quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Mishipatim Capítulo 3 - O velho sábio (Saba) - Parte 21

וְעַל תְּרֵין אִלֵּין לָא שַׁלְטָא בְּהוּ עֵינָא בִּישָׁא, דְּהָא מִי מָנָה לְעָפָר יַעֲקֹב, אִלֵּין אִינּוּן אֲבָנִין קַדִּישִׁין, אֲבָנִין מְפוּלָמִין, דְּמִנְּהוֹן נַפְקֵי מַיִין לְעָלְמָא. וְעַל דָּא כְּתִיב וְהָיָה זַרְעֲךָ כַּעֲפַר הָאָרֶץ מַה הַהוּא עֲפַר, עָלְמָא. מִתְבָּרֵךְ בְּגִינֵיהּ. אוּף הָכִי וְהִתְבָּרֲכוּ בְזַרְעֲךָ כָּל גּוֹיי הָאָרֶץ. כַּעֲפַר הָאָרֶץ מַמָּשׁ. וּמִסְפָּר דְּאִיהוּ מוֹנֶה תִּנְיָינָא, מָנָה לְרֹבַע כָּל אִינּוּן נוּקְבִין, מַרְגְּלָן עִלָּאִין, דְּמַטֶּה דְּשָׁכִיב עָלֵיהּ יִשְׂרָאֵל

211.
Ao longo destes dois o olho mal não tem poder, para "Quem poderá contar o pó de Jacó" se refere as pedras santas, pedras fortes, das quais água brota no mundo. Sobre isto esta escrito, "a e sua semente deve estar como a poeira da terra" (Beresheet 28:14). Como o pó do mundo é abençoado por causa dele, "e devem todas as nações do mundo serem abençoadas" (Beresheet 22:18), como o pó da terra. 'Número' é o segundo enumerador, que contou de forma a causar todos aqueles do sexo feminino, as perolas celestes, para descansar na cama em que Jaco estava deitado, QUE É MALCHUT.


וּמִתַּמָּן וּלְהָלְאָה, אִיהוּ מוֹנֶה לְכֹלָּא, בְּגִין דְּאִיהוּ טוֹב עַיִן. הֲדָא הוּא דִּכְתִּיב, מוֹנֶה מִסְפָּר לַכֹּכָבִים. מַאן הוּא מוֹנֶה לַכֹּכָבִים. מִסְפָּר. מוֹנֶה מִסְפָּר לַכֹּכָבִים, עַל יְדוֹי עַבְרִין כֻּלְּהוּ בְּחֻשְׁבָּנָא, וּלְזִמְנָא דְּאָתֵי, עוֹד תַּעֲבוֹרְנָה הַצֹּאן עַל יְדֵי מוֹנֶה, וְלָא יַדְעִינָן מַאן הוּא. אֶלָּא בְּגִין דִּבְהַהוּא זִמְנָא, יְהֵא כֹּלָּא בְּיִחוּדָא בְּלֹא פִּרוּדָא, כֹּלָּא לֶיהֱוֵי מוֹנֶה חַד

212. A partir de então, conta tudo, por causa disso, YESOD, tem um bom olho. Por isso esta escrito, "Ele conta o numero das estrelas"  (Tehilim 147:4), O QUE SIGNIFICA que todas elas são contadas por ele. No futuro a vir porque esta escrito, "se os rebanhos passarem novamente pelas mãos dele que lhes conta" (Yirmeyah 33:13), ainda não sabemos que isto é, SE O PRIMEIRO OU O SEGUNDO. Mas já naquele tempo tudo estará junto e indivisível, todos serão reconduzidos por um recenseador.

קוּם סָבָא, אִתְּעַר וְאִתְגַּבַּר בְּחֵילָךְ, וְשׁוּט יַמָּא. פָּתַח וְאָמַר, מִי מָנָה עֲפַר יַעֲקֹב וּמִסְפָּר אֶת רֹבַע יִשְׂרָאֵל. בְּשַׁעֲתָא דְּיִתְּעַר קוּדְשָׁא בְּרִיךְ הוּא לְאַחֲיָיא מֵתַיָּא, הָנֵי דְּאִתְהַדָּרוּ בְּגִלְגּוּלָא, תְּרֵין גּוּפִין בְּרוּחָא חֲדָא, תְּרֵין אֲבָהָן, תְּרֵין אִמָּהָן, כַּמָּה גִּלְגּוּלִין מִתְגַּלְגְּלָן עַל דָּא, אע"ג דְּאִתְּמַר, וְהָכִי הוּא, אֲבָל מִי מָנָה עֲפַר יַעֲקֹב, וְאִיהוּ יַתְקִין כֹּלָּא, וְלָא יִתְאֲבִיד כְּלוּם, וְכֹלָּא יְקוּם

213. ELE DISSE PARA ELE MESMO, levante homem velho e cresça forte para navegar no mar. Ele começou com o verso, "Quem pode contar a poeira de Jacob, e o número da quarta parte de Yisrael." Quando o Santo Único, abençoado seja Ele, despertar para ressuscitar os mortos, aqueles que foram encarnados, que são dois corpos com um espírito,  A SABER O CORPO DO HOMEM MORTO E CORPO DO ENCARNADO, QUE AMBOS TEM UM ESPÍRITO. Eles são dois pais, O PAI DO MORTO E O QUE REENCARNOU NO CORPO, e também tem duas mães. Quantas encarnações eles sofrem por isso ATÉ UM SER CORRIGIDO. Pois ainda que nós aprendemos QUE ISSO é por isso, ainda "Quem pode contar a poeira de Jacob," QUAL É O PRIMEIRO A CONTAR que vai alterar tudo, TODOS OS CORPOS ENCARNADOS, e nunca vai ser perdido, então tudo vai subir PARA RESSUSCITAR.

