domingo, 22 de março de 2015

Miketz - Capítulo 6 - "E agora Jacob viu que há provisões no Egito"

Sinopse

Rabbi Chiya oferece um discurso sobre o tema do julgamento, especificamente a maneira pela qual o julgamento é executado neste mundo físico. Nós aprendemos que quando um homem transgride, a justiça superna e as leis de causa e efeito decretam que uma imediata punição deve tomar lugar. No entanto, O Criador, sempre misericordioso, carrega nossos fardos para nós, e assim, Ele insere tempo no processo, adiando as consequências de nossos crimes. Este temporário adiamento da ao homem a oportunidade de se arrepender e observar suas iniquidades. Rabbi Shimon então explica sobre o poder da tristeza, como ela expulsa a Luz do Criador de nosso ser. Isso portanto cabe ao homem manter sempre uma visão positiva e uma perspectiva satisfeita, especialmente durante os tempos de teste. Como Rabbi Yesa e Rabbi Chiziah embarcaram em suas viagens, Rabbi Yesa revela que cada homem tem um caminho espiritual claro e definido colocado fora dele. O Outro Lado, constantemente desvia o homem de seu verdadeiro caminho para que ele acabe viajando montanhas traiçoeiras, ao contrário de um vale verde, coberto de sol exuberante. 

A relevância desta passagem:

Quando a vida aparece estar calma e as águas paradas, nós temos que perceber que o Criador está trazendo todos os nossos julgamentos para nós. Nós devemos usar estes momentos para nos arrepender e proativamente superar nossos comportamentos negativos. Nós devemos intensificar e/ou renovar nosso comprometimento para o caminho espiritual antes que o peso dos julgamentos se torne grande para suportar e desabe sobre nós sem prévio aviso. 



וַיַּרְא יַעֲקֹב כִּי יֵשׁ שֶׁבֶר בְּמִצְרַיִם וַיֹּאמֶר יַעֲקֹב לְבָנָיו וגו'. ר' חִיָּיא פְּתַח וַאֲמַר, מַשָּׂא דְבַר יי' עַל יִשְׂרָאֵל נְאֻם יי' נוֹטֶה שָׁמַיִם וְיוֹסֵד אָרֶץ וְיוֹצֵר רוּחַ אָדָם בְּקִרְבּוֹ, הַאי קְרָא אִית לְאִסְתַּכָּלָא בֵּיהּ, מַשָּׂא דְּבַר יי', בְּכָל הַנֵּי אֲתַר דְּקָאֲמַר מַשָּׂא, מַשָּׂא אַמַּאי. אֶלָּא, בְּכָל אֲתַר דְּאִיהוּ עַל דִּינָא דִּשְׁאָר עַמִּין וַאֲמַר מַשָּׂא, לְטַב. בְּכָל אֲתַר דְּאִיהוּ עַל יִשְׂרָאֵל וְאָמַר מַשָּׂא, לְבִישׁ

84. "Agora Jacob viu que haviam provisões no Egito" (Beresheet 42:1). Este verso é difícil de entender, porque a Shechinah o deixou quando José foi vendido. Portanto, como poderia ele ver que havia provisões no Egito? Rabbi Chiya abriu a discussão com o verso, "O peso da palavra de Hashem se refere a Yisrael. O ditado de Hashem, que estende os céus e estabelece as bases da tera e forma o espírito do homem dentro dele" (Zecharyah 12:1). Nós temos que estudar este verso cuidadosamente. ELE PERGUNTA, Qual é o significado da carga nas diversas passagens? ELE RESPONDE, Sempre que a palavra carga é usada em referência a julgar outras nações, a palavra tem um bom significado; sempre que é usada em referência a Yisrael, isso tem um mal significado.

בְּכָל אֲתַר דְּאִיהוּ עַל דִּינָא דִשְׁאָר עַמִין, לְטַב, בְּגִין דְּמַשָּׁא מָטוֹלָא אִיהוּ, כִּבְיָכוֹל מָטוֹלָא אִיהוּ עֲלֵיהּ דְּקוּדְשָׁא בְּרִיךְ הוּא, שָׁלוֹם דְּעַמִּין עַכו"ם, וְכַד אִתְגְּזַר דִּינָא עֲלַיְיהוּ מַעֲבַר מִנֵּיהּ הַהוּא מָטוֹלָא דְּאִיהוּ סָבִיל עֲלַיְיהוּ. בְּכָל אֲתַר דְּדִינָא אִתְגְּזַר עֲלַיְיהוּ דְּיִשְׂרָאֵל, וַאֲמַר מַשָּׂא, כִּבְיָכוֹל מָטוֹלָא אִיהוּ עֲלֵיהּ דְּקוּדְשָׁא בְּרִיךְ הוּא, וּבְגִין כָּךְ, מַשָּׂא מֵהַאי גִיסָא, וּמֵהַאי גִיסָא, מָטוֹלָא אִיהוּ

