quarta-feira, 1 de julho de 2015

Pinchas - Capítulo 31 - Duas visões

Sinopse:

O Pastor Fiel fala sobre as duas visões uma para a alma neste mundo, e uma para a alma no Mundo Vindouro. Nós aprendemos que Deus criou o homem com dois semblantes, e que quando a alma deixa o corpo a alma vai para os dois Jardins.

A relevância da passagem:

Mais segredos da ressurreição são revelados para garantir que ela se desenrole rapidamente em nossos dias, com grande misericórdia e com o coração amaciado. Os 248 segmentos ósseos e os 365 tendões do corpo recebem a energia de cura e regeneração. Rabbi Shimon informa ao Pastor Fiel Moisés que ele mereceu em sua vida o que os justos merecerão depois do seu tempo de vida. Estes versos poéticos elevam nossa espiritualidade nas asas de Moisés. Nós portanto merecemos o que Moisés merece, garantindo para nós uma transição suave, cheia de Luz desse mundo para o próximo. 

וְכַד ב"נ מִית, מַה כְּתִיב בָּהּ בְּהַאי נֶפֶשׁ בְּהִתְהַלֶּכְךָ תַּנְחֶה אוֹתָךְ בְּשָׁכְבְּךָ תִּשְׁמוֹר עָלֶיךָ, וַהֲקִיצוֹתָ לִתְחִיַּית הַמֵּתִים, הִיא תְשִׂיחֶךָ. דָּא לִתְחִיַּית הַמֵּתִים שַׁפִּיר, דְּיוֹקִים לֵיהּ לב"נ, אֲבָל לְאַגְרָא לְנִשְׁמְתָא בְּעָלְמָא דְּאָתֵי, מַאי הֲוֵי

173. Quando um morre morre, o que está escrito sobre sua alma? "Quando você anda, ele vai levar você; quando você se deitar, deve mantê-lo; e quando você acorda" "na ressurreição dos mortos, deve falar com você" (Mishlei 6:22). ELE PERGUNTA: isso é bom tanto quanto a ressurreição dos mortos está causa, que deve despertar O CORPO DOR HOMEM NA RESSURREIÇÃO DOS MORTOS, mas o que mas o que será a recompensa da alma no Mundo Vindouro?

אֶלָּא קוּדְשָׁא בְּרִיךְ הוּא מַלְבִּישׁ לָהּ כְּקַדְמֵיתָא בַּעֲנָנֵי כָּבוֹד. כְּקַדְמֵיתָא תֵּיעוּל בְּמַרְאָה, דְּאִיהוּ כְּגַוְונָא דְּגוּפָא, כָּלִיל ברמ"ח אֵיבָרִים. אוּף הָכִי תֵּיעוּל בַּמַרְאָה, כָּלִיל בְּמָאתַיִם וְאַרְבָּעִים וּשְׁמֹנָה. נְהִירִין דְּמִתְפָּרְשָׁן מֵהַהוּא מַרְאָה. דְּאִתְּמַר בֵּיהּ, וַיֹּאמֶר אִם יִהְיֶה נְבִיאֲכֶם יְיָ' בַּמַרְאָה אֵלָיו אֶתְוַדָּע. וּבִלְבוּשִׁין דַּעֲנָנֵי כָּבוֹד וּרְאִיתִיהָ לִזְכּוֹר בְּרִית עוֹלָם, דָּא אַסְפַּקְלַרְיָאָה הַמְּאִירָה. בַּחֲלוֹם אֲדַבֵּר בּוֹ, דָּא אַסְפַּקְלַרְיָאָה דְּלָא נַהֲרָא. כָּלִיל משׂ"ה נְהִירִין, כְּחֻשְׁבַּן יְשֵׁנָה. וְהַיְינוּ אֲנִי יְשֵׁנָה. חַד בְּעָלְמָא דֵּין. וְחָד בְּעָלְמָא דְּאָתֵי. וְאִינּוּן בְּעוֹבְדֵי יְדוֹי דְקוּדְשָׁא בְּרִיךְ הוּא

