quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Mishipatim - Capítulo 21 - "E você deve ser um homem de santidade para Mim"

"E você deve ser um homem de santidade para Mim" Rabbi Elazar ensina que desde Yisrael é chamada "santidade" e porque eles são "santidade', ninguém pode chamar seu vizinho por um nome vergonhoso, nem deve tornar um nome para ele, porque há uma grande penalidade para isso. Como resultado da má conversa, doenças vem para o mundo. Rabbi Aba disse que Yisrael é sortuda, porque Deus não os chamou 'como santidade', mas real 'santidade'.



510. Rabbi Elazar ensinou, está escrito, "E você deve ser um homem de santidade para Mim." Por que escrever "homem" e então "santidade," BASTARIA DIZER VOCÊ É SANTO PARA MIM? ELE RESPONDE: boa razão para escrever "homem de santidade," nós aprendemos, Yisrael ganhou santidade apenas como resultado do Jubileu DENOTANDO BINAH; depois ganhou liberdade, Jubileu os aceitou sob suas asas e eles são assim chamados como pessoas, seus filhos, e sobre Jubileu, está escrito, "Para isto é o Jubileu; será santo (lit. 'santidade') para você" (Vayikra 25:12). Por isso se diz "E você deve ser homem de santidade para Mim," seus homens em ação.



511. E o Santo Único, abençoado seja Ele, disse isto, "E VOCÊ DEVE SER UM HOMEM DE SANTIDADE PARA MIM." E então Yisrael mereceu ser chamada de irmãos do Santo Único, abençoado seja Ele, como está escrito: "Por amor de meus irmãos e companheiros" (Tehilim 122:8), COMO YISRAEL SÃO OS FILHOS DO JUBILEU, SENDO BINAH, E ZEIR ANPIN É FILHO DE BINAH, O RESULTADO SENDO QUE ELES SÃO TAMBÉM IRMÃOS DE ZEIR ANPIN. Em seguida eles são também chamados 'santidade' literalmente, como é dito, "Yisrael é santidade para Hashem, as primicias de Sua novidade." Aqui está escrito santidade, não 'homem de santidade', e portanto "todos que devorá-lo podem ser culpados," e, "Nenhum estrangeiro deve comer da santidade" "E se um homem comer da santidade sem querer..."



512. Então nós aprendemos, Yisrael é chamada 'santidade', e por isso eles são 'sagrados', ninguém pode chamar seu vizinho por um nome vergonhoso, e nem inventar um nome para ele, haverá uma grande penalidade, tanto mais em outros assuntos. Nós aprendemos, "Mantenha sua língua do mal" (Tehilim 34:14). O que significa por mal? Como um resultado da má fala, doenças vem para o mundo.



513. Rabbi Yosi,  aquele que chama o outro com um nome que não é apropriado e o envergonha, ele é trazido AO JULGAMENTO, por algo que ele não fez, como Rabbi Chiya disse em nome de Rabbi Chizkiyah: Aquele que chama seu vizinho como vilão, é reduzido para Gehenom, e ele é estapeado em seu roto, a exceção sendo aquele que age insolentemente com a Torah, a quem podemos chamar de vilões.



514. Um homem amaldiçoou seu vizinho, e Rabbi Yesa passou e disse para ele: "você agiu como um vilão." Uma pessoa veio diante de Rabbi Yehuda com uma queixa. Ele disse para ele, eu não disse para ele, que ele é um vilão, mas age como um vilão exibindo seu comportamento cruel, mas eu não o chamei de vilão. Rabbi Judah veio e perguntou sobre esse caso de Rabbi Elazar. Ele falou para ele: Certamente ele não é responsável, e a prova, há um verso, "Hashem era como um inimigo" (Eichah 2:5), mas não um inimigo real. Se fosse agora então, nada haveria permanecido da raça de Yisrael no mundo. Da mesma forma, "como uma viúva" (Eichah 1:1), não como uma viúva real, mas como um viúva a qual o marido foi ao exterior e ela espera por ele, E SER SOZINHO SEM UM MARIDO ELA COMPARADA A UM VIÚVA.



515. Rabbi Chiya disse, é a prova daqui? E NÃO É DE LÁ que é a principal, SIGNIFICA A PROIBIÇÃO DA IMAGEM, como está escrito: "e sobre a semelhança do trono como o aspecto do homem" (Yechezkel 1:26), novamente, está escrito "como a aparência do homem," (Yechezkel 1:26), novamente, está escrito "como a aparência do homem," não "a aparência do homem," EVIDENTEMENTE COMO A APARÊNCIA' NÃO É SIMILAR PARA 'A APARÊNCIA'. Rabbi Yitzchak disse: está escrito, "Como a macieira entre as árvores do bosque" (Shir Hashirim 2:3), significa, "como a maça," mas não 'a maçã', para ser entendido, como a maçã é reconhecida por suas cores, e unificada através de suas cores, COMO A UNIDADE DO SANTO ÚNICO, ABENÇOADO SEJA ELE, É O SEGREDO DAS TRÊS COLUNAS SENDO O SEGREDO DO BRANCO, VERMELHO, E VERMELHO COMO EXISTE COM AS MAÇÃS, PARA SER ENTENDIDO COMO CHESED, JULGAMENTO, MISERICÓRDIA, Rabbi Yehuda disse, se eu vim apenas para ouvir isso, valeu a pena.


516. Nós aprendemos, está escrito: "e aquele que tropeça dentre eles será como David" (Zecharyah 12:8), SIGNIFICA como David mas não David, pois ele diz, "Agora, eis que meu problema eu tenho preparado a casa de Hashem" (I Divrei Hayamim 22:14), e está escrito, "porque eu sou pobre e necessitado" (Tehilim 86:1). E ele era no tempo dos reis dos reis, mas referiu-se a si mesmo. Rabbi Aba disse, feliz é Yisrael, que o Santo Único, abençoado seja Ele, não os chamou "como santidade" mas realmente "santidade," como está escrito: "Yisrael é santidade para Hashem," o final do verso lido, "tudo que devorá-lo poderá ser culpado," COMO UM ESTRANGEIRO COMENDO DA SANTIDADE.