domingo, 13 de julho de 2014

Pinchas- Capítulo 3 - Completamente justos e incompletamente justos

Sinopse

Nesta seção nós aprendemos que uma pessoa completamente justa é permitido desafiar uma pessoa má, mas uma pessoa incompletamente justa não. Esse último é definido como alguém que faz más ações em sua primeira encarnação mas agora nesta encarnação tem realizado somente boas ações. Essas boas ações são necessárias para reparar suas más ações anteriores. Rabbi Shimon diz que mesmo aquele que não esta destinado a grandeza pode alcançá-lo através de dedicação para o Santo Nome, como fez Pinchas.

A relevância desta passagem:

Os efeitos de nossos pecados, cometidos nesta vida e no passado, passam a ser remediados. A escuridão gerada pelas nossas iniquidades desaparecem como labaredas de fogo de Luz são dispersas no presente e no passado distante. Essa iluminação, que atravessa o próprio tempo, nos limpa, nos completa, e nos faz justos completos e justos aos olhos do Criador. Além disso, nós estamos protegidos contra as obras do maligno. E embora a grandeza espiritual possa não ter sido o nosso destino, nós alcançamos agora no ato de abraçar este livro sagrado e nos mantendo firmes em nosso propósito com a Luz. Nós imbuímos nossos semelhantes com santidade, corrigindo as transgressões de toda humanidade, e assim iniciamos nossa redenção final com benevolência incalculável. Tudo isso é conseguido mediante o mérito do verdadeiro justo, incluindo Pinchas, Nadab, e Abihu, que desejam nada menos para nós.


תָּנֵינָן צַדִּיק גָּמוּר, אֵינוֹ נִדְחֶה. וְצַדִּיק שֶׁאֵינוֹ גָּמוּר, נִדְחֶה. מַאן הוּא צַדִּיק גָּמוּר, וּמַאן הוּא צַדִּיק שֶׁאֵינוֹ גָּמוּר, וְכִי מַאן דְּלָא שְׁלִים בְּמִלּוֹי, צַדִּיק אִקְרֵי. אֶלָּא, צַדִּיק גָּמוּר, יְדִיעַ, דְּהָא לָא נָטִיל גִּלְגוּלִין עַקִימִּין, וּבְאַחֲסַנְתֵּיה בָּנֵי בִּנְיָין, וְאַתְקִין שׁוּרִין, וְחָצַב בֵּירִין, וְנָטַע אִילָנִין

8. Nós aprendemos: Uma pessoa totalmente justa não é posta fora POR UMA PESSOA MÁ E PODE A DESAFIAR, mas aquele que não é totalmente justo é retido E É PROIBIDO DE DESAFIAR UMA PESSOA MÁ. ELE PERGUNTA, Quem é totalmente justo? E quem é incompletamente justo? E poderia aquele que não é perfeito em suas obras é no entanto chamado 'justo', QUE É, QUE VOCÊ SE REFERE A ELE COMO UM INCOMPLETO JUSTO? PARA ALGUÉM QUE FALTA EM SEUS ATOS, DE ACORDO COMO ELES DEVERIAM SER, DEVEM SER CHAMADOS 'MAL'. ELE RESPONDE, se sabe que uma pessoa totalmente justa é aquela que não sofreu encarnações tortas QUE É, ELE NÃO ESTA ENCARNADO e dentro de sua PRÓPRIA herança ele constrói edifícios, coloca paredes, cava poços e planta árvores. OU SEJA, TODAS SUAS BOAS AÇÕES PERTENCEM A ELE, PORQUE ELE NÃO TEM NECESSIDADE DE MELHORAR OUTRAS.

צַדִיק שֶׁאֵינוֹ גָּמוּר, דְּבָנֵי בִּנְיָין בְּאַחֲסַנְתָּא אָחֳרָא, חָפַר בָּהּ בֵּירִין, וְאַעְדָּר, הָא אַתְקִין אַבְנֵי יְסוֹדָא כְּמִלְּקַדְּמִין, וְאַעְמַל בָּהּ, וְלָא יָדַע אִי אִשְׁתְּאַר דִּילֵיהּ. מִסִּטְרָא דִּילֵיהּ, טַב וְצַדִיק אִקְרֵי. וּמִסִּטְרָא דְּהַהוּא אַחֲסַנְתָּא, לָאו הָכִי

9. Uma pessoa incompletamente justa É aquele que constrói edifícios em herança de alguém, OU SEJA, CUJA ALMA ESTÁ NA SUA SEGUNDA ENCARNAÇÃO PORQUE ELE ERA MAU NA PRIMEIRA VEZ, COMO RESULTADO QUE TODAS AS SUAS BOAS OBRAS SÃO NECESSÁRIOS PARA REPARAR A ALMA QUE VEIO PELA PRIMEIRA VEZ NESTE MUNDO, E ENTÃO SEUS EDIFÍCIOS SÃO CONSTRUÍDOS DENTRO DA HERANÇA DE ALGUÉM. Ele cava poços dentro dele e cultiva isso, restaura as pedras fundamentais para a forma que elas eram, e trabalha lá, mas não sabe se permanecerá dele, QUE É, DE ACORDO COM SEUS ATOS NESTA ENCARNAÇÃO, ele é bom, e é considerado uma pessoa justa. Mas em termos de legado, QUE É, EM TERMOS DE SEUS ATOS NA PRIMEIRA VEZ QUE VEIO PARA ESTE MUNDO, ele não é assim. QUE QUER DIZER, QUE ELE NÃO TENHA SANADO OS EFEITOS DOS PECADOS COMETIDOS NA PRIMEIRA VEZ. 

