domingo, 29 de junho de 2014

Pinchas Capítulo 1 "Ouça meu filho as instruções de seu pai"

SINOPSE:

Rabbi Elazar descontroi o verso título para nos ensinar que as pessoas devem seguir a Torah que nos foi dada por Deus juntamente com seus castigos e punições. Quando alguém que estudou a Torah morre, isso o precede e abre todos os portões do Mundo Vindouro. Rabbi Elazar diz que Deus  leva mais alegria aqueles que levantam a noite para estudar a Torah. 

A RELEVÂNCIA DESTA PASSAGEM:

O conceito de punição e recompensa não tem base na espiritualidade. Se alguém inadvertidamente, ou propositalmente, coloca fogo no carvão e incorre em lesão, não se professa ter sido punido pela base ardente. Por outro lado, se a pessoa usa esta brasa para aquecer sua casa, alimentar sua família, banhar-se em água quente, não se interpreta isso como uma recompensa. É o conhecimento"'ou a falta dele" " que determina sua influência na vida de alguém. Luz Espiritual funciona sobre o mesmo princípio. Rabbi Elazar nos diz que se nós nos conectarmos com a corrente espiritual do Criador através da Torah e Kabbalah, nós alcançamos crescimento espiritual e gerenciamos estas forças espirituais magnificas em uma forma produtiva positiva. Se ligarmos a Luz espiritual através do ego, nós inevitavelmente incorreremos em curto circuito e em prejuízo, seja emocional, físico ou espiritual. Aqui nós unimos nossas almas para a Luz de uma forma balanceada, de um jeito seguro. O ego, juntamente com seu apetite para auto indulgência é subjugado. A iluminação resultante abre todas as portas para o Mundo Vindouro" para nós, e para todos os nossos companheiros seres humanos. Os justos que se envolveram no estudo da Torah na calada da noite, durante toda história, agora concedem suas bênçãos sobre o leitor para que a alegria do Santo Único reine sobre toda Criação.

וַיְדַבֵּר יְיָ' אֶל מֹשֶׁה לֵאמֹר, פִּנְחָס בֶּן אֶלְעָזָר וְגוֹ', רִבִּי אֶלְעָזָר פָּתַח וְאָמַר, שְׁמַע בְּנִי מוּסַר אָבִיךָ וְאַל תִּטּוֹשׁ תּוֹרַת אִמֶּךָ. שְׁמַע בְּנִי מוּסַר אָבִיךָ, דָּא קוּדְשָׁא בְּרִיךְ הוּא. וְאַל תִּטּוֹשׁ תּוֹרַת אִמֶּךָ, דָּא כְּנֶסֶת יִשְׂרָאֵל. מַאי מוּסַר אָבִיךָ, מוּסַר, דָּא אוֹרַיְיתָא, דְּאִית בָּהּ כַּמָּה תּוֹכָחִין, כַּמָּה עוֹנָשִׁין. כד"א, מוּסַר יְיָ' בְּנִי אַל תִּמְאָס וְאַל תָּקוֹץ בְּתוֹכַחְתּוֹ

1. "E Hashem falou para Moisés, dizendo, Pinchas, o filho de Elazar..." (Bemidbar 25:10-11). Rabbi Elazar, incia, "Ouça, meu filho, as instruções de seu pai, e não abandone a Torah de sua mãe" (Mishlei 1:8). "Ouça, meu filho, as instruções do seu pai..." se refere ao Santo Único, abençoado seja Ele. "e não abandone a Torah de sua mãe" se refere a Congregação de Yisrael. Qual é a instrução de seu pai? Instrução é a Torah que contém uma série de repreensões e castigos, como é dito: "Meu filho, não despreze a correção do Hashem, nem esta cansado de Sua correção". (Mishlei 3:11).

וּבְגִין דְּכָל מַאן דְּאִשְׁתְּדַּל בְּאוֹרַיְיתָא בְּהַאי עָלְמָא, זָכֵי דְּיִפְתְּחוּן לֵיהּ כַּמָּה תַּרְעִין לְהַהוּא עָלְמָא, כַּמָּה נְהוֹרִין. בְּשַׁעֲתָא דְּיִנְפּוֹק מֵהַאי עָלְמָא, הִיא אַקְדִימַת קַמֵּיהּ, וְאַזְלָא לְכָל נְטוּרֵי תַּרְעִין, מַכְרֶזֶת וְאוֹמֶרֶת, פִּתְחוּ שְׁעָרִים וְיָבֹא גּוֹי צַדִּיק. אַתְקִינוּ כֻּרְסְיָין לִפְלָנַיָּא עַבְדָּא דְּמַלְכָּא. דְּלֵית חֲדוּ לְקוּדְשָׁא בְּרִיךְ הוּא אֶלָּא מַאן דְּאִשְׁתְּדַל בְּאוֹרַיְיתָא, כ"ש ב"נ דְּמִתְעַר בְּלֵילְיָא לְאִשְׁתַּדְּלָא בְּאוֹרַיְיתָא, דְּהָא כָּל צַדִיקַיָּיא דִּבְגִּנְתָּא דְּעֵדֶן, צַיְיתִין לְקַלֵּיהּ, וְקוּדְשָׁא בְּרִיךְ הוּא מִשְׁתְּכַח בֵּינַיְיהוּ, כְּמָה דְּאוּקְמוּהָ הַיּוֹשֶׁבֶת בַּגַנִּים חֲבֵרִים מַקְשִׁיבִים לְקוֹלֵךְ הַשְׁמִיעִינִי

2. E já que todos que se envolvem com a Torah neste mundo é merecedor de uma série de portas, uma série de luzes no Mundo Vindouro, esta aberta para ele, portanto quando ele parte deste mundo  A TORAH, o precede, indo para todos os mantedores dos portões e proclamando, "Abram os portões, que os justos da nação possam entrar" (Yeshayah 26:2). Prepare um assento para tal e tal, o servo do Rei! O Santo Único, abençoado seja Ele, não tem maior alegria do que aquele que enganja no estudo da Torah. Quanto mais com um homem que levanta a noite para estudar a Torah, para todos os jutos no Jardim do Éden estão atentos para sua voz e o Santo Único, abençoado seja Ele, esta entre eles, como eles dizem: "Você que habita nos jardins, os companheiros ouvidos para sua voz: Me faz ouvir isso" (Shir Hadhirim 8:13).