Rabbi Shimon diz a Rabbi Yehuda que "Preserve minha alma" significa "preserve o Hei," para a alma se agarra ao Hei. Se a alma é merecedora quando ela deixa este mundo é bem-vinda no Mundo Vindouro, mas se ela não é merecedora, os anjos da destruição o empurram para fora. Quando David rezou para a preservação de sua alma, ele chamou ele mesmo de piedoso porque ele estava recebendo o fluxo de Chassadim, e Rabbi Yitzchak disse que Chassadim é outorgado pelos Justos, Yesod.
A relevância desta passagem
A letra Hei aparece duas vezes no Santo Nome de Deus, o Tetragrama יהוה. O primeiro Hei corresponde a Sfirah de Binah. Binah é muito importante. É um banco sem limites de Luz que atrai a beneficência do Criador. A Luz de Binah também denota o Mundo Vindouro - a saber, paraíso aqui e agora, quando nós somos temos sorte o suficiente para conectar a isso. O segundo Hei corresponde ao nosso mundano, material mundo de Malchut. Através do seu poder espiritual, Rei David da mesma forma encarna a perfeição de Malchut. Nossa alma é preservada e feita digna do Mundo Vindouro - a Luz de Binah. Como a Luz de Binah é agora lançado sobre o mundo, as tabelas de repente se transformam: Raios de Binah são dirigidos contra os anjos da destruição, e eles são empurrados para fora para sempre deste mundo e no próximo. Nós estamos agora livres para herdar uma terra de paz, prosperidade, e paraíso.
רִבִּי יְהוּדָה פָּתַח וְאָמַר, שָׁמְרָה נַפְשִׁי כִּי חָסִיד אָנִי הוֹשַׁע עַבְדְךָ וְגוֹ'. סוֹפֵיהּ דִּקְרָא אִית לְאִסְתַּכְּלָא, וּלְבָתַר קְרָא כֹּלָּא, סוֹפֵיהּ דִּקְרָא כְּתִיב, הַבּוֹטֵחַ אֵלֶיךָ, הַבּוֹטֵחַ בָּךְ מִבָּעֵי לֵיהּ, מַאי הַבּוֹטֵחַ אֵלֶיךָ. אֶלָּא כִּבְיָכוֹל דָּוִד מִבְטַח לֵיהּ, דְּלָא יַעְבַּר לֵיהּ פַּלְגוּת לֵילְיָא בְּשִׁנְתָּא, כְּמָה דִּכְתִּיב חֲצוֹת לַיְלָה אָקוּם לְהוֹדוֹת לָךְ. קַמְתִּי מִבָּעֵי לֵיהּ. אֶלָּא, אָקוּם, וְאֶתְקְשַׁר בָּךְ לְעָלְמִין
12. Rabbi Yehuda começou: "Preserve minha alma; pois sou piedoso: Salve Seu servo..." (Tehilim 86:2). Um tem que olhar para o fim do verso, e então para todo o verso. No final do verso diz, "quem confia em Você." ELE PERGUNTA, Não deveria ter dito, "quem confia em Você"? ELE RESPONDE: aparentemente David prometeu não estar dormindo quando passar pela meia-noite, como está escrito: "A meia noite me levanto para dar graças a Você" (Tehilim 119:62). Ele deveria ter dito, "Levantei-me," mas O SIGNIFICADO É, Eu me levantarei e estarei obrigado a Você para sempre.
שָׁמְרָה נַפְשִׁי, שְׁמוֹר מִבָּעֵי לֵיהּ. וְהָא תָּנֵינָן דְּלֵית אָת בְּאוֹרַיְיתָא דְּלָא אִית בָּהּ רָזִין עִלָּאִין וְיַקִּירִין. שָׁמְרָה. לְקוּדְשָׁא בְּרִיךְ הוּא קָאָמַר, שָׁמְרָה לְהַהוּא חוּלָקָא, דְּאִתְאֲחָד בֵּיהּ נָפֶשׁ. דְּכַד נַפְשָׁא נָפְקָאת מֵהַאי עָלְמָא, אַתְיָא לְמֵירַת עָלְמָא דְּאָתֵי. אִי זָכֵי, כַּמָה חֵילִין עִלָּאִין נָפְקִין לָקֳבְלָא, וּלְנַטְרָא לָהּ, וּלְאַעֲלָא לָהּ בְּמָדוֹרָא דְּדוּכְתָהָא, וְהַאי ה' נָטִיל לָהּ, לְאִתְאַחֲדָא עִמָּהּ בְּרֵישׁ יַרְחֵי וְשַׁבַּתֵּי
13. ELE PERGUNTA "Preserve (Heb. shomrah) minha alma." Ele deveria ter usado a forma 'shemor', mas nós temos aprendido que não há nenhuma letra na Torah que não tem segredos celestiais preciosos. ELE RESPONDE 'shomrah', para ele estava dizendo para o Santo Único, abençoado seja Ele, 'shomrah', A SABER SHEMOR (PRESERVE) O HEI, pois esta é a mesma parte em que a alma se mantém. Quando a alma deixa este mundo entra para herdar o domínio do Mundo Vindouro. Se assim merece, o número de exércitos celestiais sai para cumprimentá-lo, guardá-lo e trazê-lo para a sua residência em seu lugar. Que a letra Hei, A SABER MALCHUT, a preserva, de modo a se unir com ela nas luas novas e Shabbatot.
