91. O homem velho chorou como antes, e disse para ele mesmo: Velho, velho homem, muito certamente, você tem razões para chorar! Certamente você tem justificação para derramar lágrimas para cada palavra. Ainda é revelado para o Santo Único, abençoado seja Ele, E Sua sagrada
Shechinah, que é de bom grado e por sua adoração que eu falo, uma vez que eles são os donos de cada palavra, e são adornados com elas.
92. Todas destas almas sagradas, quando elas descendem para este mundo, vem com vistas de encontrar seu próprio lugar de descanso dentro do ser humano. Eles todos são vestidos com estas almas DE CONVERTIDOS, como já dissemos, e desta forma passar pela semente santa. E com esta roupa eles estão prontos a prestar neste mundo, COM OS PRECEITOS E BOM ATOS; e quando estas vestimentas foram saciadas com as coisas deste mundo, A SABER, OS PRECEITOS, então estas almas sagradas tomaram prazer nas fragrâncias que exalam de seus trajes.
93. Todas as funções esótericas que o Santo Único, abençoado seja Ele, performa e comete para a sagrada Torah, e todas são achamadas ali. Todos os assuntos escondidos são revelados pela Torah, e imediatamente depois se vestem com outra vestimenta, a ser secretada nele e nunca ser revelada. Ainda os sábios sagazes, cujos olhos estão cheios, mesmo que sua questão esteja escondida na sua vestimenta, pode vê-lo na sua roupa. E quando a matéria é revelada, antes que novamente esteja escondida em sua vestimenta, eles eis que totalmente preenchidos; e mesmo que imediatamente passe de vista, nunca vai ser predido para seus olhos.
94. Em muitos lugares, o Santo Único, abençoado seja Ele, advertiu a semente santa, A SABER YISRAEL, para ter cuidado com o convertido, já que depois a coisa escondida saiu de seu curso, A SABER SUA COBERTURA. Imediatamente após ser revelado, é devolvido a sua bainha a cobri-la.
95. Desde que Ele advertiu em relação aos convertidos então muitas vezes, o assunto saiu da bainha, foi revelado e dito, "para você conhecer o coração do estranho (também: 'convertido')" (Shemot 23:9), QUE É, POR MEIO DAS ALMAS VESTIDAS NELES COMO MENCIONADO. Imediatamente ele está inserido em sua bainha, veste suas roupas e peles, como está escrito, "vendo você que eram estranhos na terra do Egito"(Ibid.), QUE É UMA EXPLICAÇÃO SECUNDÁRIA. O verso avalia que uma vez que vestiu, ninguém ia notar. Através de Nefesh do convertido, a Neshamah está ciente dos assuntos mundanos e gosta deles, SENDO UM INTERMEDIÁRIO ENTRE A ALMA E O CORPO. POR ISSO SE DIZ, "PARA VOCÊ SABER..."O comerciante diz que "E Moisés entrou no meio da nuvem, subiu ao monte" significa que o arco-íris, que é o segredo de Malchut, tirou suas três cores e deu a Moisés, na qual roupa ele subiu a montanha. O homem velho nos lembra que a Torah revela seus segredos de forma sutil e fugazmente para aqueles que amam e a quem perseguem com o coração e a alma.
96. O velho homem abriu com o verso, "E Moses entrou no meio da nuvem, subiu a montanha..." (Shemot 24:18). ELE PERGUNTA, o que é essa nuvem, E RESPONDE, de acordo com o verso, "Eu tenho o meu arco nas nuves" (Beresheet 9:13). Aprendemos que este arco-íris, QUE É O SEGREDO DE MALCHUT QUANDO RECEBE AS TRÊS CORES, BRANCO, VERMELHO E VERDE, DAS TRÊS COLUNAS DE ZEIR ANPIN, despido de suas roupas, AS TRÊS CORES, BRANCO, VERMELHO E VERDE, e as deu para Moisés. Nesta vestimenta Moses ascendeu para a montanha, e de dentro dele ele viu tudo que o ele viu e se deleitou em todos. QUANDO O HOMEM VELHO chegou a este lugar, os amigos vieram a ele, A SABER RABBI CHIYA E RABBI YOSI, e prostrou-se diante dele. Ele nos disse, que se nós tivéssemos que vir ao mundo apenas para escutar as palavras de sua boca, isso teria nos bastado.
97. O velho homem disse, amigos, Eu não comecei a falar sozinho, para um velho como eu não faz barulho por uma coisa e não chora PARA FAZER VOCÊ MESMO SABER. QUE É, NÃO GOSTAR DA NATUREZA DE UMA PESSOA IGNORANTE, QUEM, QUANDO SABEMOS ALGO, CRIA UMA COMOÇÃO E FAZ UM NOME PARA ELE MESMO , DE ACORDO COM O PROVÉRBIO, 'UM RECEPTOR VAZIO CHOCALHA MAIS'. Como são confusas as pessoas no mundo, e não consideram a Torah no verdadeiro caminho. A Torah os chama para eles diariamente com amor, mas eles não se importam de virar a cabeça PARA OUVI-LA.
