quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Mishipatim - Capítulo 23 - A assembléia discute o tabernáculo

Aqui segue uma longa e metafórica exposição das características da cabeça e corpo do Rei, Zeir Anpin: cabelos, testa, olhos, sombrancelhas, nariz orelhas, faces, lábios, a boca, o palato, o corpo, as penas e os rins - ligando-os para todos os vários aspectos e combinações das Sfirot. O texto se volta para a questão do julgamento, nos contando que quando julgamento não são processados abaixo então o mesmo ocorre acima; todos os arranjos não funcionam apropriadamente. Em seguida os controles de serpente poderosos, e os justos não podem tirar da Nukva  porque ela não é abençoada. Rabbi Aba lembra que Rabbi Shimon disse a ele que o rio que flui para fora do Éden é Binah, e que saiu para regar o Jardim, Malchut, para cultivá-lo.
Aqui inicia a discussão do tabernáculo.



520. Aprendemos o segredo máximo, que a cabeça do Rei é organizada com Chesed e Gvurah. Desde que a cabeça DE ZEIR ANPIN cabelos desçam, cabelos sobre cabelos, os quais são todos os fluxos, através dos quais as superiores e inferiores SÉRIES são unidas. ISSO SIGNIFICA, QUE ATRAVÉS DELAS, CADA SÉRIE BAIXA SOBE A SUPERIOR, E ELES SE TORNAM UMA. DE POUCO DOS CABELOS SÃO ATRAÍDOS homens de poder, homens de verdade, homens de peso, que suspiram, que choram, que julga, que são compassivos, que possuem segredos da Torah sobre tipos de pureza e impurezas. Todos são chamados cabelos dos Reis, que é, todos os que são retirados do Rei santo. E tudo desce do mais oculto e mais antigo, QUE É ARICH ANPIN.



521. A testa do Rei, DENOTANDO ZEIR ANPIN, trás a mente a lembrança dos maus. Quando seus feitos são lembrados e seus pecados expostos, isto é chamado 'Testa do rei' o que significa que Gvurah tornar-se reforçada em seus julgamentos e extender a você mesma. Esta mudança vem da testa de Atika Kadisha chamado vontade.



522. Os olhos do rei SIGNIFICA a supervisão geral, supervisão superior sobre o inferior e o superior. Todos estes supervisores DO REI são chamados então, OLHOS. Com os olhos as cores são unidas, SIGNIFICA BRANCO, VERMELHO, VERDE. Por estas cores são nomeados todos os supervisores do Rei, cada um no seu jeito, todas as cores dos olhos. Assim aparece a supervisão do Rei, assim são as cores agitadas. SE A SUPERVISÃO É DE CHESED, ENTÃO É BRANCA; SE DE JULGAMENTO, É VERMELHO: SE DE MISERICÓRDIA É VERDE.



523. As sombrancelhas é o nome do lugar que o supervisor da a todas as cores dos baixos supervisores. Estas sombrancelhas em relação estão para baixo, SIGNIFICA QUE CORRESPONDE AOS OLHOS, SÃO sombrancelhas para olhar E SEGUIR EM FRENTE para o rio que flui, A SABER BINAH. Este é o lugar que atrai daquele rio de modo a tomar banho na brancura de Atika, SIGNIFICA A LUZ DE CHASSADIM, do leite que flui de Ima. ELE EXPLICA, quando Gvurah, SENDO A COLUNA DA ESQUERDA, se extende; e os olhos, SENDO O SEGREDO DE CHOCHMAH, se torna inflamado com as cores do vermelho DA ABUNDÂNCIA DO JULGAMENTO, SENDO CHOCHMAH MINUS CHASSADIM, então Atika Kadisha, SENDO KETER, ilumina a sua luz branca SENDO A LUZ DE CHASSADIM, kindles Ima, SIGNIFICA ABA E IMA SOBRENATURAL, e ela é preenchida com leite, DENOTANDO LUZ DE CHASSADIM QUE ELA RECEBEU DE KETER  e ela nutre estes OLHOS, QUE lava-se eles com leite da SUPERIOR Ima que flui constantemente. CHOCHMAH QUE É OS OLHOS QUE ADORNAM A SI MESMOS COM ESTES CHASSADIM. Esta é a essência do verso, "lave com leite" (Shir Hashirim 5:12), SIGNIFICA, "SEUS OLHOS SÃO COMO POMBAS JUNTO AS CORRENTES DAS ÁGUAS, LAVADOS com leite" de Ima flui constantemente sem parar, COMO A FUSÃO DE ABA E IMA SOBRENATURAL É UMA ININTERRUPÇÃO UNIDA COMO EXPRESSÃO NO PARÁGRAFO ADJACENTE.



