sábado, 31 de maio de 2014

Mishipatim Capítulo 3 - O velho sábio (Saba) - Parte 31

וְהָא אִתְּמַר בְּכֹלָּא, דָּחָה יַעֲקֹב לְעֵשָׂו אֲחוּי, בְּגִין דְּלָא יְהֵא לֵיהּ חוּלָקָא כְּלַל. עֵשָׂו לָא הִתְרַעַם אֶלָּא מֵחָד דְּאִינּוּן תְּרֵין, דִּכְתִּיב וַיַּעְקְבֵנִי זֶה פַעֲמַיִם. פַעֲמַיִם מִבָּעֵי לֵיהּ, מַאי זֶה. אֶלָּא, חַד דְּאָקִישׁ לִתְרֵין. חַד דְּנָפַק לִתְרֵין. וּמַאי נִיהוּ. בְּכֹרָתִי אִתְהַפְּכוּ אַתְוָון, וַהֲוָה בִּרְכָּתִי. זֶה פַעֲמַיִם: חַד, דְּאִתְּקַשׁ לִתְרֵין

310. Então nós aprendemos que em cada caminho, Jacob rejeitou Esau então para que ele não tivesse nenhuma participação na SANTIDADE. Esau se queixou apenas sobre um que se tornou dois, como esta escrito, "para ele que suplantou a mim duas vezes" (Beresheet 27:36). Deveria ter sido escrito, "ele suplantou-me duas vezes'. Qual o significado da palavra "estes (Heb. zeh, lit. 'isto')"? ELE RESPONDE, ELE ESTAVA INSINUANDO sobre algo que tem o valor de dois, um que se tornou dois. O que é isso? Quando rearranjo as letas de "minha primogenitura (Heb. bechorati)" se torna "minhas bênçãos (Heb. birchati)." "estas duas vezes" SIGNIFICA um item se igualando a dois. 

וְלָא יָדַע עֵשָׂו מַה דְּעָבֵד לֵיהּ בַּבֶּטֶן, אֲבָל רַב מְמָנָא דִּילֵיהּ יָדַע הֲוָה, וְקוּדְשָׁא בְּרִיךְ הוּא אַרְגִּישׁ שְׁמַיָּא וְחֵיילַיְיהוּ לְקָלָא דָּא, דְּהָא בְּרָכָה וּבְכוֹרָה לָא תָּבַע מְמָנָא דִּילֵיהּ, וְלָא אָמַר. דְּהָא בְּרָכָה הֲוָה לֵיהּ לְמִתְבַּע, וְלָא תָּבַע. אָחוּהָ הָא תָּבַע וַדַּאי, דִּכְתִּיב וּמִבְּשָׂרְךָ לֹא תִתְעַלָּם וְלָא בָּעָא יַעֲקֹב לְמֵיהָב לֵיהּ לְמֵיכַל, עַד דְּנָטַל מִנֵּיה בְּכוֹרָתָא דִּילֵיהּ

311. Esau não sabia o que Jacob fez com ele na barriga, mas seu Ministro Nomeado sabia. O Santo Único, abençoado seja Ele, fez com que os céus e os anfitriões tremessem com o som da voz DE ACUSAÇÃO DO MINISTRO DE ESAU. Ele poderia ter reivindicado a bênção e a primogenitura, mas não disse nada. Ele deveria ter colocado uma reclamação  para a bênção, mas ele não fez; ele alegou fraternidade, como esta escrito, "e que você não se escondeu atras da sua própria carne" (Yeshayah 58:7). Jacob não quis lhe dar todo alimento antes de tomar a primogenitura dele. 

מָאי בְּכוֹרָה נָטַל מִנֵּיהּ, הַבְּכוֹרָה דִּלְעֵילָּא וְתַתָּא. בְּכֹרָה חָסֵר ו'. כְּדֵין עָקַב אֶת אָחִיו, וַדַּאי דְּעָבֵד לֵיהּ עוּקְבָא, וְאַרְמֵי לֵיהּ לַאֲחוֹרָא. מַאי אֲחוֹרָא. אַקְדִּים לֵיהּ, דְּיִפּוּק בְּקַדְמֵיתָא לְהַאי עָלְמָא. אָמַר יַעֲקֹב לְעֵשָׂו, טוֹל אַתָּה הַאי עָלְמָא בְּקַדְמֵיתָא, וַאֲנָא לְבָתַר

312. Qual direito de primogenitura que ele levou? Ele pegou a primogenitura de cima e baixo, significa o direito sagrado do alto, para oferecer sacrificios, e o direito direito de baixo para receber duas açoes. A palavras 'bechorah ('primogenitura') ESTA ESCRITO menos um Vav. Ele entao suplantou (Heb. ikev) seu irmao e fez um salto (Heb. akev) dele e o atirou para tras. O que é para tras? Ele fez a Esau o preceder neste mundo. Disse Jacob para Esau: 'Você chega a este mundo primeiro, e eu te seguirei.'

