quarta-feira, 6 de maio de 2015

Pinchas - Capítulo 8 - De Rosh Hashanah para o último dia de Sukkot

Sinopse

Rabbi Elazar explica a Rabbi Chiya o significado dos dias mencionados no título desta seção. Nós ouvimos que ele tem haver com a ordem em que Deus levanta seu braço direito e o estende para abraçar Malchut e unir com ela. Isso inclui a purificação e jejum que os filhos de Yisrael fazem neste mundo.

A relevância da passagem:

Esta passagem expõe sobre os segredos profundos subjacentes entre os dias de Rosh Hashanah e Sukkot. As palavras de Rabbi Chiya e Rabbi Elazar inflamam a unificação e limpeza dos poderes destes instrumentos cósmicos. Estas influências espirituais arrancam todas as qualidades imorais de nossa natureza em misericórdia, na forma de um coração mole. Eles limpam todas as iniquidades da humanidade, nossos pecados, e nossas más ações, purificação e nos prepara para a união com a Luz do Criador. Julgamentos são derrubados. Sentenças são revogadas. As Colunas Direita, Esquerda, e Central são equilibradas e aperfeiçoadas. Todos os mundos são refinados e corrigidos. E porque o Zohar está acima do tempo e lugar, fora das leis da física; porque este tomo místico lida com os mistérios da alma e os segredos dos segredos, o efeito e o resultado são abarcados" "universal, macrocosmo, e no Agora. Nossas ações aqui são a expiação final, trazendo nossa Redenção Final e unificação com a Luz, graças a justiça e o poder dos rabinos citados ao longo deste livro sagrado. 


אָמַר רִבִּי חִיָּיא לְרִבִּי אֶלְעָזָר, אִלֵּין יוֹמִין, מֵרֹאשׁ הַשָּׁנָה עַד יוֹמָא בַּתְרָאָה דְּחַג, בָּעֵינָא לְמֵיקָם עָלַיְיהוּ. א"ר אֶלְעָזָר, הָא אִתְּמַר וְחַבְרַיָּיא אִתְעָרוּ בְּהוּ. א"ר חִיָּיא, וַדַּאי הָכִי הוּא, אֲבָל אֲנָא שְׁמַעְנָא לְבוּצִינָא קַדִישָׁא עִלָּאָה מִלָּה בְּהוּ. אָמַר לֵיהּ, אֵימָא הַהוּא מִלָּה. א"ל עַד לָא קָאִימְנָא בֵּיהּ. א"ר אֶלְעָזָר, אַף עַל גַּב דְּחַבְרַיָּיא אוֹקְמוּ מִלָּה, וְשַׁפִּיר הוּא, אֲבָל סִדּוּרָא דְּהָנֵי יוֹמֵי, רָזָא דְּחָכְמְתָא הוּא, בֵּין מְחַצְּדֵי חַקְלָא

27. Rabbi Chiya disse a Rabbi Elazar, Eu gostaria de discutir estes dias de Rosh Hashanah até os últimos dias de Sukkot. Rabbi Elazar disse, Mas nós já estudamos eles, e os amigos fizeram suas observações sobre eles. Rabbi Chiya disse, Claro, mas Eu ouvi algo sobre eles a partir do agrande e Santo Erudito, RABBI SHIMON. Ele disse para ele, Nos conte. Para o que Rabbi Chiya respondeu, Eu ainda não o segurei E NÃO É CLARO COMO DEVERIA SER. Rabbi Elazar disse, Apesar dos amigos já terem discutido esse assunto, e isso é bonito, o fim destes dias é o segredo da sabedoria, entre os ceifeiros no campo, A SABER, ENTRE AQUELES ESTUDIOSOS QUE JÁ CONCLUÍRAM TODOS OS ESCLARECIMENTOS DE MALCHUT, QUE É DENOMINADO "UM CAMPO".

ת"ח, הָא אִתְּמַר סִדּוּרָא דְּיִחוּדָא כֹּלָּא בְּחַד הֵיךְ הֲוֵי. וְהָא אִתְּמַר. פָּתַח וְאָמַר, חָשַׂף יְיָ' אֶת זְרוֹעַ קָדְשׁוֹ, דָּא דְּרוֹעָא חֲדָא, דְּבֵיהּ תַּלְיָא יְשׁוּעָה, דְּבֵיהּ תַּלְיָא נוּקְמָא, דְּבֵיהּ תַּלְיָא פּוּרְקָנָא. וְלָמָּה, לְמֵיקָם לָהּ לכנ"י מֵעַפְרָא, וּלְקַבְּלָא לָהּ לְגַבֵּיהּ, לְאִזְדַוְּוגָא כַּחֲדָא. וְכַד הַאי אִתְעַר לְקַבְּלָהּ, כַּמָה דְּחִילוּ שַׁרְיָא בְּעָלְמָא, עַד דְּיָנַח הַהוּא דְּרוֹעָא תְּחוֹת רֵישָׁהָא לְאִתְחַבְּרָא. כְּמָה דְּאַתְּ אָמַר, שְׂמֹאלוֹ תַּחַת לְרֹאשִׁי וְגוֹ', וּכְדֵין נַיְיחָא דִּינָא, וּמְכַפֵּר חוֹבִין

