sábado, 18 de julho de 2015

Pinchas - Capítulo 48 - A leitura do Sh'ma, Tzizit (franjas), Tefilin as tiras

Sinopse

Os sábios ensinaram que a leitura do Sh'ma duas vezes é tão boa como como meditar dia e noite. O Pastor Fiel passa sobre o significado do número de nós no Talit, as quatro passagens e os nós no Tefilin e o comprimento e o enrolamento das tiras. Nós aprendemos que Deus e Sua Shechinah são a voz e o discurso de cada anjo, e que eles estavam em cada voz e discurso da Torah, e em cada voz da oração e cada simples preceito, e em cada lugar do governo de Deus na parte superior e inferior dos mundos. 

A relevância da passagem:

Esta seção do Zohar é técnica em natureza e descreve a função metafísica, circuitos e as instruções subjacentes várias orações e rituais tal como a leitura do Sh'ma, o Talit, a roupa conhecida como Tzitzit, e o Tefilin, que são filactérios que são usados na cabeça e enrolado em torno do braço esquerdo do homem durante as orações da manhã. O imensurável poder espiritual gerado por estas práticas inflama nesta potente passagem para corrigir todo o mundo e para ligar a humanidade para o Superior Mundo para todo o sempre. Algumas ideias são dignas de menção. O nome de Metraton traz revitalização e energia de imortalidade para nosso mundo. Os 72 Nomes nos imbui com o poder da Mente sobre a Matéria. A Luz da Shechinah reforça o nosso sistema imunológico, nos protegendo e o mundo das doenças. A energia da Sh'ma brilha cura da Luz para as 248 partes do corpo e alma. O poder do Tefilin inflama, e agora detém absolutamente o egoísta Desejo de Receber só para Si mesmo nas almas de todos os homens. 


וְאוֹקְמוּהָ רַבָּנָן, כָּל הַקּוֹרֵא ק"ש עַרְבִית וְשַׁחֲרִית, כְּאִילּוּ מְקַיֵּים וְהָגִיתָ בּוֹ יוֹמָם וָלַיְלָה. דְּטַלִּית לְבָנָה, אִיהוּ לִימִינָא מִסִּטְרָא דְּחֶסֶד. וְאִתְּמַר, אֵל מֶלֶךְ יוֹשֵׁב עַל כִּסֵּא רַחֲמִים וּמִתְנַהֵג בַּחֲסִידוּת. וְהוּכַן בַּחֶסֶד כִּסֵּא. חֶסֶד סָלִיק ע"ב חוּלְיָין וְקִשְׁרִין דְּטַלִּית

285. Os sábios ensinaram: 'Quem ler a leitura do Sh'ma Yisrael de manhã e à noite é como se ele tivesse observado o ditado que "mas você deve meditar dia e  noite" (Yehoshua 1:8).'ISSO É PORQUE A LEITURA DO SH'MA YISRAEL ENGLOBA DIREITA E ESQUERDA, QUE SÃO O SEGREDO DE DIA E NOITE. ELE EXPLICA, para um Talit (chale de oração) é branco. QUE É COMO DIZER, O ASPECTO DO BRANCO QUE ESTÁ NAS FRANJAS DO TALIT E NÃO O AZUL QUE ESTÁ NELE, é para a direita sob o aspecto de Chesed;e sobre isso é dito: 'Todo Poderoso Rei, que senta no trono da misericórdia, governa com bondade (Heb. chasidut)', e também: "E em misericórdia (Heb. chesed) um trono está estabelecido" (Yeshayah 16:5). O valor numérico de Chesed é 72, que aponta para as 72 ligações e nós do Talit, A SABER QUATRO VEZES DEZOITO. 

וְאִית טַלִית מִסִּטְרָא דִּמְטַטְרוֹ"ן, דְּאִיהוּ טֵ"ט, כָּלִיל ח"י, בֵּין קִשְׁרִין וְחוּלְיָין לְכָל סִטְרָא. ה' קִשְׁרִין לָקֳבֵל ה' חוֹמָשֵׁי תּוֹרָה. וּתְלֵיסָר חוּלְיָין, לָקֳבֵל תְּלֵיסַר מְכִילָן דְּרַחֲמֵי דְּאוֹרַיְיתָא. דְּאִתְּמַר בְּהוֹן, בי"ג מִדּוֹת הַתּוֹרָה נִדְרֶשֶׁת

286. E há um Talit do aspecto de Metatron, que é o Tet Tet DE METATRON, que inclui as dezoito ligações e nós em cada canto DO TALIT, A SABER cinco nós paralelos aos cinco livros da Torah, e treze ligações, A SABER AS TREZE VOLTAS QUE SÃO ENROLADAS EM TORNO DO TZIZIT, que paralelo aos treze atributos da Misericórdia mencionados na Torah, sobre o que está escrito: Há treze atributos pelos quais a Torah é exposta, QUE É O SEGREDO DOS TREZE ATRIBUTOS DA MISERICÓRDIA QUE SÃO ATRAÍDOS PARA BAIXO DAS TREZE CARACTERÍSTICAS DA BARRA DE ARICH ANPIN.