ת"ח, מַה כְּתִיב, וְאַחֲרֵי כֵן יָצָא אָחִיו וְיָדוֹ אֹחֶזֶת בַּעֲקֵב עֵשָׂו. מַאי בַּעֲקֵב עֵשָׂו. וְכִי ס"ד דַּהֲוָה אָחִיד יְדֵיהּ בְּרַגְלֵיהּ, לָאו הָכִי. אֶלָּא, יָדוֹ אֹחֶזֶת בְּמַאן דְּהַהוּא דַּהֲוָה עָקֵב, וּמַנּוֹ עֵשָׂו. דְּהָא עֵשָׂו עָקֵב אִקְרֵי, מִשַׁעֲתָא דְּעֲקַב לֵיהּ לְאָחוּי, וּמִיּוֹמָא דְּאִתְבְּרֵי עָלְמָא עָקֵב קָרֵי לֵיהּ קוּדְשָׁא ב"ה, דִּכְתִּיב הוּא יְשׁוּפְךָ רֹאשׁ וְאַתָּה תְּשׁוּפֶנּוּ עָקֵב. אַנְתְּ דְּאִקְרֵי עָקֵב, תְּשׁוּפֶנּוּ בְּקַדְמֵיתָא. וּלְבַסּוֹף הוּא דְּיִמְחֵי רֵישָׁךְ מֵעָלָךְ. וּמַנּוֹ. סָמָאֵ"ל. דְּאִיהוּ רֵישָׁא דְּחִוְיָא, דְּמָחֵי בְּהַאי עָלְמָא

 313. Venha e veja, esta escrito, "E esta escrito, "E depois saiu seu irmão, e sua mão agarrou o calcanhar de Esau" (Beresheet 25:26). O que se entende por calcanhar de Esau? Você realmente acredita que sua mão estava segurando a perna do outro. E quem pode ser? Não é assim. Sua mão estava segurando alguém que é um calcanhar. E quem pode ser? Este é Esau. Esau é conhecido como o calcanhar. Do tempo que Jacob o seguiu até o dia da Criação, o Santo Único, abençoado seja Ele, o chama 'calcanhar', COMO ESAU É O ASPECTO DA SERPENTE, como esta escrito a respeito dele  "ele te ferira a cabeça, e tu lhe feriras seu calcanhar" (Beresheet 3:15), SIGNIFICA você que é chamado 'calcanhar' vai morder primeiro e no final ele lhe ferira a cabeça. Quem é SUA CABEÇA? ESTE É Samael, a cabeça da serpente que atinge este mundo.

וְעַל דָּא בַּבֶּטֶן עָקַב אֶת אָחִיו, שָׁוֵי עָלֵיהּ לְמֶהֱוֵי עָקֵב, וְנָטַל עֵשָׂו הַאי עָלְמָא בְּקַדְמֵיתָא, וְדָא רָזָא דִּכְתִּיב, וְאֵלֶּה הַמְּלָכִים אֲשֶׁר מָלְכוּ בְּאֶרֶץ אֱדוֹם לִפְנֵי מְלָךְ מֶלֶךְ לִבְנֵי יִשְׂרָאֵל. וְדָא אִיהוּ רָזָא דְּאָמַר שְׁלֹמֹה מַלְכָּא, נַחֲלָה מְבוֹהֶלֶת בָּרִאשׁוֹנָה וְאַחֲרִיתָהּ לֹא תְבוֹרָךְ, בְּסוֹף עָלְמָא

314. E assim no ventre ele era insidioso, e enganou o seu irmão, e então Esau chegou primeiro neste mundo como esta escrito no verso, "E estes são os reis que reinaram na terra de Edom, antes que reinasse algum rei sobre os filhos de Yisrael" (Beresheet 36:31). Este é o segredo mencionado pelo Rei Salomão que diz, "Uma propriedade pode ser adquirida as pressas no inicio; mas o seu fim não será abençoado" (Mishlei 20:21), até o fim do mundo. 

