segunda-feira, 2 de julho de 2012

MIshipatim - Capítulo 12 - "Ele olha pelas janelas"

Rabbi Shimon conta a Moisés que ele pode ver tudo com a sabedoria do seu coração - os habitantes do Mundo Vindouro, os anjos, o Santo ÚNico, abençoado seja Ele, e a Shechinah. Um profesta pode ver apenas com seu olhos, mas um homem sábio que percebe com seu coração é melhor. "E nos corações de todos homens sábios eu coloquei sabedoria": tal não é assim com os olhos. Ele diz que para aquele que possui um coração que vê mais do que um profeta, certamente seus pensamentos que são infinitos podem vê-Lo que é interminável - que não pode ser percebido com olhos. "Ele olha pelas janelas" significa as janelas dos olhos, ouvidos, narizes e bocas; com obração, a alma ascende através destas sete aberturas.


422. Rabbi Shimon disse a ele: servo Fiel, com seus olhos você você não está apto para ver os habitantes do mundo vindouro, nem anjos, certamente não o Santo Único, abençoado seja Ele, não Sua Shechinah, mas com o conhecimento de seu coração você pode ver tudo: os habitantes do mundo vindouro, anhos, o Santo Único, abençoado seja Ele, e a Shechinah. Portanto, Solomon, sobre quem está escrito, "Para ele que era mais sábio de todos os homens" (I Melachin 5:11), disse, "para meu coração tem mais conhecimento e sabedoria" (Kohelet 1:16), A SABER, ATRAVÉS DOS OLHOS DA MENTE.


423. Mas quando se trata de profecia, um profeta não pode ver através dos olhos de sua mente sozinho, como está escrito, "Eu, Hashem, fiz Eu mesmo conhecido a ele numa visão" (Bemidbar 12:6) - que é, uma visão da noite ou visão do dia, tanto a olho nu. Os DOIS olhos servem como dois agentes do coração que mediam ENTRE A INCLINAÇÃO DO MAU DO CORAÇÃO E HOMEM  e servem a ele, e isto é seu rei. Por esta razão, o homem sábio QUE PERCEBE COM OS OLHOS DO CORAÇÃO  é melhor do que o profeta QUE VÊ COM SEUS OLHOS. E similarmente, os dois ouvidos são dois agentes do coração.


424. Por esta razão, os sábios tem declarado o que o coração vê, ouve, entende, sabe, "e no coração de todos que são sábios de coração Eu coloquei sabedoria" (Shemot 31:6). Então nós vemos que conhecimento, entendimento, e entendimento estão no coração, com cada céu, terra, e as profundezas foram feitos. Também isto diz, "eu eu enchi ele com o espírito de Elohim, em sabedoria, e em conhecimento e em entedimento" (Ibid. 3). Tal não é assim com olhos.


425. Servo Fiel, aquele que possui um coração que vê mais que um profeta, certamente seus pensamentos que são infinitos podem vê-lo que é interminável - o que você não podia perceber com seus olhos. Como está escrito: "e você verá Minhas costas, mas Meu rosto não será visto" (Shemot 33:23).


426. O povo insensato de coração está morto, cego com as Klipot DO CORPO. Com você que não importa e não age como uma obstrução entre você e o Santo Único, abençoado seja Ele, e Sua Shechinah, membros do mundo vindouro, e anjos. Ele virá para você através das janelas dos olhos, orelhas, narinas e boca, como um rei que entra num comportamento secreto para falar com seu filho. Essa é a oração de Yisrael - 'você pode pesquisar todas as partes internas do ventre, examinar os rins e coração, e nada está escondido de você'.


427. Assim falou Solomon: "ele olha pelas janelas" (Shir Hashirim 2:9). Estas são as janelas dos olhos, orelhas, narinas e boca. Através destas sete aberturas faz a alama ascender com sete tipos de especiarias. E o mesmo acontece com o aumento da oração com estes sete tipos de especiarias, que são: "Nardo e açafrão; cálamo e o cinamomo, com todas as árvores de incenso; mirra e aloés, com todas as principais especiarias" (Shir Hashirim 4:14). No tempo a oração então ascende, "perfumada com mirra..." (Shir Hashirim 3:6), o Santo Único, abençoado seja Ele, pergunta sobre isso: "Quem é este que sai do deserto como cortina de fumaça, perfumado com mirra...?" Seguramente, "Quem (Heb. mi) é este, "na verdade, do lado do mi que representa Binah que incorpora os sete tipos de especiarias - QUE SÃO CHESED, GVURAH, TIFERET, NETZACH, HOD, YESOD, E MALCHUT QUE ILUMINAM NO SEGREDO DA FRAGRÂNCIA DA ILUMINAÇÃO DE CHOCHMAH.


428. Kriat Sh'ma é composto dos cinquenta portões DE BINAH, consistindo de 25 mais 25 letras, 25 DA MANHÃ SH'MA E 25 DA NOITE SH'MA. Ela é composta de sete bênçãos: na manhã, duas antes e uma em seguida; na noite, dois antes e duas a seguir. Elas são AS SETE SFIROT, "a grandeza, e o poder (Gvurah) e a glória (Tiferet) e a vitória (Netzach) e a majestade (Hod): PARA TODOS QUE ESTÃO NO CÉU E NA TERRA, (DENOTA YESOD)... Seu é o reino" (I Divreio Hayamim 29:11), denotando Malchut; ela consiste de três especiaria, "perfumadas com mirra," denota Keter, "incenso" denota Chochmah, e o "pó dos mercadores" denota Binah. Venha e complete os preceitos do seu Mestre.