וּבְגִינָהּ אִתְּמַר, כְּמַרְאֵה אָדָם עָלָיו מִלְמָעְלָה. בְּדִיּוּקְנָא דְּתִפְאֶרֶת, דְּאִיהוּ ת"ת אָדָם עָלָיו מִלְמָעְלָה. וְאִתְקְרֵי בִּשְׁמֵיהּ, יוֹ"ד הֵ"א וָא"ו הֵ"א. כֹּל הַנִקְרָא בִשְׁמִי וְלִכְבוֹדִי בְּרָאתִיו יְצַרְתִּיו אַף עֲשִׂיתִיו. וּלְעֵילָּא כְּמַרְאֵה אָדָם, דָּא שְׁכִינְתָּא, דְּאִיהִי כְּחֵיזוּ דְּעַמּוּדָא דְּאֶמְצָעִיתָא, בְּד' אַנְפִּין, וּבַעֲשַׂר סְפִירָאן, דְּאִינּוּן אָדָם. וְאַרְבַּע אַנְפִּין דְּאָדָם, אַרְבַּע אַתְוָון. וְאִינּוּן י"ד אַתְוָון, וּבְהוֹן וּבְיַד הַנְּבִיאִים אֲדַמֶּה

287. Sobre MALCHUT é dito: "como a aparência de um homem alto sobre ele" (Yechezkel 1:26). A SABER QUE MALCHUT tem a forma de Tiferet, que é Tiferet do homem sobre ele acima, e é chamado pelo nome DE TIFERET, QUE É Yud-Vav-Dalet, Hei-Aleph, Vav-Aleph-Vav, Hei-Aleph. ESTE É O SIGNIFICADO INTERNO DO VERSO: "todo aquele que é chamado pelo Meu nome: "pois Eu criei ele para Minha glória; Eu o formei; ainda, Eu formei ele" (Yeshayah 43:7), PORTANTO, "como a aparência de um homem de cima" é a Shechinah, que tem a forma da Coluna Central, QUE É TIFERET, com quatro rostos e dez Sfirot, que são homens. QUE SÃO, AS DEZ LETRAS DE YUD-VAV-DALET, HEI-ALEPH, VAV-ALEPH-VAV, HEI ALEPH TEM O VALOR NUMÉRICO DE ADÃO (LIT. 'HOMEM'). E as quatro faces do homem são as quatro SIMPLES letras DE YUD HEI VAV HEI, que JUNTAS fazem Yud-Dalet (=14) letras, sobre o qual É DITO: "e usados similares pelas mãos (Heb. yad - Yud - Dalet) dos profetas" (Hoshea 12:11). 

וְעוֹד אִתְקְרֵי חַ"י, מִסִּטְרָא דְּצַדִּיק, וּבֵיהּ קוּדְשָׁא בְּרִיךְ הוּא וּשְׁכִינְתֵּיהּ אִתְקְרֵי אָז אָדָם, דְּאִיהוּ עַמּוּדָא דְּאֶמְצָעִיתָא, טַ"ל, וּשְׁכִינְתֵּיהּ ה'. וּבְה' אִיהוּ אָדָם. בְּגִין דְּטַ"ל הָכִי סָלִיק בְּחוּשְׁבַּן יוֹ"ד הֵ"א וָא"ו. וְהַאי אִיהוּ מוֹרִיד הַטַּ"ל, לְגַבֵּי הֵ"א. קֶשֶׁר דְּטַלִית, חַ"י עָלְמִין, דְּקָשִׁיר קוּדְשָׁא בְּרִיךְ הוּא וּשְׁכִינְתֵּיהּ בְּכָל סִטְרִין, בְּאַרְבַּע כַּנְפוֹת דְּטַלִית

288. Novamente, O TZITZIT é chamado de 'vida' (Heb. Chai = 18), A SABER AS TREZE LIGAÇÕES E OS CINCO NÓS, do aspecto dos Justos, QUE É YESOD, no qual, NOMEADAMENTE SIGNIFICA AQUELES DA UNIFICAÇÃO, o Santo Único, abençoado seja Ele, e Sua Shechinah são chamados pelo nome 'homem'. QUE É, YUD HEI VAV HEI, SOLETRADO PARA FORA COM APENAS OS ALEPHS, TEM O MESMO VALOR NUMÉRICO COMO HOMEM onde Ele, a Coluna Central QUE É ZEIR ANPIN, é YUD-VAV-DALET, HEI-ALEPH, VAV-ALEPH-VAV, E TEM O VALOR NUMÉRICO DE orvalho (Heb. tal = 39), enquanto Sua Shechinah é Hei-Aleph. E com o Hei, o nome do homem É COMPLETADO. Isso é porque orvalho tem o valor numérico igual ao Yud Vab Dalet, Hei Aleph-Vav. E isso, O JUSTO CHAMA 'VIDA', 'faz com que o orvalho caia', QUE É YUD-VAV-DALET, HEI-ALEPH, VAV-ALEPH-VAV sobre o Hei-Aleph, QUE É A SHECHINAH, PARA YESOD é nós do Talit, que é dezoito mundo EM CADA LADO, A SABER CINCO NÓS E TREZE LIGAÇÕES que une junto E UNE o Santo Único, abençoado seja Ele, e Sua Shechinah em todos os lados, com os quatro cantos do Talit, QUE SÃO CHESED, GVURAH, TIFERET E MALCHUT. 

