quinta-feira, 25 de junho de 2015

Pinchas - Capítulo 9 - O arco-íris

Sinopse

Rabbi Yehuda diz que o arco-íris aparece para lembrar o povo de Deus da promessa de nunca novamente destruir o mundo, e nós também ouvimos que o arco-íris aparece sempre que não há nenhuma pessoa justa protegendo o mundo. Quando Rabbi Elazar fala sobre o verde, vermelho e branco, as cores no arco-íris que correspondem aos três patriarcas. Rabbi Aba não concorda com a missão de cada cor. Ele termina falando sobre a letra Yud no nome de Pinchas, e menciona que Nabad e Abihu foram reencarnados em Pinchas.

A relevância desta passagem

Esta passagem por si só é tão potente que uma leitura sincera tem o poder de estabelecer para sempre serenidade em nossas almas e uma paz duradoura no mondo. Pecado é uma marca constante do homem. E embora os transgressores superem fisicamente os poucos homens justos deste mundo, as boas ações destas almas santas superam todos os pecados dos ímpios combinados. Tal é o poder da Luz sobre a escuridão. Os justos, nos dizem nos protegem com suas presenças. E o arco-íris, que apareceu depois do Dilúvio como um sinal da promessa de Deus nunca destruir este mundo, nos protege quando não há justos entre nós. A razão para este conto é cristalina "" o Zohar é atraído sobre os justos e o arco-íris para colocar suavemente um manto de proteção sobre o mundo todo. E porque esta verdade emerge através do Zohar pela primeira vez na história, o efeito é sem precedentes: Julgamentos pairam sobre o horizonte são para arrematar para o mar para sempre como nós evocamos o nome de Pinchas. As águas da terra, uma vez utilizada para destruir a humanidade, são restaurados pela sua estrutura molecular pré-diluviana. Esta divina substância transmuta em águas de cura que regeneram a alma e as células do corpo. O Zohar fala das cores verde e branco, que são cores de cura. Elas brilham aqui fortemente: e eles nos corrigem, nos curam, e nos fazem bem novamente. A cor vermelha "" atribuída ao planeta da guerra Marte, e para nossa Coluna da Esquerda traço de receber"" brilhos" Esta iluminação nos traz pessoal e global conflito para um fim pacífico. Além disso, a semente de todo conflito e discórdia"" os irmãos Isaac e Ismael, e Jacó e Esau, combinam e misturam em uma cor, assim como as cores do arco-íris se unem na cor branca. Essa unidade gera amor entre os irmãos, e entre seus descendentes"" Os Judeus, os Mulçumanos, Os Cristãos, e toda família do homem. Intolerância é assim expulsa do coração dos humanos. Barreiras raciais e religiosas dissolvem em nada. A letra Yud é inserida na soletração do nosso próprio nome espiritual, em sua essência, então que nós experimentamos uma existência de perfeição. Metafisicamente, nós nunca novamente pereceremos deste mundo. A verdade escondida das cores das Três Colunas irrompeu nesse momento de meditação, que marca o fim de nosso pessoal e global exílio. Nosso Mundo Inferior de Malchut se une junto com o Mundo Superior de Zeir Anpin; e no processo, as vestes de preto usadas por Malchut são substituídas "com as vestimentas das cores brilhantes dos segredos da Torah." A saber, escuridão é removida, eternamente, da civilização. 




פִּנְחָס בֶּן אֶלְעָזָר בֶּן אַהֲרֹן הַכֹּהֵן הֵשִׁיב אֶת חֲמָתִי מֵעַל בְּנֵי יִשְׂרָאֵל וְגוֹ'. ר' יְהוּדָה פָּתַח, זְכָר נָא מִי הוּא נָקִי אָבָד וְאֵיפֹה יְשָׁרִים נִכְחָדוּ, תַּמָּן תָּנֵינָן, מַאן דְּחָמֵי קֶשֶׁת בִּגְוָונוֹי, אִצְטְרִיךְ לְבָרְכָא בָּרוּךְ זוֹכֵר הַבְּרִית. בְּגִין דְּדָא אִיהוּ בְּרִית קַיְּימָא קַדִישָׁא, דְּשַׁוֵּי קוּדְשָׁא בְּרִיךְ הוּא בְּאַרְעָא דְּלָא יֵיתֵי עָלָהּ מֵי טוֹפָנָא. בְּגִין דְּכַד סְגִיאוּ חַיָּיבִין בְּעָלְמָא, בָּעֵי קוּדְשָׁא בְּרִיךְ הוּא לְאוֹבָדָא לוֹן, וּכְדֵין דָּכִיר לוֹן הַאי אוֹמָאָה דְּאוֹמֵי לְאַרְעָא, דִּכְתִּיב תְּרֵי זִמְנֵי לֹא לֹא. לֹא אוֹסִיף לְקַלֵּל, וְלֹא אוֹסִיף עוֹד לְהַכּוֹת, דָּא אִיהוּ אוֹמָאָה. כְּמָה דִּכְתִּיב אֲשֶׁר נִשְׁבַּעְתִּי מֵעֲבוֹר מֵי נֹחַ