28. Venha e veja: Com o fim de unificar todos em um só, como é que isso vai? Nós temos aprendido, Ele inicia, "Hashem desnudou o Seu santo braço" (Yeshayah 52:10). Isso é um braço, QUE É A COLUNA DA ESQUERDA em que são dependentes a salvação, vingança, e redenção. Mas por que FEZ HASHEM FEZ DESCALÇO ESTE SEU SANTO BRAÇO? Era para levantar a Congregação de Yisrael, A SABER, MALCHUT, da sujeira e para recebê-lo com Ele de modo a se unir como um só. Quando aquele BRAÇO é levantado em direção a ela, há muito medo presente no mundo, até que Ele descanse aquele braço sobre sua cabeça para se unir com ela, como é dito: "Sua mão esquerda está debaixo de minha cabeça..." (Shir Hashirim 2:6). E então o julgamento descansa e Ele expia os pecados. 

לְבָתַר אָתֵי יְמִינָא לְחַבְּקָא, כְּדֵין חֶדְוָותָא שַׁרְיָיא בְּעָלְמָא, וְכָל אַנְפִּין נְהִירִין. לְבָתַר אִזְדַוְּוגַת בְּגוּפָא, וּכְדֵין כֹּלָּא אִקְרֵי אֶחָד, בְּלָא פֵּרוּדָא, כְּדֵין הוּא שְׁלִימוּ דְּכֹלָּא, וְחֶדְוָותָא דְּכֹלָּא, וְאָחִידוּ וַדַּאי, מַה דְּלָא אִשְׁתְּכַח הָכִי בִּשְׁאַר זִמְנֵי

29. Mais tarde a COLUNA da Direita vem para abraçá-la. Então no regozijo engolfa o mundo, e todos os semblantes brilham. Posteriormente, ela, MALCHUT, se une com o corpo,  A SABER, A COLUNA CENTRAL, e então tudo é considerado um sem cisma. PARA A COLUNA CENTRAL INCORPORA A DIREITA E A ESQUERDA. Então tudo é perfeito e tudo é alegre e eles, ZEIR ANPIN E MALCHUT, certamente unir, o que não é o caso em outros momentos. 

כְּגַוְונָא דְּהַאי, סִדּוּרָא דְּהָנֵי יוֹמִין, מֵרֹאשׁ הַשָּׁנָה עַד יוֹמָא בַּתְרָאָה דְּחַג. בְּרֹאשׁ הַשָּׁנָה, אִתְעַר דְּרוֹעָא דִּשְׂמָאלָא, לְקַבְּלָא לָהּ לְמַטְרוֹנִיתָא, וּכְדֵין כָּל עָלְמָא בִּדְחִילוּ בְּדִינָא, וּבָעֵי הַהוּא זִמְנָא בְּתִיּוּבְתָא שְׁלִים, לְאִשְׁתַּכְחָא עָלְמָא קַמֵּי קוּדְשָׁא בְּרִיךְ הוּא. לְבָתַר אֲתִיאַת מַטְרוֹנִיתָא, וּבַעְיָין בְּנֵי הֵיכָלָא בְּתִשְׁעָה לְיַרְחָא, לְמֶעְבַּד חֶדְוָותָא, וּלְמִטְבַּל בְּנַהֲרָא, לְדַכְאָה גַּרְמַיְיהוּ בְּזִווּגָא דְּמַטְרוֹנִיתָא, בְּיוֹמָא אַחֲרָא, הוּא זִוּוּגָא דִּילָהּ לְשַׁוָּואָה שְׂמָאלָא תְּחוֹת רֵישָׁהָא, כְּמָה דְּאַתְּ אָמַר שְׂמֹאלוֹ תַּחַת לְרֹאשִׁי

30. Da mesma forma é a ordem daqueles dias, de Rosh Hashanah ate o útlimo dia de Sukkot, é como isso. Em Rosh Hashanah, o braço esquerdo é despertado,  A SABER, A COLUNA ESQUERDA DE ZEIR ANPIN, para saudar a Rainha. O mundo inteiro está então com medo de Julgamento, e todo o mundo tem que estar em completo arrependimento diante do Santo Único, abençoado seja Ele. Depois, no nono dia do mês, a Rainha vem e a comitiva do palácio, A SABER OS FILHOS DE YISRAEL, se alegrem e mergulham no rio para se purificarem DE MODO A SEREM DIGNOS DA união da Rainha COM ZEIR ANPIN, no outro dia,  A SABER, O DÉCIMO DIA DO MÊS, YOM KIPPUR (DIA DO PERDÃO). Pois sua união é realizada por ZEIR ANPIN colocando sua mão esquerda sob sua cabeça, de acordo com o texto, "Sua mão esquerda está sob minha cabeça." 

