quarta-feira, 29 de abril de 2015

Pinchas - Capítulo 5 - O Hei adicionado para o nome de José e o Yud para Pinchas

Sinopse:

Rabbi Chiya inicia dizendo que o anjo ensinou a José as setenta línguas que o Faraó conhecia mas também o ensinou a Santa Linguagem que o Faraó não conhecia. Rabbi Shimon disse que embora José tivesse fingido não entender a linguagem da esposa de Potifar ela finalmente entendeu que ele conhecia e que ele entendia; então o Espírito Santo conhecido como 'testemunho' deu a ele um aviso. Este é o testemunho de que o Hei foi adicionado ao nome de José e o Yud que foi adicionado para o nome de Pinchas.

A relevância desta passagem:

A grandeza de José foi achada quando ele resistiu as palavras sedutoras e avanços sexuais da esposa de Potifar, uma das mulheres mais encantadoras do mundo. A força interior e virtude enraizados profundamente em José é implantado dentro de nós, para que possamos sempre triunfar sobre as seduções de nossa mundo material. Faraó simboliza o ego auto destrutivo do homem. A narrativa que expões a maestria de José sobre o Faraó na Língua Santa infunde em nós auto domínio e poder, então para que possamos, triunfar sobre nossa Má Inclinação. Essa grande Luz se estende para todos os seres humanos. Humanidade agora alcança sua vitória final sobre o anjo Satan e sua legião inteira. A adição das letras Hebraicas Hei e Yud nos nomes de José e Pinchas, respectivamente, indica a alteração na natureza humana, o aspecto divino do Criador sendo imbuído no próprio ser dessas pessoas. Aqui, nós também recebemos uma injeção para o pensamento divino através dessas duas "como genética" letras Hebraicas. Nossa essência é para sempre mudada. 

רִבִּי חִיָּיא פָּתַח, עֵדוּת בִּיהוֹסֵף שָׂמוֹ וְגוֹ'. הָא אוֹקְמוּהָ, דְּאוֹלִיף שַׁבְעִין פִּתְקִין, וְלָשׁוֹן הַקֹּדֶשׁ יַתִיר. הה"ד, שְׂפַת לֹא יָדַעְתִּי אֶשְׁמָע. אֲבָל מַאי עֵדוּת. ת"ח, בְּשַׁעֲתָא דְּאִתְּתֵיהּ דְּפוֹטִיפַר הֲוַת אֲחִידָא בֵּיהּ לְהַהִיא מִלָּה, הֲוָה יוֹסֵף עָבֵיד גַּרְמֵיהּ כְּמַאן דְּלָא יָדַע לִישָׁנָא דִּילָהּ, וְכֵן בְּכָל יוֹמָא עַד הַהִיא שַׁעֲתָא בַּתְרַיְיתָא, דִּכְתִיב וַתִּתְפְּשֵׂהוּ בְּבִגְדוֹ. מַאי וַתִּתְפְּשֵׂהוּ. אֶלָּא בְּגִין דְּעָבִיד גַּרְמֵיהּ כְּמַאן דְּלָא יָדַע לִישָׁנָא. וְרוּחַ הַקֹּדֶשׁ צָוַוח לָקֳבְלֵיהּ, לִשְׁמָרְךָ מֵאִשָׁה זָרָה מִנָּכְרִיָּה אֲמָרֶיהָ הֶחֱלִיקָה. מַאי קמ"ל. אֶלָּא כָּל מַאן דְּנָטִיר גַּרְמֵיהּ מֵהַאי, אִתְקְשַׁר בָּהּ בִּשְׁכִינְתָּא, וְאָחִיד בְּהַהוּא עֵדוּת. וּמַאי הוּא. ה' דְּאִתּוֹסַף בֵּיהּ. דִּכְתִיב, עֵדוּת בִּיהוֹסֵף שָׂמוֹ. אוּף הָכָא י' אִתּוֹסַף בְּפִנְחָס, עַל דְּקַנֵּי בְּהַאי

16. Rabbi Chiya iniciou: "Isso ele ordenou em José como testemunha, quando ele saiu sobre a terra do Egito, Eu ouvi a linguagem dele a quem eu não sabia" (Tehilim 81:6). Nós aprendemos QUE O ANJO ensinou a José setenta linguagens, COMO ERAM CONHECIDAS PELO FARAÓ, mas também na Língua Santa ELE FOI maior DO QUE O FARAÓ, POIS O FARAÓ NÃO CONHECIA A LÍNGUA SANTA. Isso se deve entender por "Eu ouvi a linguagem dele a quem eu não conhecia" PARA ELE ENSINOU LINGUAGENS QUE ELE NÃO CONHECIA PREVIAMENTE. Mas, SE ISSO É ASSIM, o que é "testemunho"? E ELE RESPONDE, Venha e veja: Quando a esposa de Potifar o segurou pelo motivo, José fez a ele mesmo como quem não a entendia sua linguagem, e então isso foi cada dia até da última vez, como está escrito: "E  ela o pegou por suas roupas" (Beresheet 39:12). Qual é o significado de "ela o pegou"? Até a essa altura ele fingiu que não conhecia sua linguagem, MAS ENTÃO ELA VIU ATRAVÉS DELE, QUE ELE CONHECIA SUA LINGUAGEM, SIGNIFICA QUE ELE ENTENDEU SUA INTENÇÃO. ESTE É O SIGNIFICADO DE "ELA PEGOU ELE": QUE ELA LHE APLICOU UMA PEÇA. "SUA VESTIMENTA (HEB. beged)," É DERIVADO DA PEÇA (HEB. begidah). E o Espírito Santo, QUE É, MALCHUT, gritou para ele, "que eles possam manter você longe da mulher alheia, da mulher estrangeira que faz suavizar suas palavras" (Mishlei 7:5). ELE PERGUNTA, o que está tentando nos ensinar aqui? ELE RESPONDE, ISSO É ENSINADO A NÓS que todos que mantém a si mesmos longe de tal coisa COMO JOSÉ FEZ é ligado com a Shechinah e seguro a este testemunho QUE É MALCHUT. E o que é isso? Este é o Hei que foi adicionado a ele, como está escrito: "Isso ele ordenou em José para testemunho." Também em nossa seção, um Yud foi adicionado para o nome de Pinchas porque ele foi zeloso em relação ao mesmo assunto, O AFFAIR DE ZIMRI, PARA YUD SUGERIR A MALCHUT.