sábado, 26 de julho de 2014

Miketz - Capítulo 1 - Ele colocou um fim a escuridão

Sinopse

Rabbi Chiya introduz a discussão no segredo da natureza do bem e do mal. Rabbi Shimon que define mal como "o fim da esquerda"; que é, a falta de "memória" ou conexão entre a Esquerda e a Coluna da Direita. Os amigos relatam este fenômemo em sonhos de Joseph e o Faraó. O Sonho de Joseph de um rio significa o fim da escuridão e do mal, e o início da paz e abundância.

A RELEVÂNCIA DESTA PASSAGEM:

A energia proveniente das formas místicas das letras Hebraica nos ilumina com a gravidade de nossas ações negativas e suas consequências. Comportamento negativo enraizado na coluna da esquerda se refere a indulgência egoísta sem consideração ou preocupação pelos outros. Consciência e uma gestão cuidadosa de ambas as colunas" "de receber e compartilhar" " trazer luz duradoura para nossa vidas. Desatenção para qualquer coluna cria desequilíbrio. Compartilhar sem receber [Coluna da Direita sem coluna da esquerda], por exemplo, rapidamente esgota nossos recursos. Se nós compartilhamos água de um vidro sem reposição, o vidro rapidamente estará vazio. Receber sem compartilhar é como jogar um homem desidratado num mar revolto. Embora ele esteja desesperado por águia, a abundância irá afogá-lo. Ler esta seção tem um efeito estabilizador em nossa espiritualidade e nas decisões que nós toamos. Intuitivamente, nós iniciamos fazendo um equilíbrio delicado entre saber quando compartilhar e quando receber. 

וַיְהִי מִקֵּץ, רִבִּי חִיָּיא פְּתַח וַאֲמַר, קֵץ שָׂם לַחֹשֶׁךְ וּלְכָל תַּכְלִית הוּא חוֹקֵר אֶבֶן אֹפֶל וְצַלְמָוֶת, הַאי קְרָא אִתְּמָר, קֵץ שָׂם לַחֹשֶׁךְ, דָּא אִיהוּ קֵץ דִּשְׂמָאלָא, דְּאִיהוּ שָׁאט בְּעַלְמָא, וְשָׁאט לְעֵילָא, וְקָיְימָא קַמֵּי קוּדְשָׁא בְּרִיךְ הוּא, וְאַסְטֵי, וְקַטְרֵיג עַל עַלְמָא, וְהָא אִתְּמָר. וּלְכָל תַּכְלִית הוּא חוֹקֵר, דְּהָא כָּל עוֹבָדוֹי לָאו אִינוּן לְטַב, אֶלָּא לְשֵׁיצָאָה תָּדִיר, וּלְמֶעְבַּד כְּלָיָה בְּעָלְמָא

1. "E passou e no fim de dois anos" (Beresheet 41:1). Rabbi Chiya abriu a discussão com o verso, "Ele coloca um fim na escuridão, e procura toda perfeição, a pedra da escuridão e a sombra da morte" (Iyov 28:3), "Ele coloca um fim na escuridão"é o fim da esquerda, QUE NÃO ESTÁ INCLUÍDA DENTRO DA DIREITA; É O SANTA, O ANJO DA MORTE. Ele paira sobre o mundo  E INCITA O POVO AO PECADO; Ele paira acima e está diante do Santo Único, abençoado seja Ele, e culpa e acusa o mundo. Como está escrito, ele "procura fora toda perfeição (Heb. tachlit)," para que suas obras não tenham a intenção de atingir o bem, mas sim para exterminar (Heb. lechalot) e trazer extinção para o mundo, COMO ELE PEGA AS ALMAS DOS HOMENS E OS MATA.