וְעַל דָּא בַּבֶּטֶן עָקַב אֶת אָחִיו וּבְאוֹנוֹ שָׂרָה אֶת אֱלֹהִים. מַאי וְאוֹנוֹ. הָכִי אָמְרוּ בְּחֵילָא וְתּוּקְפָּא דִּילֵיהּ יֵאוֹת, אֲבָל לָאו הָכִי. בְּרִירוּ דְּמִלָּה, יַעֲקֹב דִּיּוּקְנָא עִלָּאָה הֲוָה, וְגוּפָא קַדִּישָׁא. דְּלֵית גּוּפָא מִיּוֹמָא דַּהֲוָה אָדָם הָרִאשׁוֹן, כְּגוּפָא דְּיַעֲקֹב, וְשׁוּפְרֵיהּ דְּאָדָם הָרִאשׁוֹן, הַהוּא שׁוּפְרֵיהּ מַמָּשׁ הֲוָה לֵיהּ לְיַעֲקֹב. וְדִיּוּקְנֵיהּ דְּיַעֲקֹב, דִּיּוּקְנָא דְּאָדָם הָרִאשׁוֹן מַמָּשׁ

315. E assim, "Ele pegou seu irmão pelo calcanhar no útero, e por sua força lutou com Elohim." ELE PERGUNTA, qual o significado de "sua força"? ELE RESPONDE, Eles explicam  que como seu poder, e isso é bem; mas não exatamente assim. O verdadeiro esclarecimento da questão é que Jacob era uma imagem sublime e um corpo sagrado, na medida em que desde Adão, não ha nenhum corpo E BELEZA como a de Jacob. A beleza de Adão foi literalmente a beleza de Jacob, e a imagem de Jacob foi realmente a imagem de Adão. 

אָדָם הָרִאשׁוֹן, בְּשַׁעֲתָא דְּאָתָא חִוְיָא וְאִתְפַּתָּה עַל יְדוֹי, יָכִיל חִוְיָא לֵיהּ. מ"ט. בְּגִין דְּלָא הֲוָה תּוּקְפָּא לְאָדָם הָרִאשׁוֹן, וְעַד כְּעָן לָא אִתְיְילִיד מַאן דַּהֲוָה תּוּקְפָּא דִּילֵיהּ. וּמַנּוֹ תּוּקְפָּא דְּאָדָם הָרִאשׁוֹן. דָּא שֵׁת, דַּהֲוָה בְּדִיּוּקְנָא דְּאָדָם הָרִאשׁוֹן מַמָּשׁ, דִּכְתִּיב וַיּוֹלֶד בִּדְמוּתוֹ כְּצַלְמוֹ וַיִּקְרָא אֶת שְׁמוֹ שֵׁת. מַאי בִּדְמוּתוֹ כְּצַלְמוֹ. דַּהֲוָה מָהוּל. וְכַד אָתָא מְמָנָא דְּעֵשָׂו לְגַבֵּי דְּיַעֲקֹב, כְּבַר אִתְיְלִיד תּוּקְפָּא דְּיַעֲקֹב, דְּאִיהוּ יוֹסֵף. וְזֶהוּ וּבְאוֹנוֹ שָׂרָה אֶת אֱלֹהִים

316. Quando a Serpente veio e seduziu Adão, a serpente foi capaz de vencê-lo como Adão não tinha força e poder, como até aquele dia, ele que era composto por sua força e poder não era nascido. E quem faz a força e poder de Adão? Este era Seth, que possuia a imagem idêntica de Adão, como esta escrito, "e gerou um filho a sua semelhança, conforme sua imagem; e o chamou seu nome de Seth" (Beresheet 5:3). Qual é o significado de,  "e gerou um filho a sua semelhança, conforme sua imagem"? Isso significa que nasceu circundado. Então quando o Ministro de Esau veio a Jacob, a força e substância de Jacob já existiam na forma de Joseph. Este é o significado de, "e por sua força lutou com Elohim," como José era sua força. 

הַאי קָלָא דְּאִתְּתָא, דְּיַכְלָא קָלָא דְּחִוְיָא לְאָחֲדָא בָּהּ, כְּכַלְבָּא בְּכַלְבְּתָא, מַאן אִיהוּ. אֶלָּא תָּא חֲזִי, דְּלֵית בְּכָל קָלִין דְּנָשִׁין דְּעָלְמָא, דְּיַכְלָא קָלָא דְּחִוְיָא לְאִתְדַּבְּקָא בָּהּ, וּלְאִתְאַחֲדָא בָּהּ, וּלְאִשְׁתַּתְּפָא בָּהּ. אֶלָּא תְּרֵין נָשִׁין אִינּוּן דְּיַכְלָא קָלָא דְּחִוְיָא לְאִתְאַחֲדָא בְּהוֹן, חֲדָא. הַאי דְּלָא נְטִירַת סוֹאָבוּת נִדּוּתָהּ, וִימֵי לִבּוּנָהּ, כַּדְקָא יֵאוֹת, אוֹ דְּאַקְדִּימַת יוֹמָא חֲדָא לִטְבּוֹל. וַחֲדָא, הַאי אִתְּתָא דִּמְאַחְרֶת לְבַעְלָהּ עוֹנָה דִּילָהּ לְמֶעְבַּד צַעֲרָא לְבַעְלָהּ, בַּר אִי אִיהוּ לָא חָיִישׁ, וְלָא אַשְׁגַּח לְדָא