וְאִי לָא זָכֵי, כַּמָה גַּרְדִּינֵי טְהִירִין אִזְדַמְּנָן לָקֳבְלָהּ, וְדָחוּ לָהּ לְבַר. וַוי לְהַהִיא נַפְשָׁא, דְּמִתְגַּלְגְּלָא בְּרֵיקָנַיָּא, כְּאַבְנָא בְּקוּסְפִיתָא. הה"ד, וְאֵת נֶפֶשׁ אוֹיְבֶיךָ יְקַלְעֶנָּה בְּתוֹךְ כַּף הַקָּלַע. וְדָוִד בָּעֵי בָּעוּתֵיהּ קַמֵּי קוּדְשָׁא בְּרִיךְ הוּא וְאָמַר, שָׁמְרָה נַפְשִׁי, דְּלָא יִדְחוּן לָהּ לְבַר. וְכַד מָטֵי לָקֳבְלָהּ, יִפְתְּחוּן לָהּ פִּתְחִין, וּתְקַבֵּל לָהּ קַמָּךְ. כִּי חָסִיד אָנִי, וְכִי חָסִיד אִקְרֵי. א"ר יְהוּדָה, אִין. דִּכְתִיב, חַסְדֵי דָּוִד הַנֶּאֱמָנִים. בְּגִין כַּךְ שָׁמְרָה נַפְשִׁי, דְּלָא תִּשְׁבּוֹק לָהּ לְמֵהַךְ לְבַר
14. Mas se não é por mérito, um número de anjos da destruição são dirigidos contra ele, e empurrá-lo para fora. Ai daquela alma que vagueia em vão como a pedra no côncavo de uma funda. Isso é porque estava dito: "e as almas de seus inimigos, eles serão jogados ao longe. (I Shmuel 25:29). E David fez um pedido diante do Santo Único, abençoado seja Ele, e disse, "Preserve minha alma" para que não seja rejeitada, e quando eles vierem contra ele, possam os portais estarem abertos para ele, e possa Você aceitar isso diante de Você. "pois Eu sou piedoso...": ELE PERGUNTA, estava Ddavid realmente sendo chamado 'piedoso'? NÃO ERA ELE UM REI, E NÃO ERA UM REINADO (MALCHUT) SUAS CARACTERÍSTICAS? Rabbi Yehuda disse, ELE FOI CHAMADO 'PIEDOSO', pois estava escrito, "as certas promessas amorosas (Heb. chassadim) de David" (Yeshayah 55:3). QUE É, DESDE QUE ELE RECEBEU CHASSADIM QUE É CERTO, ELE É 'PIEDOSO' (hEB. CHASID) e esta é a razão para "Preserve minha alma," a saber, não abandoná-la para passear no exterior.
ר' יִצְחָק אָמַר, כָּל ב"נ דְּאִית לֵיהּ חוּלָקָא בְּצַדִּיק, יָרִית לְהַאי אֶרֶץ, כְּמָה דִּכְתִּיב, וְעַמֵּךְ כֻּלָּם צַדִּיקִים וְגוֹ'. וְהַאי צַדִיק חָסִיד אִקְרֵי. אָמַר דָּוִד בָּתַר דִּבְהַאי אֲתָר אֲחִידְנָא, חָסִיד אָנִי, ובג"כ שָׁמְרָה נַפְשִׁי, לְאִתְקַשְּׁרָא בָּךְ
15. Rabbi Yitzchak disse: Todos que tem uma porção na Justiça, A SABER QUEM GUARDA SUA ALIANÇA, merece sua terra, QUE É MALCHUT, como está escrito: "Seu povo também serão todos justos: eles vão merecer a terra para sempre" (Yeshayah 60:21). E este Justo, QUE É YESOD, é chamado 'piedoso' DESDE QUE ELE CONCEDE CHASSADIM. QUE É PORQUE David disse, Desde que Eu estou ligado e segurando naquele lugar, PARA OS JUSTOS, PORTANTO, "Eu sou piedoso": e por causa disso, "Preserve minha alma" que está vinculada com Você.