85. ELE EXPLICOU, Onde quer que ele fale de julgamento as outras nações, a palavra carga tem um bom significado, porque isso foi usado literalmente, para o bem estar das nações idólatras é um fardo para o Santo Único, abençoado seja Ele. Mas qando julgamento está sobre eles, Ele remove o fardo que Ele assumiu por sua causa. POR ISSO, QUANDO O FARDO É MENCIONADO NA RELAÇÃO DELES, ISSO É PAR AO BEM. Onde quer que o julgamento seja pronunciado sobre Yisrael e a palavra "fardo" é usada, isso é um fardo para o Santo Único, abençoado seja Ele, PARA PUNIR YISRAEL. É um duplo fardo, PORQUE ESTE É UM FARDO PARA ELE QUANDO ELE OS PUNE E QUANDO ELE NÃO O FAZ, ISSO É UM FARDO PARA ELE. SE ELE NÃO OS PUNE, ELES PERMANECERÃO CONTAMINADOS PELO PECADO; SE ELE OS PUNE ENTÃO ELE SE ARREPENDE POR SEUS PROBLEMAS. PORTANTO QUANDO "FARDO" É MENCIONADO EM MENÇÃO A ELE, É PARA O MAL.

כֵּיוָן דַּאֲמַר נוֹטֶה שָׁמַיִם וְיוֹסֵד אָרֶץ, אַמַּאי אִצְטְרִיךְ וְיוֹצֵר רוּחַ אָדָם בְּקִרְבּוֹ, וְכִי לָא הֲוֵינָא יָדְעֵי, דְּאִיהוּ יוֹצֵר רוּחַ אָדָם, אֶלָּא לְאַחֲזָאָה דַרְגָּא יְדִיעָא, דְּכָל רוּחִין וְנִשְׁמָתִין דְּעַלְמָא, בְּהַהוּא דַּרְגָּא קָיְימִין

86. ELE PERGUNTA, Depois das palavras, "que estende os céus, e estabelece as bases da terra," por que isso é adicionado, "e forma o espírito do homem dentro dele?" Não saberíamos Ele "forma o espírito do homem dentro dele" SE ISSO NÃO TIVESSE ESCRITO? ELE RESPONDE, Estas palavras apontam para um certo grau, onde todos os espíritos e almas do mundo são formadas, A SABER A NUKVA, ONDE OS ESPÍRITOS E ALMAS ESTÃO, E DE ONDE OS SERES INFERIORES RECEBEM.

רָבִּי שִׁמְעוֹן אֲמַר, הַאי קְרָא קַשְׁיָא, אִי אֲמַר וְיוֹצֵר רוּחַ אָדָם וְלָא יַתִּיר יָאוֹת, אֲבָל בְּקִרְבּוֹ מַהוּ. אֶלָּא רָזָא אִיהוּ בִּתְרֵין סִטְרִין, דְּהָא מֵהַהוּא נָהָר דְּנָגֵיד וְנָפֵיק, מִתַּמָּן נָפְקֵי וּפָרְחֵי נִשְׁמָתִין כֻּלְּהוּ, וְאִתְכְּנִישׁוּ בַּאֲתַר חָד, וְהַהוּא דַרְגָּא אִיהוּ יוֹצֵר רוּחַ אָדָם בְּקִרְבּוֹ, וְהַאי כְּאִתְּתָא דְאִתְעַבְּרָא מִן דְּכוּרָא, וְהַהוּא וְלָדָא, צָרַת לָהּ בִּמְעָהָא. עַד דְּאִצְטַיֵּיר כֹּלָּא בְּצִיּוּרָא שְׁלִימוּ בִּמְעָהָא, כָּךְ וְיוֹצֵר רוּחַ אָדָם בְּקִרְבּוֹ, בְּקִרְבּוֹ קָיְימָא, עַד דְּאִתְבְּרֵי בַּר נָשׁ בְּעַלְמָא וְיָהֵב לֵיהּ

87. Rabbi Shimon disse, Este verso é difícil. Se foi dito, "forma o espírito do homem", bastaria, mas qual é o significado de "dentro dele?" ELE RESPONDE, O segredo deste verso está nos dois lados, YESOD E A NUKVA. Porque desde o rio, que flui e sai DO ÉDEM, YESOD, todas as almas saem e sobem em um só lugar. A NUKVA. Esse grau, YESOD, "forma o espírito do homem dentro dele," DENTRO A NUKVA, que se assemelha a uma mulher, que concebe de um homem, cujo feto pressiona suas entranhas até estar completamente formado em sua barriga. Assim, Ele "forma o espírito do homem dentro dele," DENTRO A NUKVA, e O ESPÍRITO está lá PARA SER FORMADO até o homem entrar no mundo, e Ela lhe da O ESPÍRITO. 

