domingo, 20 de julho de 2014

Lech Lecha - Capítulo 2 - "Sobre o que mundo existe"

Capítulo 2 - "Sobre o que mundo existe"

Porção de Lech Lecha


SINOPSE:


O Zohar discute nossa ignorância sobre os pilares que sustentam nosso mundo, as forças espirituais invisíveis que dão origem a toda existência. O Zohar em seguida foca em outro conceito sobre o poder da meia noite. Grande importância é dada ao estudo espiritual e trabalho durante as horas após a meia noite até o amanhecer, quando a Luz do Criador é intensificada em nossa realidade física. 

A RELEVÂNCIA DESTA PASSAGEM:


O aumento do poder espiritual liberado para o cosmos durante as horas intervenientes da meia noite e manhã é disponibilizado para nós pelas palavras e sabedorias que compõem esta porção. 

ר' יוֹסֵי פָּתַח, מַה יְּדִידוּת מִשְׁכְּנוֹתֶיךָ ה' צְבָאוֹת. כַּמָּה אִית לוֹן לִבְנֵי נָשָׁא, לְאִסְתַּכָּלָא בְּפוּלְחָנָא דְּקוּדְּשָׁא בְּרִיךְ הוּא. דְּהָא כָּל בְּנֵי נָשָׁא, לָא יָדְעֵי וְלָא מִסְתַּכְּלֵי עַל מַה קָּאֵים עָלְמָא. וְאִינוּן עַל מַה קָּיְימִין. דְּכַד בְּרָא קוּדְּשָׁא בְּרִיךְ הוּא עָלְמָא, עֲבַד שְׁמַיָא, מֵאֵשׁ וּמִמַּיִם מִתְעָרְבִין כַּחֲדָא, וְלָא הֲווֹ גַּלְדֵי. וּלְבָתַר אַגְלִידוּ, וְקָיְימוּ בְּרוּחָא עִלָּאָה. וּמִתַּמָּן שָׁתִיל עָלְמָא, לְקָיְימָא עַל סָמְכִין. וְאִינוּן סָמְכִין, לָא קָיְימִין, אֶלָּא בְּהַהוּא רוּחָא. וּבְשַׁעֲתָא דְּהַהוּא רוּחָא אִסְתַּלַּק, כָּלְהוֹ מְרַפְפִין וְזָעִין, וְעָלְמָא אִרְתַּת. הה"ד הַמַּרְגִּיז אֶרֶץ מִמְקוֹמָהּ וְעַמּוּדֶיהָ יִתְפַּלָּצוּן. וְכֹלָּא קָאֵים עַל אוֹרַיְיתָא, דְּכַד יִשְׂרָאֵל מִשְׁתַּדְּלֵי בְּאוֹרַיְיתָא, מִתְקַיֵּים עָלְמָא, וְאִינוּן קָיְימִין, וְסָמְכִין קָיְימִין בְּאַתְרַיְיהוּ, בְּקִיּוּמָא שְׁלִים.    
4. Rabbi Yosi abriu a discussão dizendo, "Como são amáveis as Suas habitações, Hashem Tzva'ot" (Tehilim 84:2) [1]. Como é importante para as pessoas observar as obras do Santo Único, abençoado seja Ele! Todas as pessoas não observam e não cientes de que mantém o mundo em existência! ESSES DOIS ASSUNTOS SÃO EXPLICADOS PARA NÓS. Quando o Santo Único, abençoado seja Ele, criou o mundo, Ele fez o céu do fogo e da água. Num primeiro momento, esses elementos se misturaram sem congelamento. Num primeiro momento, estes elementos se misturaram sem congelamento. Só mais tarde, por meio do Espírito Supremo, eles congelaram e solidificaram. Então, OS CÉUS, QUE É ZEIR ANPIN, plantou o mundo,  A NUKVA, a ser estabelecido sobre os suportes, AS TRÊS COLUNAS DA NUKVA. E os suportes ficam só com a ajuda do Espírito, QUE É A COLUNA CENTRAL ENTRE ELES.  Quando que o Espírito se foi, os suportes são soltos e eles tremem, e o mundo esta abalado. Este é o significado de, "Quem sacode a terra do seu lugar, e as colunas estremecem" (Iyov 9:6). E tudo é estabelecido sobre a Torah, para quando Yisrael esta ocupada com a Torah, ELES elevam Mayin Nukvin (lit. 'Águas Femininas') para Zeir Anpin e Nukva, e atraem a Coluna Central, que é Torah. Então o mundo esta estabilizado, e os pilares, AS TRÊS COLUNAS DE ZEIR ANPIN, e os suportes, AS TRÊS COLUNAS DA NUKVA, estão perfeitamente situados em seus lugares. 

