domingo, 4 de novembro de 2012

Mishipatim - Capítulo 20 - "E você deve ser um homem santo para Mim"

"E você deve ser um homem santo para Mim" Rabbi Yehuda diz que Deus disse a Yisrael que eles devem ser para Ele "um reino de sacerdotes," "uma nação santa", "pessoas santas," e "homens santos". Ele considera este verso, "Mas onde o conhecimento deve ser achado? E onde é o local de entendimento?" dizendo que a Torah emanou de Chochmah para o lugar chamado 'santidade", e que Chochmah emanou do lugar chamado 'Santo dos Santos". A lei para fazer com "não comerá qualquer carne dos animais dilacerados por bestas no campo" é explorado; é proibido que estes chamados 'santos' comer isso. Rabbi Aba conclui que nos dizendo que esta lei é considerada uma das mais dificeis leis da Torah, e que todas questões dificeis são dadas somente a aqueles que temem o pecado e mantém os mandamentos de Deus, não para outras nações.



500. "E você deve ser um santo homem para MIm" (Shemot 22:30): Rabbi Yehuda começou: "Mas onde a sabedoria deve ser achada? E onde é o local de entendimento?" (lyov 28:12). Afortunada é Yisrael como o Santo Único, abençoado seja Ele, desejado para honrá-los sobre toda humanidade. Primeiro Ele disse para eles, "e você de ser para Mim um reino dos sacerdotes" (Shemot 19:6). Nós nunca removemos deles Seu grande amor, tanto assim que Ele os chamou, "uma grande nação" (Ibid.), considerando uma DECLARAÇÃO MAIS DIGNA. Amor não foi removido até  Ele os chamá-los "Para vocês que são pessoas santas" (Devarim 14:2). Ele não removeu Seu amor anté Ele os chamar, "E você deve ser um santo homem (lit. 'homem de santidade') para Mim," a declaração mais digna.



501. Está escrito, "Mas onde achará sabedoria?" A Torah emanou de Chochmah do lugar chamada 'santidade', DENOTANDO CHOCHMAH. Chochmah emanou do lugar chamado 'Santos dos Santos' DENOTANDO KETER. Rabbi Yitzchak disse: Então é o Jubileu DENOTANDO BINAH, chmado 'santidade', como está escrito, "Por isto é o Jubileu; ele será santo (lit. "santidade") para você" (Vayikra 25:12). Yisrael é composto por eles, CHOCHMAH E BINAH, como está no verso; "E você será um homem de santidade para Mim."



502. Em primeiro, O SANTO ÚNICO, ABENÇOADO SEJA ELE, chama eles 'santo', agora Ele os chama 'santidade'. Qual é a diferença? Rabbi Yosi disse 'SANTIDADE' é mais elevado, EM CHOCHMAH E BINAH COMO MENCIONADO. 'SANTO' não é tanto, COMO 'SANTO', APONTA PARA MALCHUT, como está escrito, "E ela deve vir passar, que ele que é esquerda em Zion,  e ele que permanece em Jerusalém deve ser chamado santo" (Yeshayah 4:3). Neste lugar, ZION E JERUSALEM, é chamado 'santo', com o mais Elevado QUANDO EM CHOCHMAH E BINAH é chamado 'santidade'.



503. Rabbi Aba esta andando e Rabbi Yosi e Rabbi Chiya foi junto. Rabbi Chiya falou: "E você deve ser um homem de santidade para Mim" FOI EXPLICADO O SIGNIFICADO DE CHOCHMAH. De onde é que sabemos disso? Ele respondeu: Rabbi Yosi e todo os estudiosos já disseram, ISSO SIGNIFICA CHOCHMAH, e isto é, por causa do que está escrito, "Yisrael é a santidade para Hashem, as primicias da SUa noviade" (Yiermeyah 2:3), primeiro sendo Chochmah chamada 'primeira' como está escrito: "O medo de Hashem é o inicio da sabedoria" (Tehilim 111:10).



504. Agora que Yisrael é chamada 'santidade' que compreende toda perfeição, o verso diz "nem se você comer qualquer carne que é dilacerada por feras no campo" (Shemot 22:30), como Yisrael está no aspecto da perfeição, eles não nutrem do aspecto do julgamento duro, PARA O QUAL SE REFERE A CARNE RASGADA, "você deve lançá-la aos cães" (Ibid.): certamente o cão, que representa o julgamento insolente para todos, então desde que o julgamento duro habita sobre A CARNE RASGADA e inserido dentro da sujeira, é proibido para aqueles chamados 'santidade' PARA COMER DISSO. ESTA É A ESSÊNCIA DO VERSO, "E VOCÊ SERÁ HOMEM DE SANTIDADE PARA MIM: NUNCA DEVERÁ COMER QUALQUER CARNE QUE É DILACERADA POR ANIMAIS DO CAMPO,"ENTÃO NÓS VEREMOS A CONEXÃO ENTRE A PROIBIÇÃO DE CARNE RASGADA E PESSOAS DE SANTIDADE. Mas "você deve lançá-la aos cachorros" onde insolentes julgamentos e julgamentos dificeis se aplicam como no verso que diz "os cachorros são gananciosos" (Yeshayah 56:11).