לב"נ דְּבָנֵי בִּנְיָין שְׁפִּירָן, יָאָן לְמֵחֱזֵי, אִסְתָּכַּל בִּיסוֹדָא, וְחָמֵי לֵיהּ שְׁקִיעַ עֲקִימָא מִכָל סִטְרִין. הָא בִּנְיָינָא לָא שְׁלִים, עַד דְּסָתַר לֵיהּ, וְאַתְקִין לֵיהּ כְּמִלְּקַדְּמִין. מִסִּטְרָא דְּהַהוּא בִּנְיָינָא דִּילֵיהּ, אִשְׁתְּכַח טַב וְשַׁפִּיר. מִסִּטְרָא דִּיְסוֹדָא, בִּישׁ וְעָקִים. וּבְגִין כַּךְ, לָא אִקְרֵי עוֹבָדָא שְׁלִים, לָא אִקְרֵי בִּנְיָינָא שְׁלִים. בג"כ צַדִיק שֶׁאֵינוֹ גָּמוּר אִקְרֵי, וְנִדְחֶה. וע"ד כְּבַלַּע רָשָׁע צַדִּיק מִמֶּנּוּ

10. ELE É COMPARADO A  um homem que constróis edifícios bonitos e atraentes. Olha para a fundação e veja como esta afundado e torcido em todas as direções. A construção não vai ser perfeita até ele ter destruído e reconstruído como era, A SABER, COMO DEVERIA SER. Assim em termos de superestrutura de edifício que ele construiu, tudo era bom e bem em termos de fundação de edifícios isso era mau e torcido, e por esta razão não é conhecido como um ato perfeito, e não considerado uma perfeita construção. E ASSIM É COM O HOMEM ENCARNADO. EMBORA EM TERMOS DE SEUS ATOS ELE É JUSTO, NO ENTANTO, DESDE QUE ELE NÃO TENHA AINDA SANDO OS EFEITOS DOS PECADOS QUE ELE COMETEU NA PRIMEIRA VEZ QUE VEIO PARA ESTE MUNDO, ele é chamado 'uma pessoa incompletamente justa' por causa disso ele é retido POR UM HOMEM PERVERSO. E sobre isso A ESCRITURA DIZ, "quando o ímpio devora o homem que é mais justo do que ele" (Chavakuk 1:13).

ת"ח, מַאן דִּמְקַנֵּא לִשְׁמָא קַדִישָׁא דְקוּדְשָׁא בְּרִיךְ הוּא, דַּאֲפִילּוּ לָא יִזְכֵי לַגְּדּוּלָה, וְלָא אִתְחֲזֵי לָהּ, רָוַוח לָהּ וְנָטִיל לָהּ. פִּנְחָס לָא אִתְחֲזֵי לֵיהּ בְּהַהוּא זִמְנָא, וּבְגִין דְּקִנֵּא לִשְׁמָא דְּמָארֵיהּ, רָוַוח לְכֹלָּא, וְסָלִיק לְכֹלָּא, וְאִתְתָּקַּן בֵּיהּ כֹּלָּא וְזָכָה לְאִשְׁתַּמְּשָׁא בִּכְהוּנָה עִלָּאָה. מֵהַהִיא שַׁעֲתָא, פִּנְחָס בֶּן אֶלְעָזָר בֶּן אַהֲרֹן הַכֹּהֵן, דְּאַשְׁלִים לִתְרֵין דַּרְגִּין, בְּגִין דְּקַנֵּא לִשְׁמָא דְּמָארֵיהּ, דְּאִתְתְּקַן מַה דְּאִתְעַקָּם

11. Venha e veja: Aquele que é zeloso para o Santo Nome do Santo Único, abençoado seja Ele, mesmo se ele não é designado para a grandeza e não precisa disso, ele merece e ganha isso. Pinchas não era digno DO SACERDÓCIO na época, mas porque ele foi zeloso para o nome de seu Mestre, ele ganhou tudo e subiu para a posição mais alta, e tudo foi colocado a direita dele, e ele foi privilegiado para servir no sacerdócio supremo. A partir de então ele passou a ser conhecido como Pinchas o filho de Elazar, o filho de Aaron o sacerdote, COM A PALAVRA 'FILHO' OCORRENDO DUAS VEZES desde que ele completou dois níveis, QUE É, ELE FEZ BOM PARA ELE MESMO E TAMBÉM PARA AS ALMAS DE NADAV E ABIHU QUE TINHAM ENCARNADO NELE, QUEM SÃO OS FILHOS DE AARON E POR ISSO ESTA ESCRITO "O FILHO DE ELAZAR, O FILHO DE AARON." E isso foi porque ele foi zeloso para o nome de seu Mestre e colocou o errado certo, PORQUE ELE CORRIGIU ELE MESMO E TAMBÉM O ASPECTO DAS ALMAS DE NADAV E ABIHU QUE ENCARNARAM NELE.