תְּפִלִּין מִשְּׂמָאלָא, הה"ד, נִשְׁבַּע יְיָ' בִּימִינוֹ וּבִזְרוֹעַ עֻזּוֹ. בִּימִינוֹ, זוֹ תּוֹרָה. וּבִזְרוֹעַ עֻזּוֹ, אֵלּוּ תְּפִלִּין. יְהוָֹ"ה בְּד' פָּרְשִׁיָין. אֲדֹנָ"י הֵיכָלָא לְד' אַתְוָון, בְּד' בָּתֵּי דִּתְפִלִין. קֶשֶׁר שֶׁל תְּפִלִין דְּיַד, דָּא צַדִּיק חַ"י עָלְמִין, דְּאִיהוּ קִשּׁוּרָא דְּתַרְוַויְיהוּ. בִּזְרוֹעַ שְׂמָאלָא. קֶשֶׁר דְּרֵישָׁא, דָּא עַמּוּדָא דְּאֶמְצָעִיתָא, דְּאָחִיד בֵּיהּ יְדֹוָ"ד אֶהְיֶ"ה לְעֵילָּא, דְּאִינּוּן חָכְמָ"ה וּבִינָ"ה

289. Tefilin é O ASPECTO da COLUNA da Direita, como é dito: "Hashem jurou pela Sua mão direita, e pelo braço de Sua força" (Yeshayah 62:8), onde "Sua mão direita" se refere a Torah e "o braço de Sua força" se refere ao Tefilin. As quatro passagens NO TEFILIN são SÃO AS QUATRO LETRAS Yud Hei Vav Hei. Adonai é um templo de quatro letras, QUE SÃO AS QUATRO PASSAGENS nos quatro receptáculos do Tefilin. O nó da mão do Tefilin são os Justos, que vivem para sempre, QUE É YESOD, e é a ligação entre os dois, ENTRE O YUD HEI VAV HEI E 'ADONAI', no braço esquerdo. O nó da cabeça do TEFILIN é a Coluna Central, A SABER TIFERET, pelo qual estão unidos no alto Yud Hei Vav Hei e Eleyeh que é Chochmah e Binah, PARA ZEIR ANPIN QUE ASCENDE E UNE CHOCHMAH E BINAH, QUE SÃO CHAMADOS O YUD HEI VAV HEI E 'EHEYEH, ONDE DA'ATA É FORMADO. 

ק"ש דְּאִיהוּ יִחוּדָא בְּאֶמְצָעִיתָא, וְאִיהוּ אָחִיד בֵּין צִיצִית וּתְפִלִין, דְּכֻלְּהוּ פָּרְשִׁיָין דְּצִיצִית וּתְפִלִין, אִינּוּן כְּלִילָן בְּיִחוּדָא דק"ש. וּמִסִּטְרָא דְּעַמּוּדָא דְּאֶמְצָעִיתָא, דְּאִיהוּ טַלִית וּתְפִלִין, דְּאִתְּמַר בְּהוּ, וְהָיָה לְאוֹת עַל יָדְכָה וּלְטוֹטָפוֹת בֵּין עֵינֶיךָ. וְעָשׂוּ לָהֶם צִיצִית

290. A leitura do Sh'ma é a unificação do que está no centro, A SABER A UNIFICAÇÃO EM CHESED, GVURAH E TIFERET, e isso é realizado entre o Tzizit e o Tefilin, POIS AS FRANJAS, QUE SÃO O ASPECTO DO BRANCO QUE ESTÁ NELES, ESTÃO A SUA DIREITA, E O TEFILIN PARA SUA ESQUERDA. Pois todas as passagens do Tzitzit e Tefilin são incluídas na unificação da leitura do Sh'ma. E a partir do lado da Coluna Central, a saber Tallit e Tefilin, é dito: "E será por sinal na sua mão e por frontais entre seus olhos" (Shemot 13:16), E TAMBÉM É DITO: "que eles fazem franjas" (Bemidbar 15:38). 

ש' שֶׁל תְּפִילִין, הֲלָכָה לְמֹשֶׁה מִסִּינַי. וְרָאוּ כָּל עַמֵּי הָאָרֶץ כִּי שֵׁם יְיָ' נִקְרָא עָלֶיךָ וַיִּרְאוּ מִמְּךָּ. וְאוֹקְמוּהָ מַאי שֵׁם יְדֹוָ"ד. אֵלּוּ תְּפִלִּין שֶׁבָּראֹשׁ. ש' שֶׁל תְּפִלִּין. תְּרֵין שִׁינִין שִׁית מְאָה. ש' שִׁית דַּרְגִּין. וְשֶׁבַע עַנְפִין דִּתְרֵין שִׁינִין, הָא תְּלַת עֲשַׂר, וְכֹלָּא תרי"ג. וְלֵית פִּקּוּדָא דְּלָאו אִיהִי שְׁקִילָא לְכָל אוֹרַיְיתָא

291. A letra Shin do Tefilin é uma tradição que Moisés recebeu no Monte Sinai, COMO ESTÁ ESCRITO: "E todas as pessoas do mundo devem ver que você é chamado pelo nome de Hashem; e eles devem ter medo de você" (Devarim 28:10). E isso tem sido ensinado: O que é o Yud Hei Vav Hei? Esta é a cabeça do Tefilin, especificificamente o Shin Shin do Tefilin, QUE É VISÍVEL NELE DOS DOIS LADOS EXTERNOS. Os dois Shins tem o valor numérico de seiscentos. Shin Shin é seis (Heb. shesh) estágios CHESED, GVURAH, TIFERET, NETZACH, HOD E YESOD QUE ESTÃO EM ZEIR ANPIN, ONDE O SHIN DIREITO É CHESED, GVURAH E TIFERET, E O SHIN ESQUERDO É NETZACH, HOD E YESOD. Os dois Shins tem sete ramos. COMO O SHIN DIREITO TEM TRÊS CABEÇAS, E O ESQUERDO QUATRO CABEÇAS. JUNTOS TEM SETE CABEÇAS, OU SETE RAMOS. Isso adicionado da treze, e juntos eles são 613, PORQUE SETE RAMOS E SEIS GRAUS NO MONTANTE DE TREZE, E O VALOR NUMÉRICO DE DOIS SHINS É SEISCENTOS. E não há nenhum preceito que não seja equivalente ao todo da Torah, ISSO SENDO, PORTANTO, DITO SOBRE ISSO: "E TODAS AS PESSOAS DA TERRA DEVEM VER QUE VOCÊ É CHAMADO PELO NOME DE HASHEM..."