34. "Pinchas, o filho de Elazar, o filho de Aarão o sacerdote, desviou a minha ira dos filhos de Yisrael..." (Bemidbar 25:11). Rabbi Yehuda inicia: "Lembre-se, agora, que era inocente que jamais pereceu? ou onde foram os retos cortados? (Iyov 4:7). Nós aprendemos lá que quem vê o arco-íris em todas as suas cores deve dizer a bênção: 'Abençoado é Ele que se lembra do pacto', uma vez que é o sinal do pacto sagrado que o Santo Único, abençoado seja Ele, colocado na terra que as águas do dilúvio não vão cobri-la novamente. Isso é porque, quando o número de pessoas perversas aumenta no mundo, o Santo Único, abençoado seja Ele, quer os destruir, mas então Ele lembra para eles que o juramento que jurou a terra, como está escrito duas vezes 'não': "Eu não vou amaldiçoar novamente... nem desbaratar novamente..."(Beresheet 8:21). E DUAS VEZES 'NÃO' constitui um juramento, como é dito: "como jurei que as águas de Noah não devem mais passar por cima da terra" (Yeshayah 54:9). 

רִבִּי יוֹסֵי אָמַר, קֶשֶׁת אָתָא לְאַגָּנָא עַל עָלְמָא. לְמַלְכָּא, דְּכָל זִמְנִין דִּבְרֵיהּ חָב לָקֳבְלֵיהּ, אָתָא מַלְכָּא לְאַלְקָאָה לֵיהּ, אִתְגַּלְיָא עָלֵיהּ מַטְרוֹנִיתָא בִּלְבוּשֵׁי יְקָר דְּמַלְכוּ, מַלְכָּא חָמֵי לָהּ סָלִיק רוּגְזָא דִּבְרֵיהּ, וְחַדֵי בָּהּ, דִּכְתִּיב וּרְאִיתִיהָ לִזְכּוֹר בְּרִית עוֹלָם. וע"ד, לָא אִתְחֲזֵי קֶשֶׁת בְּעָלְמָא, אֶלָּא בִּלְבוּשֵׁי יְקָר דְּמַלְכוּ. וּבְשַׁעֲתָא דְּאִית צַדִּיק בְּעָלְמָא, אִיהוּ בְּרִית, לְמֵיקָם בְּרִית, וְאָגִין עַל עָלְמָא. לָא הֲוֵי צַדִּיק, הָא קֶשֶׁת, לְאִתְחֲזָאָה דְּהָא עָלְמָא אִיהוּ קַיְּימָא לְאוֹבָדָא, אֶלָּא בְּגִין קֶשֶׁת דָּא.    35(2). ר' אֶלְעָזָר אָמַר, לְעוֹלָם לָא אִתְלְבַּשׁ קֶשֶׁת דָּא, אֶלָּא בִּלְבוּשָׁא דַּאֲבָהָן קַדְמָאֵי. יָרוֹק וְסוּמָק וְחִיוָּור. יְרוֹקָא, דָּא לְבוּשָׁא