אֶבֶן אֹפֶל וְצַלְמָוֶת, דָּא אֶבֶן נֶגֶף, דְּבָהּ כָּשְׁלִין חַיָּיבִין, וְקָיְימָא בְּהַאי דְאִקְרֵי, אֶרֶץ עֵפָתָהּ כְּמוֹ אֹפֶל. תָּא חֲזֵי אִית אֶרֶץ חַיִּים לְעֵילָא, וְהַאי אִיהוּ אֶרֶץ יִשְׂרָאֵל. וְאִית אֶרֶץ לְתַתָּא וְנִקְרָא אֹפֶל וְצַלְמָוֶת, אֹפֶל דְּנַפְקָא מֵאֶרֶץ עֵפָתָה. מַאי אֶבֶן אֹפֶל וְצַלְמָוֶת, דָּא הוּא קֵץ, דְּאִיהוּ מִסִּטְרָא דְחֹשֶׁךְ, זוּהֲמָא דְּדַהֲבָא, וְהָא אִתְּמָר

2. "... a pedra da escuridão e a sombra da morte" se referem a uma pedra de tropeço, A SABER O SATAN, QUE É CHAMADO PEDRA DE TROPEÇO PORQUE o tropeço ímpio e o pecado nele. Ele permaneceu naquilo que é chamado "uma terra de escuridão, como a própria escuridão" (Iyov 10:22). Venha e veja, Existe a terra dos vivos acima, que é a terra de Yisrael, A SABER, A NUKVA DE ZEIR ANPIN. E ha uma terra abaixo chamada "escuridão e sombra da morte," a saber a escuridão que é emitida da terra da escuridão, QUE É A NUKVA DA KLIPAH. O que são "a pedra da escuridão e a sombra da morte?" Eles são o fim, do lado da escuridão. Eles são  O SATAN, a escória do ouro, como já aprendemos. 

תָּא חֲזֵי, כַּמָּה אִית לוֹן לִבְנֵי נָשָׁא, לְאִסְתַּכָּלָא בְּפוּלְחָנָא דְקוּדְשָׁא בְּרִיךְ הוּא, וּלְאִשְׁתַּדְּלָא בְּאוֹרַיְיתָא, יְמָמָא וְלֵילֵי, בְּגִין דְּיִנְדְּעוּן וְיִסְתַּכְּלוּן בְּפוּלְחָנֵיהּ, דְּהָא אוֹרַיְיתָא אִיהִי מַכְרְזָא בְּכָל יוֹמָא קַמֵּיהּ דְּבַר נָשׁ וְאָמְרָה, מִי פֶּתִי יָסוּר הֵנָּה חֲסַר לֵב וְאָמְרָה לוֹ, וְהָא אוֹקִימְנָא מִלֵּי

3. Venha e veja o quanto cabe a homens olhara em adoração ao Santo Único, abençoado seja Ele, e se esforçam para estudar a Torah dia e noite, então eles irão saber e contemplar Sua adoração. Para a Torah proclamar todos os dias diante dos homens, dizendo, "Quem é simples, volte aqui, como para aquele que carece de entendimento, ela diz para ele" (Mishlei 9:4). Nós já explicamos esta matéria. 

וְכַד בַּר נָשׁ אִשְׁתַּדַּל בְּאוֹרַיְיתָא, וְאִתְדַּבַּק בָּהּ, זָכֵי לְאִתְתַּקְפָא בְּאִילָנָא דְחַיֵּי, דִּכְתִיב עֵץ חַיִּים וגו'. וְתָא חֲזֵי, כַּד בַּר נָשׁ אִתְתַּקַּף בְּאִילָנָא דְחַיֵּי בְּהַאי עַלְמָא, אִתְתַּקַּף בֵּיהּ לְעַלְמָא דְאָתֵי, דְּהָא כַּד נִשְׁמָתִין נָפְקִין מֵהַאי עַלְמָא, הָכֵי אִתְתַּקְּנָן לְהוֹ דַּרְגִּין לְעַלְמָא דְאָתֵי

4. Quando um homem estuda a Torah e se une a ela, ele se fortalece na Árvore da Vida, QUE É ZEIR ANPIN, como esta escrito, "uma Árvore da Vida..." (Mishlei 3:18). Venha e veja, Quando um homem é fortalecido na Árvore da Vida neste mundo, ele é fortalecido no Mundo Vindouro. E quando as almas deixam este mundo, valores são preparados para ele no Mundo Vindouro. 