88. Outra explicação para "forma o espírito do homem dentro dele" É QUE ISSO SIGNIFICA dentro do homem ele mesmo, NÃO NA NUKVA SUPERNA: para quando um homem é criado, o Santo Único, abençoado seja Ele, fornece-lhe com sua alma. Apenas então ele nasce no mundo. O espírito acha que ele não tem espaço suficiente para expandir dentro do corpo, então está ao lado, a saber a direita, ao invés de expandir direita e esquerda. 

89. Quando o corpo do homem cresce, o espírito também cresce e lhe da força. Quando o corpo cresce, o espírito atribui o poder com que fortalece ele mesmo. Assim, Ele de fato "forma o espírito do homem com ele." 

90. Você pode perguntar sobre O SIGNIFICADO DA frase, "forma o espírito do homem dentro dele." ELE EXPLICA, porque o espírito precisa de força adicional como suporte de cima, o Santo Único, abençoado seja Ele, "forma o espírito dentro dele" e assim permite sua EXPANSÃO dentro do homem. 

91. Venha e veja, Quando o espírito precisa de ajuda, ele é aperfeiçoado a partir de cima de acordo com o valor do homem e a condição de seu corpo. Isso é também ao espírito adicional. PARA QUEM DESEJA SER PURIFICADO É AJUDADO. Este é o significado de "forma o espírito do homem dentro dele." HOMEM É DADA UMA PORÇÃO ADICIONAL DO ESPÍRITO QUE ESTÁ CAPAZ DE SE EXPANDIR DENTRO DE SEU CORPO. 

92. Venha e veja, Quando Jacó perdeu José, ele perdeu a porção adicional do espírito que estava nele, e a Shechinah se apartou dele. Está escrito depois: "O espírito de Jacó seu pai reviveu" (Beresheet 45:27). ELE PERGUNTA, Ele estava morto até então? ELE RESPONDE, Apenas o espírito adicional foi embora dele. Sua tristeza causou seu espírito a se retirar. A escritura, portanto, lê, "O espírito de Jacó seu pai reviveu." 

93. Está escrito, "Agora Jacob viu que havia provisões no Egito," QUE SIGNIFICA QUE ELE VIU ISSO ATRAVÉS DO SANTO ESPÍRITO. ELE PERGUNTA, Mas ele não foi ainda informado QUE JOSÉ ESTAVA VIVO E A SHECHINAH ESTAVA AINDA ESTAVA FORA DELE. Como ele aprendeu QUE HAVIA PROVISÕES NO EGITO? ELE RESPONDE, "Jacob viu" SIGNIFICA QUE ele viu os habitantes do país indo para o Egito e trazendo provisões; ele não vê através por meio do Espírito Santo. 

94. Rabbi Yitzchak disse, Venha e veja, Rei David merecia estar unido com os Patriarcas e herdou um lugar entre eles, como está escrito, "A pedra que os construtores rejeitaram se tornaram a pedra principal do canto" (Tehilim 118:22). (o final está perdido). 

95. Rabbi Yesa e Rabbi Chizkiah estavam caminhando de Cappadocia para Lod com um Judeu, que estava carregando uma garrafa de pele de vinho. Como eles estavam caminhando, Rabbi Yesa disse para Rabbi Chizkiah, Abra sua boca e dê belas exposições sobre a Torah que você entrega diariamente diante do astro santo.

96. Ele abriu a discussão com o verso, "Seus caminhos são caminhos de delícias, e todos seus caminhos são paz" (Mishlei 3:17). "Seus caminhos são caminhos de delícias" se refere aos caminhos da Torah; para quem anda nele,o Santo Único, abençoado seja Ele, faz o prazer da Shechinah descansar sobre ele e nunca assar. "Seus caminhos são paz," para todos os caminhos da Torah são paz. Assim, ele aproveita paz acima e abaixo neste mundo e no Mundo Vindouro. 

97. O Judeu disse, Este verso é como uma moeda no bolso POR CAUSA DO SIGNIFICADO ESCONDIDO QUE CONTÉM UM PRECIOSO SEGREDO. Eles perguntam a ele, Como você sabe sobre isso? Ele respondeu, Eu aprendi do meu pai. Ele começou sua exposição. Este verso contém dois assuntos, A SABER MANEIRAS E CAMINHOS, e dois aspectos, a saber agradabilidade e paz. Ele pergunta, Quais são as maneiras e caminhos? O que é simpatia e o que é paz? 

