quinta-feira, 11 de junho de 2015

Pinchas - Capítulo 17 - Deixe Yisrael se alegrar nele que o fez


Sinopse:

Nós aprendemos porque as pessoas devem envolver Deus e Sua Shechinah em seu regozijo.

A relevância da passagem:

A Luz do Santo Único participada em nosso regozijo pela virtude de nossa leitura meditativa desta passagem. A força negativa chamada (não pronuncie este nome) Samael e todo seu bando são banidos eternamente deste mundo. A Shechinah, em um nível de entendimento, é conectado ao nosso sistema imunológico e a camada de ozônio do planeta. Por isso, aqui nós evocamos a presença da Shechinah para filtrar e afastar entidades nocivas (Samael e seu bando) que trás doenças, doenças pelo ar e destruição do nosso meio ambiente. Nosso sistema imunológico pessoal e global são fortificados para sempre. A energia protetora que nossos pais naturalmente nos imbuem é ressuscitado aqui, mesmo se nossos pais estão cuidando de nós do outro mundo. 



קוּם ר' אַבָּא, לְחַדְּשָׁא מִילִין דְּאוֹרַיְיתָא, דְּאַמָרְת בְּחִבּוּרָא קַדְמָאָה. פָּתַח ר' אַבָּא וְאָמַר, שִׁירוּ לַיְיָ' שִׁיר חָדָשׁ תְּהִלָּתוֹ מִקְצֵה הָאָרֶץ וְגוֹ'. כַּמָּה חֲבִיבִין יִשְׂרָאֵל קַמֵּי קוּדְשָׁא בְּרִיךְ הוּא, דְּחֶדְוָה דִּלְהוֹן וְתוּשְׁבַּחְתָּא דִּלְהוֹן לָאו אִיהוּ, אֶלָּא בֵּיהּ דְּהָכָא תָּנֵינָן, כָּל חֶדְוָה דְּיִשְׂרָאֵל דְּלָא מִשְׁתַּתְּפֵי בָּהּ לְקוּדְשָׁא בְּרִיךְ הוּא, לָאו אִיהוּ חֶדְוָה. וְזַמִּין אִיהוּ סָמָאֵל וְכָל סִיַּיעְתָּא דִּילֵיהּ לְקַטְרְגָא לְהַהוּא חֶדְוָה, וְאִשְׁתְּאָר בְּצַעֲרָא וּבִכְיָה, וְקוּדְשָׁא בְּרִיךְ הוּא לָא אִשְׁתְּתַּף בְּהַהוּא צַעֲרָא

118. Levante, Rabbi Aba, para expor e atualizar os novos assuntos na Torah, como você disse na compilação da primeira parte! Rabbi Aba inicia: "Cantai a Hashem um cântigo novo, e Seu louvor até o fim da terra..." (Yeshayah 42:10). Como é amado Yisrael perante o Santo Único, abençoado seja Ele, pois suas alegrias e seus louvores são somente N'ele! Porque assim nós aprendemos que qualquer alegria de Yisrael em que não envolvem o Santo Único, abençoado seja Ele, não está regozijando em tudo. E no futuro Samael e todo seu bando vai denunciar que alegria, e eles vão ficar em tristeza e choro, e o Santo Único, abençoado seja Ele, não vai participar deste sofrimento. 



אֲבָל מַאן דְּשָׁתִּיף קוּדְשָׁא בְּרִיךְ הוּא וּשְׁכִינְתֵּיהּ בְּחֶדְוָה דִּילֵיהּ, אִם יֵיתֵי מְקַטְרְגָא לְקַטְרְגָא בְּהַהִיא חֶדְוָה. קוּדְשָׁא בְּרִיךְ הוּא וּשְׁכִינְתֵּיהּ מִשְׁתַּתֵּף בְּהַהוּא צַעֲרָא. מַה כְּתִיב בֵּיהּ בְּכָל צָרָתָם לֹא צָר. וּבְמָאי. בְּגִין דְּעִמּוֹ אָנֹכִי בְצָרָה

119. Mas quem que envolver o Santo Único, abençoado seja Ele, e Sua Shechinah em sua glória, se o acusador deve vir para denunciar sua alegria, o Santo Único, abençoado seja Ele e Sua Shechinah participar deste sofrimento. Para não a Escritura diz: "Em toda sua aflição Ele foi angustiado" (Yeshayah 63:9)? E como é isso? Porque O VERSO DIZ: "Eu estarei com ele na angústia" (Tehilim 91:15). 

וּמְנָלָן, דְּאִית לוֹן לְיִשְׂרָאֵל לְשַׁתְּפָא לְקוּדְשָׁא בְּרִיךְ הוּא וּשְׁכִינְתֵּיהּ בְּחֶדְוָה דִּלְהוֹן. דִּכְתִּיב יִשְׂמַח יִשְׂרָאֵל בְּעוֹשָׂיו. הַהִיא חֶדְוָה דְּיִשְׂרָאֵל לָאו אִיהוּ, אֶלָּא בְּעוֹשָׂיו. בְּעוֹשָׂיו, בְּעוֹשׂוֹ מִבָּעֵי לֵיהּ. אֶלָּא אִלֵּין קוּדְשָׁא בְּרִיךְ הוּא וּשְׁכִינְתֵּיהּ, וְאָבִיו וְאִמּוֹ, דְּאַף עַל גַּב דְּמִיתוּ, קוּדְשָׁא בְּרִיךְ הוּא אַעְקַר לוֹן מג"ע, וְאַיְיתֵי לוֹן עִמֵּיהּ לְהַהוּא חֶדְוָה, לְנַטְלָא חוּלָקָא דְּחֶדְוָה עִם קוּדְשָׁא בְּרִיךְ הוּא וּשְׁכִינְתֵּיהּ. כד"א הָעוֹשׂוֹ יַגֵּשׁ חַרְבּוֹ

120. E como sabemos que Yisrael tem que envolver o Santo Único, abençoado seja Ele, e Sua Shechinah, em sua alegria? É como está escrito: "Permita Yisrael se alegrar Nele (lit. 'eles') que o fez" (Tehilim 149:2), O SIGNIFICADO DE QUE Yisrael não tem alegria mas com ele que o fez. ELE PERGUNTA, Por que "eles que o fizeram" quando isso deveria ser "Ele"? ELE RESPONDE QUE isso se refere ao Santo Único, abençoado seja Ele, e Sua Shechinah, e o pai de uma pessoa e sua mãe. Pois, mesmo que este último esteja morto, o Santo Único, abçoado seja Ele, os arranca a partir do Jardim do Éden e os leva com Ele para o regozijo, então que eles podem participar na alegria com o Santo Único, abençoado seja Ele e Sua Shechinah, E O SIGNIFICADO DE "ELES QUE O FIZERAM" ESTÁ como no verso: "deixa Ele que o faz aproximar Sua espada para ele" (Iyov 40:19).