sábado, 25 de abril de 2015

Pinchas - Capítulo 3 - Completamente justo e Incompletamente justo

Sinopse

Nós aprendemos que uma pessoa completamente justa é permitida a desafiar uma pessoa má, mas uma pessoa incompleta justa não é. Este último é definido como alguém que fez mal em sua primeira encarnação mas agora nesta encarnação faz somente coisas boas. Estes bons atos são necessárias para reparar seus atos maus anteriores. Rabbi Shimon diz que mesmo se a pessoa não é destinada para grandeza pode atingir através de sua dedicação para o Santo Nome, como fez Pinchas.

A relevância da passagem:

Os efeitos de nossos pecados, cometidos nesta vida e no passado, estão de agora em diante remediados. A escuridão  gerada por nossas iniquidades desaparece como chamas flamejantes de Luz que são dispersadas no presente e no passado distante. Esta iluminação, que atravessa o tempo, nos limpa, nos completa, e nos faz inteiros e justos aos olhos do Criador. Além disso, nós somos protegidos dos atos dos ímpios. E apesar da grandeza espiritual possa não estar em nosso destinho, nós nos ligamos a ela no ato de abraçar este livro sagrado e permanecer firme em nosso compromisso com a Luz. Nós imbuímos nossos semelhantes com santidade, corrigindo as transgressões de toda humanidade, e assim começando nossa Redenção Final com benevolência. Tudo isso é conseguido mediante o mérito do verdadeiro Justo, incluindo Pinhcas, Nadav, e Abihu, que não desejaram nada menos para nós. 


תָּנֵינָן צַדִּיק גָּמוּר, אֵינוֹ נִדְחֶה. וְצַדִּיק שֶׁאֵינוֹ גָּמוּר, נִדְחֶה. מַאן הוּא צַדִּיק גָּמוּר, וּמַאן הוּא צַדִּיק שֶׁאֵינוֹ גָּמוּר, וְכִי מַאן דְּלָא שְׁלִים בְּמִלּוֹי, צַדִּיק אִקְרֵי. אֶלָּא, צַדִּיק גָּמוּר, יְדִיעַ, דְּהָא לָא נָטִיל גִּלְגוּלִין עַקִימִּין, וּבְאַחֲסַנְתֵּיה בָּנֵי בִּנְיָין, וְאַתְקִין שׁוּרִין, וְחָצַב בֵּירִין, וְנָטַע אִילָנִין

8. Nós aprendemos: Uma pessoa totalmente justa não é posta para fora POR UMA PESSOA MÁ E PODE DESAFIÁ-LO, mas aquele que não é totalmente justo é retido E É PROIBIDO DE DESAFIAR UMA PESSOA MÁ. ELE PERGUNTA, Quem é uma pessoa totalmente justa? E que é incompletamente justa? E será que aquele que não é perfeito em seus atos é ainda assim chamado 'justo', QUE É, QUE VOCÊ SE REFERE A ELE COMO UMA PESSOA INCOMPLETA JUSTA? PARA ALGUÉM QUE ESTÁ EM FALTA EM SEUS ATOS, DE ACORDO COMO ELES DEVERIAM SER, DEVERIA SER CHAMADO 'MAL'. ELE RESPONDE, é sabido que uma pessoa totalmente justa é aquele que não sofreu encarnações tortas QUE É, ELE NÃO É ENCARNADO e dentro de sua PRÓPRIA herança ele constrói edifícios, coloca-se paredes, escava poços e planta-se árvores. QUE É PARA DIZER, TODOS OS BONS ATOS QUE ELE FEZ PERTENCEM A ELE, POIS ELE NÃO TEM NECESSIDADE DE MELHORAR OS OUTROS. 

צַדִיק שֶׁאֵינוֹ גָּמוּר, דְּבָנֵי בִּנְיָין בְּאַחֲסַנְתָּא אָחֳרָא, חָפַר בָּהּ בֵּירִין, וְאַעְדָּר, הָא אַתְקִין אַבְנֵי יְסוֹדָא כְּמִלְּקַדְּמִין, וְאַעְמַל בָּהּ, וְלָא יָדַע אִי אִשְׁתְּאַר דִּילֵיהּ. מִסִּטְרָא דִּילֵיהּ, טַב וְצַדִיק אִקְרֵי. וּמִסִּטְרָא דְּהַהוּא אַחֲסַנְתָּא, לָאו הָכִי

9. Uma pessoa incompletamente justa É que constrói edifícios em alguém de herança, QUE É PARA DIZER, AQUELA ALMA ESTÁ NA SEGUNDA ENCARNAÇÃO PORQUE ELE FOI MAU NA PRIMEIRA VEZ, COM O RESULTADO QUE TODOS SEUS BONS ATOS SÃO NECESSÁRIOS PARA REPARAR A ALMA DA PRIMEIRA VEZ QUE ELE VEIO PARA ESTE MUNDO, E ENTÃO SEUS EDIFÍCIOS SÃO CONSTRUÍDOS DENTRO DA HERANÇA DE ALGUÉM. Ele vaca poços dentro dela e cultiva, restaura as pedras fundamentais para o caminho que eles estavam, e trabalha lá, mas não sabe se ele permanecerá dele. Porque em termos de si mesmo, QUE É, DE ACORDO COM SEUS ATOS NESTA ENCARNAÇÃO, ele é bom, e é considerado uma pessoa justa. Mas em termos legado, QUE É, EM TERMOS DE SEUS ATOS NA PRIMEIRA VEZ ELE VEIO AO MUNDO, ele não é assim. QUE É PARA DIZER, ELE AINDA NÃO TEM REMEDIADO OS EFEITOS DOS PECADOS COMETIDOS NA PRIMEIRA VEZ. 