וּכְדֵין יִשְׂרָאֵל בְּתַעֲנִיתָא עַל חוֹבַיְיהוּ, וּמְכַפְּרָא לְהוּ. דְּהָא אִימָּא עִלָּאָה אַנְהִירַת אַנְפָּהָא לְמַטְרוֹנִיתָא בְּזִוּוּגָהָא, וּמִתְכַּפְּרִין כָּל בְּנֵי הֵיכָלָא. כֵּיוָן דִּשְׂמָאלָא מְקַבְּלָהּ לָהּ בְּהַאי יוֹמָא, דְּרֵישָׁא דְּמַטְרוֹנִיתָא שַׁרְיָיא עַל שְׂמָאלָא

31. Então, no décimo dia Yisrael rápido por seus pecados e são perdoados. Para a Celeste Ima, A SABER, BINAH, olha com bons olhos para Malchut em união, PARA EM YOM KIPPUR MALCHUT LEVANTAR E AGASALHAR BINAH, e fazer reparação para toda a comitiva do palácio, A SABER, YISRAEL, uma vez que a esquerda DE ZEIR ANPIN congratula ela neste dia, para a cabeça de Malchut repousar sob a esquerda. 

בְּיוֹמָא קַדְמָאָה דְּחַג, יִתְעַר יְמִינָא לְקַבְּלָהּ, בְּגִין לְחַבְּקָה וּכְדֵין כָּל חֶדְוָוא וְכָל אַנְפִּין נְהִירִין, וְחֶדְוָותָא דְּמַיִם צְלִילָן, לְנַסְּכָא עַל מַדְבְּחָא. וּבַעְיָין בְּנֵי נָשָׁא לְמֶחֱדֵי בְּכָל זִינִין דְּחֶדְוָה, דְּהָא יְמִינָא גָּרִים. בְּכָל אֲתָר דְּשָׁארִי יְמִינָא, חֶדְוָותָא אִצְטְרִיךְ בְּכֹלָּא, כְּדֵין חֶדְוָותָא הִיא לְאִשְׁתַּעְשְׁעָא

32. No primeiro dia de Sukkot, a COLUNA da direita DE ZEIR ANPIN começa a se mover em direção a MALCHUT para abraçá-la. ESTE É O SIGNIFICADO ESCONDIDO DO VERSO, "E SUA MÃO DIREITA ME ABRAÇAM" (SHIR HASHIRIM 2:6). Então todos se alegram e todos os semblantes brilham. Há alegria em derramar água pura no altar. Pessoas devem ficar felizes por estarem regozijando-se de diversas maneiras. Isso é trazido pela direita, por onde quer que seja o lado direito, A SABER, CHASSADIM, descansa, tem que haver alegria em todos os lugares. Então há alegria com o que para ser feliz. 

לְבָתַר בְּיוֹמָא תְּמִינָאָה, חֶדְוָותָא דְּאוֹרַיְיתָא הוּא, דְּהָא כְּדֵין זִוּוּגָא דְּגוּפָא, הוּא זִוּוּגָא דְּכֹלָּא, לְמֶהֱוֵי כֹּלָּא חַד, וְדָא הוּא שְׁלִימוּ דְּכֹלָּא, וְדָא יוֹמָא דְּיִשְׂרָאֵל אִיהוּ וַדַּאי, וְעַדְבָא דִּידְהוּ בִּלְחוֹדַיְיהוּ, דְּלֵית בֵּיהּ חוּלָקָא לְאַחֲרָא. זַכָּאִין אִינּוּן יִשְׂרָאֵל בְּעָלְמָא דֵּין, וּבְעָלְמָא דְּאָתֵי, עָלַיְיהוּ כְּתִיב כִּי עַם קָדוֹשׁ אַתָּה לַיְיָ' אֱלֹהֶיךָ וְגוֹ'

33. Mais tarde, no dia de Shmini Atzeret, é Simach Torah, como então o acasalamento do corpo A SABER, A COLUNA CENTRAL A SABER 'CORPO' está ocorrendo. Esta é a união de todas as partes, POIS ISSO INCLUI O ACASALAMENTO DO LADO ESQUERDO,  DE ROSH HASHANAH E YOM KIPPUR BEM COMO DA UNIÃO DO LADO DIREITO DO FERIADO DE SUKKOT DESDE A  COLUNA CENTRALINCORPORA A DIREITA E A ESQUERDA. Assim tudo é  um e isso é a perfeição total. E este dia é definitivamente de Yisrael. Esta porção pertence a eles sozinhos, pois nenhuma outra pessoa tem parte nisso. QUE É PARA DIZER, ESTE NÃO É COMO A FESTA DE SUKKOT QUANDO SETENTA BOIS SÃO SACRIFICADOS PARA AS SETENTA NAÇÕES, PORQUE AS NAÇÕES NÃO TEM PARTE EM SHMINI ATZERET. Feliz é Yisrael neste mundo e no Mundo Vindouro. Sobre ele está escrito, "Porque você é uma pessoa santa para Hashem seu Elohim" (Devarim 14:2).