דְּאַבְרָהָם, אִצְטְבַּע לְבוּשָׁא דָּא, כַּד נָפַק מִנֵּיהּ יִשְׁמָעֵאל. סוּמָקָא, דָּא גָּוֶון יִצְחָק. דְּאַתְיָא סוּמָקָא וְאִצְטְבַּע, כַּד נָפִיק מִנֵּיהּ עֵשָׂו. וְאִתְמְשַׁךְ הַהוּא סוּמָקָא לְתַתָּא, עַד כֹּכָבָא דְּמַאְדִּים, דְּאִתְאֲחִיד בֵּיהּ עֵשָׂו. חִוָּורָא, דָּא אִיהוּ לְבוּשָׁא טָבָא דְּיַעֲקֹב, דְּהָא לָא אִשְׁתָּנּוּ אַנְפּוֹהִי לְעָלְמִין.    35(3). ר' אַבָּא אָמַר יָאוּת הוּא, אֲבָל הָכִי אָמַר בּוּצִינָא קַדִישָׁא, חִוָּור, דָּא אַבְרָהָם. דְּאִתְלָבַּן בְּחִוָּורָא דְּנוּרָא. סוּמָקָא, דָּא יִצְחָק וַדָאי. יָרוֹק, דָּא הוּא יַעֲקֹב, דְּקַיְּימָא בֵּין תְּרֵין גַּוְונִין, וּכְתִיב בֵּיהּ בְּיַעֲקֹב, לֹא עַתָּה יֵבוֹשׁ יַעֲקֹב וְלֹא עַתָּה פָּנָיו יֶחֱוָרוּ דְּהָא כָּל עַרְסֵיהּ שְׁלִים הֲוָה. וְהָכִי הוּא לֹא עַתָּה יֵבוֹשׁ יַעֲקֹב, לְאִתְחֲזָאָה בְּגָוֶון סוּמָק, כְּיִצְחָק דְּנָפַק מִנֵּיהּ עֵשָׂו. וְלָא עַתָּה פָּנָיו יֶחֱוָרוּ, כְּאַבְרָהָם לְאִתְחֲזָאָה בְּגָוֶון חִוָּור, דְּנָפַק מִנֵּיהּ יִשְׁמָעֵאל. אֶלָּא נָטַל גַּוְונִין, לְאִתְעַטְּרָא בְּהוּ, עַל אֲבָהָן דִּילֵיהּ, וּבְאִלֵּין לְבוּשִׁין מִתְלַבְּשַׁת קֶשֶׁת, בְּשַׁעֲתָא דְּאִתְחֲזֵי קַמֵּי מַלְכָּא.  35(4). תָּא חֲזֵי, רָזָא דִּבְרִית קַדִּישָׁא, הִיא אָת יוֹ"ד, דְּמִתְעַטְּרָא בִּרְשִׁימוּ עִלָּאָה, וְדָא אִיהוּ דְּאִתְרְשִׁים בִּבְרִית תָּדִיר לְעָלְמִין, וּבְגִין דְּקַנֵּי פִּנְחָס עַל בְּרִית, אִתְרְשִׁים בִּשְׁמֵיהּ הָכָא אָת דָּא, פִּנְחָס יוֹ"ד זְעֵירָא, אִיהוּ יוֹ"ד דְּאִיהוּ בְּרִית וַדַּאי, דְּנָפִיק מִגוֹ יוֹ"ד עִלָּאָה קַדִישָׁא. וע"ד, אִיהוּ קָאֵים בְּקִיּוּמָא שְׁלִים קַמֵּי מַלְכָּא קַדִישָׁא, דְּלָא אִתְאֲבִיד מִגּוֹ עָלְמָא. וְהָכִי הוּא נָקִי מֵהַהוּא חוֹבָא דִּפְעוֹר, וְלָא אִתְאֲבִיד תָּדִיר מִגּוֹ קַדִישָׁא דְּעָלְמָא. וְאֵיפֹה יְשָׁרִים נִכְחָדוּ, אִלֵּין נָדָב וַאֲבִיהוּא, דְּלָא אִשְׁתְּצִיאוּ מִן הַהוּא עָלְמָא בְּגִינֵיהּ.    רעיא מהימנא  