524. O nariz do Rei Santo, DENOTANDO ZEIR ANPIN, é a disposição do rosto. Quando Gvurot expande e une, eles são o nariz do Santo Rei. Estas Gvurot com um ato de Gvurah se juntam e saem. Quando julgamentos são agitados e CADA passo de seu lado, eles são perfumados apenas pela fumaça do altar. Então encontramos escrito: "E Hashem sentiu o doce sabor" (Beresheet 8:21). O nariz de Atika, SENDO ARICH ANPIN, é diferente, entretanto, uma vez que não precisa  A FUMAÇA DO ALTAR e isto é considerado totalmente 'longo sofrimento (lit. 'longa cheirada'), e a luz escondida de Chochmah é chamada nariz (Heb. Heb.chotem); isto é o significado da palavra 'louvor', como está escrito, "e para o louvor eu me contento (Heb. echetom) para você" (Yeshayah 48:9). Em relação a isto David comentou em "Um louvor de David..." (Tehilim 145:1).



525. Os ouvidos do Rei existm com a presença da boa vontade, Ima nutre ZEIR ANPIN COM LUZ DE CHASSADIM, e a luz de Atka Kadisha brilha; a iluminação de dois hemisférios do cérebro é despertada, e a luz de Aba e Ima e todos estes conhecidos como os hemisférios dos cérebros do Rei, e eles inflamam juntos. E quando eles inflamam juntos, eles são chamados as orelhas de Hashem. Então as orações de Yisrael são recebidas, e consciência então pede para o bem ou mal, e com esta agitação são despertados os alados que recebem as vozes das terras; todos são chamados orelhas de Hashem.



526. O rosto do Rei, SENDO ZEIR ANPIN, é a luz de Aba e Ima e sua extensão, NA ORDEM DOS TRÊS PONTOS - CHOLAM - SHURUK - CHIRIK - que da luz NA CHOLAM, va ao redor DE SHURUK e brilhe NO CHIRIK, na cabeça do Rei. Então flui a apartir deles o testemunho, SIGNIFICA AS ILUMINAÇÕES DE CHOCHMAH, testemunhando para o Rei, NOMEADAMENTE ZEIR ANPIN. A imagem do Rei é o mais querido.  Dentro da cabeça, habita Chesed e Guevurah superno. A Luz de Aba e Ima se dividem elas mesmas assim: A luz de Aba em três luzes,  A LUZ DE Ima em duas luzes, total de cinco LUZES. Chesed e Gvurah incluídas em uma luz, agora totaliza seis. Depois Chesed adorna ela mesma, e acende em duas luzes, num total de oito; Gvurah acenda uma LUZ, agora nove LUZES. Quando todas a luzes se juntam, agora são chamados a imagem do Rei. Então o verso diz, "Hashem sairá como um homem poderoso. Ele suscitará o ardor como um hoem de guerra" (Yeshayah 42:13), COMO A ILUMANAÇÃO DE CHOCHMAH É ATRAÍDA APENAS ATRAVÉS DE GVURAH.


527. Os lábios do Rei: Nós aprendemos que quando a luz de Aba, A SABER ABA E IMA SUPERNA, derrama luz, o faz com três luz; de uma luz, CHOCHMAH, acende superna Chesed; de uma luz, BINAH,  uma luz brilha chamada o cérebro do Rei. Uma luz, DA'AT permanece suspensa até a luz de Ima inflamar, YISRAEL SABA E TEVUNAH. Quando a luz RETORNA, ela brilha com cinco luzes.



528. ELE PERGUNTA: Da onde Ima da luz? ELE RESPONDE: De um caminho escondido que Aba se esconde, como diz o verso, "Há um caminho que ave de rapina não conhece" (Lyov 28:7), como o macho agarra a fêmea. E ela concebe e da cinco luzes. Destas cinco luzes estão gravados cinquenta portões de luzes múltiplas SENDO KETER, CHOCHMAH, BINAH, TIFERET, E MALCHUT COM CADA COMPOSTO DE TEN SFIROT. Eles são cinquenta, de frente a eles são 49 aspectos puros e 49 aspectos impuros da Torah. Permanece um NÃO NESTA CONTA, A SABER O QUINQUAGESSIMO PORTÃO. Um derrama luz para todos, SENDO O SEGREDO DO CAMINHO DE ABA SOBRE O QUE ESTÁ ESCRITO: "UM CAMINHO O QUAL NENHUM PÁSSARO DE RABINA CONHECE," SIGNIFICA MOISÉS SE REFERIU COMO 'PÁSSAROS DE RAPINA', COMO ELE TAMBÉM NÃO FOI DADO A PORTA DO QUINQUAGESSIMO PORÃO, A LUZ DE Aba permanece suspensa. Quando ABA E IMA  se juntam tornam-se vestidos com o Rei, ZEIR ANPIN, eles são chamados lábios do Rei, COMO ABA É VESTIDO COM UM LÁBIO SUPERNO E IMA COM O LÁBIO INFERIOR, e como um resultado. Ele decreta a verdade.