174. Ele responde, O Santo Único, abençoado seja Ele, veste A ALMA como antigamente em nuvens de glória, e como anteriormente a sua entrada em uma visão. No mesmo tipo de forma que o corpo tem 248 partes, também estará numa visão incluindo 248 luzes que se espalham por diante daquela visão, POIS O VALOR NUMÉRICO DAS LETRAS DE "BEMAR'AH" É 248, como foi dito sobre isso: "Se há profetas entre vocês, Eu, Hashem, fez me conhecer a ele numa visão (Heb. bemar'ah)" (Bemidbar 12:6), e ele terá o fato de nuvens de glória. ISSO É DITO SOBRE: "e Eu vou olhar para ele, para que e possa me lembrar da aliança eterna" (Beresheet 9:16). Esta é a visão que brilha. "e fale para ele em um sonho" (Bemidbar 12:6): está é a visão (Heb. mar'ah) que não brilha, sendo feita de 365 luzes, correspondendo ao valor numérico de 'yeshenah' (lit. 'dormir'), como no verso: "Eu durmo" (Shir Hashirim 5:2). Uma VISÃO, portanto, é PARA A ALMA NESTE MUNDO, e a outra VISÃO É PARA ALMA no Mundo Vindouro, e eles DÃO LUZ para o trabalho das mãos do Santo Único, abençoado seja Ele, A SABER, AS ALMAS.

וְרָזָא דִּלְהוֹן, זֶה שְּׁמִי לְעוֹלָם. יָ"הּ עִם שְׁמִי, שָׁלֹשׁ מֵאוֹת וַחֲמִשָּׁה וְשִׁשִׁים. ו"ה עִם זִכְרִי, מָאתַּיִם וּשְׁמֹנָה וְאַרְבָּעִים. וְכָרוֹזִין נַחְתִין וְסַלְּקִין קַמֵּיהּ, הָבוּ יְקָר לְדִיּוּקְנָא דְּמַלְכָּא

175. E o seu segredo é encontrado no verso: "isso é Meu nome para sempre" (Shemot 3:15). O VALOR NUMÉRICO DE 'Yud Hei' e 'Meu nome' (Heb. shmi) em conjunto com 365. "E ISSO É MEU MEMORIAL (HEB. ZICHRI) PARA TODAS GERAÇÕES" (IBID.). O VALOR NUMÉRICO DE Vav Hei junto com zichri é 248. E arautos desce e sobe diante Dele, proclamando: 'Dê honra a imagem do Rei', A SABER PARA A ALMA.

וְהַיְינוּ וַיִּבְרָא אֱלֹהִים אֶת הָאָדָם בְּצַלְמוֹ בְּצֶלֶם אֱלֹהִים בָּרָא אוֹתוֹ. וְהוּא דְּעֲבַד לֵיהּ בִּתְרֵין דִּיוּקְנִין, בִּתְרֵין פָּנִים דְּאִתְּמַר עָלָהּ כִּי לֹא רְאִיתֶם כָּל תְּמוּנָה. וְעַל שְׁאַר דִּיוּקְנִין כְּתִיב, תְּמוּנַת כָּל וְגוֹ'. וּתְמוּנַת יְיָ' יַבִּיט. ותרי"ג מַלְאָכִין סַלְּקִין לָהּ לְנִשְׁמְתָא. בְּאִלֵּין דִּיוּקְנִין, כֻּלְּהוּ וּפְנֵיהֶם וְכַנְפֵיהֶם פְּרוּדוֹת, לְקַיֵּים קְרָא דִּכְתִּיב בְּהוֹן וָאֶשָּׁא אֶתְכֶם עַל כַּנְפֵי נְשָׁרִים וָאָבִיא אֶתְכֶם אֵלָי

