domingo, 24 de maio de 2015

Pinchas- Capítulo 127 - Shavuot

Sinopse:

Rabbi Shimon diz que as oferendas queimadas não são necessárias durante Shavuot porque os filhos de Yisrael já observaram os idas de pureza e o Outro Lado agora não tem poder sobre eles. Shavuot pertence a Árvore da Vida e não a Árvore do Conhecimento do Bem e Mal. 

וְהִקְרַבְתֶּם עוֹלָה לְרֵיחַ נִיחֺחַ לַיְיָ.’ ת"ח, בְּפֶסַח כְּתִיב, וְהִקְרַבְתֶּם אִשֶּׁה עוֹלָה לַיְיָ.’ וְהָכָא לָא כְּתִיב אִשֶּׁה, אֶלָּא וְהִקְרַבְתֶּם עוֹלָה. מ"ט. יוֹמָא דָּא, יוֹמָא דְּעַיְילַת כַּלָּה לְחוּפָּה אִיהוּ. וְיִשְׂרָאֵל מָנוּ יוֹמִין דְּדַכְיוּ. יוֹמִין וְשָׁבוּעִין, וְאִתְכְּלִילוּ וְעָאלוּ בְּיוֹמִין דְּדַכְיוּ. וְהִיא נַפְקַת מִכָּל סִטְרָא בִּישָׁא, וְנַטְרַת יוֹמֵי דַּכְיוּ כַּדְּקָא חֲזֵי. וְרָזָא דָּא, מַלְכָּא טַעַם בְּתוּלָה טָעִים. בג"כ לָא כְּתִיב בֵּיהּ אִשֶּׁה, דְּהָא אַחֲרָא לָא קָרִיב לְמַשְׁכְּנָא, וְהָא אִתְרְחַק מִתַּמָּן. וע"ד אִשִּׁים לָאו הָכָא, וְלָאו אִצְטְרִיכוּ לְהָכָא, וְיִשְׂרָאֵל מְרַחֲקָן אִינּוּן מִן סִטְרָא בִּישָׁא. א"ר אַבָּא, עֲדַיִין צְרִיכִין אֲנָן לְפִתְחָא דָּא לְמִפְתַּח

879. "E ele deve oferecer a oferenda queimada em suave cheiro para Hashem" (Bemidbar 28:27). Venha e veja, sobre Pesach está escrito: "Você deve oferecer um sacrifício feito pelo fogo em uma oferenda queimada para Hashem" (Ibid. 19). Ainda aqui não está escrito 'um sacrifício feito pelo fogo' mas "e você deve oferecer a oferenda queimada." Qual é a razão para isso? E ELE RESPONDE, a razão é que neste dia DE SHAVUOT é um dia que em a noiva entra no casamento na cobertura; A SABER, MALCHUT ENTRA NA COBERTURA DO CASAMENTO COM ZEIR ANPIN, e os filhos de Yisrael VIERAM para A CONTAGEM Dos dias e semanas da pureza, e são levados em entrar NESTES dias de pureza,  A SABER, O SEGREDO DOS SEETE DISA CHESED, GVURAH, TIFERET, NETZACH, HOD YESOD E MALCHUT. FAZENDO O TOTAL DE 49 DIAS. E ela, MALCHUT, emergiu o aspecto de tudo ruim, A SABER, ELES JÁ NÃO TEM QUALQUER DOMÍNIO SOBRE ELA, e observou os dias de pureza como encaixe, A SABER, OS 49 DIAS DA CONTAGEM. E isso é o segredo do rei que provou o gosto de uma virgem. EM OUTRAS PALAVRAS, O SEGREDO DO VERSO "UMA VIRGEM, QUE NENHUM HOMEM A CONHECEU" (BERESHEET 24:16). SE O ASSUNTO FOR DIVULGADO, É QUE NINGUÉM DO OUTRO LADO TEVE QUALQUER CONTROLE SOBRE ELA. E iss é porque não está escrito sobre isso 'um sacrifício feito pelo fogo, 'por nenhuma outra veio do Santuário, QUE É MALCHUT, e A OUTRA PARTE já foi removida de lá. Assim não há, nem há qualquer necessidade de, as ofertas pelo fogo  neste caso, para Yisrael ter retirado do Lado Mal. Rabbi Aba disse: Nós ainda temos que abrir esta porta. 

אר"ש, אֲרִימִית יְדַי בְּצַלּוּ לְמַאן דְּבָרָא עָלְמָא, וְרָזָא דָּא, אַשְׁכְּחָן בְּסִפְרֵי קַדְמָאֵי, אִשִּׁים אִינּוּן בְּאֶמְצָעִיתָא, וְאַתְיָין בְּסִטְרָא דָּא וּבְסִטְרָא דָּא, אִדַבְּקוּ בְּאִילָנָא דְּדַעַת טוֹב וָרָע, אִדַבְּקָן בְּרָע, וְאִדַבְּקָן בְּטוֹב. ובג"כ, בִּשְׁאַר יוֹמִין כְּתִיב בְּהוּ אִשֶּׁה עוֹלָה. אֲבָל בְּהָנֵי יוֹמָא, דְּאִילָנָא דְּחַיֵּי קַיְּימָא, וְלָא אַחֲרָא, לֵית אֲנָן צְרִיכִין לְאִשֶּׁה, וְלָא אִצְטְרִיךְ לְמֶהֱוֵי תַּמָּן. וְיוֹמָא דָּא, יוֹמָא דְּאִילָנָא דְּחַיֵּי אִיהוּ, וְלָא דְּדַעַת טוֹב וָרָע. ובג"ד, וְהִקְרַבְתֶּם עוֹלָה לְרֵיחַ נִיחֺחַ לַיְיָ,’ וְלָא אִשֶׁה לַיְיָ' עוֹלָה. וְעוֹלָה, לָשׁוֹן עוֹלָה, כְּמָה דְּאִתְּמַר, וְהָא אִתְּעַרְנָא מִלֵּי דְּפָרִים בְּנֵי בָּקָר, וְכָל הַהוּא קָרְבָּן

880. Rabbi Shimon disse: Eu levantei minhas mãos em oração para Ele que criou o mundo e achou este segredo nas obras dos primeiros mestres: As ofertas feitas por fogo estão entre O BEM E O MAL, E eles vêm deste lado e daquele lado, para eles estão ligados a Árvore do Conhecimento do Bem e Mal, E SÃO, PORTANTO, ligados a ambos o mal e ao bem. Por esta razão, nos outros idas, está escrito: "um sacrifício feito pelo fogo para a oferenda de fogo" POIS ELES CONTÉM JULGAMENTOS E POSSUI RETENÇÃO NA ÁRVORE DO CONHECIMENTO DO BEM E MAL. Mas nestes dias quando a Árvore da Vida e nenhum outro se encontra, A SABER, EM SHAVUOT, nós não precisamos de uma oferta feita pelo fogo, e isso não tem que estar lá, para este dia DE SHAVUOT pertence para a Árvore da Vida e não a Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal. Isso é porque  A ESCRITURA DIZ: "E você deve oferecer a oferenda de fogo em cheiro suave para Hahem" (Bemidbar 28:27), e não 'um sacrifício feito pelo fogo para Hashem para uma oferenda de fogo. 'E O SIGNIFICADO DE 'oferenda de fogo' (Heb. olah) é derivado da ascensão (Heb. olah) para o Altíssimo, como nós aprendemos. E nós já esclarecemos estas questões NOS COMENTÁRIOS sobre um ano de idade dos novilhos e todas aquelas ofertas.