529. A boca DE ZEIR ANPIN; OS LÁBIOS permitem a abertura da boca. ELE PERGUNTA: por que é a boca? ELE RESPONDE: Da'at está escondida na boca do Rei, chamada Tiferet, CHAMADA ZEIR ANPIN COMO DA'AT É a extensão de Tiferet, CHAMADA ZEIR ANPIN, SENDO O SEGREDO DE ZEIR ANPIN QUE ASCENDEU E SE TORNOU A COLUNA CENTRAL A LIGAR ABA E IMA UMA COM A OUTRA. Todos os tesouros e cores são unidos juntos, EM DA'AT SENDO A COLUNA CENTRAL, como está escrito, "e pelo conhecimento (Da'at) são as câmaras preenchidas" (Mishlei 24:4). Esta Da'at está escondida na boca do Rei e preenche todas as câmaras e varandas, SIGNIFICA ISSO EXPANDE EM CHESED, GVURAH, TIFERET, NETZACH, HOD E YESOD, DE ZEIR ANPIN COMO CHESED, GVURAH E TIFERET SÃO CHAMADAS CÂMRAS E NETZAH HOD YESOD OS ALPENDRES. "Quando a luz de Da'at é agitada e emerge, isto é então referido como 'a boca de Hashem' e os lábios, sendo as duas luzes de Aba e Ima, quando eles encontram a luz de Da'at, eles se juntam POR ISTO juntas, e o assunto é pronunciado  na verdade, através de Chochmah, Tevunah, e Da'at. Então todas as palavras do Santo Único, abençoado seja Ele, são pronunciadas COM CHOCHMAH, BINAH E DA'AT.



530. Estes três, CHOCHMAH, BINAH, DA'AT, lançam luz e entram nas áreas mais internas, OU SEJA A CABEÇA DE ZEIR ANPIN COM O ASPECTO DE IMA E DA ONDE ELES EXPANDEM  e adornam com uma, SIGNIFICA O CORPO DE ZEIR ANPIN, COMO UM RESULTADO DO RACIOCÍNIO DADO ACIMA; DESDE QUE AS TRÊS DE IMA SÃO DERIVADAS DE UMA, DE TIFERET QUE ASCENDE AQUI COM O ASPECTO DA COLUNA CENTRAL, ENTÃO UMA, SENDO TIFERET EXISTE EM TRÊS. Quando CHOCHMAH, BINAH, DA'AT se juntam em um coroa, então A COROA é chamada "Sua boca é mais doce" (Shir Hashirim 5:16). Eles são o paladar do Rei ENCONTRADO NO INICIO DO CORPO  e chamado de doçura do Rei, e então escreve; "Saboreai e veja que Hashem é bom" (Tehilim 34:9), DESDE QUE O PALADAR É NO PALATO. E para este paladar são ligados todos os nomeados funcionários do Rei, como está escrito, "e todos os convidados dele pelo sopro de sua boca" (Tehilim 33:6).



531. Dentro do palato, toda perfeição está presente, então a perfeição de todas letras encontradas neste lugar, é perceptível. QUATRO LETRAS Aleph, Chet, Hei, Ayin SÃO ARTICULADAS NA GARGANTA. SEU SEGREDO É COMO SEGUE: Aleph é a luz da mais escondida Atika Kadisha, CHAMADA KETER. CHET É A LUZ DE CHOCHMAH, Chet é a luz de Chochmah, não encontrada, nem foi agarrada, como está escrito. "Homem não pode conhecer seu preço" (Lyov 28:13). Hei é a luz de Ima, que lança luz, sai, toda água, alimenta os fihos, A SABER OS MACHOS E FÊMEAS, até a SANTA unção vir e preencher os Justos, SENDO YESOD, então junta a menor Nukva, SENDO MALCHUT, que é abençoada dai, e eles não se separam um do outro. A GENEROSIDADE DE IMA É branca e dentro é vermelho, SIGNIFICA QUE A ESQUERDA CHAMADA VERMELHA É INCORPORADA NA DIREITA CHAMADA BRANCA, como está escrito: "a montanha da mirra, e o outeiro do incenso" (Shir Hashirim 4:6).  ESSE VERSO REFERE-SE A IMA ONDE MIRRA PIMENTA É VERMELHA E INCENSO É BRANCO. Ain se refere a luz das setenta 'faces', alimentada a partir da respiração partida da boca, eles são os setenta nome so Santo Único, abençoado seja Ele, ZEIR ANPIN, correspondente na terra também, "todas as almas da casa de Jacó que vieram ao Egito eram setenta" (Beresheet 46:27). Jacó é a árvore na terra, CORRESPONDENDO A ZEIR ANPIN; suas setenta almas são os setenta galhos DA ÁRVORE.



