Mishipatim
5. Voltando o que foi perdido
Rabbi Shimon diz que a coisa que foi perdida foi Malchut, que Moses perdeu quando as tábuas quebraram. Malchut pode subir apenas com a ajuda de seu marido, Moses, e está é a coisa perdida voltando. Ele conta Moses que a Torah foi revelada a ela porque é como as águas de um poço; o poço é dito ser Malchut, que reconhece seu mestre. Todas as águas do universo são reunidas denro dela, como é interminável, e “mais amplo do que o mar.”Atrair água deste poço trás a sabedoria do mundo. Rabbi Shimon diz que no futuro D’us vai separar as cidades de refúgio para Moisés, como em cada geração há uma encarnação e expressão de Moses.
372. O seguinte preceito é sobre devolver objetos perdidos, e retornar o que foi roubado. O Santo Iluminado, A SABER, RABBI SHIMON, DIZ A MOSES: O Santo Único, abençoado seja Ele, vai no futuro retornar o pertence perdido por cauda da mistura das multidões. Esta é sua noiva. DENOTANDO MALCHUT, COMO MOSES É CONSIDERADO O MARIDO DA MATRON. Quen a mistura das multidões fizeram o bezerro, sua noiva caiu, como o verso diz, “ele jogou as tábuas de suas mãos” (Shemot 32:19) ALUDINDO A MALCHUT.
373. Isto é mencionado por você, “Va, você vai cair” (Ibid. 7). Isto verso se refere a seu rebaixamento no quarto exílio. “Vá” – ISTO EXPLICA QUE parece para “Vá fora de seu país” (Beresheet 12:1), SIGNIFICA ENTRAR NO EXÍLIO. AQUI, NO NOME DE MOSES, há um Shin, CONSTITUÍDO POR TRÊS LINHAS, NO SEGREDO DE “Lo, El faz todas aquelas coisas duas ou três vezes com um homem” (Iyov 33:29). Aqui, NAS TRÊS LINHAS DO SHIN, isto é indicado para você, Yisrael, vá três vezes no exío, ENQUANTO COM o quarto EXÍLIO, "leva você para baixo" em nome de SUA única filha, SIGNIFICA MALCHUT, quem é realmente sua noiva que caiu, como foi dito "...está caída; ela deve subir mais" (Amos 5:2) mas logo que você descer em seu nome, ela irá subir com você. ELA NÃO SERÁ CAPAZ DE SUBIR POR SUA CONTA PRÓPRIA, MAS APENAS COM A AJUDA DE SEU MARIDO, A SABER MOSES. Esta é sua coisa perdida retornando.
374. Não foi por nada que a Torah foi revelada a você mais do que toda Yisrael, e ele foi se encontrar com você como as águas do poço que se levanta em sua direção, mas não os pais ou outra pessoa. O poço, QUE É MALCHUT, reconhece seu mestre, e sobre a Torah é dito, “E dali partiram, eles foram para Beer (lit. 'poço') que é o poço" (Bemidbar 21:16). O poço está cheia e suas águas não derramam; este é o poço da água da Torah, COMO A TORAH É MENCIONADA COMO 'ÁGUA', que produziu todas as águas, SIGNIFICA TODA A TORAH. E todas as águas no universo entram dentro dela e suas águas não derramam para fora, MAS ELAS ESTÃO REUNIDAS DENTRO DELA.
375. Mesmo se todos os homens fossem tirar a água do poço, e mesmo se todas as multidões fizessem, não iria perder nem o comprimento de um fio de cabelo. Este poço é infinito, mais profundo do que a Torah, como está escrito, “e mais amplo do que o mar” (Iyov 11:9). Aquele que tira a água com um jarro (Heb. kad, Caf Dalet) DO POÇO, SIGNIFICA DAS VINTE-E-QUARO (CAF DALET) SANTAS ESCRITURAS, absorve toda a sabedoria do mundo e certamente o bem em si.
376. E então no futuro, o Santo Único, abençoado seja Ele, retornará o que foi roubado de você, chamado pessoal, como está escrito, “e arrancou a lança da mãos dos Egípcios”(II Shmuel 23:21) por isso que você foi referido como um homem Egípcio. Em seu exílio e sua encarnação, COMO EM CADA GERAÇÃO HÁ UMA EXPRESSÃO DE MOSES, Ele deixará de lado para você suas cidades de refúgio para salvar vocês mesmo de seus perseguidores infinitos.