תָּא חֲזֵי בְּשַׁעֲתָא דְאִתְעַר פַּלְגוּת לֵילְיָא, וְקוּדְּשָׁא בְּרִיךְ הוּא עָאל לְגִנְתָא דְעֵדֶן, לְאִשְׁתַּעְשְׁעָא עִם צַדִּיקַיָא. כָּלְהוֹ אִילָנִין דִּבְגִנְתָא דְעֵדֶן, מְזַמְּרָן וּמְשַׁבְּחָן קַמֵּיהּ. דִּכְתִיב, אָז יְרַנְּנוּ עֲצֵי הַיָּעַר מִלִּפְנֵי ה' וגו'

5. Venha e veja, Quando a meia-noite é desperta, e o Santo Único, abençoado seja Ele, entra no Jardim do Éden para aproveitar a companhia dos justos, todas as árvores no Jardim do Éden cantam e louvam Ele, como esta escrito, "Então as árvores d
a floresta cantam e se alegram na presença de Hashem" (I Divrei Hayamim 16:33).

וְכָרוֹזָא קָארֵי בְחָיִל, וַאֲמַר, לְכוֹן אָמְרִין קַדִּישִׁין עֶלְיוֹנִין, מָאן מִנְכוֹן, דְּעָיֵיל רוּחָא בְּאוּדְנוֹי, לְמִשְׁמָע. וְעֵינוֹי פְּקִחִין לְמֶחֱמֵי. וְלִבֵּיהּ פָּתוּחַ לְמִנְדַע. בְּשַׁעֲתָא, דְּרוּחָא דְכָל רוּחִין, אָרִים בְּסִימוּ דְנִשְׁמָתָא, וּמִתַּמָּן, נָפֵיק קָלָא דְּקָלַיָא, חֵילִין אִתְבַּדַּר לְאַרְבַּע סִטְרֵי עָלְמָא

6. Um pregoeiro surge com força e chama, "Você, poderoso, santo homem! Para ele no meio de vós que tem permitido o espírito entrar, e seus ouvidos ouvir, quem tem olhos abertos para ver e quem tem o coração aberto para saber! POR ESTE PREGOEIRO, O JUSTO ACORDA DO SEU SONHO, MERGULHA NO ESTUDO DA TORAH, E ATRAI A COLUNA CENTRAL. Quando o espírito, que é a fonte de todos os espíritos, desperta a doçura da alma, uma voz chega a partir dai, que é fonte de todas as vozes, e dispersa todos os esforços para os quatro cantos do mundo. 

חַד סָלִיק, לִסְטַר חָד. חַד נָחִית לְהַהוּא סְטַר. חַד עָיֵיל, בֵּין תְּרֵין. תְּרֵין מִתְעַטְּרָן בִּתְלַת. תְּלַת עָיְילֵי בְּחַד. חַד אַפִּיק גְּוָונִין. שִׁית מִנְהוֹן, לִסְטַר חָד. וְשִׁית מִנְהוֹן, נָחֲתֵי לְהַהוּא סְטַר. שִׁית עָיְילֵי בִּתְרֵיסַר. תְּרֵיסַר מִתְעָרִין בְּעֶשְׂרִין וּתְרֵין. שִׁית, כְּלִילָן בַּעֲשָׂרָה. עֲשָׂרָה קָאֵים בְּחַד

7. Um vai para um lado,  A DIREITA DE ZEIR ANPIN, O SEGREDO DO SUL. O SEGUNDO desce para o outro lado, PARA O LADO ESQUERDO DE ZEIR ANPIN, O NORTE. Outra entra entre os dois, SE TORNA A COLUNA CENTRAL DE ZEIR ANPIN, O SEGREDO DO LESTE. E OUTRAS PALAVRAS, ZEIR ANPIN É O LUGAR ENTRE AS DUAS COLUNAS DE BINAH. E ESTAS TRÊS DIREÇÕES, NORTE, SUL E LESTE, SÃO O SEGREDO DE CHESED, GVURAH, E TIFERET DE ZEIR ANPIN. Dois são coroados E BRILHAM se TORNANDO três, CHESED, GVURAH, TIFERET PELO TERCEIRO, QUE É A COLUNA CENTRAL QUE OS RECONCILIA. E três entram no um,  PORQUE A COLUNA CENTRAL, QUE É O SEGREDO DE TIFERET, RECEBE E EXPANDE POR SI SÓ PARA AS OUTRAS TRÊS COLUNAS, NETZACH, HOD E YESOD. Um, QUE RECONCILIA, A SABER TIFERET DE ZEIR ANPIN, produzindo cores. EM OUTRAS PALAVRAS, DELE EMANOU A SEFIROT DE NUKVA QUE ERA CHAMADA 'CORES'. Seis delas"" CHESED, GVURAH, TIFERET, NETZACH, HOD E YESOD, desceram para um dos lados, A SABER A DIREITA, e as outras seis CHESED, GVURAH, NETZACH, HOD E YESOD, desceram para o outro lado, A SABER O LADO ESQUERDO. ENTÃO todas as seis CHESED, GVURAH, TIFERET, NETZACH, HOD E YESOD se tornam doze SFIROT. EM OUTRAS PALAVRAS, AS SEIS SFIROT DE ZEIR ANPIN EXPANDIRAM PARA NUKVA E SE TORNARAM DOZE SFIROT, COM SEIS PARA SUA DIREITA E SEIS PARA SUA ESQUERDA. As doze SFIROT EXPANDIRAM-SE E se tornaram-se vinte e duas SFIROT. AS seis DE ZEIR ANPIN NÃO SE TORNARAM DOZE AQUI, MAS são BASTANTE incluindo no dez. ISSO É PORQUE as dez existem como uma só.

