510. Rabbi Elazar ensinou, está escrito, "E você deve ser um homem de santidade para Mim." Por que escrever "homem" e então "santidade," BASTARIA DIZER VOCÊ É SANTO PARA MIM? ELE RESPONDE: boa razão para escrever "homem de santidade," nós aprendemos, Yisrael ganhou santidade apenas como resultado do Jubileu DENOTANDO BINAH; depois ganhou liberdade, Jubileu os aceitou sob suas asas e eles são assim chamados como pessoas, seus filhos, e sobre Jubileu, está escrito, "Para isto é o Jubileu; será santo (lit. 'santidade') para você" (Vayikra 25:12). Por isso se diz "E você deve ser homem de santidade para Mim," seus homens em ação.
511. E o Santo Único, abençoado seja Ele, disse isto, "E VOCÊ DEVE SER UM HOMEM DE SANTIDADE PARA MIM." E então Yisrael mereceu ser chamada de irmãos do Santo Único, abençoado seja Ele, como está escrito: "Por amor de meus irmãos e companheiros" (Tehilim 122:8), COMO YISRAEL SÃO OS FILHOS DO JUBILEU, SENDO BINAH, E ZEIR ANPIN É FILHO DE BINAH, O RESULTADO SENDO QUE ELES SÃO TAMBÉM IRMÃOS DE ZEIR ANPIN. Em seguida eles são também chamados 'santidade' literalmente, como é dito, "Yisrael é santidade para Hashem, as primicias de Sua novidade." Aqui está escrito santidade, não 'homem de santidade', e portanto "todos que devorá-lo podem ser culpados," e, "Nenhum estrangeiro deve comer da santidade" "E se um homem comer da santidade sem querer..."
512. Então nós aprendemos, Yisrael é chamada 'santidade', e por isso eles são 'sagrados', ninguém pode chamar seu vizinho por um nome vergonhoso, e nem inventar um nome para ele, haverá uma grande penalidade, tanto mais em outros assuntos. Nós aprendemos, "Mantenha sua língua do mal" (Tehilim 34:14). O que significa por mal? Como um resultado da má fala, doenças vem para o mundo.
513. Rabbi Yosi, aquele que chama o outro com um nome que não é apropriado e o envergonha, ele é trazido AO JULGAMENTO, por algo que ele não fez, como Rabbi Chiya disse em nome de Rabbi Chizkiyah: Aquele que chama seu vizinho como vilão, é reduzido para Gehenom, e ele é estapeado em seu roto, a exceção sendo aquele que age insolentemente com a Torah, a quem podemos chamar de vilões.
514. Um homem amaldiçoou seu vizinho, e Rabbi Yesa passou e disse para ele: "você agiu como um vilão." Uma pessoa veio diante de Rabbi Yehuda com uma queixa. Ele disse para ele, eu não disse para ele, que ele é um vilão, mas age como um vilão exibindo seu comportamento cruel, mas eu não o chamei de vilão. Rabbi Judah veio e perguntou sobre esse caso de Rabbi Elazar. Ele falou para ele: Certamente ele não é responsável, e a prova, há um verso, "Hashem era como um inimigo" (Eichah 2:5), mas não um inimigo real. Se fosse agora então, nada haveria permanecido da raça de Yisrael no mundo. Da mesma forma, "como uma viúva" (Eichah 1:1), não como uma viúva real, mas como um viúva a qual o marido foi ao exterior e ela espera por ele, E SER SOZINHO SEM UM MARIDO ELA COMPARADA A UM VIÚVA.
515. Rabbi Chiya disse, é a prova daqui? E NÃO É DE LÁ que é a principal, SIGNIFICA A PROIBIÇÃO DA IMAGEM, como está escrito: "e sobre a semelhança do trono como o aspecto do homem" (Yechezkel 1:26), novamente, está escrito "como a aparência do homem," (Yechezkel 1:26), novamente, está escrito "como a aparência do homem," não "a aparência do homem," EVIDENTEMENTE COMO A APARÊNCIA' NÃO É SIMILAR PARA 'A APARÊNCIA'. Rabbi Yitzchak disse: está escrito, "Como a macieira entre as árvores do bosque" (Shir Hashirim 2:3), significa, "como a maça," mas não 'a maçã', para ser entendido, como a maçã é reconhecida por suas cores, e unificada através de suas cores, COMO A UNIDADE DO SANTO ÚNICO, ABENÇOADO SEJA ELE, É O SEGREDO DAS TRÊS COLUNAS SENDO O SEGREDO DO BRANCO, VERMELHO, E VERMELHO COMO EXISTE COM AS MAÇÃS, PARA SER ENTENDIDO COMO CHESED, JULGAMENTO, MISERICÓRDIA, Rabbi Yehuda disse, se eu vim apenas para ouvir isso, valeu a pena.
516. Nós aprendemos, está escrito: "e aquele que tropeça dentre eles será como David" (Zecharyah 12:8), SIGNIFICA como David mas não David, pois ele diz, "Agora, eis que meu problema eu tenho preparado a casa de Hashem" (I Divrei Hayamim 22:14), e está escrito, "porque eu sou pobre e necessitado" (Tehilim 86:1). E ele era no tempo dos reis dos reis, mas referiu-se a si mesmo. Rabbi Aba disse, feliz é Yisrael, que o Santo Único, abençoado seja Ele, não os chamou "como santidade" mas realmente "santidade," como está escrito: "Yisrael é santidade para Hashem," o final do verso lido, "tudo que devorá-lo poderá ser culpado," COMO UM ESTRANGEIRO COMENDO DA SANTIDADE.