Quanto ao preceito do dízimo discutido aqui é para oferecer os primeiros futos, então para confessar pelo primeiro fruto e posteriormente publicar anúncio a cultura do dízimo. A questão levantada é do dízimo antes ou após das frutas e grãos estarem formados. Yisrael é comparado a árvore e ao grão; eles são chamados de uma árvore grande e poderosa com sustento para todos nela. A Torah é sustentada do alto e oração é sustento para os que estão abaixo. Mesmo o sustento para os anjos vem apenas através de Yisrael porque o estudo da Torah e os seguidores de seus preceitos. A Torah é comparada a água e ao fogo, ambos os quais é requerido para amadurecer frutas (o sol sendo o fogo). Aqueles que estudam a Torah, a Árvore da Vida, siga o florescimento, e então eles dizimistas porque Chochmah habita neles.
493. O preceito seguinte é para oferecer os primeiros frutos, e então confessar pelos primeiros frutos, mais tarde a anunciar publicamente a cultura do dízimo. Os mestres da Mishnah questionaram EM TEMPO PARA ENTENDER sobre o dizimo, se dízimo deve ocorrer antes de sua respiga, SIGNIFICA DO TEMPO DE SUA FORMAÇÃO então DÍZIMO DE ACORDO COM O ANO ou depois do respingo. Como o Etrog, onde os Rabbis dizeram: Em relação aos frutos da árvore, seu dízimo de acordo com a forma dos frutos; alguns dizem COM ETROG, você segue o amadurecimento dos futos, como o Etrog é similar um pouco a árvore e um pouco de grão, ou seja sementes, onde o dízimo de acordo com sua formação, e não como árvores que seguem as regras de amadurecimento. QUE SEGUE A FORMAÇÃO DOS GRÃOS.
494. E porque eles postularam PARA DIZER bençãos sobre o pão, que é bem preparado, excluindo o pão queimado, mas que tem um gosto bom. Então com o grão, você segue a sua formação, que é equivalente a fruta madura. ENTÃO ISTO É SABOROSO.
495. Yisrael é comparada a árvore e ao grão COMO ETROG É PARA A ÁRVORE como está escrito: "O primeiro dos primeiros frutos de sua terra lhe trarão a casa de Hashem seu Elohim" (Shemot 23:19), e então também, "e os primeiros da tosquia de suas ovelhas deve dar a ele" (Devarim 18:4), INSINUANDO aos filhos de Yisrael, sobre quem está escrito, "Mas você Meu rebanho" (Yechezkel 34:31). E então Yisrael É COMPARADA AO GRÃO, COMO ESTÁ ESCRITO "Yisrael é santa para Hashem, as primicias de Sua novidade" e então depois de ser sido pego do exílio, é o termo de Seu dízimo; ENTÃO eles são chamados "santo para Hashem."
496. E Yisrael é chamada uma longo poderosa árvore com sustento para todos dentro dela. Dentro dela é a Torah sendo sustentada ao alto, DO ASPECTO DE ZEIR ANPIN. Dentro é oração, sustento para todos abaixo. DO ASPECTO DE NUKVA. Mesmo o sustento para os anjos vem somente através de Yisrael, mas se não fosse por Yisrael estudar a Torah, sustento não iria vir da Torah que é comparada a um árvore como está escrito, "Ela é uma Árvore da Vida para aqueles que prendê-la" (Mishlei 3:18), e também da fruta DA TORAH, ou seja, os preceitos.
497. E então a Torah é comparada a água, e também ao fogo. As águas não desceriam, e o sol, sendo o fogo, não viria para amadurecer os frutos das árvores, apenas por causa de Yisrael. Por esta razão, está escrito sobre Yisrael, "os figos colocados diante dela figos verdes" (Shir Hashirim 2:13), se referindo ao cumpridor de preceitos, "e as vinhas em flor dão o seu aroma" (Ibid.) quando as pessoas começam a se arrepender. Imediatamente está escrito sobre Yisrael, "Levante, meu amor, minha formosa, e vem" (Ibid.), a partir do exílio.
498. Pela árvore, a Árvore da Vida, SIGNIFICA Torah, SENDO ZEIR ANPIN, aquele que estuda isto, A TORAH, acompanha o desabrochar, SIGNIFICA COMO ELES COMEÇAM A ESTUDÁ-LO, e eles são dizimados, porque o Yud, sendo Chochmah, habita sobre eles, E ENTÃO ELES SÃO DIZIMADOS um de Yud (=dez). Com ele é recolhida do exílio do último 'Hei" DE YUD HEI VAV VEI SENDO YISRAEL, os frutos da árvore, QUE SÃO A TORAH. E o que é a árvore? Isto é Vav, A SABER ZEIR ANPIN SENDO O SEGREDO DA TORAH. O resto da nação é dizimada após sua arrancada do exílio. ENTRETANTO, Homens justos, de quem é escrito, "E você deve tomar por si mesmos no primeiro dia do fruto da árvore de hadar (Vayikra 23:40), a saber, glória (Heb. hadar) nas nações ligadas a E REALIZADAS POR estudantes da Torah que realizam os preceitos. Com este grupo, nós seguimos o florescimento, como na árvore, E POR ISSO É DITO SOBRE ELES, "O PRIMEIRO DIA" COMO ELES NÃO PRECISAM ESPERAR ATÉ SER ARRANCADO DO EXÍLIO.
499. E assim foi criada em Tractate Kidushim, as leis de Etrog é que de um vegetal. Assim como um vegetal pode prosperar de todas as fontes d'água, e seu dízimo depende do tempo da colheita dele, então o Etrog prospera em todas as fontes d'água... E TAMBÉM YISRAEL TEM A SEMELHANÇA COM O ETROG QUE TAMBÉM PROSPERA EM TODAS AS FONTES D'ÁGUA, como do aspecto de Chochmah, água pode significar somente Torah, em que YISRAEL PROSPERA. Em outro local antes nós aprendemos que Etrog é similar a uma árvore de três formas, SIGNIFICA Etrog. QUE DESCREVE MALCHUT, é realizada em dois lados, CHESED E GVURAH, CONSISTINDO DE DUAS FORMAS; 'Etrog' EM SI tem o formato de um coração mantido acima e abaixo; mantido acima significa significa implicar que o coração vê SENDO CHOCHMAH REFERE-SE A 'VER'; isto é mantido abaixo, significa com Da'at (Port. 'conhecimento') como expresso: 'o coração sabe'. AGORA UMA TERCEIRA FORMA: Da'at é uma árvore, O ZEIR ANPIN INTERNO; Torah, QUE É O CORPO DE ZEIR ANPIN, é o fruto DE DA'AT, ESPALHANDO-SE DE DA'AT. Os olhos são para os preceitos com o que o coração vê. Fim de Ra'aya Meheimna.