וְאִי לָא זָכֵי, כַּמָה גַּרְדִּינֵי טְהִירִין אִזְדַמְּנָן לָקֳבְלָהּ, וְדָחוּ לָהּ לְבַר. וַוי לְהַהִיא נַפְשָׁא, דְּמִתְגַּלְגְּלָא בְּרֵיקָנַיָּא, כְּאַבְנָא בְּקוּסְפִיתָא. הה"ד, וְאֵת נֶפֶשׁ אוֹיְבֶיךָ יְקַלְעֶנָּה בְּתוֹךְ כַּף הַקָּלַע. וְדָוִד בָּעֵי בָּעוּתֵיהּ קַמֵּי קוּדְשָׁא בְּרִיךְ הוּא וְאָמַר, שָׁמְרָה נַפְשִׁי, דְּלָא יִדְחוּן לָהּ לְבַר. וְכַד מָטֵי לָקֳבְלָהּ, יִפְתְּחוּן לָהּ פִּתְחִין, וּתְקַבֵּל לָהּ קַמָּךְ. כִּי חָסִיד אָנִי, וְכִי חָסִיד אִקְרֵי. א"ר יְהוּדָה, אִין. דִּכְתִיב, חַסְדֵי דָּוִד הַנֶּאֱמָנִים. בְּגִין כַּךְ שָׁמְרָה נַפְשִׁי, דְּלָא תִּשְׁבּוֹק לָהּ לְמֵהַךְ לְבַר
14. Mas se não é por mérito, um número de anjos da destruição são dirigidos contra ele, e empurrá-lo para fora. Ai daquela alma que vagueia em vão como a pedra no côncavo de uma funda. Isso é porque estava dito: "e as almas de seus inimigos, eles serão jogados ao longe. (I Shmuel 25:29). E David fez um pedido diante do Santo Único, abençoado seja Ele, e disse, "Preserve minha alma" para que não seja rejeitada, e quando eles vierem contra ele, possam os portais estarem abertos para ele, e possa Você aceitar isso diante de Você. "pois Eu sou piedoso...": ELE PERGUNTA, estava Ddavid realmente sendo chamado 'piedoso'? NÃO ERA ELE UM REI, E NÃO ERA UM REINADO (MALCHUT) SUAS CARACTERÍSTICAS? Rabbi Yehuda disse, ELE FOI CHAMADO 'PIEDOSO', pois estava escrito, "as certas promessas amorosas (Heb. chassadim) de David" (Yeshayah 55:3). QUE É, DESDE QUE ELE RECEBEU CHASSADIM QUE É CERTO, ELE É 'PIEDOSO' (hEB. CHASID) e esta é a razão para "Preserve minha alma," a saber, não abandoná-la para passear no exterior.
ר' יִצְחָק אָמַר, כָּל ב"נ דְּאִית לֵיהּ חוּלָקָא בְּצַדִּיק, יָרִית לְהַאי אֶרֶץ, כְּמָה דִּכְתִּיב, וְעַמֵּךְ כֻּלָּם צַדִּיקִים וְגוֹ'. וְהַאי צַדִיק חָסִיד אִקְרֵי. אָמַר דָּוִד בָּתַר דִּבְהַאי אֲתָר אֲחִידְנָא, חָסִיד אָנִי, ובג"כ שָׁמְרָה נַפְשִׁי, לְאִתְקַשְּׁרָא בָּךְ
15. Rabbi Yitzchak disse: Todos que tem uma porção na Justiça, A SABER QUEM GUARDA SUA ALIANÇA, merece sua terra, QUE É MALCHUT, como está escrito: "Seu povo também serão todos justos: eles vão merecer a terra para sempre" (Yeshayah 60:21). E este Justo, QUE É YESOD, é chamado 'piedoso' DESDE QUE ELE CONCEDE CHASSADIM. QUE É PORQUE David disse, Desde que Eu estou ligado e segurando naquele lugar, PARA OS JUSTOS, PORTANTO, "Eu sou piedoso": e por causa disso, "Preserve minha alma" que está vinculada com Você.