532. A partir destas QUATRO letras, ALEPH-CHET-HEI-AYIN, QUATRO outras LETRAS BRILHAM, GIMEL-YUD-CAF-KUF QUE EMANA DO PALATO. Do Aleph DO GRUPO ALEPH-CHET-HEI-AYIN - Gimel brilha de GRUPO GIMEL-YUD-CAF-KUF sendo boa recompensa (Heb. gemul) para o Justo, chamado 'Gemul", CHAMADO GIMEL; sobre isto está escrito "Então você deve se deleitar em Hashem" (Yeshayah 58:14). De Chet DE GRUPO ALEPH-CHET-HEI-AYIN, Yud brilha DO GRUPO GIMEL-YUD-CAF-KUF, que é Chochmah, que se torna inteiramente fechada dentro do Yud, como está fechada em todos os lados, NÃO CONTÉM BRANCO, então CHOCHMAH não é para ser achada, como o verso diz, "não é encontrado na terra dos viventes" (Lyov 28:13), COMO EXPLICADO, do Hei DO GRUPO DE CHET-HEI-AYIN Caf brilha DE GIMEL-YUD-CAF-KUF sendo a luz e a unção do óleo derramado de Ima para o lugar chamado 'chifre de carneiro' (Jubileu)" COMO 'CHIFRE' SE REFERE A MALCHUT E JUBILEU A BINAH, E QUANDO MALCHUT RECEBE A GRAÇA DE BINAH, ELA É NOMEADA CHIFRE DE CARNEIRO. Este é o Reino de David. Dai então, a unção dos  reis precisa estar com o segredo do Caf.



533. O Kuf DE GIMEL-YUD-CAF-KUF brilho de Ayin DO GRUPO ALEPH-CHET-HEI-AYIN. Assim como Ayin é setenta, CONTENDO AS SETE SFIROT DE CHESED, GVURAH, TIFERET, NETZACH, HOD, YESOD E MALCHUT ONDE CADA POSSUI DEZ SFIROT, então a Kuf é cem, COMO POSSUI TAMBÉM AS TRÊS PRIMEIRAS SFIROT CHOCHMAH, BINAH, DA'AT, a conclusão DAS DEZ SFIROT. Isto é então porque o palato tem a total perfeição. Quem está familiarizado com o segredo e está consciente de que é feliz sua porção.



534. O corpo do Rei é a extensão DA SEFIRAH DE Tiferet em qeu as cores BRANCO E VERMELHAS são conectadas, SENDO DUAS COLUNAS, DIREITA E ESQUERDA, O CORPO SENDO A CENTRAL COLUNA QUE OS UNIFICA. Os braços do Rei são as luzes de Chesed e Gvurah; eles são portando AS DUAS COLUNAS Direita e Esquerda, COM O CORPO COMO A COLUNA CENTRAL QUE AS UNE. Os intestinos, SIGNIFICA O INTERIOR são organizados com Da'at que entra através da cabeça E SE PÕE ENTRE AS DUAS COLUNAS CHOCHMAH E BINAH, e estende ao interior dentro do corpo, DENOTANDO TIFERET.



535. As pernas se juntam com duas luzes, literalmente duas luzes, SIGNIFICA NETZACH E HOD. As pernas e dois rins se juntam em um lugar, COMO OS DOIS RINS SÃO TAMBÉM NETZACH E HOD. Há reunir a unção e todo óleo do corpo, e de lá, DE NETZACH E HOD flui todo SANTO óleo de unção para um lugar chamado fundação do mundo, SIGNIFICA Yesod, daquele lugar chamado 'mundo'. O que é isto? É Netzach e Hod e então, Hashem Tzevaot é Seu nome, COMO NETZACH E HOD são CHMADOS TZEVAOT, Abençoado seja Ele e Seu nome para toda eternidade.



