Aliança COMO ACASALANDO COM a filha do estrangeiro El. E ele que é cuidado, como se fosse, a Congregação de Yisrael é ligada com ele, e o protege e o acolhe. E isso é ainda mais se ele tem o privilégio de alcançá-la, O SINAL DA ALIANÇA SANTA.
וְאָמַר ר"ש, אִתְחַזְיָין יִשְׂרָאֵל לְאִשְׁתֵּצָאָה בְּהַהוּא שַׁעֲתָא, בַּר דְּאַקְדִים פִּנְחָס לְהַאי עוֹבָדָא, וְשָׁכִיךְ רוּגְזָא. הה"ד, פִּנְחָס בֶּן אֶלְעָזָר בֶּן אַהֲרֹן הַכֹּהֵן הֵשִׁיב וְגוֹ'. ד"א, פִּנְחָס בֶּן אֶלְעָזָר וְגוֹ'. אר"ש, בֶּן בֶּן תְּרֵי זִמְנֵי, לְאַשְׁלְמָא עוֹבָדָא קָא אָתֵי
6. Rabbi Shimon disse: Yisrael naquela época teria merecido ter sido extirpada do mundo se Pinchas não tivesse o ato DE MATAR ZIMRI E COZBI, e assim a raiva diminuiu. Isso é o que foi dito: "Pinchas, o filho de Elazar, o filho de Aaron o sacerdote, transformou a minha ira" (Bemidbar 25:11). Outra explicação: "Pinchas, o filho de Elazar, o filho de...": Rabbi Shimon disse, A palavra filho ocorre duas vezes para completar o ato.
אָמַר רִבִּי שִׁמְעוֹן, הַאי ב"נ דְּנָטִיל גִּלְגוּלָא דְּנִשְׁמְתָא, וְלָא זָכֵי דְּיִתְתָּקַּן בֵּיהּ, כְּאִילּוּ מְשַׁקֵּר בְּקוּשְׁטָא דְּמַלְכָּא. וַאֲנָא קָרֵינָּא עָלֵיהּ הַאי קְרָא אוֹ מָצָא אֲבֵידָה וְכִחֶשׁ בָּהּ וְנִשְׁבַּע עַל שָׁקֶר. וְכִחֶשׁ בָּהּ, טַב לֵיהּ דְּלָא אִבְרֵי
7. Rabbi Shimon disse: Quando a alma de uma pessoa reencarna, SIGNIFICA UMA SEGUNDA VEZ, sem ganhar méritos para se mudado para melhor, é como se ele traísse a verdade do Rei e Eu aplico a ele neste verso, " ...ou encontrou o que estava perdido, e ter mentido a seu respeito, e jurar falsamente..." (Vayikra 5:22). "E ter mentido a respeito disso, SIGNIFICA PARA A ALMA, que teria sido melhor para ele se não tivesse criado, TERIA SIDO MELHOR PARA ELE SE NÃO TIVESSE REENCARNADO NESTE MUNDO.