35. Rabbi Yosi disse: Um arco-íris vem para proteger o mundo. É como uma rainha vestindo trajes reais que aparece diante do rei toda vez que ele está prestes a bater em seu filho porque ele estava pecando contra ele. O rei a vê e sua raiva com seu filho o deixa e ele se alegra com ela, como está escrito: "e Eu vou olhar para ele, para que Eu possa me lembrar da aliança eterna" (Beresheet 9:16). E por isto um arco-íris aparece no mundo, apenas no vestuário de Malchut . ESTAS VESTIMENTAS DE MALCHUT SÃO: BRANCO, VERMELHO E VERDE, E ELES SUGEREM AS TRÊS COLUNAS COMO SERÁ EXPLICADO. Quando há uma pessoa justa no mundo, ele defende a aliança e assim protege o mundo. Mas se não houver uma pessoa justa, então há um arco-íris que indica que o mundo está prestes a perecer mas SOBREVIVE graças a isso. Rabbi Elazar disse: Este arco-íris,  A SABER MALCHUT, nunca usou nada exceto o fato dos patriarcas, A SABER, CHESED, GVURAH E TIFERET DE ZEIR ANPIN, A SABER verde, vermelho e branco. A vestimenta de Abraham é verde, e foi tão colorida quanto Ishmael emitiu a partir dele. 'Vermelho' é Isaac, que adquiriu esta cor quando Esau emitiu a partir dele. Este vermelho alonga para o planeta Marte Ma'adim (de vermelho - Heg. adom), que Esau está sustentando. Branco é a fina vestimenta de Jacob, cujo bom semblante nunca mudou, POIS SUA CAMA ERA PERFEITA E NÃO DEFEITO ALGUM NELE. Rabbi Aba disse: Que é bom, mas o Santo Astro, A SABER RABBI SHIMON, disse 'Branco' é Abraham que foi purificado ('embranquecido') no calor incandescente do fogo POR NIMROD, QUE O LANÇOU EM UR (FOGO) DOS  CALDEUS. 'Vermelho' é obviamente Isaac, e 'verde' é Jacob, que está entre as outras duas cores, POIS VERDE INCLUI BRANCO E VERMELHO. ESTE VERDE REPRESENTA A COR VERDE DO SOL. E sobre Jacob está escrito, "Jacob não será  agora envergonhado, nem seu rosto será agora cera pálida" (Yeshayah 29:22) porque toda sua cama estava perfeita. E A INTERPRETAÇÃO Disso é: "Jacob não será agora envergonhado" porque ele não deve ser visto em vermelho como Isaac, que foi pai de Esau, "nem seu rosto agora empalidecer." Isso significa que ele não deve ser visto em branco como Abraham, que foi pai de Ismael. Ao invés ele levou as cores BRANCO E VERMELHO e as envolveu para adornar ele mesmo em seus antepassados. ELE INCORPOROU DENTRO DE SI MESMO OS DOIS PATRIARCAS ABRAHAM E ISAAC, QUE SÃO BRANCO E VERMELHO, E ISSO É PORQUE SUA COR É VERDE, QUE INCLUI BRANCO E VERMELHO. E o arco-íris, A SABER, MALCHUT coloca estas peças de vestuário DE BRANCO, VERMELHO, E VERDE quando isso aparece diante do Rei, ZEIR ANPIN. Venha e veja: O segredo do santo pacto é a letra Yud que adorna ela mesma com uma impressão celestial suprema, A SABER A CORONA DE YESOD DE ZEIR ANPIN e isso é gravado para sempre no pacto eterno. E porque Pinchas foi zeloso para o Pacto, que a letra Yud foi inserida na grafia de seu nome. O Yud na grafia de 'Pinchas' é um pequeno, QUE É O SEGREDO DE MALCHUT, O SEGREDO DA CORONA DE YESOD, POIS 'PINCHAS' AQUI É SOLETRADO COM YUD, que é definitivamente o Pacto, que emanava do superior santo Yud PORQUE MALCHUT EMANA DE YUD DE YUD HEI VAV HEI NO SEGREDO DO PAI QUE ESTABELECE SUA FILHA. E isso é porque PINCHAS teve uma perfeita existência diante do Santo Rei e jamais perecerá neste mundo. E por causa disso ele estava sem culpa em Peor. Pois ele nunca perdeu ele mesmo da santidade do mundo. "ou onde foram os retos cortados?" isso se refere a Nadab e Abihu, que não pereceram totalmente do mundo PORQUE SUAS ALMAS ENCARNARAM EM PINCHAS, QUE OS CORRIGIU. Uma Sinopse Moisés conta aos Rabinos que Elias é Pinchas então eles devem vir acima com algumas novas interpretações. A opinião de Rabbi Yehuda é que o arco-íris não brilha com suas cores próprias, mas as cores insinuam os méritos dos sacerdotes e Levitas e Yisrael em toda sua beleza. Próximo nós ouvimos que Malchut no exílio pode apenas estar vestida de perto, e que o arco-íris é realmente o anjo Metatron, o mais velho servo de Deus. A promessa de Deus ao olhar o arco-íris e se lembrar do Seu pacto se refere aos segredos brilhantes da Torah. Finalmente nós ouvimos que cada um dos nomes de Deus testifica a respeito de Deus que está acima de tudo, e que todos de Yisrael, como eles são filhos de Adão devem servir a Deus. 

