sábado, 19 de maio de 2012

Mishipatim - Capítulo 7 - Mem-Tet e Mot ('a haste')


Mishipatim

7. Mem-Tet e Mot ('a haste')

Rabbi Shimon conta a Moses que a equipe que lhe foi dada será um Árvore da Vida, denotando Vav, que se transformará uma vara. Ele explica que dois preceitos foram validados: “você deve ajudá-los a levantá-los novamente" e "Você deve certamente descarregá-los com você." Isso se refere ao Messias o filho de David e Messias o filho de José. O terceiro preceito é que os pingos, o molho esquecido e o dízimo dos homens pobres. O aumento da redenção, está no nível de Moisés.


384. E agora que você se arrependeu e ordenou-se com a Árvore da Vida, e você tem abandonado o papel de servo e retornou a ser o filho do Santo Único, abençoado seja Ele, a equipe (Heb. mateh) será lhe dada uma Árvore da Vida – denotando Vav, que é o filho de  Yud Hei. A VAV irá penetrar o Mem-Tet (=49) aspectos que você tem na Torah, e se tornará uma rod (Heb. mot: Mem-Vav-Tet) e como tal pode ser cumprida com o verso: "Ele nunca sofrerá os justos serem movidos (Heb. mot)" (Tehilim 55:23). Os 49 aspectos SÃO O SEGREDO DE as 49 letras em 'Sh'ma Yisrael' e Abençoado é o Nome DE SEU REINO GLORIOSO SEMPRE', REPRESENTANDO as seis palavras de unidade suprema, apontando para a Vav superna (=seis) denotando Tiferet. E então as seis palavras de  "Abençoado é o Nome" é o segundo grupo DE BAIXA UNIDADE, significa o ponto do segundo Vav  NA LETRA VAV COMPLETAMENTE SOLETRADA (VAV-ALEPH-VAV) denotando os Justos, RELETINDO YESOD. E ELES SÃO uma haste (Heb. mot). Nós achamos no meio DOS DOIS VAV'S há um Aleph, to segredo do verso, "e eles carregaram-lhe entre dois em um poste" (Bemidbar 13:24), SIGNIFICA DOIS VAVS.

 

385. Se falta um Vav no meio, a palavra se torna Mem-Tet, SIGNIFICANDO a dobra do justo (Heb. mat) antes do vilão. O eu causou isto? Aleph (=um) um dos cinquenta, como os cinquenta portões menos um foi dado a você; como os mestres da Mishnah explicam, cinquenta portões menos um de Binah foi dado a Moisés. Este é o Aleph perdido dos cinqüenta, então apenas Mem-Tet (=49) permaneceram. Isto é porque os justos dobraram antes do vilão. Quem é o vilão? Este é Samael.


386. Este Mem-Tet decorre de sua equipe (Heb. mateh: Mem-Tet-Hei) como está escrito: "com a vara (Heb. mateh) do Elohim em minha mão" (Shemot 17:9). Sua equipe é a de Moisés, portanto a letra Aleph, que é Binah, vem de volta para você, como registrado na  Mishnah; Aleph é  Binah. Isso retorna para você como resultado do arrependimento, e entra entre os dois Vav's para se tornar Vav-Aleph-Vav. Assim é preenchido em você o verso: "mas com grande compaixão te recolherei" (Yeshayah 54:7) por causa de Israel. A partir deste ponto será cumprido: "Ele nunuca deve sofrer o justo ser movido (Heb. mot)."


387. Neste tempo dois preceitos foram validados. 1) "você deve certamente ajudá-lo levantar (lit. 'levatando você vai levantar') levantá-los novamente" (Devarim 22:4), e 2) "Você deve certamente descarregá-lo com ele" (Shemot 23:5). "Ceramente ajudar" levantar junto o Vav superior, alude ao primeiro Messias A SABER MESSIAS, O FILHO DE DAVID; e em ajudar com o segundo Vav, A SABER O SEGUNDO MESSIAS, SENDO MESSIAS O FILHO DE JOSÉ. “Ele” se refere ao filho de Amram, que ascendeu a Binah – que é igual a Aleph, SITUADA ENTRE OS DOIS VAVS, COMO MENCIONADO. ELES SE REFEREM AO VAV, ESCRITO COMPLETAMENTE COMO VAV (VAV-ALEPH-VAV).


