terça-feira, 23 de junho de 2015

Pinchas - Capítulo 20 - Eis, eu dei a ele Meu pacto de paz

Sinopse:

Nós aprendemos sobre dois alfabetos, as letras grandes que pertencem ao Mundo Vindouro e as letras pequenas que pertencem a este mundo. Como o Yud foi adicionado ao nome de Pinchas a explicação se torna clara que Deus pediu a Moisés para dar sua Shechinah para Pinchas. Em seguida nós percebemos que a sombra do falecido Rabbi Pinchas ben Yair tem sido com os rabinos em suas discussões, pois ele havia falado destes mesmos assuntos enquanto ele estava vivo. 

A relevância da passagem:

A Luz de Binah ""significada pelas letras grandes do alfabeto"" denotam o próximo mundo da imortalidade, paraíso, e alegria. Esta grande Luz resplandece no momento em que meditamos sobre o alfabeto ilustrado neste texto místico. Assim, o próximo mundo agora se torna nosso mundo, pois escuridão, e morte não podem prevalecer na presença da Luz de Binah. Uma pessoa que carrega uma simples vela pode prover iluminação para seus amigos sem diminuir sua própria luz. Similarmente, a maravilhosa Luz espiritual concedida a Moisés e Pinchas pela virtude das suas obras espirituais, agora brilha sobre nós. Em adição, a Luz que nós geramos através de nossa conexão visual é dividida com toda humanidade. Este efeito natural e maravilhoso se estende para todos que abraçam este livro. Assim, a Luz espiritual se expande espontaneamente no mundo, extinguindo as trevas e a morte que amaldiçoou nossa existência por muito tempo. Finalmente, os segredos da Torah, revelados pelos sábios através do tempo, são revelados em todos os lugares como estes santos homens revisitando nosso reino para desencadear esta Luz escondida para toda humanidade. 


אַהְדָּר הַהוּא טוּלָא דְּמִלְקַדְּמִין, וְאַזְלָא גּוֹ בֵּיתָא, כְּמוֹ דִּיּוּקְנָא דב"נ. נָפַל עַל אַנְפּוֹי ר' אַבָּא. אָמַר רִבִּי יוֹסֵי, אַדְכַּרְנָא דִּבְהַאי אַתְרָא חֲמֵינָא לֵיהּ לר' פִּנְחָס בֶּן יָאִיר, יוֹמָא חַד הֲוָה קָאֵים בְּהַאי דּוּכְתָּא, וַהֲוָה אָמַר הָכִי, פִּינְחָס בֶּן אֶלְעָזָר בֶּן אַהֲרֹן הַכֹּהֵן, בְּאָת י' זְעֵירָא

128. A mesma sombra retornou novamente e andou ao redor da cada como uma imagem de um homem. Rabbi Aba sentiu em seu rosto. Rabbi Yosi: Lembro-me que neste ponto Eu vi Rabbi Pinchas ben Yair. Um dia ele estava de pé no local e perguntou como se segue: No verso "Pinchas, o filho de Elazar, o filho de Aaron o sacerdote" (Bemidbar 25:11): POR QUE PINCHAS ESTÁ ESCRITO AQUI com adição da pequena letra Yud? 

בְּגִין דִּתְרֵין אַלְפִין בֵּיתִין רְשִׁימִין, אַלְפָא בֵּיתָא דְּאַתְוָון רַבְרְבָן, וְאַלְפָא בֵּיתָא דְּאַתְוָון זְעִירָן. אַתְוָון רַבְרְבָן, אִינּוּן בְּעָלְמָא דְּאָתֵי. וְאַתְוָון זְעִירָן, אִינּוּן בְּעָלְמָא תַּתָּאָה. י' זְעֵירָא, בְּרִית קַיָּימָא קַדִּישָׁא. כֵּיוָן דְּקַנֵּי פִּנְחָס עַל בְּרִית דָּא, אִתּוֹסַף בֵּיהּ י' זְעֵירָא, רָזָא דִּבְרִית דָּא

129.  E ELE RESPONDE, porque há dois conjuntos de alfabetos gravados, um alfabeto de letras grandes e um de letras pequenas. E ELE EXPLICA: as letras grandes pertencem ao Mundo Vindouro E ESTÃO NO ASPECTO DE BINAH, QUE É CHAMADO MUNDO VINDOURO', enquanto que as letras minúsculas pertencem a este mundo  E SÃO DO ASPECTO DE MALCHUT, QUE É CHAMADO 'ESTE MUNDO'. AQUI RESIDE A RAZÃO PARA  a letra pequena Yud, que é o sinal da Santa Aliança, A SABER MALCHUT. Desde que Pinchas era zeloso a este Pacto, uma pequena Yud foi adicionada a ele, que é o segredo deste Pacto, A SABER MALCHUT. 