אָמַר לֵיהּ רַעְיָא מְהֵימָנָא, שַׁפִּיר קָאַמְרַת, אֲבָל בְּגִין דְּאֵלִיָּהוּ דְּאִיהוּ פִּנְחָס, קַנֵּי עַל בְּרִית, צָרִיךְ לְחַדְתָּא מִלִּין סַגִיאִין בֵּיהּ, דְּהַאי פַּרְשְׁתָא כְּתִיבָא בְּאוֹרַיְיתָא עַל שְׁמֵיהּ, דְּעָלֵיהּ אִתְּמַר קַנֹּא קִנֵּאתִי, תְּרֵי קְנָאוֹת, חַד בְּשַׁדַּ"י דִּלְעֵילָּא, וְתִנְיָינָא בְּשַׁדַּ"י דִּלְתַתָּא, וּבְגִין דָּא עָבֵיד תְּרֵין שְׁבוּעוֹת בְּתַרְוַויְיהוּ, וּתְרֵין זִמְנִין לֹא לֹא

36. RA'AYA MEHEIMNA (O PASTOR FIEL) O Pastor Fiel dises para ele: O que você disse é bom, mas desde que Elijah é Pinchas, que foi zeloso para o Pacto, é preciso estabelecer novas e importantes interpretações sobre eles. Isso é porque esta porção na Torah é chamada Pinchas depois dele, A SABER ELIJAH, QUE FOI PINCHAS, de quem é dito, "Eu tenho sido muito (lit. 'zelo') zeloso" (I Melachim 19:10). Isso se refere as duas formas de zelo, uma para o nome espiritual de Shadai, YESOD de ZEIR ANPIN, e o outro para o nome mais baixo de Shadai, METATRON CHAMADO 'SHADAI'. E isso é porque ele fez dois juramentos para os dois deles e está duas vezes ESCRITO, 'Não, não.' 

אֲבָל רִבִּי יְהוּדָה אָמַר, מַאן דְּחָמֵי קֶשֶׁת בִּגְוָונוֹי נְהִירִין, צָרִיךְ לְבָרְכָא בָּרוּךְ זוֹכֵר הַבְּרִית. וּבְגָלוּתָא דְּלָאו אִיהוּ נָהִיר בִּגְוָונוֹי כַּדְקָא יֵאוֹת, וְלֹא עוֹד אֶלָּא דִּלְזִמְנִין נָהִיר זְעֵיר, וְזִמְנִין לָא נָהִיר כְּלַל, זִמְנִין אִתְחֲזֵי בִּשְׁלִימוּ, וְזִמְנִין לָאו. דְּקֶשֶׁת קָא רָמִיז גְּוָונוֹי, לְזַכְוָון דְּכֹהֲנִים לְוִיִּם וְיִשְׂרְאֵלִים, כַּד אִינּוּן שַׁפִּירִין, דְּנָהִיר קֶשֶׁת בְּגְוָונוֹי דְּאִינּוּן תְּלַת

37. Mas Rabbi Yehuda disse: Quem vê um arco-íris em cores brilhantes tem que recitar a bênção, 'Abençoado seja Ele que se lembra do pacto." No exílio o arco-íris não brilha em suas cores apropriadamente PORQUE NO EXÍLIO MALCHUT NÃO RECEBE CORRETAMENTE, COMO A MONTAGEM DA UNIFICAÇÃO DAS TRÊS COLUNAS, SUPORTE PARA O ARCO-ÍRIS DE TRÊS CORES. Além disso, às vezes dificilmente brilha e outras vezes não brilha em tudo. Algumas vezes é visto completos, e em outras não. As cores do arco-íris sugerem os méritos dos Sacerdotes Levitas, e Yisrael quando eles estavam em sua beleza , desde que o arco-íris é radiante em suas três cores, O SEGREDO DAS TRÊS COLUNAS. 

קוּם אַנְתְּ רִבִּי יוֹסֵי הַגָלִילִי, וְאִימָא, דְּהָא מִלִּין שְׁפִּירִין קָאַמְרַת בְּחִבּוּרָה קַדְמָאָה, דְּקֶשֶׁת לָא אַתְיָא אֶלָּא לְאַגָּנָא עַל עָלְמָא. לְמַלְכָּא, דִּבְכָל זִמְנָא דִּבְרֵיהּ חָב, וּמַלְכָּא חֲזֵי לְמַטְרוֹנִיתָא, סָלִיק רוּגְזָא דִּבְרֵיהּ, דִּכְתִּיב וּרְאִיתִיהָ לִזְכּוֹר בְּרִית עוֹלָם. וע"ד לָא אִתְחֲזֵי קֶשֶׁת, אֶלָּא לְאַגָּנָא עַל עָלְמָא. וְלָא אִתְגַלְיָא, אֶלָּא בִּלְבוּשׁ יְקָר דְּמַלְכוּ, וּבְשַׁעֲתָא דְּאִית צַדִיק בְּאַרְעָא, אִיהוּ בְּרִית. לְמֵיקָם בְּרִית