176. E este é o significado do verso: "Então Elohim criou o homem em Sua própria imagem, na imagem de Elohim Ele criou ele" (Beresheet 1:27). Em outras palavras, Ele criou ele em duas formas: UMA, "EM SUA PRÓPRIA IMAGEM": E A OUTRA, "NA IMAGEM DE ELOHIM," A SABER com dois rostos. 1) É como se diz: "porque você não viu nenhuma forma da forma" (Devarim 4:15), e em relação a outra forma PROIBIDA está escrito. "a semelhança de qualquer figura" (Devarim 4:16). 2) "e a semelhança de Hashem que ele vê" (Bemidbar 12:8). E 613 anjos levantam a alma nestas formas, todas elas com "Assim eram os seus rostos: e suas asas foram divididas para cima" (Yechezkel 1:11), para estabelecer o verso que é dito sobre eles: "Eu levei sobre asas de águia, e vos trouxe para Mim" (Shemot 19:4). 

כְּגַוְונָא דְּנַפְקוּ מִמִּצְרַיִם, וְאַזְלוּ בַּעֲנָנֵי כָּבוֹד, וּבְכָל הַהוּא יְקָר, כְּהַהוּא גַּוְונָא תְּהֵא מַפְקָנוּתָא דְּנִשְׁמְתָא, מִגוּפָא דְּטִפָּה סְרוּחָה, לְמֵיזָל לִתְרֵין גַּנִּים, דְּאִתְבְּרֵי שְׁמַיָא וְאַרְעָא דִּלְהוֹן בְּשֵׁם יְיָ'. וּבְגִינֵיהּ אִתְּמַר, יִשְׂמְחוּ הַשָּׁמַיִם וְתָגֵל הָאָרֶץ. בְּהַהוּא זִמְנָא יִתְקַיֵּים בב"נ וְלֹא יִכָּנֵף עוֹד מוֹרֶיךָ לְגַבָּיךְ, בִּשְׁתַּיִם יְכַסֶּה פָּנָיו, אֶלָּא וְהָיוּ עֵינֶיךָ רוֹאוֹת אֶת מוֹרֶיךָ. וּמִסִּטְרָא דְּאִלֵּין מַרְאוֹת, זָכָה מרע"ה, רַבָּן שֶׁל נְבִיאִים וַחֲכָמִים. אָמַר בּוּצִינָא קַדִישָׁא, אַנְתְּ הוּא דְּזָכִית בְּחַיָיךְ, לְמָה דְּיִזְכּוּן צַדִיקַיָּא בָּתַר חַיֵּיהוֹן, זַכָּאָה חוּלָקָךְ

177. Assim como eles saíram do Egito e foi com nuvens de glória e toda honra, então, também, é a saída da alma do seu corpo que "gota podre": a alma vai para os dois jardins, O JARDIM SUPERIOR DO ÉDEN E O JARDIM INFERIOR DO ÉDEN, cujos céus e terras foram criados pelo Nome de Yud Hei Vav Hei, por cuja razão isso foi dito: "Deixe os céus ser felizes e a terra se alegrar" (Tehilim 96:11). Naquele tempo o verso irá ser preenchido no homem: "ainda seu professor não deve retirar-se mais" (Yeshayah 30:20) de você. "RETIRAR-SE ELE MESMO" É COMO ESTÁ ESCRITO: "com dois ele cobriu seu rosto..." (Yeshayah 6:2), no entanto "mas seus olhos devem ver seu mestre" (Yeshayah 30:20). E Moisés nosso Mestre, possa a paz estar sobre ele "o mestre dos profetas e sábios" é digno no aspecto destas DUAS visões. O Santo Luminoso, QUE É RABBI SHIMON, disse PARA O PASTOR FIEL, Você é o único que mereceu em sua vida que os justos merecem depois de suas vidas. Feliz é sua porção!