sábado, 19 de maio de 2012

Mishipatim - Capítulo 27 - Os beijos


27. Os beijos

Rabbi Yitzchak abre com “Deixe ele me beijar com os beijos de sua boca,” e explica que os beijos são o adesivo de um espírito a outro, como a boca emite e é a fonte da respiração, ou espírito. Um que a alma parte através de um beijo se junta o espírito do Santo Único abençoado seja Ele, nunca parte Dele.


551. “Observe eu enviei um anjo diante de você...” (Shemot 23:20). Rabbi Yitzchak começa a discussão com: “Deixe ele beijar-me cós os beijos de sua boca...” (Shir Hashirim 1:2) A Congressão de Yisrael, SIGNIFICA A SHECHINAH  diz “Deixe ele beijar-me.” ELE PERGUNTA: Qual é a razão para o escrito “Deixe ele beijar-me?” Ele poderia dizer, “Deixe ele amar-me”. Antes disso “Deixe ele beijar-me”? ELE RESPONDE: nós aprendemos que beijos são o adesivo de um espírito para outro, então portanto um beijo é da boca, como a boca emite e é a fonte da respiração (também: “espírito”) então um beijo é com a boca com amor, espíritos colam um ao outro que não partem.

 


552. E também, aquele que a alma parte através de um beijo, e se junta a outro espírito, SIGNIFICA O ESPÍRITO DO SANTO ÚNICO, ABENÇOADO SEJA ELE, um espírito nunca parte dele. Isto é o que significa por um beijo. Então a Congregação de Israel disse “Deixe ele beijar-me com o beijo de sua boca” para que um espírito cole a outro e nunca abra.




553. “por seus amores são melhores que vinho” (Ibid). Por que menciona aqui vinho? Não está correto, “Mas eles também roda através do vinho” (Yeshayah 28:7), e “Não beba vinho ou bebida forte, você, não seus filhos com você” (Vayikra 10:9), então por que mencionei vinho aqui? Rabbi Chiya, este é do vinho da Torah, SIGNIFICA, O MOCHIN DE ZEIR ANPIN CHAMADO TORAH E O MOCHIN DA ILUMINAÇÃO DE CHOCHMAH É CHAMADO VINHO. Rabbi Chizkiyah disse, daí está escrito, “e vinho que faz contente o coração do homem” (Tehilim 104:15),  E ISTO SE REFERE AO VINHO DA TORAH. E também está escrito: “para seus amores são melhores do que vinho,” COMO ELES SÃO MELHORES para alegria do coração; mais do que vinho que faz a mim ter mais felicidade do que outra coisa.


554. Rabbi Yehuda disse, e está escrito, “e Jacó beijou Rachel,e levantou sua voz e chorou” (Beresheet 29:11). ELE PERGUNTA: “Por que ele chorou? ELE RESPONDE: quando seu espírito agarrou-se a ela, seu coração não poderia soltá-la, então ele chorou. Um pode questionar sobre: “e beijou ele: e então chorou” (Beresheet 33:4). ELE RESPONDE: Como nós aprendemos, por que há pontos sobre a palavra “e beijou ele”? É porque seu espírito não uniu-se a ele todo. Sobre isto está escrito, “mas os beijos de um inimigo são abundantes (também: “traiçoeiro”) (Mishlei 27:6). O que significa por “mas os beijos de um inimigo são abundantes”? mas um que beija com amor, o espírito se liga ao outro, conectando com amor. Aquele que não beija com amor, não há ligação mas trapaça. O que significa “Traiçoeiro”? Isto é grosseria, como o espírito que não conecta com beijo e não conecta ao todo. Então portanto está escrito: “Deixe ele beijar-me com os beijos de sua boca,” que é a ligação de espírito a espírito.