38. Levante agora, Rabbi Yosi da Galiléia, e fale, pois você disse beleza nas coisas na discussão anterior, que o arco-íris apenas vem para proteger o mundo. ISSO É COMO o rei que, sempre que seus pecados filho, e ele vê a rainha, ele tira a sua ira com seu filho, como está escrito: "e Eu vou olhar para ele, que Eu posso lembrar da aliança eterna" (Beresheet 9:16). Portanto o arco-íris somente aparece a fim de proteger o mundo POIS ESTE É O SEGREDO DE MALCHUT, COMO EXPLICADO ACIMA. Isso aparece apenas em trajes reais preciosos, O SEGREDO DAS TRÊS CORES. Mas quando há uma pessoa justa no mundo, ele é o pacto. ISSO SIGNIFICA QUE ELE ESTABELECE A UNIÃO ENTRE ZEIR ANPIN E MALCHUT, PORTANTO NÃO HÁ NECESSIDADE DE INCENTIVAR MALCHUT POR MEIO DO ARCO-ÍRIS. 

וְכִי בְּגָלוּתָא, קוּדְשָׁא בְּרִיךְ הוּא אִתְרְחַק מִמַּטְרוֹנִיתָא, וְאֵיךְ מַטְרוֹנִיתָא אִתְלַבְּשַׁת לְבוּשֵׁי מַלְכוּתָא בְּגָלוּתָא לֹא. אֲבָל בְּגָלוּתָא, לְבוּשָׁהּ דְּקַדְרוּת, וְאִיהוּ אַמְרַת אַל תִּרְאוּנִי שֶׁאֲנִי שֶׁחַרְחֹרֶת. אֶלָּא וַדַּאי הַהוּא קֶשֶׁת דְּאִתְגַּלְיָיא בְּגָלוּתָא, לָאו אִיהוּ אֶלָּא מְטַטְרוֹ"ן, דְּאִתְקְרֵי שַׁדַּ"י וְאִיהוּ עַבְדּוֹ זְקַן בֵּיתוֹ, דְּשַׁלִּיט בְּכָל דִּילֵיהּ, וּבְנוֹי, אִתְקְרִיאוּ עֲבָדִים דְקוּדְשָׁא בְּרִיךְ הוּא. וּבְנֵי מַטְרוֹנִיתָא בָּנִים, וּבְגִין דָּא, אִם כְּבָנִים אִם כַּעֲבָדִים

39. ELE PERGUNTA, mas como pode a Rainha colocar em trajes reais, O SEGREDO DAS TRÊS COLUNAS, no exílio? Pois no exílio o Santo Único, abençoado seja Ele, se afasta da Rainha. E ELE RESPONDE, Não, NO EXÍLIO ELA USA TRAJES REAIS, mas é vestida em na escuridão sombria,  A SABER NA OBSCURIDADE, e diz: "Não olhe acima de mim, porque Eu sou preto" (Shir Hashirim 1:6). Pelo contrário, o arco-íris que é visto como aparecendo no exílio é ninguém menos do que O ANJO Metatron, que é chamado 'Shadai', e ele é "o servo mais velho" DE ZEIR ANPIN "de sua casa, que governava sobre tudo o que ele tinha" (Beresheet 24:2), enquanto seus filhos, A SABER AQUELES QUE ALCANÇARAM RUACH DO ASPECTO DE METATRON são chamados 'os servos do Santo Único, abençoado seja Ele'. Os filhos da rainha, A SABER AQUELES QUE SE LIGARAM A NEFESH DE MALCHUT DE ATZILUT, SÃO CHAMADOS 'filhos'. Está é a  razão PORQUE NÓS REZAMOS 'se como filhos ou como servos'. 

וּבְזִמְנָא דְּאִתְחָרַב בֵּי מַקְדְשָׁא, אוּקְמוּהָ דַּעֲבָדִים חָפוּ רֹאשָׁם, וְנִתְדַלְדְלוּ אַנְשֵׁי מַעֲשֵׂה. וַדַּאי אַנְשֵׁי מַעֲשֵׂה אִתְקְרִיאוּ, עַל שֵׁם מַטְרוֹנִיתָא, דְּאִתְּמַר עָלָהּ רַבּוֹת בָּנוֹת עָשׂוּ חָיִל וְאַתְּ עָלִית עַל כֻּלָּנָה. אֲבָל אִי אִית לֵיהּ צַדִיק, דְּזַכְווֹי וְעוֹבָדוֹי לְאַנְהָרָא, בְּהוֹן מַטְרוֹנִיתָא, וּלְמִפְשַׁט מִנָּהּ לְבוּשֵׁי קַדְרוּתָא דִּפְשָׁטִין וּלְקַשְׁטָא לָהּ בִּלְבוּשִׁין דִּגְוָונִין נְהִירִין דְּרָזִין דְּאוֹרַיְיתָא, מַה כְּתִיב בֵּיהּ, וּרְאִיתִיהָ לִזְכּוֹר בְּרִית עוֹלָם. וּרְאִיתִיהָ, בְּרָזִין נְהִירִין דְּאוֹרַיְיתָא, דְּאוֹר רָ"ז אִתְקְרֵי, הה"ד, כִּי נֵר מִצְוָה תוֹרָה אוֹר. וּבְאִלֵּין רָזִין אִתְּמַר וּרְאִיתִיהָ