כְּגַוְונָא דָּא, כָּל מִצְוָה אִיהִי יְהֹוָ"ה. יָ"הּ עִם שְׁמִ"י שׂ"ה. ו"ה עִם זִכְרִי רמ"ח. ובג"ד כָּל מִצְוָה אִיהִי שְׁקִילָא לתרי"ג. וְהָא אוּקְמוּהָ, שְׁמַע יִשְׂרָאֵל כָּלִיל תרי"ג, מִסִּטְרָא דְּצִיצִית. ותרי"ג מִסִּטְרָא דִּתְפִלִּין אִיהוּ בְּכָל אֲתָר

292. Da mesma forma, ASSIM COMO OS 613 ESTÃO IMPLICADOS NO TEFILIN, então cada preceito é o Yud Hei Vav hei, COMO SEGUE: Yud Hei NELE, junto com 'Meu nome' (Heb. shmi) tem o valor numérico de 365 PRECEITOS NEGATIVOS NA TORAH. Vav Hei NELE, junto com 'Meu memorial' (Heb. zichri) tem o valor numérico dos 248, PRECEITOS POSITIVOS NA TORAH. O NÚMERO TOTAL DE PRECEITOS É 613. Isso é porque cada preceito é equivalente a 613. E os sábios ensinaram que a leitura do Sh'ma Yisrael, INCORPORAÇÃO DO TEFILIN E DO TZITZIT contém 613 do Tzitzit, COMO TZITZIT NO VALOR NUMÉRICO É SEISCENTOS, QUE JUNTO COM AS 13 LIGAÇÕES DO MESMO FAZ 613. E há também 613 do aspecto do Tefilin, COMO O VALOR NUMÉRICO EQUIVALENTE DOS DOIS SHINS NELES E ENTÃO é por toda parte. 

וְהָיוּ לְטוֹטָפוֹת, טֹטָפֹת: טט, ח"י עָלְמִין, צַדִּיק, לְקָבְלֵיהּ מְטַטְרוֹן. פַּת, תִּפְאֶרֶת. מְטַטְרוֹן סוּס דְּתִפְאֶרֶת, דְּבֵיהּ כָּל סְפִירָאן מִתְלַבְּשִׁין. וְהָכִי אִיהוּ כְּגוּפָא לְנִשְׁמְתָא. וְכַד קוּדְשָׁא בְּרִיךְ הוּא אִסְתַּלָּק מִנֵּיהּ, אִשְׁתְּאַר אִלֵּם, לֵית לֵיהּ קוֹל וְלָא דִּבּוּר. אִשְׁתְּכַח, דְקוּדְשָׁא בְּרִיךְ הוּא וּשְׁכִינְתֵּיהּ אִיהוּ קוֹל וְדִבּוּר. דְּכָל מַלְאָךְ וּמַלְאָךְ. וּבְכָל קָלָא וְדִבּוּר דְּאוֹרַיְיתָא, וּבְכָל קָלָא דִּצְלוֹתָא. וּבְכָל פִּקּוּדָא וּפִקּוּדָא. בְּכָל אֲתָר שׁוּלְטָנוּתֵיהּ בְּעִלָּאִין וְתַתָּאִין, אִיהוּ חַיִּים דְּכֹלָּא, אִיהוּ סָבִיל כֹּלָּא

293. "e eles devem ser como frontais (Heb. totafot)." Totefet PODE SER DIVIDIDO EM TET TET E PE TAV. O VALOR NUMÉRICO DE Tet Tet é 'vida' (Heb. chai = 18) mundos, os Justos, A SABER YESOD, paralelo ao que é Metatron, POIS YESOD ESTÁ VESTIDO COM METATRON. Pe Tav são Tiferet, CUJAS LETRAS PODEM SER ALTERADAS COMO TAV-ALPEH-RESH, PE TAV (A SABER UMA DESCRIÇÃO D PE TAV). E Metatron é o cavalo de Tiferet; QUE É PARA DIZER TIFERET PASSEIA SOBRE ELE, pois todas as Sfirot vestem-se COM METATRON. EM UMA VEZ PODE SER TIFERET QUE SE VESTE NELE, EM OUTRO YESOD E EM OUTRO MALCHUT, ENQUANTO EM OUTROS MOMENTOS TODAS AS TRÊS PODEM ESTAR VESTIDAS COM ELE. E então ele é para eles como o corpo para a alma, e quando o Santo Único, abençoado seja Ele, remove Ele mesmo dele, METATRON é deixado mundo, não tendo nenhuma voz nem fala. Pois o Santo Único, abençoado seja Ele, e Sua Shechinah são a voz e fala e todo anjo, e ELES ESTÃO em cada voz e fala da Torah, e em cada voz de oração, e em cada simples preceito, e em cada lugar da Sua regra, entre os seres superiores e inferiores. Ele é a vida de tudo. Ele carrega tudo. 