וַוי לְאִינוּן דְּנַיְימֵי שֵׁינְתָא בְּחוֹרֵיהוֹן, לָא יָדְעֵי וְלָא מִסְתַּכְּלָאן אֵיךְ יְקוּמוּן בְּדִינָא, דְּחוּשְׁבַּן אִתְפַּקַד, כַּד אִסְתָּאַב גּוּפָא, וְנִשְׁמָתָא שַׁטְיָא, עַל אַנְפֵּי דַּאֲוִירָא דְּטִיהֲרָא, וְסָלְקָא וְנַחֲתָא, וְתַרְעִין לָא מִתְפַּתְּחָן, מִתְגַּלְגְּלָן כְּאַבְנִין בְּגוֹ קוּסְפִיתָא. וַוי לוֹן, מַאן יִתְבַּע לוֹן, דְּלָא יְקוּמוּן בְּעִדּוּנָא דָא, בְּגוֹ דוּכְתֵּי דְּעִנּוּגֵי דְצַדִּיקַיָא, אִתְפַּקְדּוּן דּוּכְתַּיְיהוּ. אִתְמַסְּרוּן בִּידָא דְדוּמָה, נַחֲתֵי וְלָא סַלְקֵי. עֲלַיְיהוּ כְּתִיב, כָּלָה עָנָן וַיֵּלַךְ כֵּן יוֹרֵד שְׁאוֹל לֹֹא יַעֲלֶה

8. Ai daqueles que dormem um sono e cobrem seus olhos AQUELES QUE NÃO ACORDAM DO SEU SONO PARA ESTUDAR A TORAH E ATRAIR A COLUNA CENTRAL. A ILUMINAÇÃO DA COLUNA DA ESQUERDA BLOQUEIA A LUZ NECESSÁRIA PARA A SUA VISÃO E TE TORNA SONOLENTO. COMO RESULTADO, ELE NÃO TEM OLHOS, QUE SIGNIFICA, MOCHIN. EXISTE SONO EM SEUS OLHOS. Eles não conhecem e são incapazes de observar coo e em que condição eles vão acordar no Dia do Julgamento, quando eles serão visitados para liquidar a conta quando o corpo esta contaminado e a alma flutua no ar da tarde, indo para cima e para baixo, mas os portões não se abrem para ele. Eles são jogados por ai como uma pedra no buraco fundo. Ai deles. Quem deve perguntar sobre eles quando eles não levantarem deste lugar d prazer? No lugar onde os justos tem prazer, devem estar ausentes. Eles serão repassados para o anjo Dumah, vá até GEHENOM e não suba. Eles são descritos com as palavras, "Como as nuvens são consumidas e somem, então ele que desce a Sepultura nunca mais voltara a subir" (Iyov 7:9).

בְּהַהִיא שַׁעֲתָא אִתְעַר שַׁלְהוֹבָא חַד מִסְּטַר צָפוֹן, וּבָטַשׁ בְּאַרְבַּע סִטְרֵי עָלְמָא, וְנָחֵית וּמָטֵי, בֵּין גַּדְפֵי דְתַרְנְגוֹלָא. וְאִתְעַר הַהוּא שַׁלְהוֹבָא בֵּיהּ, וְקָרֵי. וְלֵית מַאן דְּאִתְעַר, בַּר אִינוּן זַכָּאֵי קְשׁוֹט, דְּקָיְימֵי וְאִתְעָרוּ בְּאוֹרַיְיתָא. וּכְדֵין קוּדְּשָׁא בְּרִיךְ הוּא, וְכָל אִינוּן צַדִּיקַיָיא, דִּבְגוֹ גִנְתָא דְעֵדֶן, צַיְיתֵי לְקָלֵיהוֹן. כּד"א, הַיּוֹשֶׁבֶת בַּגַּנִּים חֲבֵרִים מַקְשִׁיבִים לְקוֹלֵךְ הַשְּׁמִיעִנִי

9. Naquela hora, OU SEJA, MEIA NOITE, uma chama é desperta no Norte atingindo os quatro cantos do mundo, DESDE QUE A ILUMINAÇÃO DA COLUNA DA ESQUERDA, QUE É JULGAMENTO, SE EXPANDE POR TODO O MUNDO. Isso descende e toca o macho entre suas asas, QUE É O SEGREDO DE GABRIEL. Como a chama desperta, ele canta. ESTE É O SEGREDO DO PREGOEIRO MENCIONADO ANTES COM AS PALAVRAS, "UM PREGOEIRO SAI E COM FORÇA ANUNCIA... "Mas os únicos que despertam o chamado do galo são os verdadeiros justos, que se aprofundam no estudo da Torah, ATRAINDO A COLUNA CENTRAL. Então o Santo Único, abençoado seja Ele, junto co todos os justos no Jardim do Éden, ouvem co atenção a sua voz. Como esta escrito, "Você que habita nos jardins, os companheiros ouvem sua voz, me faz ouvi-lo" (Shir Hashirim 8:13).