terça-feira, 13 de novembro de 2012

Tzav - Capítulo 28 - A diferença entre a Torah e os profetas

Dizemos que aqueles que estudam a Torah estão num grau muito superior ao dos profetas,; aqueles que dizem coisas do Espírito Santo são os mais baixos do Espírito Santo que é atraído de Malchut, que é o mais baixo. Aqueles que estudam a Torah estão num lugar acima chamado Torah, Zeir Anpin, que sustenta Malchut. Os rabbis encontraram um homem com três galhos de mirta amarradas juntas para representar a fragrância de Abraham, Isaac e Jacob.



185. Venha e veja: qual é a diferença entre aqueles que estão ocupados com a Torah e os profetas fieis? É QUE aqueles que estão ocupados com a Torah são mais valiosos do que os profetas. Por que? Eles estão num grau muito superior ao dos profetas, desde que eles estão ocupados na Torah estando acima num lugar chamado 'a Torah', ZEIR ANPIN, que sustenta toda a Fé, MALCHUT, QUE NÃO TEM NADA MAS O QUE ZEIR ANPIN DA A ELA. Os profetas ficam abaixo, A SABER, ABAIXO DO PEITO DE ZEIR ANPIN, num lugar chamado 'Netzach' e 'Hod'. Estes que estão ocupados com a Torah são mais importantes do que os profetas e são superiores a eles, para os que estão acima e os outros estão abaixo. Aqueles que dizem coisas através do Espírito Santo são os mais baixos, DESDE QUE O ESPÍRITO SANTO É ATRAÍDO DE MALCHUT, QUE É O MAIS BAIXO.


186. Felizes são aqueles que trabalham na Torah, que são da mais alta qualidade de todos. Ele que trabalha na Torah não precisa de nenhum sacrífico de oferenda querima, porque a Torah é melhor do que tudo. É o vínculo da Fé de todos, A SABER O VÍNCULO DE MALCHUT. Esta portanto escrito: "Seus caminhos são caminhos de delícias, e suas veredas são paz," (Mishlei 3:17) e, "grande paz tem quem ama a Torah, não há tropeço para eles" (Tehilim 119:165).