וְלֵית אֲדֹנָי בְּלָא יְדֹוָד, כְּגַוְונָא דְּלֵית דִּבּוּר בְּלָא קוֹל. וְלֵית קוֹל בְּלָא דִּבּוּר. וְהַאי אִיהוּ קְשׁוֹט, בְּעָלְמָא דַּאֲצִילוּת. אֲבָל בְּעָלְמָא דְּפֵרוּדָא, אִית קוֹל בְּלָא דִּבּוּר. קֶשֶׁר שֶׁל תְּפִלִּין שַׁדַּי, אָחִיד בֵּיהּ עֵילָּא וְתַתָּא. וְדָא צַדִּיק חַי עָלְמִין, אָחִיד בֵּין קוֹל וְדִבּוּר

294. Assim como não há discurso sem voz e sem voz não há discurso, então não há Adonai sem o Yud Hei Vav Hei. E isso é verdade para o mundo de Atzilut, ONDE NÃO EXISTE SEPARAÇÃO ENTRE ZEIR ANPIN E MALCHUT, QUE SÃO A VOZ E DISCURSO. Mas no mundo da separação, A SABER NOS TREZE MUNDOS DE BRIYAH, YETZIRAH E ASIYAH, não há voz sem discurso. AINDA EM ATZILUT ELES SÃO UNIDOS, e o nós do Tefilin, que é Shadai, QUE É YESOD, é realizada por eles a partir de cima e de baixo, e isso é o Justo, a vida dos mundos, que se realiza entre voz e discurso E OS UNE.

אַדְּהָכִי, הָא רַעְיָא מְהֵימָנָא אִזְדְּמַן לְגַבֵּי סָבָא, וְאָמַר סָבָא סָבָא, תְּפִלִּין וְצִיצִית וּפָרָשַׁת מְזוּזָה, אִינּוּן ג' פִּקּוּדִין, כְּלִילָן בק"ש. וק"ש פִּקּוּדָא רְבִיעָאָה. וְצִיצִית אַדְכַּר ג' זִמְנִין. וּבַתְּפִלִּין אַדְכַּר בְּהוּ תְּרֵין זִמְנִין אוֹת. וּבַצִּיצִית ז' שֶׁל תִּזְכְּרוּ דְּצָרִיךְ לְהַתִּיז בָּהּ. וּבְמְּזוּזָה, שַׁדַּי מִלְבַר, יְדֹוָ"ד מִלְּגוֹ

295. Neste ponto, o Pastor Fiel foi ao homem velho, e disse: Velho velho homem, o Tefilin e o Tzitzit e a seção na Mezuzah são três preceitos que são incorporados na leitura do Sh'ma Yisrael, e a leitura do Sh'ma é o quatro preceito. E O QUATRO CORRESPONDE A CHESED, GVURAH, TIFERET E MALCHUT, ONDE O TZITZIT E TEFILIN SÃO CHESED E GVURAH, A LEITURA DO SH'MA É TIFERET QUE OS UNE,  E A MEZUZAH É MALCHUT. O Tzitzit é mencionado três vezes, PARALELO AS TRÊS COLUNAS, e  em relação a Tefilin a palavra 'sinal', QUE É YESOD, é mencionada duas vezes, UMA PAR AO NÓS DA CABEÇA DO TEFILIN E UMA VEZ PARA O NÓ DA MÃO DO TEFILIN. Em respeito ao Tzitzit, a letra Zayin da palavra "tiz'keu (Port. 'que você se lembra')" (Bemidbar 15:40), tem que ser bem estressado, POIS ESTA LETRA ZAYIN (=7) IMPLICA MALCHUT, QUE É A SÉTIMA SFIRAH, E É O SEGREDO DO AZUL QUE ESTÁ NO TZITZIT, EM QUE LEMBRAR DEPENDE. E na Mezuzah, QUE É MALCHUT, o nome Shadai é do lado de fora, enquanto Yud Hei Vav hei está do lado de fora. ISSO É PORQUE HÁ DUAS UNIÕES, A UNIÃO EXTERNA COM YESOD, E A UNIÃO INTERNA COM TIFERET. O PASTOR FIEL CLARIFICOU TUDO ISSO PARA O HOMEM VELHO PARA ELE ENTENDER POR CONTA PRÓPRIA.

וּפָרְשִׁיָין סְתִימִין וּפְתִיחָן אֲמַאי. וְשִׁיעוּר אָרְכָּהּ דְּצִיצִית וְרוֹחְבָּהּ, דְּתָקִינוּ אֹרֶךְ כָּל הַצִּיצִית תְּרֵין עֲשַׂר אֶצְבְּעָן בְּגוּדָל. מִצְוַת תְּכֵלֶת, שָׁלִישׁ גְּדִיל, וּשְׁנֵי שְׁלִישֵׁי עֲנָף. וּבֵין קֶשֶׁר לְקֶשֶׁר כִּמְלֹא גּוּדָל. וְכָל חוּלְיָא וְחוּלְיָא תִּהְיֶה מְשׁוּלֶשֶׁת. וְהָכִי תְּפִלִּין אֲמַאי בְּמוֹחָא. וְלָקֳבֵל לִבָּא. וְשִׁיעוּר רְצוּעָתְהוֹן אֲמַאי אִינּוּן עַד לִבָּא לִשְׂמָאלָא. וְעַד טַבּוּרָא לִימִינָא. וּרְצוּעָא דְּיַד עַד דְּיִכְרוֹךְ וִישַׁלֵּשׁ תְּלַת זִמְנִין בְּאֶצְבַּע צְרָדָא

296. O PASTOR FIEL RESPONDE AS VÁRIAS QUESTÕES QUE NOS ENFRENTAM. Por que há seções abertas e fechadas? POR QUE  a franja tem o comprimento e largura fixos, para o comprimento de cada franja foi determinado como tamanho de doze polegares? POR QUE foi o preceito do azul fixado em um terço dos fios torcidos e dois terços ramificados sem torção? POR QUE entre cada par de nós NAS FRANJAS o que tem que ser UM ESPAÇO DE largura de polegar cheio? E POR QUE DEVE cada elo ser triplo, A SABER TRÊS LAÇOS? Também, por que está o Tefilin sobre o cérebro e contra o coração? E por que o comprimento das correias para o coração do lado esquerdo e para o umbigo do lado direito? E porque a alça do Tefilin da mão tem que ser enrolada três vezes em torno do dedo médio? 