40. Quanto o Templo foi destruído, assim nos dizem, servos cobriram suas cabeças de vergonha e homens de ação foram enfraquecidos. Este termo 'homens de ação' é definitivamente derivado do nome de 'Malchut,' sobre quem se diz: "Muitas filhas agiram bravamente, mas você se destaca sobre todos eles" (Mishlei 31:29). QUE É, DESTACOU AÇÃO SOBRE, PARA MALCHUT É CHAMADA "AÇÃO." No entanto, se há uma pessoa justa cujos méritos e ações são de molde a esclarecer Malchut e para tirá-la do preto do literal SIGNIFICADO SEM O SIGNIFICADO ESOTÉRICO, e a adorna com as vestimentas das cores brilhantes dos segredos da Torah, o que está escrito sobre ele? "e Eu vou olhar para ele, se refere ao brilho secreto da Torah, pois a luz é chamada 'um segredo', A SABER O VALOR NUMÉRICO DE OR (PORT. 'LUZ') É O MESMO COMO QUE DE RAZ (PORT. 'SEGREDO'). ASSIM, LUZ SIGNIFICA TODOS OS MISTÉRIOS DA TORAH, como é dito: "Pois o mandamento é a lâmpada; e a Torah é luz" (Mishlei 6:23). E sobre estes segredos foi dito: "e eu vou olhar sobre ele."

וּבְהַהוּא זִמְנָא סָלִיק מִנֵּיהּ רוּגְזָא דִּבְרֵיהּ, וַחֲמַת הַמֶּלֶךְ שָׁכָכָה, וְיֵימָּא לָהּ מַלְכָּא בִּצְלוֹתָא דַּעֲמִידָה קַמֵּיהּ, מַה שְּׁאֵלָתֵךְ וְיִּנָתֶן לָךְ וּמַה בַּקָּשָׁתֵךְ. בְּהַהוּא זִמְנָא, שְׁאֵלְתָּא עַל פּוּרְקָנָא דִּילָהּ, וּבְנָהָא עִמֵּיהּ, הה"ד תִּנָּתֶן לִי נַפְשִׁי בִּשְׁאֵלָתִי וְעַמִּי בְּבַקָּשָׁתִי. אֲבָל קֶשֶׁת דְּאִתְחַזְיָא בְּעָלְמָא בְּגָלוּתָא, דְּעַבְדָּא אִיהוּ, זִמְנִין דְּנָפִיק בִּשְׁלִימוּ, כַּד בְּנוֹי מַכְשִׁירִין עוֹבָדוֹי, וּלְזִמְנִין לָא אִשְׁתְּכַח בִּשְׁלִימוּ, כַּד בְּנוֹי לָא מַכְשְׁרִין עוֹבָדוֹי

41. Quando ELE OLHA PARA O ARCO-ÍRIS, A SABER MALCHUT, sua raiva por seu filho o deixa, "Então a ira do rei foi pacificada" (Ester 7:10). E o Rei diz para ela, quando ela está na oração Amidah diante dEle. "Qual é sua petição? e vos será concedido a você: e qual é o seu pedido..." (Ester 5:6). Então ela pede para ela redenção e a de seus filhos, como é dito: "deixe minha vida ser dada a mim e minha petição, e meu povo eis o meu pedido" (Ester 7:3). Mas um arco-íris que aparece no mundo no tempo do exílio é do servo, OU SEJA METATRON. OU SEJA, A LUZ DA UNIÃO CELESTIAL É VESTIDA EM METATRON, E ELE É PORTADOR DE TRÊS CORES DO ARCO-ÍRIS, QUE SÃO AS TRÊS COLUNAS . E algumas vezes ele aparece completo, quando Seus filhos agem corretamente, enquanto em outras vezes é incompleto, quando Seus filhos não agem corretamente. 