תָּא חֲזֵי, אִילָנָא דְחַיֵּי, אִיהוּ בְּכַמָּה דַרְגִּין מִתְפָּרְשָׁן דָּא מִן דָּא, וְכֻלְּהוּ חַד. דְּהָא בְּאִילָנָא דְחַיֵּי, אִית דַּרְגִּין אִלֵּין עַל אִלֵּין, עַנְפִין, וְעָלִין, קְלִיפִין, גּוּפָא דְאִילָנָא, שָׁרָשִׁין. וְכֹלָּא הוּא אִילָנָא. כְּגַוְונָא דָא, כָּל מַאן דְּאִשְׁתַּדַּל בְּאוֹרַיְיתָא, אִיהוּ אִתְתַּקַּן וְאִתְתַּקַּף בְּאִילָנָא דְחַיֵּי

5. Venha e veja, a Árvore da Vida é dividida em várias categorias, mas elas são unificadas em uma. Porque na Árvore da Vida é dividida em  vários graus sobre graus, ramos, folhas, cascas, troncos e as raízes. Tudo deles são a árvore. Da mesma forma, quem se esforça para estudar a Torah é fortalecido e melhorado com a Árvore da Vida,  A SABER, NO TRONCO DA ÁRVORE. 

וְכָל בְּנֵי דִּמְהֵימְנוּתָא יִשְׂרָאֵל, כֻּלְּהוֹן מִתְתַּקְּפִין בְּאִילָנָא דְחַיֵּי, כֻּלְּהוּ אֲחִידִין בְּאִילָנָא מַמָּשׁ, מִנְּהוֹן בְּהַהוּא גוּפָא דְּבֵיהּ, מִנְּהוֹן אֲחִידָן בְּעַנְפִין, מִנְּהוֹן בְּעָלִין, מִנְּהוֹן בְּשָׁרָשִׁין, אִשְׁתַּכָּחוּ דְּכֻלְּהוּ אֲחִידָן בְּאִילָנָא דְחַיֵּי. וְאִינוּן דְּמִשְׁתַּדְּלִין בְּאוֹרַיְיתָא כֻּלְּהוּ אֲחִידָן בְּגוּפָא דְאִילָנָא. וּבְגִין כָּךְ, מַאן דְּאִשְׁתַּדַּל בְּאוֹרַיְיתָא, אִיהוּ אָחִיד בְּכֹלָּא, וְהָא אוֹקְמוּהָ וְאִתְּמָר

6. Todos da fé, Yisrael, são fortalecidos pela Árvore da Vida. Eles todos se apegam a árvore, mas alguns deles se apegam ao tronco, alguns aos galhos, alguns as folhas e alguns as raízes. Parece portanto, que eles se apegaram a Árvore da Vida. Todos aqueles que estão ocupados no estudo da Torah se apegaram ao tronco da árvore, e por esta razão, ele que estuda a Torah se apega a toda a árvore, PORQUE O TRONCO DA ÁRVORE INCLUI TUDO ISSO. Isso já foi explicado.