וְהָא אִתְּמַר, וְרַבִּים מִיְּשֵׁנֵי אַדְמַת עָפָר יָקִיצוּ. אַדְמַת עָפָר הָנֵי, כְּמָה דְּאִתְּמַר בְּסִפְרָא דְּחֲנוֹךְ, כַּד חַבְרַיָּיא אִסְתַּכָּלוּ בְּאִינּוּן אַתְוָון דְּטָסָין בַּאֲוִירָא בֵּיהּ, וְאִינּוּן אע"ד פמת"ר, הַיְינוּ, אדמ"ת עָפָ"ר

214. Nós temos estudado, "E muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão"(Daniel 12:2). A poeira da terra É como foi dito no livro de Enoch que os amigos olharam as letras que flutuavam no ar, que são Aleph Ayin Dalet Pei Mem Tav Resh QUE FORMAM 'sujeira da terra'.

הַיְינוּ וְשַׁבַּח אֲנִי אֶת הַמֵּתִים שֶׁכְּבָר מֵתוּ, אַדְמַת עָפָר אִינּוּן אַתְוָון וְקָלָא אִתְּעַר וְאוֹדַע וְהָכִי אָמַר בְּבִנְיָינָא תִּנְיָינָא. עָפָר, עָפָר קַדְמָאָה. אַדְמַת תִּנְיָינָא, דְּאִתְתָּקַּן עִקָר קַדְמָאָה פְּסוֹלֶת לְגַבֵּיהּ

215. Por isso, "Então ele elogiou os mortos que  estão mortos" (Kohelet que são as letras de 'sujeira da terra', QUE SÃO, AMBOS OS MORTOS DO ASPECTO DA POEIRA E OS MORTOS DO ASPECTO DA TERRA. Uma voz. Uma voz e despertada para informar, dizendo que duranta o segundo edifício QUE E CORPO DOS ENCARNADOS, QUE CORRIGE TANTO O CORPO DOS MORTOS DO ASPECTO DA POEIRA, E O CORPO ELE MESMO, ISTO E O ASPECTO DA TERRA. E ELE QUE DIZ, "ENTÃO ELE ELOGIOU O MORTO, " QUE E, O CONSERTA. A poeira e o primeiro , QUE E O CORPO DO HOMEM MORTO, a terra e a segunda, corrigida, O CORPO DO HOMEM ENCARNADO, A QUAL e estéril, primeiro e recusar. PARAR O CORPO DO HOMEM MORTE SEM FILHOS, QUE E ESTÉRIL, E COMO A RECUSA EM RELAÇÃO PARA O CORPO ENCARNADO, QUE CORRIGE ISSO. POR ISSO ELE DIZ. "ENTÃO EU ELOGIEI O MORTO, "QUE E, CORRIGIDO.

אַדְמַת עָפָר כֻּלְּהוּ, יָקִיצוּ. אֵלֶּה דְּאִתָּקָנוּ, לְחַיֵּי עוֹלָם. מַאן עוֹלָם. דָּא עוֹלָם דִּלְתַתָּא דְּהָא לָא זָכוּ לְמֶהֱוֵי בָּעוֹלָם דִּלְעֵילָּא. וְאֵלֶּה דְּלָא זָכוּ, לַחֲרָפוֹת וּלְדִרְאוֹן עוֹלָם. מַאי לַחֲרָפוֹת, אֶלָּא בְּגִין דְּסִטְרָא אַחֲרָא יִתְעַבָּר מֵעָלְמָא, וְקוּדְשָׁא בְּרִיךְ הוּא אִלֵּין דַּהֲווֹ מִנְּבִיעוּ דְּהַהוּא סִטְרָא, יָשְׁאַר לוֹן, לְתַוְּוהָא בְּהוֹן כָּל בְּנֵי עָלְמָא



216. Por isso, aqueles dormindo no pó da terra vão todos acordar. Aqueles que foram corrigidos são destinados a viver para sempre (lit. 'para o mundo'). Que mundo é este? É o mundo mais baixo, A SABER MALCHUT, para eles não mereciam estar no mundo superior MAS DESCENDERAM PARA O MUNDO FEMININO. Aqueles que não merecerem CORREÇÃO serão "para a vergonha e desprezo eterno" (Daniel 12:2). ELE PERGUNTA, o que é desprezo, E DIZ que o outro lado vai ser removido do mundo, e o Santo Único, abençoado seja Ele, vai deixar aqueles que fluiram deste lado para as pessoas se perguntarem como. ISSO É O SIGNIFICADO DE, "PARA VERGONHA E DESPREZO ETERNO."