אִלֵּין דִּמְכַשְׁרִין עוֹבָדֵיהוֹן קַמֵּי מַלְכָּא, וּמְקַנִּין עַל שְׁמֵיהּ, וּמַקְדִּישִׁין לֵיהּ בָּרַבִּים. הָכִי מְקַדְשִׁין לֵיהּ לְעֵילָּא, בֵּין מְמָנָן דִּשְׁאַר עַמִּין, וְאִשְׁתְּמוֹדְעִין לֵיהּ כָּל מְמָנָא בְּכִנוּיֵיהּ. אֲבָל יִשְׂרָאֵל אִשְׁתְּמוֹדְעִין לְעֵילָּא כֹּלָּא בְּשֵׁם יְדֹוָ"ד, דְּאִיהוּ חַיֵּי כָּל כִּנּוּיִין

42. (O INICIO ESTÁ PERDIDO) e aqueles que fazem seus atos dignos diante do Rei e são zelosos com Seu nome, santificando-o em público, como eles os santificam no céu entre os anjos que são nomeados sobre as outras nações, cada cacique sendo conhecido pelo nome da nação. Yisrael, no entanto, é conhecido acima pelo nome Yud Hei Vav Hei, que é a vida para todos os títulos. 

וְכָל שֵׁם וְכִנּוּי סָהִיד עָלֵיהּ, אֵ"ל סָהִיד עָלֵיהּ, דְּאִית לֵיהּ יְכוֹלֶת עַל כָּל אֵל, הה"ד אֲנִי אֶדְרוֹשׁ אֶל אֵל. אֵל, מָארֵי דְּאֵל. אֱלֹֹהִים סָהִיד עָלֵיהּ, דְּאִיהוּ אֱלֹהֵי הָאֱלֹֹהִים. אֲדֹנָ"י סָהִיד עָלֵיהּ, דְּאִיהוּ אֲדוֹנֵי הַאֲדוֹנִים. אוֹף הָכִי כָּל שֵׁם. דְּכָל מַלְאָךְ אִית לְכָל חַד שֵׁם יְדִיעַ, לְאִשְׁתְּמוֹדְעָא לְכָל כַּת בְּהַהוּא שֵׁם דְּמַלְכָּא דִּילֵיהּ. אֲבָל יִשְׂרָאֵל, אִשְׁתְּמוֹדְעָן לֵיהּ ביהו"ה

43. E todo nome e denominação testifica sobre Ele, SOBRE O SANTO ÚNICO, ABENÇOADO SEJA ELE. O nome El testifica que ele pode superar todos os outros El, como é dito: "Mas quanto a mim, Eu procuraria El" (Iyov 5:8). El é o mestre de cada El. Elohim testifica que Ele é o Elohim do Elohim.  Adonai testifica que Ele é o Mestre (Heb.adon) sobre os mestres. E então é com cada nome. E cada anjo tem um nome adequado para cada grupo DE ANJOS é conhecido pelo nome do seu rei. Yisrael, entretanto, é conhecido por Ele pelo Yud Hei Vav Hei. 

וְרָזָא דְּמִלָּה, ב"נ חַד יָכִיל לְמֶהֱוֵי לֵיהּ כַּמָה סוּסְוָון, אוֹף הָכִי כָּל יִשְׂרָאֵל אִינּוּן בְּנוֹי דְּאָדָם, וְכָל בְּרָא צָרִיךְ לְמֶהֱוֵי לֵיהּ לַאֲבוּי כַּסּוּס וְכַחֲמוֹר לְמָשׂוּי, וּלְמֶהֱוֵי כָּפִיף תְּחוֹתוֹי, וְהַאי אִיהוּ רָזָא אָדָם וּבְהֵמָה תּוֹשִׁיעַ יְיָ'. דְּאִיהוּ בְּרָא דְּאָדָם, וְעָבֵיד גַּרְמֵיהּ כַּבְהֵמָה תְּחוֹתוֹי

44. E o segredo da questão é que assim como um homem (Heb. adam) pode ter um número de cavalos, por isso é que todos de Yisrael são filhos de Adam; O SEGREDO DO VALOR NUMÉRICO DE YUD HEI VAV HEI, TOTALMENTE ESCRITO COM ALEPHS, QUE REPRESENTA O VALOR NUMÉRICO DE 'ADAM'. PARA AS ALMAS DE YISRAEL SÃO  DESCENDENTES DE ZEIR ANPIN E MALCHUT. E cada fiho tem que ser como um cavalo e burro de carga para seu pai, e estão sujeitos a ele. Este segredo é expresso assim: "Hashem, Você preserva o homem e a besta" (Tehilim 36:7). PARA YISRAEL são os filhos de Adam, QUE É YUD HEI VAV HEI DO VALOR NUMÉRICO DE 45. E eles fazem a si mesmos como uma besta sobre eles.