98. ELE RESPONDE, "Seus caminhos são caminhos de delícias" é referido no verso, "quem faz um caminho no mar" (Yeshayah 43:16), para onde quer que o caminho é mencionado na Torah, esse é um caminho aberto para todos, um MATERIAL caminho acessível para todos. Assim, "Seus caminhos são caminhos de delícias" são os caminhos abertos pelos pais, A SABER, CHESED, GVURAH E TIFERET CHAMADO ABRAHAM, ISAAC E JACOB, que eles abriram no grande mar e o atravessou. LUZES BRILHAM a partir deles e iluminam cada canto em todo o comprimento e largura do mundo. 

99. O prazer é emitido a partir do Mundo Vindouro, onde todas as luzes brilham e divergem em todas as direções, QUE É, DIVERGE PARA AS TRÊS COLUNAS DIREITA, ESQUERDA E CENTRAL. A bondade e luz do Mundo Vindouro, que os Patriarcas herdaram, são chamados de prazeres. Outra explicação é que o Mundo Vindouro em si é chamado agradabilidade. Quando ele é despertado PARA ILUMINAR, cada alegria, bondade, luz, e liberdade são despertadas. Assim, é chamado de agradabilidade.

100. Nós aprendemos que quando o Shabbat vem, o ímpio em Gehenom descansa e obtém liberdade e descanso. No fim do Shabbat, cabe-nos despertar alegria sublime para nos salvar da punição do ímpio, que foram condenados deste momento em diante. Nós devemos levantar e dizer, "E deixe o prazer de Hashem nosso Elohim em cima de nós" (Tehilim 90:17), que se refere ao superno prazer que alegra tudo.

101. "E todos seus caminhos são paz." ELE PERGUNTA, O que são caminhos? Ele responde, Eles são caminhos que descem do alto, recolhidos ela Aliança, YESOD, que é chamado paz das famílias de paz. Ele carrega os caminhos para o grande mar quando é agitado, e traz paz. Este é o significado do verso, "E todos os caminhos são paz." Venha e veja, José foi o Pacto da Paz, QUE É, ELE RECEBEU ESTES CAMINHOS e tornou-se governador sobre a terra, mas Jacob, de quem partiu a Shechinah, nao sabia disso. 

102. No entanto, Jacó teve o infortúnio  (Heb. shever) então ele teve que comprar provisões (Heb. shever) no Egito, e viu o infortúnio (Heb. shever) depois do infortúnio em seus filhos irem para o Egito. Por isso, "Jacó disse para seus filhos, 'Por que olham um para o outro?" (Beresheet 42:1); vocês devem mostrar-se um para o outro como pessoas com fome, que não tem o suficiente para comer.

103. Rabbi Chizkiah disse, Certamente um mistério está aqui, pois sempre há tristeza no  mundo, um homem deve abster-se de estar sendo visto no mercado, de forma a não ser capturado por seus pecados. Isso é porque seus acusadores podem vê-lo em lugar público, o acusar, e revelar seus erros com o objetivo de puni-lo. Jacob portanto pergunta a eles, "Por que você olha para o outro (também: 'por que você está com medo')"; CABE A VOCÊ ESTAR CIENTE DOS ACUSADORES. Isso já foi explicado. 

104. Outra explicação do verso, "Agora Jacó viu que havia provisões no Egito" é que a palavra shever SIGNIFICA provisões reais E NÃO É UMA ALUSÃO A UMA CALAMIDADE, COMO DITO ANTERIORMENTE. O Santo Único, abençoado seja Ele, enviou a fome no mundo para trazer Jacó e seus filhos lá. Jacó, portanto, viu as pessoas do país trazer provisões de lá. 

105. "Agora Jacob viu que há provisões no Egito." Quando Jacob morreu, Jacob e Esau vieram para dividir sua herança. Esau renunciou sua parte da terra e tudo mais POR DEIXAR E EVITAR O EXÍLIO; Jacob recebeu tudo pelo sofrimento do exílio; QUE É, ISSO ERA SEU COMPROMISSO. Jacob assim viu a calamidade esperando por ele e seus filhos no Egito a resistência do exílio. Isso é porque Jacob perguntou a seus filhos, "Por que você está com medo" da justiça superna? VOCÊ NÃO ESTÁ COM MEDO para que o acusador não te encontre? "Eu ouvi que há provisões no Egito, ir até lá (Heb. redu). "Isso já foi explicado com o valor numérico de redu é 210, o número de anos que Yisrael permaneceu no Egito.