98. E embora tenho dito que na Torah sai da bainha para ser vista , pouco a pouco, e imediatamente se esconde, certamente para que quando vem da bainha para esconder imediatamente, A TORAH faz isso mas para aqueles que tem conhecimento de se tornarem bem na mesma.
99. Isso é comparado a uma bela amada de boa aparência, que se esconde no segredo de sua câmara. Ela tem um amante desconhecido para os homens, que está escondido. Esse amante, par o amor que suporta ela, passa sempre por perto do portão de sua casa e olha em todos os lugares. Ela sabe que seu amante sempre vai em torno do portão de sua casa então ela abre uma pequena abertura na câmara oculta quando ela fica, e revela seu rosto para seu amante. Então imediatamente ela é escondida novamente. Nenhum dos que estavam com o amante olhou ou observou, salvo o amante sozinho, cujas entranhas, coração e alma saem para ela. E ele sabe que para o amor que ela tem por ele, ela é revelada para ele por um momento para despertar o amor para ele. Isso é assim com a Torah que é revelada apenas para seu amante. A Torah sabe que o ritmo do coração sábio passa em torno de sua porta todos os dias, então revela sua faze para ele por entre a câmara e imediatamente retorna para seu lugar para ser escondido novamente. Nenhuma das pessoas com ele sabia ou ouviu isso mas ele mesmo, e suas entranhas, coração e alma foram atrás dela. Por isso a Torah é revelada e escondida e amorosamente vai para seu amante para despertar o amor com ele.
100. Venha e veja: tal é o caminho da Torah. No inicio, quando ele começa a ser revelado para o homem, dá-lha um ligeiro toque. Se ele reconhece que, bem, mas se ele não faz, isso envia para ele e o chama de tolo. A Torah diz para quem ele envia para, 'Diga para o tolo vir aqui então eu falo com ele'. Este é o significado de, "Quem é simples, volte ele aqui: e como para ele que não tem entendimento..." (Mishlei 9:16). AQUELE HOMEM se aproxima, e inicia a dizer para ele por trás do véu que se espalha diante dele, de questões de acordo com seu entendimento, até que pouco a pouco ele vai prestar atenção. Esta é a interpretação homilética.
92. Todas destas almas sagradas, quando elas descendem para este mundo, vem com vistas de encontrar seu próprio lugar de descanso dentro do ser humano. Eles todos são vestidos com estas almas DE CONVERTIDOS, como já dissemos, e desta forma passar pela semente santa. E com esta roupa eles estão prontos a prestar neste mundo, COM OS PRECEITOS E BOM ATOS; e quando estas vestimentas foram saciadas com as coisas deste mundo, A SABER, OS PRECEITOS, então estas almas sagradas tomaram prazer nas fragrâncias que exalam de seus trajes.
93. Todas as funções esótericas que o Santo Único, abençoado seja Ele, performa e comete para a sagrada Torah, e todas são achamadas ali. Todos os assuntos escondidos são revelados pela Torah, e imediatamente depois se vestem com outra vestimenta, a ser secretada nele e nunca ser revelada. Ainda os sábios sagazes, cujos olhos estão cheios, mesmo que sua questão esteja escondida na sua vestimenta, pode vê-lo na sua roupa. E quando a matéria é revelada, antes que novamente esteja escondida em sua vestimenta, eles eis que totalmente preenchidos; e mesmo que imediatamente passe de vista, nunca vai ser predido para seus olhos.
94. Em muitos lugares, o Santo Único, abençoado seja Ele, advertiu a semente santa, A SABER YISRAEL, para ter cuidado com o convertido, já que depois a coisa escondida saiu de seu curso, A SABER SUA COBERTURA. Imediatamente após ser revelado, é devolvido a sua bainha a cobri-la.