כָּל דָּא מַאן גָּרִים, הַהוּא דְּלָא בָּעֵי לְאַפָּשָׁא בְּעָלְמָא, וְלָא בָּעֵי לְקַיְּימָא בְּרִית קַדִּישָׁא, עַל דָּא גָּרִים כָּל מַה דְּגָרִים, וְכָל הָנֵי גִּלְגּוּלִין דְּקָא אֲמֵינָא עָלָהּ עַד הָכָא. עַד כָּאן סָבָא. שָׁתִיק רִגְעָא חֲדָא, וְחַבְרַיָּיא הֲווֹ תָּוְוהִין, וְלָא הֲווֹ יַדְעִין, אִי הֲוָה יְמָמָא, אִי הֲוָה לֵילְיָא, אִי קַיְימֵי תַּמָּן, אִי לָא קַיְימֵי

217. Quem trouxe tudo sobre isso? O HOMEM que não queria ser frutifero e procriar no mundo ou defender sua santa aliança. Assim ele trouxe tudo isso, e todas as encarnações que eu mencionei até agora. ELE DISSE PARA ELE MESMO, até aqui, homem velho. Ele estava quieto por um momento. Os amigos estavam estupefatos e não sabiam se era dia ou noite, ou se eles estavam LA ou não.



פָּתַח הַהוּא סָבָא וְאָמַר, כִּי תִקְנֶה עֶבֶד עִבְרִי שֵׁשׁ שָׁנִים יַעֲבֹד וּבַשְּׁבִיעִית וְגוֹ'. קְרָא דָּא אוֹכַח, עַל כָּל מַה דְּאִתְּמַר. ת"ח, כָּל דְּכוּרָא, קָאֵים בְּדִיּוּקְנָא, בְּעָלְמָא דִּדְכוּרָא. וְכָל נוּקְבָּא קָאֵים בְּדִיּוּקְנָא, בְּעָלְמָא דְּנוּקְבָּא. בְּעוֹד דְּאִיהוּ עַבְדָּא דְּקוּדְשָׁא בְּרִיךְ הוּא אִתְדָּבַּק בֵּיהּ, בְּאִינּוּן שֵׁשׁ שָׁנִים קַדְמוֹנִיּוֹת, וְאִי אִעֲקָר גַּרְמֵיהּ מִפּוּלְחָנֵיהּ, יַעְקָר לֵיהּ קוּדְשָׁא בְּרִיךְ הוּא מֵאִינּוּן שֵׁשׁ שָׁנִים, דְּעָלְמָא דִּדְכוּרָא, וְאִתְמְסַר לב"נ, דְּאִיהוּ מִשִּׁית סִטְרִין, יִפְלַח לֵיהּ שִׁית שְׁנִין, וְיִתְעַקָּר מִשִּׁית שְׁנִין דִּלְעֵילָּא

218. O homem velho iniciou com, "Se você compra um servo Hebreu, seis anos ele deve servir, e no sétimo" (Shemot 21:2). Este verso prova tudo o que nos dissemos. Venha e veja, cada macho é a imagem do mundo masculino, QUE É ZEIR ANPIN, cada fêmea esta na imagem do mundo feminino, QUE É MALCHUT. Quando se esta a serva do Santo Único, abençoado seja Ele, ele se unira aos seis anos primordiais, A SABER CHESED, GVURAH, TIFERET, NETZACH, HOD E YEDOD DE ZEIR ANPIN. Mas se ele chora sozinho longe  da IDOLATRIA Ele, o Santo Único, abençoado seja Ele, chora por seis anos do lado masculino,  A SABER CHESES, GVURAH, TIFERET, NETZACH, HOD E YESOD DE ZEIR ANPIN, e ele é dado ao homem de seis extremidades, CHESED, GVURAH, TIFERET, NETZACH, HOD E YESOD, que ele serve por seis anos, arrancados dos seis anos supernos DE ZEIR ANPIN.

לְבָתַר נָחִית מִתַּמָּן, וְאִתְמְסַר בְּעָלְמָא דְּנוּקְבָּא. הוּא לָא בָּעָא לְקַיְּימָא בִּדְכוּרָא, נָחִית וְקַיְּימָא בְּנוּקְבָא. אָתָאת נוּקְבָּא, דְּאִיהִי שְׁבִיעִית, וְנָטְלָא לֵיהּ, הָא מִכָּאן וּלְהָלְאָה, מֵעָלְמָא דְּנוּקְבָּא אִיהוּ

219. Depois disso, ele descende de lá e é dado ao mundo feminino. Ele que não quer viver no masculino, dese para habitar no feminino, QUE É MALCHUT. A Nukva vem, que é a sétima SFIRAH, e a pega dele. DELA É DITO, "E NO SÉTIMO ELE SAIRÁ LIVRE" (IBID). De agora nele esta no mundo feminino.