אֶלָּא, וַדַּאי בֶּגֶד חָשׁוּב לָאו אִיהוּ, אֶלָּא שָׁלֹשׁ עַל שָׁלֹשׁ לְכָל סִטְרָא. אִינּוּן תְּרֵיסָר, לָקֳבֵל ד' בִּגְדֵי לָבָן, וְד' בִּגְדֵי זָהָב, וְד' בִּגְדֵי דְּכֹהֵן הֶדְיוֹט. וּמִסִּטְרָא דְּבִרְכַּת כֹּהֵן הֶדְיוֹט קָא רָמִיז, אַל תְּהִי בִּרְכַּת הֶדְיוֹט קַלָה בְּעֵינֶיךָ. שָׁלִישׁ גְּדִיל, וּשְׁנֵי שְׁלִישִׁי עֲנָף, דְּאִיהוּ תְּכֵלֶת

297. ELE RESPONDE: Mas a vestimenta é certamente não importante ISSO TEM três para cada lado DOS QUATRO LADOS, fazendo doze. E eles representam as quatro vestimentas QUE PARALELAS A ZEIR ANPIN, QUE É O SEGREDO DAS LETRAS DE YUD HEI VAV HEI, e as quatro vestimentas de outro QUE PARALELAS A MALCHUT, QUE É O SEGREDO DAS QUATRO LETRAS DE ADONAI, e as quatro vestimentas do sacerdote comum, QUE É O SEGREDO DE METATRON. Em termos da bênção de um sacerdote comum, fica implícito 'Não deixe a bênção de um homem comum ser considerada levemente em seus olhos'. E, PORTANTO, o azul é um terço de fio torcido, A SABER TRANÇADO, COMO TREZE LIGAÇÕES SÃO ENROLADAS EM TORNO DAS FRANJAS, POIS ISSO É PARALELO PARA AS QUATRO VESTIMENTAS DE BRANCO, QUE É O SEGREDO DE ZEIR ANPIN, QUE É A RAIZ. E dois terços são ramificados em fio sem torção, QUE DEVEM SOLTAR, COMO OS RAMOS EM UMA ÁRVORE. 

וְכָל חוּלְיָא מְשׁוּלֶשֶׁת, כָּל מְשׁוּלָשׁ מִסִּטְרָא דִּקְדוּשָּׁה. הה"ד קְדוּשָּׁה לְךָ יְשַׁלֵּשׁוּ. וְיִשְׂרָאֵל שְׁלִישִׁיָּה, בְּגִין דִּוְשָׁלִישִׁים עַל כֻּלּוֹ. דְּצִיצִית מִסִּטְרָא דְּעַמּוּדָא דְּאֶמְצָעִיתָא, דְּאִיהוּ תְּלִיתָאָה לַאֲבָהָן, וְכָל דָּבָר מְשׁוּלָשׁ, וה"ו יל"י, כָּל תֵּיבָה מְשׁוּלֶשֶׁת מִסִּטְרוֹי. חוּלְיָא כְּלִילָא מִתְּלַת כְּרִיכוֹת מְשֻׁלָּשִׁין, דָּא שְׁכִינְתָּא. קְדוּשָּׁה לְךָ יְשַׁלֵּשׁוּ. וְאִיהִי מְשׁוּלֶשֶׁת בְּעַמּוּדָא דְּאֶמְצָעִיתָא, כָּלִיל תְּלַת עַנְפֵּי אֲבָהָן, דְּאִינּוּן ש' מִן שַׁבָּת, שְׁכִינְתָּא בַּת יְחִידָה. חֻלְיָא, תְּכֵלֶת שֶׁבַּצִּיצִית

298. E cada ligação TEM QUE SER tripla, COMPOSTA POR TRÊS, A SABER DAS TRÊS VOLTAS. E A RAZÃO É QUE cada triplificação é do lado da santidade, QUE É O SEGREDO DAS TRÊS COLUNAS, como está escrito: 'Eles proclamam Você sagrado três vezes'. E Yisrael é composta de três vezes'. E Yisrael é feita de três partes, A SABER SACERDOTES, LEVITAS E YISRAEL a fim de SUBJUGAR OS CAPITÃES (HEB. SHALISHIM - DE SHALOSH (TRÊS)) DO OUTRO LADO, COMO ESTÁ ESCRITO: "E capitães de cada um deles" (Shemot 14:7). Pois a franja é do lado da Coluna Central, QUE É TIFERET, que é o terceiro dos patriarcas, POIS OS PATRIARCAS SÃO CHESED, GVURAH E TIFERET. E tudo que vem em grupos de três TEM SUA RAIZ NOS 72 PALAVRAS QUE COMEÇAM COM Vav-Hei-Vav, Yud-Lamed-Yud, EM QUE cada palavra consiste das três LETRAS. Do seu lado, cada ligação é composta de três voltas triplas, E A LIGAÇÃO é a Shechinah, QUE É O SEGREDO DE 'Eles proclamam Você santo três vezes', e é triplicado na Coluna Central, POIS ISSO RECEBE DA COLUNA CENTRAL AS TRÊS COLUNAS QUE ESTÃO NELE. ASSIM é feitos dos três ramos dos patriarcas, A SABER DE NETZACH, HOD E YESOD, QUE SÃO RAMOS DE CHESED, GVURAH E TIFERET, QUE SÃO CHAMADOS 'PATRIARCAS'. E eles es~tao na letra Shin da palavra 'Shabbat', QUE TEM TRÊS CABEÇAS, QUE É O SEGREDO DE NETZACH, HOD E YESOD. O 'BAT' DA PALAVRA SHABBAT SE REFERE a Shechinah, que é filha única (Heb. bat), QUE É O SEGREDO DA ligação. E O SEGREDO Do azul no Tzitzit. 