לב"נ דְּבָנֵי בִּנְיָין שְׁפִּירָן, יָאָן לְמֵחֱזֵי, אִסְתָּכַּל בִּיסוֹדָא, וְחָמֵי לֵיהּ שְׁקִיעַ עֲקִימָא מִכָל סִטְרִין. הָא בִּנְיָינָא לָא שְׁלִים, עַד דְּסָתַר לֵיהּ, וְאַתְקִין לֵיהּ כְּמִלְּקַדְּמִין. מִסִּטְרָא דְּהַהוּא בִּנְיָינָא דִּילֵיהּ, אִשְׁתְּכַח טַב וְשַׁפִּיר. מִסִּטְרָא דִּיְסוֹדָא, בִּישׁ וְעָקִים. וּבְגִין כַּךְ, לָא אִקְרֵי עוֹבָדָא שְׁלִים, לָא אִקְרֵי בִּנְיָינָא שְׁלִים. בג"כ צַדִיק שֶׁאֵינוֹ גָּמוּר אִקְרֵי, וְנִדְחֶה. וע"ד כְּבַלַּע רָשָׁע צַדִּיק מִמֶּנּוּ

10. ELE É LIGADO AO  um homem que constrói bonitos e atrativos edifícios. Olha a fundação e veja como está afundando e torcida em todas as direções. A construção não será perfeita até ela ser demolida e ser reconstruída como era,  A SABER, COMO DEVERIA SER. Assim em termos de super estrutura da construção que ele construiu, tudo foi bom e bem em termos em termos da fundação dos edifícios é ruim e torcida, e por esta razão não é referido como um ato perfeito, e não considerado uma construção perfeita. E ENTÃO ISSO É COM O HOMEM ENCARNADO. EMBORA EM TERMOS DE SEUS ATOS ELE É JUSTO, NO ENTANTO, DESDE QUE ELE NÃO REMEDIOU OS EFEITOS DOS PECADOS QUE ELE COMETEU NA PRIMEIRA VEZ QUE ELE VEIO PARA ESTE MUNDO, ele é chamado 'uma pessoa incompleta justa' por causa disso ele é prejudicado POR UM HOMEM ÍMPIO. E sobre isso A ESCRITURA DIZ, "quando o ímpio devora o homem que é mais justo do que ele" (Chavakuk 1:13). 

ת"ח, מַאן דִּמְקַנֵּא לִשְׁמָא קַדִישָׁא דְקוּדְשָׁא בְּרִיךְ הוּא, דַּאֲפִילּוּ לָא יִזְכֵי לַגְּדּוּלָה, וְלָא אִתְחֲזֵי לָהּ, רָוַוח לָהּ וְנָטִיל לָהּ. פִּנְחָס לָא אִתְחֲזֵי לֵיהּ בְּהַהוּא זִמְנָא, וּבְגִין דְּקִנֵּא לִשְׁמָא דְּמָארֵיהּ, רָוַוח לְכֹלָּא, וְסָלִיק לְכֹלָּא, וְאִתְתָּקַּן בֵּיהּ כֹּלָּא וְזָכָה לְאִשְׁתַּמְּשָׁא בִּכְהוּנָה עִלָּאָה. מֵהַהִיא שַׁעֲתָא, פִּנְחָס בֶּן אֶלְעָזָר בֶּן אַהֲרֹן הַכֹּהֵן, דְּאַשְׁלִים לִתְרֵין דַּרְגִּין, בְּגִין דְּקַנֵּא לִשְׁמָא דְּמָארֵיהּ, דְּאִתְתְּקַן מַה דְּאִתְעַקָּם

11.Venha e veja: Aquele que é zeloso para o Santo Nome, abençoado seja Ele, mesmo se ele não é designado para grandeza e não é merecedor disso, ele alcança e merce isso. Pinchas não era merecedor DO SACERDÓCIO naquele tempo, mas porque ele era zeloso par ao nome do seu Mestre, ele mereceu tudo e subiu a posição a posição mais alta, e tudo foi colocado a direita dele, e ele foi privilegiado a servir no supremo sacerdócio. A partir de então, ele foi conhecido como Pinchas o filho de Elazar, o filho de Aaron o sacerdote, COM A PALAVRA 'FILHO' OCORRE DUAS VEZES desde que ele completou dois níveis, QUE É, ELE FEZ BEM PARA SI MESMO E TAMBÉM PARA ALMAS DE NADAV E ABIHU QUE ENCARNOU NELE, QUE SÃO OS FILHOS DE AARON E PORTANTO ESTÁ ESCRITO "O FILHO DE ELAZAR, O FILHO DE AARON." E isso foi porque ele estava zeloso para o nome de seu Mestre e colocou o errado certo, PARA ELE CORRIGIR ELE MESMO E TAMBÉM O ASPECTO DAS ALMAS DE NADAV E ABIHU QUE ESTAVAM ENCARNADOS NELE.