95. Desde que Ele advertiu em relação aos convertidos então muitas vezes, o assunto saiu da bainha, foi revelado e dito, "para você conhecer o coração do estranho (também: 'convertido')" (Shemot 23:9), QUE É, POR MEIO DAS ALMAS VESTIDAS NELES COMO MENCIONADO. Imediatamente ele está inserido em sua bainha, veste suas roupas e peles, como está escrito, "vendo você que eram estranhos na terra do Egito"(Ibid.), QUE É UMA EXPLICAÇÃO SECUNDÁRIA. O verso avalia que uma vez que vestiu, ninguém ia notar. Através de Nefesh do convertido, a Neshamah está ciente dos assuntos mundanos e gosta deles, SENDO UM INTERMEDIÁRIO ENTRE A ALMA E O CORPO. POR ISSO SE DIZ, "PARA VOCÊ SABER..."O comerciante diz que "E Moisés entrou no meio da nuvem, subiu ao monte" significa que o arco-íris, que é o segredo de Malchut, tirou suas três cores e deu a Moisés, na qual roupa ele subiu a montanha. O homem velho nos lembra que a Torah revela seus segredos de forma sutil e fugazmente para aqueles que amam e a quem perseguem com o coração e a alma.
96. O velho homem abriu com o verso, "E Moses entrou no meio da nuvem, subiu a montanha..." (Shemot 24:18). ELE PERGUNTA, o que é essa nuvem, E RESPONDE, de acordo com o verso, "Eu tenho o meu arco nas nuves" (Beresheet 9:13). Aprendemos que este arco-íris, QUE É O SEGREDO DE MALCHUT QUANDO RECEBE AS TRÊS CORES, BRANCO, VERMELHO E VERDE, DAS TRÊS COLUNAS DE ZEIR ANPIN, despido de suas roupas, AS TRÊS CORES, BRANCO, VERMELHO E VERDE, e as deu para Moisés. Nesta vestimenta Moses ascendeu para a montanha, e de dentro dele ele viu tudo que o ele viu e se deleitou em todos. QUANDO O HOMEM VELHO chegou a este lugar, os amigos vieram a ele, A SABER RABBI CHIYA E RABBI YOSI, e prostrou-se diante dele. Ele nos disse, que se nós tivéssemos que vir ao mundo apenas para escutar as palavras de sua boca, isso teria nos bastado.
97. O velho homem disse, amigos, Eu não comecei a falar sozinho, para um velho como eu não faz barulho por uma coisa e não chora PARA FAZER VOCÊ MESMO SABER. QUE É, NÃO GOSTAR DA NATUREZA DE UMA PESSOA IGNORANTE, QUEM, QUANDO SABEMOS ALGO, CRIA UMA COMOÇÃO E FAZ UM NOME PARA ELE MESMO , DE ACORDO COM O PROVÉRBIO, 'UM RECEPTOR VAZIO CHOCALHA MAIS'. Como são confusas as pessoas no mundo, e não consideram a Torah no verdadeiro caminho. A Torah os chama para eles diariamente com amor, mas eles não se importam de virar a cabeça PARA OUVI-LA.
98. E embora tenho dito que na Torah sai da bainha para ser vista , pouco a pouco, e imediatamente se esconde, certamente para que quando vem da bainha para esconder imediatamente, A TORAH faz isso mas para aqueles que tem conhecimento de se tornarem bem na mesma.
99. Isso é comparado a uma bela amada de boa aparência, que se esconde no segredo de sua câmara. Ela tem um amante desconhecido para os homens, que está escondido. Esse amante, par o amor que suporta ela, passa sempre por perto do portão de sua casa e olha em todos os lugares. Ela sabe que seu amante sempre vai em torno do portão de sua casa então ela abre uma pequena abertura na câmara oculta quando ela fica, e revela seu rosto para seu amante. Então imediatamente ela é escondida novamente. Nenhum dos que estavam com o amante olhou ou observou, salvo o amante sozinho, cujas entranhas, coração e alma saem para ela. E ele sabe que para o amor que ela tem por ele, ela é revelada para ele por um momento para despertar o amor para ele. Isso é assim com a Torah que é revelada apenas para seu amante. A Torah sabe que o ritmo do coração sábio passa em torno de sua porta todos os dias, então revela sua faze para ele por entre a câmara e imediatamente retorna para seu lugar para ser escondido novamente. Nenhuma das pessoas com ele sabia ou ouviu isso mas ele mesmo, e suas entranhas, coração e alma foram atrás dela. Por isso a Torah é revelada e escondida e amorosamente vai para seu amante para despertar o amor com ele.
100. Venha e veja: tal é o caminho da Torah. No inicio, quando ele começa a ser revelado para o homem, dá-lha um ligeiro toque. Se ele reconhece que, bem, mas se ele não faz, isso envia para ele e o chama de tolo. A Torah diz para quem ele envia para, 'Diga para o tolo vir aqui então eu falo com ele'. Este é o significado de, "Quem é simples, volte ele aqui: e como para ele que não tem entendimento..." (Mishlei 9:16). AQUELE HOMEM se aproxima, e inicia a dizer para ele por trás do véu que se espalha diante dele, de questões de acordo com seu entendimento, até que pouco a pouco ele vai prestar atenção. Esta é a interpretação homilética.