 388. Quem você ajuda a levantar? Isso se refere a letra Hei, A SABER MALCHUT, que caiu no quinto milênio depois de setenta e dois ANOS, de acordo com a contagem em  "Você deve certamente descarregar (Heb. azov) isso com ele." "Azov" (Ayin-Zayin-Vav-Bet) IGUAL AS LETRAS Ayin-Bet, Zayin-Vav; Ayin-Bet (=72) refere-se aos 72 nomes derivado de: "E removeu ...e isso veio... e...esticada" (Shemot 14:19-21). ZAYIN-VAV SIGNIFICA AS INICIAIS DE 'ISTO É (HEB. ZEH) VAV', o Vav deYud-Hei-Vav IGUALANDO ZEIR ANPIN. HÁ, NOS ANOS CINCO MIL E SETENTA E DOIS,ele ajudou, AJUDANDO O HEI CAÍDO, mas não levanotu, PARA O TEMPO DE LEVANTAR A REDENÇÃO NÃO CHEGOU. Por isso, é dito, "Você deve certamente descarregá-lo com ele" – APENAS AJUDAR. Há É PRATICADA" em seu devido tempo, a chuva temporã e a chuva tardia, que você pode reunir em seu trigo, e seu vinho, e seu óleo" (Devarim 11:14). Isto alude a Israel. "TRIGO" REFERE-SE A ISRAEL, "VINHO" REFERE-SE AOS LEVITAS, E "ÓLEO" AOS SACERDOTES. E ENTÃO APLICA O COSTUME de respingar, o molho esquecido, e o dízimo do homem pobre – “você deve deixar ele para o pobre e para o estranho" (Vayikra 19:10). Então aqui nós aprendemos sobre o terceiro preceito DO RECOLHER, O MOLHO ESCURECIDO E O DÍZIMO DO HOMEM POBRE.


389. Vovê tem que procurá-lo E APOIÁ-LO, como o pobre que vem do aspecto do Justo, SIGNIFICA YESOD. "Você deve certamente levantá-lo," YESOD, os Justos; "com ele," refere-se ao filho de Amram. Este é o significado de, "você deve deixá-lo ir com ele para o pobre e o estranho." Você é um estranho, uma nação pobre, como está escrito sobre você no início, "Eu tenho sido um estrangeiro numa terra estranha" (Shemot 18:3).


390. Mas o levantar, SIGNIFICA REDENÇÃO, em seu nível – levantar aponta para o menor Vav, o PREENCHIMENTO DO VAV, DENOTANDO YESOD. "...levantar com ele..." com o filho de Amram, com seu nível, sendo Tiferet, USANDO O NOME Mem-Hei de vocês, SENDO YUD-HEI-VAV-HEI COMPLETAMENTE SOLETRADO COM  ALEPH'S QUE NUMERICAMENTE ALCANÇAM MEM-HEI, que é o Nome explícito em sua integralidade. Seguindo os dois Kuf's de "levantar... levanta (Heb. hakem-takim: Tav-Kuf-Yud-Mem)" permanece Tav-Yud-Mem. ELE PERGUNTA: O que isso ensina? ELE RESPONDE: Ele aponta a, "Jacob tinha um plano (Heb. tam: Tav-Mem) homem" (Beresheet 25:27), DENOTANDO TIFERET, ENTÃO A EXPLICAÇÃO DO VERSO ÉS, "com ele," SIGNIFICA com o filho de Amram ele irá subir. "...levantar..." refere-se aos Justos, SIGNIFICA YESOD. "...levantar..." refere-se ao planoúnico, SIGNIFICA TIFERET.