505. Venha e veja, quando a Torah menciona "uma coisa que morre por si mesma", isso se refere a Yisrael como santa, não santidade. É dito aqui "E você deve ser homem de santidade para mim: nunca comer qualquer carne dilacerada pelas bestas do campo." Há em relação uma coisa que morre por si mesma, está escrito "Você não deve comer de algo que morre por si mesma: você deve dá-la ao estrangeiro que está nas suas portas... pois vocês são um povo santo" (Devarim 14:20) - 'santo' e não 'santidade'. Uma coisa que morre por ela mesma é causada por um de Yisrael, ISSO SE TORNOU UM IMPRÓPRIO ABATE DE UM DE YISRAEL, ENTÃO QUE isso se tornou proibido para comer por causa de Yisrael. ENTÃO A LEI NÃO É TÃO RIGOROSA; ENTRETANTO COM A CARNE QUE É DILACERADA QUE É REJEITADA DEVIDO TER SIDO RASGADA POR ANIMAIS SELVAGENS, A LEI É MAIS ESTRITA, ENTÃO A DISTÂNCIA DA CARNE RASGADA É CHAMADA 'SANTIDADE', DE QUALQUER QUE MORRE POR SI MESMA É CHAMADA 'SANTA'. Há outras matizes em relação a uma coisa que morre por ela mesma, como nós explicamos.



506. Rabbi Shimon disse: Está escrito aqui, "E você deve ser um um homem de santidade para Mim." Está escrito, "pois vocês são um povo santo para Hashem seu Elohim." ELE PERGUNTA: Por que escrever; "para Hashem seu Elohim" ao invés de "para MIm." ELE RESPONDE, o verso aqui fala sobre a alta definitiva, NOMEADAMENTE DE CHOCHMAH E BINAH, enquanto lá, ele se refere a Shechinah A SABER MALCHUT ENTÃO ESTÁ ESCRITO" PARA HASHEM SEU ELOHIM" COMO MALCHUT SE REFERE COMO ELOHIM. Como está escrito, "E virá a passar, que aquele que for deixado em Zion, e ele que permanece em Jerusalém deve ser chamado santo", ao invés de 'santidade', porque aqui EM MALCHUT TAMBÉM CHAMADA ZION E JERUSALÉM é considerada 'santa', enquanto acima EM COCHMAH E BINAH, nós dizemos 'santidade'. Também está escrito, "Yisrael é santidade para Hashem, as primicias da sua novidade (Heb. tevuatoh)" (Yirmeyah 2:3), a palavra 'tevuatoh', escrita com um EXTRA Hei, INSINUANDO SOBRE BINAH SENDO O PRIMEIRO 'HEI' DE YUD-HEI-VAV-HEI, E O PRIMEIRO SE REFERE A CHOCHMAH, COMO NÓS ESTABELECEMOS, portanto "E você deve ser um homem de santidade para mim."



507. Rabbi Yitzchak estava sentado diante de Rabbi Shimon. Ele disse para ele, está escrito, "Yisrael é santidade para Hashem,"e o fim do verso lido, "tudo o que devorá-lo poderá ser culpado." O que isso significa? Rabbi Shimon respondeu, ele fala bem quando diz: "tudo o que devorá-lo poderá ser culpado." como não há um verso: "E se um homem comer de uma coisa sagrada" (lit. santidade) involuntariamente (Vayikra 22:14) e há um versículo: "Nenhum estrangeiro deve comer a coisa santa." (lit. santidade) (Ibid. 10). Desde que Yisrael é chamado de santidade, segue que  "tudo o que devorá-lo poderá ser culpado." Rabbi Yitzchak beijou sua mão e disse: se eu vim apenas para ouvir isso, valeu a pena.



508. RABBI YITZCHAK disse para ele, Rabbi, nós aprendemos que 'santidade' é considerado mais elevando do que 'santo'. E então, existe um verso, "Santo, santo, santo é Hashem Tzevaot" (Yeshayah 6:3), que expressa perfeição,  E AINDA ESTÁ ESCRITO 'SANTO'. Ele disse para o outro, quando você junta TRÊS 'SANTO' juntos, se torna uma casa, e esta é casa é chamada 'santidade', sendo a soma total de três 'santos', TORNANDO ASSIM A A PERFEIÇÃO TOTAL. Como resultado, 'santidade' é a generalização que inclui tudo: quando Yisrael incorporta dentro dela a total Fé, eles são chamados 'santidade', que é a soma de tudo, como está escrito: "Yisrael é santidade para Hashem." Como está escrito, "E você sreá um homem de santidade para Mim".


509. Um legionário, A SABER GERAL, perguntou a Rabbi Aba: nao está escrito, "nem você deve comer qualquer carne que está dilacerada (He. trefah) de animais do campo"? ainda existeo verso, "Ele estava dando comida (Heb. teref) a quem o teme" (Tehilim 111:5). Teref deve ir aos cães, por que dizer "para os que O temem"? Ele respondeu, tolo, não é escrever "Ele tem dado trefah para aqueles que o tem?" "Teref" está escrito SIGNIFICA SUSTENDO. E mesmo que você diga Teref é o mesmo de Trefah, certamente Ele deu "para aqueles que O tem." O SIGNIFICADO TRANSMITIDO É QUE ELES DEVEM TER CUIDADO E NÃO COMER DISTO, E O QUE É MENCIONADO significa que ninguém pode ser cuidadoso neste, salvo aqueles que detem Seu nome em toemor, que O temem; e que é o que esta lei não foi dada para você, como Ele sabe que você não reverencia e nem mantém Seus mandamentos. Esta lei é considerada um das leis difíceis da Torah, e requer cuidado, Ele deu para aqueles que O temem e não para os outros. E todas as questões difíceis da Torah, o Santo Único, abençoado seja Ele, deu aqueles que temem o pecado, os que são cuidadosos PARA MANTER Seus mandamentos não para você.