זַכָּאָה גּוּפָא, דְּהָכִי אִיהוּ רָשִׁים, בִּשְׁכִינְתָּא וְקוּדְשָׁא בְּרִיךְ הוּא, עַל כַּנְפֵי דְּמִצְוָה. רָשִׁים בִּרְצּוּעָא דְּאִיהוּ תְּפִלָּה דְּיָד, בִּתְלַת כְּרִיכוֹת בְּאֶצְבַּע צְרָדָא. דְּאִיהִי כְּגַוְונָא דְּחוּלְיָא, כְּרִיכָא בִּתְלַת כְּרִיכוֹת בְּאֶצְבְּעָא. רָשִׁים בְּקֶשֶׁר דִּתְפִלִּין, כָּלִיל בִּתְרֵין קִשְׁרִין, סַלְּקִין חַמְשָׁה עֲשַׂר מְשׁוּלָשִׁין, תְּרֵין בְּקִשְׁרָא חַד

299. Feliz é o corpo que se assinala com a Shechinah e o Santo Único, abençoado seja Ele, através das asas de um preceito,  A SABER COM AS TREZE LIGAÇÕES NO PRECEITO DO TZITZIT, e marcou com a alça do Tefilin da mão do dedo médio com três voltas ao redor do dedo, que é como uma ligação, enrolado em volta com três voltas ao redor do dedo. ISSO TAMBÉM CORRESPONDE AS TRÊS COLUNAS, ASSIM COMO O ELO DA FRANJA, E EXISTEM CATORZE LIGAÇÕES. E isso é marcado com o nó do Tefilin que consiste em dois nós, UMA NA CABEÇA E A OUTRA NO BRANÇO, POIS ELES TAMBÉM SÃO TRIPLOS. E juntos existem quinze trigêmeos, POIS dois nós em um nó É TAMBÉM CONSIDERADO UM TRIPLO, FAZENDO, PORTANTO, QUINZE TRIPLOS. 

שְׁלֹשָׁה עֲשַׂר חוּלְיָין, אִית בְּהוֹן תִּשְׁעָה וּשְׁלֹשִׁים כְּרִיכָן, כְּחוּשְׁבַּן טַ"ל. וּשְׁלֹשָׁה עֲשַׂר חֻלְיָין, כְּחוּשְׁבַּן אֶחָד. סַלְּקִין בֵּ"ן. וְהַאי אִיהוּ בֶּן יָ"הּ. עַמּוּדָא דְּאֶמְצָעִיתָא

300. As treze TRIPLAS ligações contém 39 voltas, como o valor numérico da palavra 'orvalho' (Heb. tal = 39), que, junto com as treze ligações ELES MESMOS que tem o valor numérico da palavra 'um' (Heb. echad = 13), acrescenta-se a 'filho' (Heb. ben = 52). E isso aponta para o filho de Yud, Hei, que é a Coluna Central, ZEIR ANPIN. 

כָּל קֶשֶׁר בְּדִיּוּקְנָא דְּכַף יְמִינָא, כָּל חוּלְיָא בְּדִיּוּקְנָא דְּאֶצְבַּע, דְּאִית בֵּיהּ תְּלַת פִּרְקִין, לָקֳבֵל תְּלַת כְּרִיכוֹת. וְהָכִי בְּכָל אֶצְבַּע תְּלַת פִּרְקִין, לְבַר מִגּוּדָל. דְּאִיהוּ שִׁיעוּר בֵּין קֶשֶׁר לְקֶשֶׁר דְּצִיצִית, כִּמְלֹא גּוּדָל. אִיהִי מִדָּה דְּחוֹטָמָא. וּמִדָּה דְּעַיִן יְמִינָא וּשְׂמָאלָא. וְאִיהוּ מִדָּה בֵּין עַיִן לְעַיִן. וּמִדָּה דְּאֹזֶן יְמִינָא וּשְׂמָאלָא. וּמִדָּה דְּכָל שָׂפָה וְשָׂפָה. וּמִדָּה דְּלִישָׁנָא. מִדָּה אַחַת לְכָל הַיְרִיעוֹת

301. Cada nó está na forma da palma da mão direita. Cada ligação está na forma de um dedo com três articulações, paralelo aos três lacetes, e então todos os dedos tem três articulações exceto o polegar QUE TEM APENAS DOIS. E isso é o polegar que da a distância entre cada par de nós na franja, POIS TEM QUE HAVER UM ESPAÇO ENTRE ELES da amplitude de um polegar, e isso é a mesma medida de um nariz, a distância do olho esquerdo e direito, a distância da orelha esquerda e direita, e de cada um dos lábios, e da língua. "e as cortinas serão da mesma medida" (Shemot 26:2). 