536. Todos esses arranjos se juntam em um, SIGNIFICA NUKVA, até Yesod recebe todo o santo óleo de unção e põe isto a Nukava, SENDO MALCHUT, que é abençoada disto. Quando ela é abençoada disto? Quando julgamento é processado acima; e quando julgamento é processado abaixo, eles são organizados acima. Todos ornamentos do Rei, que são o Santo Nome, estão com alegria e perfeição. Então Ele habita em seus meios, como está escrito, "Elohim permanece na Congregação de Ele; Ele julga entre os juizes" (Tehilim 82:1). PORTANTO JULGAMENTOS SÃO COMPARADOS AO FOGO, ASSIM COMO O FOGO NUM RECIPIENTE APROPRIADO, DA QUATRO LUZES E COZINHAS, MAS QUANDO USADO IMPROPRIAMENTE, CONSUMO E DESTRUIÇÃO, ENTÃO COM ISTO JULGAMENTOS.


537. Quando os julgamentos são dispostos abaixo, então se fala que o mesmo ocorre acima, que todos os arranjos não estão funcionando apropriadamento, DE ACORDO COM A MANEIRA QUE NÓS DESCREVEMOS ANTERIORMENTE. Ima então abandona os filhos, ELES SENDO MACHO E FÊMEA; as crianças não sugam, Yesod não despeja em Nukva, QUE É MALCHUT, julgamentos são agitados, e os controles da serpente poderosos; os adornos do Rei são removidos durante o Julgamento. Desde que Nukva não é abençoada, os justos, SENDO YESOD, não recebe PARA DELA, a serpente poderosa tem poder. Ai do mundo que é alimentado deles.



538. Rabbi Elazar disse, meu pai revelou todas essas providências, então ele não vai entrar no Mundo Vindouro em vegonha. Mas por que é necessário agora revelar? Rabbi Aba responde: Isto é porque eu escrevo do Santo LUMINAR. Eu disse isso para os amigos as eles sabem E ENTENDEM este assuntos. Isto é importante para saber como está escrito, "que você possa entender que Eu sou Hashem" (Shemot 10:2), e, "E eles devem saber que Eu sou Hahem" (Shemot 29:46). Assim nós entendemos as coisas ditas. Deste ponto, as matérias são apreciadas entre nos. Feliz é a nossa porção neste mundo e no mundo vindouro. Até este ponto, o Santo Luminar estava adornado com esta matéria entre nós.



539. Venha e veja. Quando eu tinha visto num sonho, e perguntei Rabbi Shimon: Mestre, eu aprendi que Yud DO NOME YUD HEI VAV HEI representa Chochmah. E isto é assim seguradamente então. Hei DE YUD HEI VAV HEI, o que é isto Binah? Ele me disse: Venha e veja. Está escrito, "E saía um rio do Eden para regar o Jardim" (Beresheet 2:10). O que é este rio saindo do Eden? Isto é Binah, QUE EXISTE DO EDEN QUE É CHOCHMAH. Como um resultado, de Yud SENDO CHOCHMAH, que é colocado dentro do rio. Este Yud espalha esta luz DE BINAH em todos os lados, SIGNIFICA ACIMA, O SEGREDO DA DIREITA, E ABAIXO, O SEGREDO DA ESQUERDA. Este é agora uma Dalet. Depois Binah gera um filho debaixo dela, um Vav, SIGNIFICA A COLUNA CENTRA, ASSIM se torna agora omo um Hei. Agora isto é Yud-Hei, SIGNIFICA CHOCHMAH E BINAH. Depois, ela trás o filho antes dela. Agora nós temos Yud-Hei-Vav; o Vav sentou-se diante dela a fim de sugar. Sobre isso nós aprendemos em nosso Baraita que o Hei era ORIGINALMENTE um Dalet. Quando o macho, SENDO CHOCHMAH fundiuse com ele, se tornou grávida com um filho, e é chamado Hei; depois deu a luz ao Vav FORA DE SI  e colocou-se diante de si. Assim diz o verso, "E um rio sai do Eden", QUE É BINAH QUE VEM DE CHOCHMAH CHAMADO 'EDEN', certamente sai para regar o Jardim, SENDO MALCHUT,  para alimentá-la.



540. Agarrei sua mão, e a beijei. Durante este período, foi agitada, chorou, sorriu, por três dias eu não comi nada, por causa do ecstasy e também desde que merecia não vê-lo novamente. Ainda me sinto ligado a ele. Eu vejo sua imagem levante diante de mim. Feliz são os Justos neste mundo e no próximo mundo. Deles está escrito: "Assim os justos que louvarão o Seu nome: os retos habitarão na Sua presença" (Tehilim 140:14). (Fim da assembléia do tabernáculo).