317. Qual é o som de uma mulher, que é o som da cobra que se pode unir a ela, como faz um cachorro e uma cachorra? ELE RESPONDE, A voz da serpente não pode se apegar a qualquer voz de mulher, mas ha dois tipos de mulheres com quem ela pode se unir. Uma é a mulher que não observa os dias de sua impura menstruação e o diz da limpeza, e purifica por imersão um dia muito cedo, ou uma mulher que atrasa as visitas conjugais a despeito do seu marido , a menos que seu marido não se importe ou não se preocupe com isso. 

אִלֵּין אִינּוּן תְּרֵין נָשִׁין, דְּהָא כְּמָה דְּאַקְדִּימוּ, הָכִי אִינּוּן מִתְאַחֲרָן, לְגַבֵּי קָלָא דְּנָחָשׁ, עַד דְּאַדְבִּיק קָלָא בְּקָלָא, וּכְמָה דְּמִתְאַחֲרָן לְמֶעְבַּד צַעֲרָא לְבַעְלָהּ בְּעִכּוּבָא דְּמִצְוָה, הָכִי אַקְדִּים קָלָא דְּנָחָשׁ, לְאִתְדַּבְּקָא בְּהַהִיא קָלָא דְּאִתְּתָא. וְאִלֵּין אִינּוּן תְּרֵין נָשִׁין, דְּקָלָא דְּנָחָשׁ אָחִיד בְּקָלָא דִּלְהוֹן, כְּכַלְבָּא בְּכַלְבְּתָא, סִאוּבְתָּא בָּתַר סִאוּבְתָּא, זִּינָא בָּתַר זִינֵיהּ

318. Com estas duas mulheres, que uma se apressa PARA MERGULHAR ANTES DA HORA, a pessoa também se demora com a voz da serpente, até as vozes se fundirem. Assim como ela retarda a visita conjugal para sofrimento do seu marido, em adiar o desempenho de um preceito, então a voz da serpente avança para fundir-se a voz da mulher. Estas duas mulheres com que as quais o som da serpente é apanhado se compara a união do cachorro e da cachorra. Sem limpeza segue impureza, uma espécie procura a sua própria. 

וְא"ת, מָה אִיכְפַּת לָן, אִי אָחִיד קָלָא בְּקָלָא, אִי לֹֹא אָחִיד. וַוי דְּהָכִי מִתְאַבְּדָן בְּנֵי עָלְמָא בְּלֹא דַּעְתָּא. הַאי קָלָא דְּאִתְּתָא, כַּד אִתְעֲרָב וְאִשְׁתָּתַּף בַּהֲדֵי קָלָא דְּנָחָשׁ, בְּשַׁעֲתָא דְּחַיָּיבַת וּמַרְשָׁעַת נַפְקַת מִגּוֹ אֵיפָה וּמְשַׁטְּטָא בְּעָלְמָא, אִי עַרְעַת בְּהָנֵי תְּרֵין קַלִין, קָלָא דְּנָחָשׁ, וְקָלָא דְּאִתְּתָא, וְאִתְּתָא אִתְחַמְּמַת בְּהוּ, וְאִינּוּן בָּהּ, וְכֵיוָן דְּאִתְחַמְּמָת, מִתְעַבְּדִין רוּחָא, וְאַזְלִין בַּהֲדָהּ, עַד דִּמְשַׁטְּטָא, וְעָאל בִּמְעָהָא דְּהַאי אִתְּתָא

319. Pode-se perguntar porque deveria se preocupar se uma voz é pega com outra, ou não? ELE RESPONDE, Ai das pessoas no mundo que perecem sem saber. Se  a voz da mulher se mistura e se junta com a voz da serpente, quando o pecaminoso mal LILIT sai do seu esconderijo, quando ela encontra duas vozes, a voz da serpente e a voz da mulher, a mulher LILIT é aquecida por elas, e elas por ela. Assim ela concebe e um espírito é formado, e eles seguem até QUE O ESPÍRITO invade o intestino da mulher.