בְּהַהוּא שַׁעֲתָא, אָמַר קוּדְשָׁא בְּרִיךְ הוּא, מָה אַעְבִּיד עִם מֹשֶׁה, בְּרִית דָּא מִמֹּשֶׁה הֲוֵי, וְכַלָּה דִּילֵיהּ הֲוֵי. גְּנַאי הוּא לְמֵיהַב לֵיהּ לְאַחֲרָא, בְּלָא דַּעְתָּא וּרְעוּתָא דְּמֹשֶׁה, לָאו יָאוּת הוּא. שָׁארִי קוּדְשָׁא בְּרִיךְ הוּא וְאָמַר לְמֹשֶׁה, מֹשֶׁה, פִּנְחָס בֶּן אֶלְעָזָר בֶּן אַהֲרֹן הַכֹּהֵן. א"ל מֹשֶׁה, רבש"ע מַהוּ. א"ל, אַנְתְּ הוּא דְּמַסְרַת נַפְשָׁךְ עַל יִשְׂרָאֵל דְּלָא יִשְׁתֵּצוּן מִן עָלְמָא בְּכַמָּה זִמְנִין, וְאִיהוּ הֵשִׁיב אֶת חֲמָתִי מֵעַל בְּנֵי יִשְׂרָאֵל וְגוֹ'. אָמַר מֹשֶׁה מַה אַתְּ בָּעֵי מִנִּי, הָא כֹּלָּא דִּידָךְ

130. Naquele tempo, o Santo Único, abençoado seja Ele, disse: O que posso fazer com Moisés, para este Pacto que veio de Moisés, e a noiva, QUE É MALCHUT, é dele. Não é bom dar a ela, MALCHUT, para outro, a menos que Moisés sabe sobre ela e deseja isso. Não é adequado. O Santo Único, abençoado seja Ele, iniciou dizendo a Moisés: 'Moisés, "Pinchas, o filho de Elazar, o filho de Aaron o sacerdote.'" Moisés perguntou a Ele: Mestre do Universo, o que dele? O SANTO ÚNICO, ABENÇOADO SEJA ELE, respondeu a ele: 'Você é o único que deu sua alma para Yisrael um número de vezes então que eles não devem desaparecer do mundo, enquanto ele, PINCHAS, "desviou Minha irados filhos de Israel"' (Bemidbar 25:11). Moisés disse: O que você quer de mim? Não é tudo Seu? E SE VOCÊ QUER POR CAUSA DE MALCHUT DESCANSAR SOBRE ELE, QUEM PODE DIZER O QUE VOCÊ DEVE FAZER?

א"ל, הָא כֹּלָּא דִּידָךְ הִיא, אֵימָא לֵיהּ דְּתִשְׁרֵי בְּגַוֵיהּ. אָמַר מֹשֶׁה, הָא בְּלִבָּא שְׁלִים תְּהֵא לְגַבֵּיהּ. א"ל אֵימָא אַנְתְּ בְּפוּמָךְ, וְאָרִים קַלָךְ, דְּאַנְתְּ מָסַר לֵיהּ בִּרְעוּתָא, בְּלִבָּא שְׁלִים. הה"ד, לָכֵן אֱמוֹר, אַתְּ אֵימָא בִּרְעוּתָא, הִנְנִי נוֹתֵן לוֹ אֶת בְּרִיתִי שָׁלוֹם. מֹשֶׁה הֲוָה אָמַר הִנְנִי נוֹתֵן לוֹ וְגוֹ', דְּאִילּוּ קוּדְשָׁא בְּרִיךְ הוּא, ה"ל לְמֵימַר לָכֵן אֱמוֹר לוֹ הִנְנִי נוֹתֵן לוֹ אֶת בְּרִיתִי שָׁלוֹם, אֲבָל לָא כְּתִיב אֶלָּא לָכֵן אֱמוֹר. וְאִי תֵּימָא, דְּאִתְעַבְּרַת מִן מֹשֶׁה. לָא. אֶלָּא כְּבוּצִינָא דָּא דְּאַדְלִיקוּ מִינָהּ, דָּא יָהִיב וְאַהֲנֵי, וְדָא לָא אִתְגָּרַע מִנָּהּ

