domingo, 13 de março de 2016

Pinchas - Capítulo 33 - Três vezes que David foi um servo

SINOPSE

Somos informados das três maneiras que um homem deve se fazer servo em termos de culto.

A RELEVÂNCIA DA PASSAGEM:

David, os Três Patriarcas, e Moisés incutem dentro de nós as três maneiras de ser um servo em culto. Na verdade, nosso único livre arbítrio neste mundo é escolher quem vai ser nosso mestre"" a Luz do Criador ou o próprio Satanás. Nossos pensamentos e nossos desejos são originados de um ou de outro. Nossa única escolha é escolher qual voz nós devemos ouvir. Aqui nós escolhemos a luz. Assim como as mãos de um homem agem de forma sincronizada com os pensamentos do Criador. Nossos pensamentos, ideias, decisões e ações derivam unicamente da Luz (nossa alma), o que nos leva a plenitude sem fim. Esse efeito é estendido para toda a humanidade, de forma que toda civilização se transforma em uma visão e modelo do brilho do Criador.

הוֹשַׁע עַבְדְּךָ אַתָּה אֱלֹהַי שַׂמֵּחַ נֶפֶשׁ עַבְדֶּךָ תְּנָה עֻזְּךָ לְעַבְדֶּךָ. תְּלַת זִמְנִין אִתְעָבֵיד דָּוִד עֶבֶד בִּתְהִלָּה דָּא, לָקֳבֵל ג' זִמְנִין, דְּאוֹקְמוּהָ מָארֵי מַתְנִיתִין, דְּבָעֵי ב"נ לְמֶהֱוֵי עַבְדָּא בִּצְלוֹתָא. בְּבִרְכָאן קַדְמָאִין, כְּעֶבֶד דִּמְסַדֵּר שְׁבָחוֹי קַמֵּי רַבֵּיהּ. בְּאֶמְצָעִיּוֹת, כְּעַבְדָּא דְּבָעֵי פְּרָס מֵרַבֵּיהּ. בַּאַחֲרוֹנוֹת, כְּעֶבֶד דְּמוֹדֶה קֳדָם רַבֵּיהּ, בַּפְּרַס דְּקַבִּיל מִינֵיהּ, וְאָזִיל לֵיהּ

180. Está escrito: "O Você, Meu Elohim, salve Seu servo... Alegra a alma do Seu servo... dê Sua força para Seu servo" (Tehilim 86:2,4,16). David é três vezes referido como um servo neste salmo, que corresponde a três vezes que um homem tem que ser como um servo na oração Amidah, como ensinado pelos sábios da Mishnah: 'Nas primeiras bênçãos,como ensinado pelos sábios da Mishnah: 'Nas primeiras bênçãos, UM HOMEM DEVE SER como um servo arranjando louvores diante de seu Mestre; nas intermediárias, como um servo pedido por um favor de seu Mestre: e nas últimas BÊNÇÃOS, um homem deve ser como um servo agradecendo a seu Mestre por um favor, e indo em seu caminho'. 

וּתְלַת זִמְנִין דְּבָעֵי לְמֶעְבַּד עֶבֶד, מִסִּטְרָא דַּעֲבוֹדָה. דְּאוֹקְמוּהָ מָארֵי מַתְנִיתִין, דְּלֵית עֲבוֹדָה אֶלָּא תְּפִלָּה. וּתְלַת אֲבָהָן, אִתְקְרִיאוּ עֲבָדִים מִסִּטְרָהָא, ע"ש שְׁכִינְתָּא, דְּאִיהִי עֲבוֹדַת יְיָ'. וְאוֹף הָכִי מֹשֶׁה עֶבֶד יְיָ'. ובג"ד, כִּי לִי בְּנֵי יִשְׂרָאֵל עֲבָדִים. אֲבָל לְגַבֵּי אַחֲרָנִין, כָּל יִשְׂרָאֵל בְּנֵי מְלָכִים הֵם, מִסִּטְרָא דְּמַלְכוּת. וְאִיהִי אֲמַאי אִתְקְרִיאַת עֲבוֹדָה. כְּאוֹרַח דְּאִתְּתָא לְמִיפְלַח לְבַעְלָהּ, וְאוֹרַח בְּנִין, לְמִפְלַח לַאֲבוּהוֹן

181. E estas são as três ocasiões que UM HOMEM tem que fazer ele mesmo como um servo em termos de culto. E os sábios da Mishnah ensinam: Não há culto mas oração. E os três patriarcas são chamados 'servos' pelo aspecto dela, a saber em nome da Shechinah, que é a adoração de Hashem. E assim também é Moisés REFERIDO COMO o servo de Hashem, que explica "Pois para Mim os filhos de Yisrael são servos" (Vayikra 25:55). Mas em termos do outro QUALIDADES NELA, toda Yisrael é chamada 'os filhos dos reis' do ponto de vista de Malchut NELAS. E por que deveria MALCHUT ser chamada de adoração? Ela pode comparada a maneira de uma mulher que serve seu marido, ou filhos que servem seus pais.