אַמָּה שִׁיעוּר דְּגוּפָא, לְאַרְבַּע סִטְרִין וְעֵילָּא וְתַתָּא. דְּאִינּוּן שִׁית אַמּוֹת. וּבְכָל אַמָּה וְאַמָּה שְׁלֹשָׁה פִּרְקִין, ח"י פִּרְקִין בְּשִׁית אַמִּין. וְאִינּוּן רָזָא דח"י נִעְנוּעִין דְּלוּלָב. לְשִׁית סִטְרִין. תְּלַת נִעְנוּעִין לְכָל סִטְרָא. וְעָלַיְיהוּ אִתְּמַר, זֹאת קוֹמָתֵךְ דָּמְתָה לְתָמָר. וְדָא שִׁיעוּר קוֹמָה, מִקְוֵה יִשְׂרָאֵל בִּשְׁכִינְתָּא, אִיהוּ ח"י אַרְבַּע זִמְנִין, דְּאִינּוּן אַרְבַּע סַלְּקִין שִׁבְעִים וּשְׁנַיִם

302. Côvado (lit. 'braço') é a medida do corpo em quatro direções para cima e para baixo, fazendo seis côvados. E cada braço tem três articulações, OU SEJA O ASPECTO DAS TRÊS COLUNAS, fazendo dezoito articulações nos seis côvados, sendo o segredo dos dezoito acenos com OS QUIS NÓS TEMOS o Lulav em seis direções, três em cada direção. E sobre eles está escrito: "Esta sua estatura é como uma palmeira" (Shir Hashirim 7:8). POIS UMA PALMEIRA CRESCE EM SETENTA ANOS,S QUE É O SEGREDO DAS SETE SFIROT INFERIORES QUE ESTÃO NO CORPO, ONDE CHOCHMAH QUE É O SEGREDO DA ESTATURA, É REVELADA, E NÃO NA CABEÇA, COMO EXPLICADO ACIMA, QUE É O SEGREDO DAS PRIMEIRAS TRÊS SFIROT, É LIGADA A UMA PALMEIRA. E isso é a altura da estatura, QUE É APENAS NO CORPO, que a reunião (Heb. mikveh) de Yisrael QUE É ZEIR ANPIN SOBRE a Shechinah, POIS AS LETRAS DA PALAVRA MIKVEH, REORGANIZADAS, SOLETRAM 'ESTATURA' (HEB. KOMAH). QUE É PARA DIZER, ZEIR ANPIN EMANA DESTA ESTATURA DO CORPO PARA MALCHUT. E NÓS TEMOS O LULAV QUATRO VEZES QUANDO NÓS RECITAMOS HALEL. Isso faz com que quatro vezes dezoito, que quatro vezes fazem 72, POIS O NOME DOS 72 É A RAIZ DAS TRÊS COLUNAS, E É O SEGREDO DOS TRÊS VERSOS: "E O ANJO DE ELOHIM, QUE FOI ADIANTE DO EXÉRCITO DE YISRAEL, REMOVEU E VEIO E MOISÉS ESTENDEU" (SHEMOT 14:19-21).

וְרָזָא דְּחֵיוָן, קוֹמָה דִּלְהוֹן וְגַבֵּיהֶם וְגוֹבַהּ לָהֶם וְיִרְאָה לָהֶם וְגַבּוֹתָם וְגוֹ', וְגַבֵּיהֶם, אַרְבַּע חֵיוָן דְּמֶרְכַּבְתָּא תַּתָּאָה. וְגוֹבַהּ לָהֶם, ד' חֵיוָן דְּמֶרְכַּבְתָּא מְצִיעָתָא. וְגַבּוֹתָם, אַרְבַּע חֵיוָן דְּמֶרְכַּבְתָּא תְּלִיתָאָה. וְכֻלְּהוּ י"ב. וְאִינּוּן מְלֵאוֹת עֵינַיִם, סָבִיב לְאַרְבַּעְתָּן, יְדֹוָד יְדֹוָד יְדֹוָד

303. E o segredo dos seres vivos, sua estatura É O SEGREDO DO VERSO: "Quanto as suas costas, eles eram tão altos que eles faziam medo, e suas costas..." (Yechezkel 1:18). "Suas costas" se refere as quatro criaturas vivas da Carruagem inferior, QUE VEIO DE MALCHUT. "eles eram tão altos" se refere as quatro criaturas vivas da Carruagem central, QUE É O SEGREDO DE ZEIR ANPIN. "e suas costas" se refere as quatro criaturas vidas da terceira Carruagem, QUE SÃO DE BINAH, todos eles juntos sendo doze. E AS QUATRO CRIATURAS DA TERCEIRA CARRUAGEM são "cheias de olhos ao redor deles quatro," A SABER VOLTA SOBRE AS QUATRO CRIATURAS VIVAS DA TERCEIRA CARRUAGEM SUPERIOR, que é o segredo de Yud Hei Vav Hei, Yud Hei Vav Hei, Yud Hei Vav Hei, QUE É PARA DIZER, O SEGREDO DOS TRÊS YUD HEI VAV HEI EM 'HASHEM REINA, HASHEM REINA, HASHEM VAI REINAR POR TODO O SEMPRE'; E ELES TEM UM TOTAL DE DOZE LETRAS ENTRE ELES. 'HASHEM REINA', SE REFERE A COLUNA CENTRAL;; 'HASHEM REINOU', PARA A TERCEIRA REINOU', PARA A TERCEIRA CARRUAGEM; E 'HASHEM IRÁ REINAR' PARA A CARRUAGEM INFERIOR.