131. Disse O SANTO ÚNICO, ABENÇOADO SEJA ELE, PARA MOISÉS: 'Aqui: isso é todo seu! Vocês diz PINCHAS QUE MINHA SHECHINAH vai descansar dentro dele.' Moisés disse: Com toda sinceridade, deixe MALCHUT estar com ele. Disse O SANTO ÚNICO ABENÇOADO SEJA ELE, 'Você fala a ele mesmo, e em voz alta, que você está entregando A SHECHINAH até ele, boa vontade e sinceridade. Assim o verso "Por isso digo" "você diz isso de bom grado" "Eis,  que lhe dou Meu pacto de paz" (Ibid. 12). Moisés começou a dizer: "Eis que lhe dou..." Pois se ESTAVA SE REFERINDO AO Santo Abençoado seja Ele, o que deveria ser dito foi: 'Diz lhe a ele, Eis, que lhe dou meu pacto de paz'. Mas isso não está escrito, mas ao invés "Portanto digo" SEM 'PARA ELE', O SIGNIFICADO SENDO QUE MOISÉS FOI ORDENADO A DIZER. Se você sugere que a A SHECHINAH foi completamente removida e levada por Moisés E DADA A ELA, você estaria errado, pois isso é como uma vela que usada para iluminar algo mais. Um ganha o benefício da luz, enquanto o outro não diminui. 

אָתָא הַהוּא טוּלָא, וְיָתִיב, וְנָשִׁיק לֵיהּ. שָׁמְעוּ חַד קָלָא דַּהֲוָה אָמַר, פְּנוּן אֲתָר, פְּנוּן אֲתָר לר' פִּנְחָס בֶּן יָאִיר, דְּאִיהוּ גַּבַּיְיכוּ. דְּתָנֵינָן, דְּכָל אֲתָר דְּצַדִּיקָא אִתְחַדָּשׁ בֵּיהּ מִלֵּי דְּאוֹרַיְיתָא, כַּד אִיהוּ בְּהַהוּא עָלְמָא, פָּקִיד לְהַהוּא אֲתָר, וְאָתֵי לֵיהּ לְגַבֵּיהּ. וכ"ש כַּד שָׁרָאן בְּגַוֵּויהּ צַדִּיקַיָּיא אָחֲרָנִין. לְחָדְתָּא בְּהַהוּא אֲתָר, דְּאַמְרִין מִלֵּי דְּאוֹרַיְיתָא. כְּגַוְונָא דָּא דַּהֲוָה אָתֵי ר' פִּנְחָס בֶּן יָאִיר לְמִפְקַּד לְאַתְרֵיהּ, וְאַשְׁכַּח אִלֵּין צַדִּיקַיָּיא מְחַדְתִּין מִלִּין דְּאוֹרַיְיתָא, וְאִתְחַדָּשׁ כְּמִלְּקַדְּמִין, הַהוּא מִלָּה דר' פִּנְחָס בֵּן יָאִיר קַמֵּיהּ

132. O mesmo tom veio, sentou-se, e o beijou. Eles ouviram uma certa voz dizendo: Abra espaço, abra espaço para Rabbi Pinchas ben Yair, pois ele está entre vós. Como nós temos aprendido: em cada lugar onde um homem justo faz uma nova interpretação de um assunto na Torah enquanto ele estava neste mundo, ele vem do Mundo Vindouro e visita aquele lugar. E isso é ainda mais provável quando há outro homem justo no lugar, decorrendo novas interpretações e falando sobre a Torah. E então foi assim que Rabbi Pinchas ben Yair veio visitar seu lugar e achou lá um número de homens justos revelando novas interpretações da Torah, e que o assunto foi renovado novamente na presença de Rabbi Pinchas ben Yair. EM OUTRAS PALAVRAS, O MESMO ASSUNTO DA TORAH QUE RABBI PINCHAS TINHA FALADO FOI RESTABELECIDO EM SUA PRESENÇA QUANDO VOCÊ MENCIONOU EM SEU NOME. 

א"ר אַבָּא, יָאוּת מִלָּה דְּרִבִּי פִּנְחָס בֶּן יָאִיר, דְּהָא לָא כְּתִיב לָכֵן הִנְנִי נוֹתֵן, אֶלָּא לָכֵן אֱמוֹר הִנְנִי נוֹתֵן לוֹ. וְכִי מִלָּה דָּא הֲוָה גְּנִיזָא מֵחַסִידָא דָּא תְּחוֹת יְדָךְ, וְלָא הֲוֵית אָמַר. זַכָּאָה חוּלָקָנָא, דְּזָכֵינָא לְמֶהֱוֵי בְּסִיַּעְתָּא דְּטוּלָא קַדִּישָׁא הָכָא

133. Rabbi Aba disse: Esta interpretação de Rabbi Pinchas ben Yair é muito bom, pois de fato não está escrito: 'Pelo que eu dou', mas 'Pelo que diz, Eis, Eu dou a ele," SIGNIFICA QUE MOISÉS ESTAVA NO COMANDO PARA DIZER PARA ELE, COMO NOTADO ACIMA. E só de pensar que esta questão estava escondida com você desde que o o homem temente a Deus, e você disse nada ATÉ AGORA. Feliz é nossa porção que tiveram o privilégio de estar aqui com a ajuda da santa sombra.