וַיְהִי מִקֵּץ, מַאי מִקֵּץ. רִבִּי שִׁמְעוֹן אֲמַר, אֲתַר דְּלֵית בָּהּ זְכִירָה. וְדָא הוּא קֵץ דִּשְׂמָאלָא, מַאי טַעְמָא, בְּגִין דִּכְתִיב כִּי אִם זְכַרְתַּנִי אִתְּךָ כַּאֲשֶׁר יִיטַב לָךְ. וְכִי הָכֵי אִתְחֲזֵי לֵיהּ לְיוֹסֵף צַדִּיקָא, דְּאִיהוּ אֲמַר כִּי אִם זְכַרְתַּנִי אִתְּךָ, אֶלָּא כֵּיוָן דְּאִסְתַּכַּל יוֹסֵף בְּחֶלְמֵיהּ, אֲמַר וַדַּא חֶלְמָא דִזְכִירָה אִיהוּ, וְאִיהוּ טָעָה בְּהַאי, דְּהָא בֵּיהּ בְּקוּדְשָׁא בְּרִיךְ הֲוֵי כֹלָּא

7. "E sucedeu que no final." ELE PERGUNTA, Qual é o significado de "o final?" Rabbi Shimon respondeu que este é um lugar em que não há lembrança do final da esquerda. O que isso significa? Por isso esta escrito, "Mas pense de mim (lit. 'se lembre') quando tudo estará bem com você" (Beresheet 40:14). ELE PERGUNTA, Se é apropriado a Joseph o justo dizer, "Mas se lembre de mim." E ELE RESPONDE, Quando Joseph olhou para o sonho, ele disse, "Este é seguramente um sonho de lembrança' mas ele estava errado, porque veio do Santo Único, abençoado seja Ele. 

וְע"ד אֲתַר דַּהֲוָה בֵיהּ נַשְׁיוּ קָם קַמֵּיהּ, מַה כְּתִיב וְלֹא זָכַר שַׂר הַמַּשְׁקִים אֶת יוֹסֵף וַיִּשְׁכָּחֵהוּ. כֵּיוָן דַּאֲמַר וְלֹא זָכַר שַׂר הַמַּשְׁקִים, מַהוּ וַיִּשְׁכָּחֵהוּ. אֶלָּא וַיִּשְׁכָּחֵהוּ אֲתַר דְּאִית בֵּיהּ שִׁכְחָה, וְדָא הוּא קֵץ דְּסִטְרָא דְּחֹשֶׁךְ. שְׁנָתַיִם יָמִים, מַאי שְׁנָתַיִם. דְּתָב דַּרְגָּא, לְדַרְגָּא דְּאִית בֵּיהּ זְכִירָה

8. Portanto, o lugar do esquecimento se levantou contra ele. Esta escrito, No entanto, o copeiro não se lembrou de Joseph, mas se esqueceu dele". ELE PERGUNTA, Se é dito "o copeiro não se lembrou," porque então adicionar "mas se esqueceu dele"? ELE REPONDE, "mas se esqueceu dele" indica o lugar em que há o esquecimento, que é CHAMADO o fim do lado da escuridão. ELE PERGUNTA, Por que dois anos? E ELE RESPONDE, O grau de esquecimento retornado depois do tempo para o grau que há memória. 

וּפַרְעֹה חוֹלֵם וְהִנֵּה עוֹמֵד עַל הַיְאֹר, דָּא חֶלְמָא דְיוֹסֵף הֲוָה, בְּגִין דְּכָל נָהָר דְּיוֹסֵף הַצַּדִּיק אִיהוּ, וְרָזָא דָּא הֲוֵי, הַאי מַאן דְּחָמֵי נָהָר בַּחֲלוֹם, חָמֵי שָׁלוֹם, דִּכְתִיב הִנְנִי נוֹטֶה אֵלֶיהָ כְּנָהָר שָׁלוֹם

9. "...que o Faraoh sonhou, e eis, que estava em pé junto ao rio" se refere ao sonho de Joseph, A SABER UM SONHO DE LEMBRANÇA QUE SE REFERE A JOSEPH, porque cada rio e parte de Joseph o Justo. Este é o significado escondido do pensamento que quem vê um rio em seu sonho vê paz, QUE É O GRAU DE YESOD, QUE É, JOSEPH, como esta escrito, "Eu vou estender paz para ela como um rio" (Yeshayah 66:12), então "rio" se refere a Joseph.